sábado, 3 de setembro de 2011

Avaliação de Geografia Meio Ambiente



Avaliação de Geografia
Escola Estadual Dr Joaquim Vilela
Professora-
Aluno-
     Leia o texto e responda:
O relatório Panorama Ambiental Global, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), analisa as principais mudanças nas condições da água, do ar, da terra e da biodiversidade do planeta desde 1987 e identifica prioridades de ação.
Entre os problemas identificados estão a degradação de áreas agrícolas, o desmatamento, a redução das fontes de água potável disponíveis e a pesca excessiva.
Segundo o documento, desde a divulgação do Relatório Brundtland, as condições do meio ambiente no mundo pioraram, pressionadas pelo crescimento populacional e pela falta de empenho das autoridades em resolver  as questões.
O documento alerta que, até 2025, o uso da água terá aumentado 50% em países em desenvolvimento, e que essa pressão pode se tornar intolerável em locais com escassez do recurso.
A pesca nos ritmos atuais também é insustentável, de acordo com o Pnuma. O relatório diz que atualmente se pesca 250 vezes mais do que seria possível para manter  estoques pesqueiros sustentáveis no oceano.
Ele destaca, por exemplo, que a taxa de desmatamento da Amazônia diminuiu, que a qualidade do ar melhorou na Europa Ocidental e que alguns acordos ambientais importantes foram fechados desde 1987, como o que criou o Protocolo de Kyoto.
1)O que é o Pnuma?
2)Qual a função do Pnuma?
3)Quais são os principais problemas ambientais encontrados pelo Pnuma?
4) Que fatores levaram á piora das condições do meio ambiente no mundo ?
5) O que diz o Pnuma em relação ao aumento do uso da água?
6) Que condições favoráveis ,sobre o meio ambiente,o Pnuma destaca nesse texto.
Diante dos seus conhecimentos responda...
1)O que são recursos renováveis e não renováveis?
2)Cite duas fontes renováveis de energia.
3)Conceitue diferenciando efeito estufa e aquecimento global.
4) Conceitue...
. Chuva ácida...
Ilha de calor...
Inversão térmica...
Desenvolvimento sustentável...
5) Cite 5 propostas da Rio + 10.

Avaliação de Geografia


Avaliação
- Disciplina: Geografia                                                                           
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:__


1-Globalização-.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes.
2-A globalização de novas tecnologias e métodos gerenciais deveriam promover o aumento da produtividade, do bem-estar dos indivíduos e a redução das disparidades entre as nações. No entanto, o processo de tecnificação do espaço só beneficiou os países ricos, suas multinacionais e o capital financeiro. Nos países pobres permanece a luta contra o desemprego, a busca da qualificação da mão-de-obra e de solução para o trabalho informal em expansão. No espaço Globalizado o que acorre é o  consumo e uso das idéias e produtos que circulam na mídia televisiva, jornalística e eletrônica e nos produtos que tornam a vida cada vez mais artificial , veloz e aumenta as disparidades entre pobres e ricos.
1-No texto 1-A globalização se fez necessária principalmente pela necessidade de:
(a)Expandir o conhecimento de um país para o outro com o objetivo de ajudar os países pobres .
(b)Novos mercados consumidores para os países desenvolvidos
(c )Interagir com pessoas de outros países e expandir a cultura para que não desapareça.

2-De acordo com o texto 2:Podemos  relacionar o processo de tecnificação com:
(a)O desenvolvimento das telecomunicações altera o processo de produção e a circulação de mercadorias, reduz distâncias , globaliza idéias e intensifica desigualdades.
(b)O desenvolvimento da medicina que melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta a esperança de vida mundial.
(c )O desenvolvimento de redes de informação que não é eficaz no mundo inteiro ,pois exclui da globalização os países que ficam fora da área de alcance da internet por causa da geografia de difícil acesso(montanhas ,desertos,ilhas)

3-De acordo com os textos :são verdadeiras as afirmativas
(I)De acordo com o texto 2 a mídia influencia o consumo e aumenta a desigualdade social.
(II)De acordo com o texto 1 a globalização e uma inter relação entre os países  que interliga economias,culturas e políticas
(III)De acordo com o texto 2 só os países ricos se beneficiam com a globalização.
(IV)Os dois textos tratam a globalização uma forma de excluir os países pobres da geração da economia.
 (a)Apenas II e IV                  (b)Apenas I e II                   (c )Apenas I,II,e III            (d) I.II.III e IV
PASSANDO A PERNA NAS DISTÂNCIAS
1-Quanto mais a gente anda, mais chão tem pela frente... Como o homem sempre foi bicho curioso, louco para conhecer novos lugares e ampliar seu próprio mundo, logo as pernas ficaram curtas. Ops! Isso não significa que elas diminuíram de tamanho, não. Mas que foi preciso inventar maneiras mais rápidas de chegar aos lugares, sem gastar tanta energia e tanta sola de sapato. Da roda aos foguetes espaciais, os transportes evoluíram com o tempo e com as necessidades do homem. Fale a verdade: dá para imaginar a vida no planeta sem invenções

2-geniais como a bicicleta, o carro, o navio , o avião e o foguete?
A vida apresenta tantos problemas que parecem sem solução, que só mesmo o espírito criativo dos inventores poderia fazer o nosso mundo mudar tanto! Foi o caso de invenções humanas como : a geração de energia elétrica , o código de barras, o plástico , o raio laser etc...
4-O que os dois textos têm em comum?                                                                                                          (a)Os dois falam da invenção de meios de transporte.                                                                                                    (b)Os dois falam de avanços tecnológicos.                                                                                                           (c )Os dois falam de economizar energia.
5-Relacione o  meio com a via de circulação:
(1)avião                        (  )infovias
(2)carro                        (  )ciclovias
(3)navio                        (  )aerovias
(4)bicicleta                    (  )ferrovias
(5)Internet                     (  )rodovias
(6)trem                          (  )hidrovias

1-AQUECIMENTO GLOBAL
O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida aumentou em relação à 2004, invertendo uma tendência de queda. No período de maior intensidade, do fim de setembro a meados de outubro, o tamanho chegou a 24,3 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes a área do Brasil. Em 2004, a área desprovida de proteção aos raios ultravioleta atingiu 24 milhões de quilômetros quadrados. Os números foram divulgados pela Nasa, a agência espacial norte-americana.
2-CATÁSTROFES NATURAIS
2005 foi um ano recorde para os desastres naturais e meteorológicos, que mataram 350 mil pessoas nos
últimos 12 meses e provocaram prejuízos econômicos calculados em US$ 200 bilhões, conforme dados da
OMM - Organização Meteorológica Mundial.Além da tsunami que atingiu o sudeste asiático e do terremoto de 8 de outubro no Paquistão (com 70 mil mortes), 2005 foi o ano em que houve mais tempestades tropicais, contabilizando um total de 26, o que superou o recorde de 1933, em que ocorreram 23 tempestades.houve 14 furacões, o que também supera o recorde (12) registrado em 1969. O ano de 2005 também foi o segundo mais quente dos últimos anos.
3-PAÍSES QUEREM ENERGIAS LIMPAS, MAS COM CRESCIMENTO ECONÔMICO 
Estados Unidos, Austrália, China, Índia, Japão e Coréia do Sul, reunidos nesta semana em Sydney para discutir alternativas ao Protocolo de Kyoto, criaram um fundo para o desenvolvimento de energias limpas. EUA e Austrália organizadores da reunião, se comprometeram a investir U$ 170 milhões em programas energéticos que respeitem o meio ambiente e sejam dirigidos a reduzir a poluição global.
Os seis países representam 45% da população mundial e são grandes responsáveis pelo agravamento do efeito estufa: Austrália é o segundo produtor de carvão do mundo e produz mais gás carbônico por habitante que qualquer outro país. Já os EUA, é o maior poluidor do planeta, respondendo por mais de 25% das emissões de dióxido de carbono (CO2).
6-Sobre os textos acima são verdadeiras as afirmativas:
(I)EUA é o maior poluidor do planeta
(II)Os desastres naturais foram de maior intensidade em 2005
(III)O Buraco na camada de ozônio tem quase três vezes o tamanho do Brasil.
(IV)Os três textos falam sobre o meio ambiente.
(a)Apenas II e IV                  (b)Apenas I e II                   (c )Apenas I,II,e III   (d)I,II,III e IV         
7-Das alternativas abaixo qual  representa uma fonte de energia limpa(não poluidora)
(a)Carvão mineral                      (b)Gás natural                     (c )Petróleo                        (d)vento
8- Dos fenômenos naturais abaixo ,qual é mais intensificado pelo aquecimento global e aumento da evapotranspiração?
(a)Terremotos                    (c)Erupções vulcânicas                          (c) Tempestades tropicais
A ONG Viva Rio junta com o Terceiro Setor brasileiro atua no estado do Rio de Janeiro e surgiu na Campanha contra a fome, em 1992. Intensificou sua campanha de mobilização  social organizando projetos voltados para as comunidades de baixa renda, direcionados para a segurança  e direitos humanos. A  ONG Viva Rio desenvolveu parcerias com instituições locais construindo uma ampla rede solidária  com 668 parcerias locais, entre associações de moradores, ONGs, sindicatos e cooperativas, batalhões militares, rádios comunitárias, igrejas e presídios. Esta ONG desenvolve projetos de educação, comunicação, desenvolvimento comunitário, segurança, direitos humanos,  esporte, voluntariado e meio ambiente.
9-A ONG Viva Rio faz parte de uma rede chamada de:
(a)Rede Solidária
(b)Rede Telemática
(c ) Rede de cidades.

Uma paz fria cai sobre a Europa
      A queda do muro de Berlim e a desagregação do bloco soviético na Europa Oriental desestruturaram o equilíbrio geopolítico europeu . A implosão da URSS e da Iugoslávia redesenhou as fronteiras do Leste Europeu  e nos Bálcãs, introduzindo novos enigmas sobre o futuro do continente. Em 1995, sob o fogo da Guerra na Bósnia, começaram a se delinear as opções estratégicas das potências européias no complexo cenário de -----------------------------------
10-O que corretamente completa a lacuna é
(a)Pós segunda guerra
(b)Pós guerra fria
(c) Pós primeira guerra.

Avaliação de Geografia


Avaliação de Estudos Autônomos de Geografia.
Escola
Professora-
série.
Aluno-
   
Ambientes da Terra - A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados, é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, Esses ambientes se interpenetram, e se, inter-relacionam, através da  superfície da Terra que é a camada   de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera  e Litosfera, dando origem a Biosfera.                                            
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.
A litosfera – ou crosta terrestre  a camada sólida mais externa da Terra, e seu interior é constituído de materiais em estado pastoso. Na dinâmica interna da Terra acontecem  as erupções vulcânicas e os terremotos.
Hidrosfera - A esfera das águas - rios, lagos e mares - Da hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais.
Atmosfera - Camada de gases que envolve um planeta. É formada por gases, principalmente o nitrogênio ,o oxigênio ,e o argônio .
Se não existisse a atmosfera, não haveria animais nem plantas. O oxigênio é indispensável para a existência da vida na Terra. Sem a atmosfera(ar), não haveria vento, nuvens ou chuva. Não existiria o fogo, pois toda combustão resulta da união do oxigênio com as substâncias que queimam. Não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano.  A atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas. À noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.                
               
  1)Associe:                                                                                                                                                                                                           (1 ) Biosfera.               (2  )   Atmosfera                    ( 3 ) Hidrosfera                     (4  ) Litosfera                                                                                                                                                         

(  )  esfera da vida       (  )crosta terrestre         (  ) camada sólida mais externa da Terra    .
(  ) No interior dela acontecem  as erupções vulcânicas e os terremotos.                                                                                         (  )esfera das águas . (  ) sem ela não haveria vento, nuvens ou chuva.                                                                                                                                                                                                   (  )compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas                                                   (  ) esfera de gases que envolve um planeta.                 (  ) é o ar na terra

2)Coloque V ou F   .
(     )A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados a Atmosfera, Hidrosfera  e Litosfera, dando origem a Biosfera.                                                                                              (    ) A Terra é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol  se fosse mais próxima assaria ,se fosse mais longe esfriaria.                                                                                                                                                                                               (    )Sem a  hidrosfera  não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano.                                                                                                                                                                               (     ) A litosfera   a  noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.                         

 3)Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente e também pode ser  resultado de acidentes naturais.Quanto a isso assinale   as opções  verdadeiras .                                                                                                                                                                          I a explosão de um vulcão, o choque de um meteoro, um raio.                                                                                                                                                                                                    II a devastação de florestas tropicais por queimadas para a introdução de pastagens.                                                      III. Poluição com agrotóxicos .                                                                                                                                                                       (a ) I. II.III                                   (  b)II.III                                        (c  )I .II

A emissão de gás carbônico como resultado da combustão das árvores vai colaborar para o aumento da concentração desse gás na atmosfera, agravando o _______________________ . Assim, os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo uma conseqüência também em escala global e essa é a principal causa do aquecimento global.
4)A alternativa que melhor completa a lacuna acima é...                                                                                                       ( a )Efeito Estufa               ( b  )Buraco na camada de Ozônio              ( c  )Erosão

1- ____________________________Destruição da biodiversidade;Genocídio e etnocídio das nações indígenas;  empobrecimento dos solos; Enchente e assoreamento dos rios;Diminuição dos índices pluviométricos;  Elevação das temperaturas;  Desertificação; Proliferação de pragas e doenças.                                                                                                                        2-_________________________________________ o plantio de uma única espécie em grandes extensões de terra  de determinada cultura tem causado desequilíbrios nas cadeias alimentares, favorecendo a proliferação de vários insetos, que se tornaram verdadeiras pragas com o desaparecimento de seus predadores naturais: pássaros, aranhas, cobras.Por outro lado, a maciça utilização de inseticidas , na tentativa de controlar tais insetos, tem levado, por seleção natural, à proliferação de insetos resistentes, forçando a aplicação de inseticidas cada vez mais potentes. Isso causa doenças nas pessoas que manipulam e aplicam esses venenos e naquelas que consomem os alimentos contaminados além disso, tem agravado a poluição dos solos  empobrecendo-o, ao impedir a proliferação de microorganismos fundamentais para a sua fertilidade.                                                                                                                                                                           3-  é causada pela agricultura principalmente na zona tropical do planeta. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o.Para conter ___________está sendo feito o  Terraceamento (cortes formando degraus - os terraços - nas encostas das montanhas), Curvas de nível e    Associação de culturas: plantar, entre uma fileira e outra, espécies leguminosas (feijão, por exemplo), que recobrem bem o terreno. Essa técnica, além de evitar ___________, garante o equilíbrio orgânico do solo.
5) A alternativa que completa as lacunas acima, corretamente e respectivamente é.                                                                                          ( a) desmatamento de florestas, erosão, poluição com agrotóxicos                                                                                        ( b)poluição com agrotóxicos,erosão,desmatamento de florestas                                                                                             (c )erosão,desmatamento de florestas poluição com agrotóxicos

 O efeito estufa tem que ser preservado porque a poluição vem impedindo que ele cumpra sua missão por isso está acontecendo um  aumento da temperatura  que pode causar o derretimento do gelo dos pólos e das montanhas e a conseqüente elevação do nível dos oceanos e inundação de centenas de cidades litorâneas..
6) De acordo com a definição acima pode-se dizer que: Efeito estufa é...
(a  )fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre  garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e a sobrevivência                                                                                                                                                                                             (b  )é um produto químico que está aumentando a temperatura do planeta e causando destruições como terremotos,erosão...
 ( c )desequilíbrio natural da atmosférica, provocado pela incapacidade de absorver calor, alternando a temperatura da terra em horas de muito calor e horas de muito frio.

A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas. As conseqüências dessa interferência humana são várias:    aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos que muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura;  assoreamento de rios e lagos, enchentes ,   extinção de nascentes: diminuição dos índices pluviométricos . Estima-se que metade das chuvas caídas são resultantes da evapotranspiração, ou seja, da troca de água com a atmosfera;    elevação das temperaturas locais e regionais, como conseqüência da maior irradiação de calor  para a atmosfera a partir do solo exposto. Boa parte da energia solar é absorvida. Sem ela quase toda essa energia é devolvida para a atmosfera em forma de calor, elevando as temperaturas médias;  agravamento dos processos de desertificação,       redução ou fim das atividades extrativas vegetais,.   proliferação de pragas e doenças, e aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera. É importante lembrar que esse gás é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
7)Observando o texto acima, percebemos claramente que se refere ao bioma de...         
 ( a )cerrados                      ( b)florestas                                ( c)caatinga

8)-Numere o que se relaciona ao impacto ambiental                                                                                                 
 (  1) Inversão térmica         
 (  2)    Ilhas de Calor               
 ( 3 ) Chuva ácida
  (   ) A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água é forma....
  ( ) As áreas centrais de uma cidade se concentram as construções,indústrias,asfalto,trânsito e outras  atividades emissoras de poluentes. A massa de ar quente carregada de material poluidor  que se forma sobre essas áreas tende a subir até se resfriar. Quando se resfria, retorna a superfície, dando origem a intensos nevoeiros apenas nessa área da cidade, .                                                                                                               (  )Esse é o fenômeno normal. Mas quando duas massas de ar diferentes, o ar quente passa sobre o ar frio, ficando assim acima dele. Por ser mais denso, o ar frio que ficou embaixo não sobe e o ar quente que ficou em cima do frio não desce, por ser menos denso. Na interseção do ar quente e frio, forma-se uma capa que não deixa que os gases poluentes e tóxicos passem

9)Sobre a chuva ácida assinale as questões verdadeiras                      
I- PREJUÍZOS PARA O HOMEM SAÚDE: A chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.                                                                                                     II-PRÉDIOS, CASAS, ARQUITETURA: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura, destruindo represas, turbinas hidrelétricas                                                 III- as substâncias que a compõe foram produzidas artificialmente em laboratório, principalmente para a fabricação de sabão                                                                                                                                          (a )I e II                                  (b) II e III                                                        ( c)I , II e III

Destruição da camada de ozônio
A destruição da Camada de Ozônio ainda que parcial, diminui a resistência natural que oferece à passagem dos raios solares nocivos à saúde de homens, animais e plantas, os chamados raios ultravioletas. As conseqüências mais citadas seriam o câncer de pele, problemas oculares, diminuição da capacidade imunológica, etc. O problema surgiu nos anos 30, quando algumas substâncias foram produzidas artificialmente em laboratório, principalmente para as aplicações em refrigeração. Descobriu-se que estas atacam a camada de ozônio, com a tendência de reduzi-la globalmente, e com um efeito devastador localmente na Antártica,  aumentando assim a penetração dos raios ultravioleta indesejáveis. Nos anos 80 iniciou-se. A Índia e a China são hoje ainda os maiores produtores e consumidores de CFCs

10)-Responda de acordo com o texto acima                                                                                                                                                       1)-Principal agente destruidor da camada de ozônio___________________                                          
 2)-países que mais prejudicam a camada de ozônio__________________ 
3)doenças causadas pelos raios ultra violetas________________________________                                                                              
4)é responsável pela corrosão
 de materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura___________________                                                                                                      5)As ilhas de calor são aquecimentos concentrados nos centros das 

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog