domingo, 5 de abril de 2009

Projeto ...Amor não tem cor...


Projeto “Amor não tem cor”
Programa – Valorização da Cultura Negra.
Projeto:” Amor não tem cor,”
 
Descrição: O projeto visa valorizar a cultura negra e elevar a auto estima dos alunos através da valorização dos seus talentos. Ter consciência, nesse contexto significa compreender que somos diferentes.
CONTEXTO 
• Valorização da cultura negra nas escolas. Em obediência á lei 10.396.
 
• Resgate de valores e auto estima .
 
JUSTIFICATIVA 
• Elevar a auto estima dos alunos.
 
• Promover a união ,a paz,a fraternidade e a valorização das “diferenças”e dos talentos de todos.
• Valorizar o bom relacionamento humano e do próprio ser humano .
OBJETI VOS GERAIS 
Entender o movimento negro como uma forma de contestação ao racismo e outras formas de discriminação .
Aceitar a responsabilidade de propagadores da paz,união,amor,e outros valores esquecidos pela sociedade.
 
Valorizar a cultura negra em suas diversas manifestações.
Conscientizar da importância do respeito as “diferenças”.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
• Atuar como protagonista de uma sociedade mais justa e se preconceito .
• Defender idéias de justiça social e de direitos iguais para todos.
• Listar as causa de existir um dia dedicado a consciência negra.
• Explicar a importância do movimento negro nas conquistas alcançadas pelo povo negro.
• Calcular as perdas do povo negro em quase quatrocentos anos de escravidão e os conquistas em apenas 120 anos de liberdade.
• Comparar a qualidade de vida dos brancos com a qualidade de vida dos negros principalmente nos grandes centros urbanos.
• Citar as diferentes manifestações da cultura negra no Brasil.
• Relacionar as diversas “tribos urbanas” como forma de protesto a exclusão social.
 
RESULTADOS 
• Ao final do projeto os alunos deverão se sentir mais valorizados ,respeitados e motivados e desempenhar sempre um bom papel na escola e na sociedade,reconhecendo-se como agente modificador do espaço e criador da sua própria história.
ATIVIDADES 
• Conscientização da importância de se trabalhar a valorização das diferenças na escola ,debates;
• Elaboração de textos ,paródias ,poesias,manifestos ,frases,cartazes ,desenhos,produção de slides ;
 
• Dança ,música, desfile.
 
INSUMOS / RECURSOS 
• Recurso Humano:
• Apoio incondicional da direção da escola e colaboração dos professores.
• Apoio entusiasmado dos alunos;
• Recurso Material:
• Trio elétrico,passarela,data show ,comidas típicas,material de papelaria.
CRONOGRAMA
 
• 04/11- Motivação dos alunos.
• 05/11 até 19/11- Produção de textos ,paródias,slides,manifestos,cartazes :ensaios para as danças,cantos e desfile .
• 20/11-Culminância do projeto com a festa em comemoração ao dia da Consciência Negra.
 
APRESENTAÇÃO
 
1-Leitura do discurso feito pelo aluno ---------------------------------------
2-Dança
3-Apresentação de música black.
4-Poesia
5- Desfile da beleza da união, da harmonia, da paz ,...um tributo as conquistas do povo negro depois de quase 400 anos de escravidão no Brasil e somente 120 anos de liberdade.

Prova de História com interpretação de texto E.M


Avaliação História.
Escola
Professora-
Aluno -


Leia os fragmentos de texto a seguir e resolva a questão:
A assinatura do tratado de paz deixou a Alemanha humilhada e despojada de suas possessões. Perdeu seus territórios ultramarinos e, na Europa, a Alsácia-Lorena e a Prússia Oriental. Os exércitos aliados ocuparam a região do Reno, limitaram rigorosamente o tamanho do Exército e da Marinha alemães, e o seu país foi obrigado a pagar indenizações que logo provocaram o colapso de sua moeda e causaram desemprego em massa.
1) O texto acima refere-se...
(a)Aos tratados impostos a Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial .
(b)Aos acordos entre Alemanha e aliados para por fim ao Nazismo.
(c)Aos pesados pedágios de guerra impostos á Alemanha depois da 2ª guerra.

2) Nome da acordo que impôs pedágio de guerra á Alemanha depois de sua derrota.
(a )Tratado de Versalhes.
( b) Tratado de Madri.
( c) Tratado de Tordesilhas.

3) Principais líderes do Nazi fascismo na Alemanha e Itália
respectivamente durante a segunda guerra mundial.
(a )Adolf Menguele e Adolf Hitler.
( b)Adolf Hitler e Benito Mussoline.
( c)Benito Mussoline Adolf Hitler.

4)As sentenças abaixo foram justificativas de Hitler para a guerra. Exceto.
(a ) judeus e comunistas tinham que pagar porque haviam traído a Alemanha .
(b ) O povo alemão tinha sido brutalmente oprimido pelos vencedores da guerra, tinha que haver uma revanche.
(c )O povo alemão merecia vencer os inimigos por causa da sua superioridade racial.
(d)O território alemão era suficientemente grande para abrigar a raça ariana então os judeus deveriam se mudar para os países vizinhos.

5) Leia e trecho abaixo e complete a lacuna com a sentença que mais se inseri no seu contexto .
A preocupação primária de Hitler durante o período de guerra foi com a necessidade alemã de Lebensraum, ou seja, ____________________. Se o país devia passar de nação de segunda categoria para primeira potência mundial, necessitava se expandir, e se precisava comportar uma população em rápido crescimento e exigindo prosperidade, necessitava de terras para cultivo e matérias-primas para energia e indústria.
 (a)Um espaço vital para abrigar a população superiora da Alemanha.
(b)Uma guerra relâmpago contra os inimigos para pega-los de surpresa.
(c) Uma vingança contra os vencedores da 1ª guerra que humilharam a Alemanha.

Leia o trecho a seguir para responder a questão abaixo
Os fatos até aqui culminando no repentino colapso da resistência francesa, haviam provado conclusivamente a eficácia da tática Blitzkrieg.Com forças móveis pequenas,e com apenas tanques leves e médios, Hitler havia, num espaço de tempo muito curto, tomado posse, ou colocado sob controle,a maior parte da Europa ocidental.Cada vez que se movia, fazia-o rapidamente demais para seus oponentes - na Noruega, Dinamarca, Holanda e Bélgica -, enquanto um brilhante desempenho pôs a França e a Inglaterra de joelhos com uma velocidade que nem ele próprio havia esperado.Para a Inglaterra, que agora devia lutar sozinha,as perspectivas eram negras.
6) Dentro do contexto do texto acima fica fácil descobri o significado da palavra em negrito:
(a)Parada obrigatória.
(b)Guerra relâmpago
(c) Guerra de trincheiras.

7) O ataque japonês a Pearl Harbor colocou que pais na guerra?
(a )USA
 (b)Rússia
(c )Inglaterra.

8) Leia o texto a seguir e responda as questões abaixo:
No início do conflito o Brasil procurou ficar neutro, mantendo uma posição de equilíbrio entre as grandes potências, segundo a política externa de Getúlio Vargas. No entanto, com o ataque japonês a Pearl Harbor no final de 1941 e as pressões que vinha sofrendo por parte dos Aliados para que se definisse a seu favor, o governo brasileiro rompeu relações com o Eixo no começo de 1942. Em agosto desse ano, em vista do torpedeamento de cinco navios brasileiros por submarinos alemães, nosso governo decidiu, no dia 22, declarar-se em estado de beligerância contra a Alemanha e a Itália.A 23 de novembro de 1943 foi então criada a Força Expedicionária Brasileira, englobando a recém-criada 1a Divisão Expedicionária e elementos do Corpo de Exército e dos Serviços Gerais, num total de 25.334 homens, comandados pelo General de Divisão João Baptista Mascarenhas de Morais.
a)Presidente do Brasil durante a segunda guerra mundial________________-
b)Causa principal para o Brasil ter entrado na guerra._________________
c)Países contra os quais o Brasil decretou guerra.___________________
d)Países contra os quais o Brasil entrou em guerra._________________e______________.
e)Significado de FEB_______________________________.

Leia o artigo e responda a questão abaixo
PRESIDENTE VENEZUELANO DISSE ESPERAR RECONHECIMENTO DE 'MASSACRE'.
Chávez pede para que não se celebre ________________________________. Segundo ele, data foi marcada por 'genocídio'.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu neste domingo (12) aos governos da América Latina e do Caribe que não celebrem o 12 de outubro como dia______________________________, mas como o início do "genocídio dos povos indígenas". "Convido os governos de nosso continente a reverem a história para não continuarmos cultuando, prestando tributo e honras aos que perpetraram o maior genocídio que recordamos", disse o presidente em referência à matança de indígenas durante a conquista nos séculos XVI e XVII. "Vamos continuar falando ___________________________(...) mas foi o genocídio dos povos indígenas que começou no dia 12 de outubro de 1492", disse o presidente que instituiu em seu país a comemoração do Dia da Resistência Indígena."Ainda estamos esperando que a Europa reconheça isso", acrescentou Chávez durante um ato de entrega de certificados de propriedade coletiva de terra a comunidades aborígenes do estado Zulia (noroeste)."Exterminaram 95 ou mais por cento dos índios que estavam aqui. Digam-me se isso é colonização, civilização, aculturação, evangelização. É preciso dizer aos quatro ventos: aqui houve um genocídio, um massacre", disse.
9) As lacunas no texto seriam preenchidas corretamente no contexto do artigo com...
(a) O descobrimento da América.
(b) Descobrimento do Brasil
(c)Colonização da África e da Ásia.
(d) Colonização da Venezuela

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog