Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividades sobre TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS.


                                      TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS. 1º ANO EM-HISTÓRIA
Texto 1--“Antes deste nosso descobrimento da Índia, recebiam os mouros de Meca muito grande proveito com o trato da especiaria. E assim, o grão sultão, por amor dos grandes direitos que lhe pagavam. E assim ganhava muito a senhoria de Veneza com o mesmo trato, que mandava comprar a especiaria de Alexandria, e depois a mandava vender em toda a Europa”CASTANHEDA, Fernão Lopes
Texto 2—“A Europa Ocidental da Idade Média foi uma civilização carnívora. Grandes quantidades de gado eram abatidas no início do verão, quando as forragens acabavam no campo. A carne era armazenada e precariamente conservada pelo sal, pela defumação ou simplesmente pelo sol. Esses processos, usados também para conservar o peixe, deixavam os alimentos intragáveis, e a pimenta servia para disfarçar o que tinham de desagradáveis. Os condimentos representavam também um gosto alimentar da época, como o café, que bem mais tarde passou a ser consumido em grande escala em todo o mundo.”FAUSTO, Boris
                                 RESPONDA:
1-Quais eram as chamadas especiarias? Para que serviam?
2-De onde vinham os panos e porcelanas?
3-Quais as motivações que levaram os portugueses a se aventurarem na descoberta de um caminho para as Índias orientais fora da rota mediterrânica?
 Texto 1--O Mercantilismo se caracterizava por uma série de práticas econômicas cujo objetivo era o enriquecimento e o fortalecimento da metrópole. As diretrizes básicas eram:                 
  I – o acúmulo de metais preciosos--                 
  II – balança comercial favorável-
III – exploração colonial—                                   
IV – intervenção do Estado na economia
Texto 2--“Ouro e especiarias foram (...) bens sempre muito procurados nos séculos XV e XVI, mas havia outros, assim como peixe, a madeira, os corantes, as drogas medicinais e, pouco a pouco, um instrumento dotado de voz – os escravos africanos."FAUSTO, Boris. 
                                       RESPONDA:
1-Porque o tráfico de escravos se constituiu em um negócio?
2- O que foi o monopólio régio?
3-Qual a matéria mais cobiçada pelos portugueses quando da chegada de suas esquadras aos territórios que hoje constituem o Brasil?
4-O que foi o mercantilismo?—
5-O que foi o metalismo?
6-O que é balança comercial favorável?—
7-Qual o maior exemplo de migração forçada da História Mundial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário