sábado, 3 de setembro de 2011

Avaliação de Geografia


Avaliação de Estudos Autônomos de Geografia.
Escola
Professora-
série.
Aluno-
   
Ambientes da Terra - A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados, é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, Esses ambientes se interpenetram, e se, inter-relacionam, através da  superfície da Terra que é a camada   de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera  e Litosfera, dando origem a Biosfera.                                            
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.
A litosfera – ou crosta terrestre  a camada sólida mais externa da Terra, e seu interior é constituído de materiais em estado pastoso. Na dinâmica interna da Terra acontecem  as erupções vulcânicas e os terremotos.
Hidrosfera - A esfera das águas - rios, lagos e mares - Da hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais.
Atmosfera - Camada de gases que envolve um planeta. É formada por gases, principalmente o nitrogênio ,o oxigênio ,e o argônio .
Se não existisse a atmosfera, não haveria animais nem plantas. O oxigênio é indispensável para a existência da vida na Terra. Sem a atmosfera(ar), não haveria vento, nuvens ou chuva. Não existiria o fogo, pois toda combustão resulta da união do oxigênio com as substâncias que queimam. Não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano.  A atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas. À noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.                
               
  1)Associe:                                                                                                                                                                                                           (1 ) Biosfera.               (2  )   Atmosfera                    ( 3 ) Hidrosfera                     (4  ) Litosfera                                                                                                                                                         

(  )  esfera da vida       (  )crosta terrestre         (  ) camada sólida mais externa da Terra    .
(  ) No interior dela acontecem  as erupções vulcânicas e os terremotos.                                                                                         (  )esfera das águas . (  ) sem ela não haveria vento, nuvens ou chuva.                                                                                                                                                                                                   (  )compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas                                                   (  ) esfera de gases que envolve um planeta.                 (  ) é o ar na terra

2)Coloque V ou F   .
(     )A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados a Atmosfera, Hidrosfera  e Litosfera, dando origem a Biosfera.                                                                                              (    ) A Terra é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol  se fosse mais próxima assaria ,se fosse mais longe esfriaria.                                                                                                                                                                                               (    )Sem a  hidrosfera  não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano.                                                                                                                                                                               (     ) A litosfera   a  noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.                         

 3)Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente e também pode ser  resultado de acidentes naturais.Quanto a isso assinale   as opções  verdadeiras .                                                                                                                                                                          I a explosão de um vulcão, o choque de um meteoro, um raio.                                                                                                                                                                                                    II a devastação de florestas tropicais por queimadas para a introdução de pastagens.                                                      III. Poluição com agrotóxicos .                                                                                                                                                                       (a ) I. II.III                                   (  b)II.III                                        (c  )I .II

A emissão de gás carbônico como resultado da combustão das árvores vai colaborar para o aumento da concentração desse gás na atmosfera, agravando o _______________________ . Assim, os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo uma conseqüência também em escala global e essa é a principal causa do aquecimento global.
4)A alternativa que melhor completa a lacuna acima é...                                                                                                       ( a )Efeito Estufa               ( b  )Buraco na camada de Ozônio              ( c  )Erosão

1- ____________________________Destruição da biodiversidade;Genocídio e etnocídio das nações indígenas;  empobrecimento dos solos; Enchente e assoreamento dos rios;Diminuição dos índices pluviométricos;  Elevação das temperaturas;  Desertificação; Proliferação de pragas e doenças.                                                                                                                        2-_________________________________________ o plantio de uma única espécie em grandes extensões de terra  de determinada cultura tem causado desequilíbrios nas cadeias alimentares, favorecendo a proliferação de vários insetos, que se tornaram verdadeiras pragas com o desaparecimento de seus predadores naturais: pássaros, aranhas, cobras.Por outro lado, a maciça utilização de inseticidas , na tentativa de controlar tais insetos, tem levado, por seleção natural, à proliferação de insetos resistentes, forçando a aplicação de inseticidas cada vez mais potentes. Isso causa doenças nas pessoas que manipulam e aplicam esses venenos e naquelas que consomem os alimentos contaminados além disso, tem agravado a poluição dos solos  empobrecendo-o, ao impedir a proliferação de microorganismos fundamentais para a sua fertilidade.                                                                                                                                                                           3-  é causada pela agricultura principalmente na zona tropical do planeta. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o.Para conter ___________está sendo feito o  Terraceamento (cortes formando degraus - os terraços - nas encostas das montanhas), Curvas de nível e    Associação de culturas: plantar, entre uma fileira e outra, espécies leguminosas (feijão, por exemplo), que recobrem bem o terreno. Essa técnica, além de evitar ___________, garante o equilíbrio orgânico do solo.
5) A alternativa que completa as lacunas acima, corretamente e respectivamente é.                                                                                          ( a) desmatamento de florestas, erosão, poluição com agrotóxicos                                                                                        ( b)poluição com agrotóxicos,erosão,desmatamento de florestas                                                                                             (c )erosão,desmatamento de florestas poluição com agrotóxicos

 O efeito estufa tem que ser preservado porque a poluição vem impedindo que ele cumpra sua missão por isso está acontecendo um  aumento da temperatura  que pode causar o derretimento do gelo dos pólos e das montanhas e a conseqüente elevação do nível dos oceanos e inundação de centenas de cidades litorâneas..
6) De acordo com a definição acima pode-se dizer que: Efeito estufa é...
(a  )fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre  garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e a sobrevivência                                                                                                                                                                                             (b  )é um produto químico que está aumentando a temperatura do planeta e causando destruições como terremotos,erosão...
 ( c )desequilíbrio natural da atmosférica, provocado pela incapacidade de absorver calor, alternando a temperatura da terra em horas de muito calor e horas de muito frio.

A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas. As conseqüências dessa interferência humana são várias:    aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos que muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura;  assoreamento de rios e lagos, enchentes ,   extinção de nascentes: diminuição dos índices pluviométricos . Estima-se que metade das chuvas caídas são resultantes da evapotranspiração, ou seja, da troca de água com a atmosfera;    elevação das temperaturas locais e regionais, como conseqüência da maior irradiação de calor  para a atmosfera a partir do solo exposto. Boa parte da energia solar é absorvida. Sem ela quase toda essa energia é devolvida para a atmosfera em forma de calor, elevando as temperaturas médias;  agravamento dos processos de desertificação,       redução ou fim das atividades extrativas vegetais,.   proliferação de pragas e doenças, e aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera. É importante lembrar que esse gás é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
7)Observando o texto acima, percebemos claramente que se refere ao bioma de...         
 ( a )cerrados                      ( b)florestas                                ( c)caatinga

8)-Numere o que se relaciona ao impacto ambiental                                                                                                 
 (  1) Inversão térmica         
 (  2)    Ilhas de Calor               
 ( 3 ) Chuva ácida
  (   ) A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água é forma....
  ( ) As áreas centrais de uma cidade se concentram as construções,indústrias,asfalto,trânsito e outras  atividades emissoras de poluentes. A massa de ar quente carregada de material poluidor  que se forma sobre essas áreas tende a subir até se resfriar. Quando se resfria, retorna a superfície, dando origem a intensos nevoeiros apenas nessa área da cidade, .                                                                                                               (  )Esse é o fenômeno normal. Mas quando duas massas de ar diferentes, o ar quente passa sobre o ar frio, ficando assim acima dele. Por ser mais denso, o ar frio que ficou embaixo não sobe e o ar quente que ficou em cima do frio não desce, por ser menos denso. Na interseção do ar quente e frio, forma-se uma capa que não deixa que os gases poluentes e tóxicos passem

9)Sobre a chuva ácida assinale as questões verdadeiras                      
I- PREJUÍZOS PARA O HOMEM SAÚDE: A chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.                                                                                                     II-PRÉDIOS, CASAS, ARQUITETURA: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura, destruindo represas, turbinas hidrelétricas                                                 III- as substâncias que a compõe foram produzidas artificialmente em laboratório, principalmente para a fabricação de sabão                                                                                                                                          (a )I e II                                  (b) II e III                                                        ( c)I , II e III

Destruição da camada de ozônio
A destruição da Camada de Ozônio ainda que parcial, diminui a resistência natural que oferece à passagem dos raios solares nocivos à saúde de homens, animais e plantas, os chamados raios ultravioletas. As conseqüências mais citadas seriam o câncer de pele, problemas oculares, diminuição da capacidade imunológica, etc. O problema surgiu nos anos 30, quando algumas substâncias foram produzidas artificialmente em laboratório, principalmente para as aplicações em refrigeração. Descobriu-se que estas atacam a camada de ozônio, com a tendência de reduzi-la globalmente, e com um efeito devastador localmente na Antártica,  aumentando assim a penetração dos raios ultravioleta indesejáveis. Nos anos 80 iniciou-se. A Índia e a China são hoje ainda os maiores produtores e consumidores de CFCs

10)-Responda de acordo com o texto acima                                                                                                                                                       1)-Principal agente destruidor da camada de ozônio___________________                                          
 2)-países que mais prejudicam a camada de ozônio__________________ 
3)doenças causadas pelos raios ultra violetas________________________________                                                                              
4)é responsável pela corrosão
 de materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura___________________                                                                                                      5)As ilhas de calor são aquecimentos concentrados nos centros das 

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de ter o gabarito destes exercícios acima.
    Grata
    Um abraço!
    ATT: Marly

    ResponderExcluir

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog