quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atividades sobre Diferença entre campo e cidade



A mudança

            A gente veio para a cidade e trouxe tudo o que tinha: latas de plantas, umas cinco galinhas num baú, um banco, camas, guarda-roupa sem porta. Pusemos tudo num caminhão. Um menino meu veio segurando o cachorrinho. O papagaio também veio.
            Tinham contado lá na roça que a cidade tem de tudo: trabalho, oficina, hospital, escola, ônibus. Lá onde a gente vivia não dava mais para ficar. Era só capinar, colher, trabalhar para os fazendeiros ganhando uma miséria. Então resolvemos mudar.
            Aqui a vida não é fácil. Arranjei trabalho na fábrica e controlo as máquinas. Faço todo dia a mesma coisa, o dia inteiro. Cansa mexer nas maquinas sempre do mesmo jeito, e, se a gente se distrair, fica sem os dedos.
            Ganho pouco e tenho de morar onde o aluguel é barato. A casa e bem simples e tem um pedaço de terra onde a gente plantou umas ervas de chá, couve, cheiro-verde.O dinheiro não dá para comprar muita coisa; até os meninos pequenos trabalham.   Às vezes penso em voltar para a roça. Mas aqui meus filhos podem estudar, tem um muito esforçado que trabalha no supermercado e já está na oitava série.      Na roça a vida é sossegada, tem muita natureza, não tem perigo de assalto. Mas a vida só é boa para quem é dono da terra.Lá a nossa vida não tem esperança nenhuma.Parece que ninguém liga para o povo da roça. RODRIGUES, Rosicler Martins; Cidades. Brasileiras. São Paulo. Ed. Moderna – 1992
Atividades:
1-De acordo com o texto onde os personagens moravam antes de vir para cidade?
2- De acordo com o texto porque o povo deixou o campo e veio para a cidade?
3- Porque o personagem diz que não dava para ficar no campo?
4-Que trabalho o personagem desenvolvia no campo e depois na cidade?
5- De acordo com o texto como é o trabalho nas fábricas?
6- Como é a vida do personagem na cidade?
7- Que motivo o personagem dá para não voltar para o roça?
8- Como o personagem descreve a vida na roça?

15 comentários:

  1. poderia colocar as respostas das perguntas por favor

    ResponderExcluir
  2. muito bom vou adaptar para uma aula de informatica

    ResponderExcluir
  3. adorei resolvel bastante para mim dar aula na minha sala de aula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para mim dar...

      coitados dos alunos desse(a) professor(a)....

      Excluir
  4. muito bom, para entender melhor as questoes de espsço.

    ResponderExcluir
  5. como eu faço para baixar as suas atividades, pois gostei mito delas.

    ResponderExcluir
  6. GOSTO DE TODAS AS ATIVIDADES DO BLOG ,ELAS SÃO DE FÁCIL ENTENDIMENTO .

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Cláudia. Gostei muito de suas atividades sobre redes e circulação. Pode me enviá-las pelo email: meraechris@yahoo.com.br
    Almeriana de Jesus Neta - Professora de Geografia

    ResponderExcluir
  8. GOSTEI BASTANTE DAS ATIVIDADES !!! VAI SERVIR BASTANTE PARA MINHA TURMA DO 5º ANO! DEUS ABENÇOI !!!

    ResponderExcluir
  9. Por favor pode enviar essa atividade para o email fgneide@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Quem é o autor dessa história em quadrinhos

    ResponderExcluir

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog