sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TÓPICOS 1. O Novo Mundo nos relatos de viagem dos navegantes, descobridores e cronistas: mitos e visões


TÓPICOS 1. O Novo Mundo nos relatos de viagem dos navegantes, descobridores e cronistas: mitos e visões HABILIDADES 1.1. Ler e analisar fontes: relatos dos cronistas dos impérios coloniais (Pero Vaz Caminha), descobridores (Cristóvão Colombo) e viajantes em geral (Hans Staden, Jean de Lèry, Thevet), visando à construção de uma narrativa histórica1. 2. Ler e analisar fontes iconográficas européias que evidenciem suas representações mentais sobre o Novo Mundo

                      Leia os documentos a seguir:

1-“Pardos, nus, sem cousa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos... Os cabelos deles são corredios.(...) Até agora não podemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal (...) Contudo a terra em si é de muitos bons ares, frescos e temperados (...) Em tal maneira é graciosa que, querendo a aproveitar-se há nela tudo, por causa das águas que tem! [...] Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.(...) Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!”“(...) Parece-me gente de tanta inocência que se a gente os entendesse e eles a nós, que seriam logo cristãos, porque eles não têm nem atendem a nenhuma crença (...) Por isso pareceu a todos que nenhuma idolatria nem adoração têm.E eu bem creio que se Vossa Alteza aqui mandar quem mais devagar ande entre eles, que todos serão tornados ao desejo de Vossa Alteza. E, para isso, se alguém vier, não deixe de vir logo clérigo para os batizar, porque, então, já terão mais conhecimento de nossa fé (...)”(Trecho extraído da Carta de Pero Vaz Caminha, 01 de maio de 1500).                                                                                                                                                
2- "Por isso, quando a imagem desse Novo Mundo, que Deus me permitiu ver, se apresenta a meus olhos, quando revejo assim a bondade do ar, a abundância dos animais, a variedade das aves, a formosura das árvores e das plantas, a excelência das frutas em geral, as riquezas que embelezam essa terra do Brasil, logo me acode a exclamação do profeta do salmo 104: ‘Senhor Deus, como tuas obras diversas são maravilhosas em todo o universo! Como tudo fizeste com grande sabedoria! Em suma, a terra está cheia de tua magnificência’."(Trecho retirado do livro Viagem à Terra do Brasil, de Jean de Lèry, viajante francês que esteve na América portuguesa em 1557, na região do atual estado do Rio de Janeiro.)
3-“Devia de haver um protetor dos índios para os fazer castigar, quando houvesse mister, e defender dos agravos que lhes fizessem. Este deveria ser bem assalariado, escolhido pelos padres e aprovado pelo governador (...)A lei que eles hão de dar é defender-lhes de comer carne humana e guerrear sem licença do governador, fazer-lhes ter uma só mulher, vestirem-se, pois têm muito algodão, ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros, mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos; fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte, se não for para entre cristãos, tendo terras repartidas que lhes bastem e com esses padres da Companhia para os doutrinar“.(O texto data de 1558 e foi escrito pelo padre Manuel da Nóbrega, jesuíta e missionário, que morou no Brasil de 1549 a 1570.)
RESPONDA:
1- Quem escreveu cada texto?
2-No documento1, o que o autor esperava encontrar no Novo Mundo e qual deveria ser o papel dos europeus para com os “gentios” da terra.
3-Que semelhança teve a visão do Pero Vaz de Caminha e Jean de Lery em relação ao povo da terra  conquistada?
4-Estabeleça relação do texto três com a visão do pecado  da idade média.
No texto 1--
5-Como Caminha descreveu os índios?
6-O que os portugueses esperavam encontrar na terra?
7-Como descreveu o clima e?
8-O que caminha disse que de melhor poderia ser feito na terra descoberta, já que não encontraram metais preciosos?
9-Caminha disse que o rei deveria mandar gente para a terra. Que tipo de gente em especial deveria mandar?Para que?

Atividades sobre tópico 1 história: Novo Mundo


TOP-1. O NOVO MUNDO
Doc-1:“Dei muitas outras coisas de pouco valor que lhes causaram grande prazer”Tudo o que têm, dão em troca de qualquer bagatela que se lhes ofereça, tanto que aceitam na troca até mesmo pedaços de tigela e taças de vidro quebradas” (13/10/1492). “Alguns tinham pedaços de ouro no nariz, que de bom grado trocavam por [coisas] que valem tão pouco que não valem nada” (22/11/1492).(Cristóvão Colombo, “Diário”).
Doc- 2:“Até pedaços de barris quebrados aceitavam, dando tudo o que tinham, como bestas idiotas”.( Colombo, “Carta a Santangel”, fev/março de 1493).
Doc- 3:“Alguns índios que o Almirante [Colombo] tinha trazido de Isabela entraram nas cabanas (que pertenciam aos índios locais) e serviram-se de tudo o que era de seu agrado; os proprietários não deram o menor sinal de aborrecimento, como se tudo o que possuíssem fosse propriedade comum. Os indígenas, achando que tínhamos o mesmo costume, no início pegaram dos cristãos tudo o que era de seu agrado; mas notaram seu erro rapidamente.”(Fernando Colombo, “Histoire” ou “Vida do Almirante Dom Cristóvão Colombo”, publicado em 1571)
Doc- 4:“Como na viagem que fiz a Cibao [atual República Dominicana], ocorreu que algum índio roubou, se fosse descoberto que alguns deles roubam, castigai-os cortando-lhes o nariz e as orelhas, pois são partes do corpo que não se pode esconder”.(Cristóvão Colombo, “Instruções a Mosen Pedro Margarite”, 09/04/1494).
 Doc- 5:“Cortez ordena que cada um dos [sessenta] caciques faça vir seu herdeiro. A ordem é cumprida. Todos os caciques são então queimados numa imensa fogueira e seus herdeiros assistem à execução. Cortez chama-os em seguida e lhes pergunta se sabem como foi dada a sentença contra seus pais assassinos, depois, tomando um ar severo, acrescenta que espera que o exemplo baste e que eles não sejam mais suspeitos de desobediência.”(Pierre Martyr Anghiera, “De Orbe Novo”, publicado em 1511).
Doc- 6:“Esta é nossa principal intenção: prevenir o clero da confusão que pode existir entre as nossas festas e as deles. Os índios, simulando a celebração das festas de nosso Deus e dos santos, inserem e celebram as de seus ídolos quando caem no mesmo dia. E introduzem seus antigos ritos no nosso cerimonial Durante esses dias de festa, ouvia cantos louvando a Deus e aos santos que eram misturados com suas metáforas e coisas antigas que só o demônio compreende, pois foi ele quem lhas ensinou.”(Frei Diego Durán, -Firme”, escrito entre 1576-1581)

                  RESPONDA:
1-Quem produziu os textos e em qual contexto histórico?
2- Quem foi Américo Vespúcio?
3- O que levou Cristóvão Colombo a comparar os indígenas a “bestas idiotas?
4- Coisas de nenhum valor para quem? Quem é o verdadeiro idiota nesta história?
5- O que os índios aceitavam em troca do ouro?
6- Que navegador “ descobriu” essa região?
7- Em que região aconteceu essa dominação e quem foi o colonizador?
8-O que descreve o texto 5?
9-No doc-6 o que os índios faziam para resistir a dominação?aculturação?
          

Atividades de História: Seminário de textos: XII. A redemocratização do Brasil XXIII. A cidadania no mundo atual XXV. O movimento negro no Brasil

XII. A redemocratização do Brasil  • Produzir síntese histórica do processo de redemocratização do Brasil (Movimento pela Anistia, greves do ABC, Movimento Diretas-Já, eleição indireta de Tancredo Neves, Constituição de 1988), utilizando diferentes fontes: escrita, oral, iconográfica, artística, etc.
• Operar com o conceito de democracia no mundo atual.
XXIII. A cidadania no mundo atual • Operar com os conceitos de cidadania no mundo atual (em sua forma expandida, envolvendo meio ambiente, direito de minorias, justiça social, participação direta nas políticas públicas, etc.) e suas relações com o contexto de seu surgimento no mundo moderno (Revolução Francesa).
XXIV. O movimento ambientalista • Analisar gráficos, tabelas, dados estatísticos sobre a situação ambiental no mundo e no Brasil.
• Produzir texto analítico relacionando crescimento econômico, consumo e preservação ambiental.
• Analisar a relação de grupos indígenas com o meio ambiente.
XXV. O movimento negro no Brasil               • Identificar as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
• Analisar e problematizar a idéia da existência de uma democracia racial no Brasil.