terça-feira, 22 de novembro de 2011

Complementar: XVIII. Políticas públicas e meio ambiente no Brasil OP- 38



Mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta . Podem ocorrer: nas temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.São provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
As Mudanças climáticas  ocorrem rapidamente e com efeitos devastadores, nos últimos anos foram ondas de calor de até 40 graus em regiões de temperaturas amenas, o número de desertos aumentou, o aumento da temperatura fez com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos e com isso ocorrem fortes furacões  tufões e ciclones e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas).O aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. O Crescimento e surgimento de desertos se intensifica com o aumento da temperatura e provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.
Atividades:
1-O que são mudanças climáticas?
2-Como são provocadas as mudanças climáticas?
3- A partir de qual acontecimento começaram as mudanças climáticas no mundo? Porque?
4- Como se manifestam as mudanças climáticas?
5- O que pode acontecer se as calotas polares continuarem derretendo?
6- Qual é a principal conseqüência das mudanças climáticas?
7-Como as regiões desérticas estão sendo aumentadas?

Principais leis de proteção ambiental no Brasil
 - Código Florestal Brasileiro -  promulgada durante o segundo ano do governo militar, estabeleceu que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País.
- Política Nacional do Meio Ambiente -- tornou obrigatório o licenciamento ambiental para atividades que possam degradar o meio ambiente. Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas.
- Lei de Crimes Ambientais - instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais.
- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC) - - definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental.
- Lei de Biossegurança -- fiscalização sobre as atividades que envolvem organismos modificados geneticamente em laboratório. Abrange o uso de transgênicos e outras modificações genéticas.
Numere:
(1)- Código Florestal Brasileiro
(2)- Política Nacional do Meio Ambiente
(3)- Lei de Crimes Ambientais
(4)- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC)
(5)- Lei de Biossegurança
(   )  definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental.
(   )  fiscaliza atividades que envolvem organismos modificados geneticamente.
(   )  tornou obrigatório o licenciamento ambiental para atividades que possam degradar o meio ambiente.
(   ) Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas.
(   ) Depois dessa política, atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais.
 (   ) estabeleceu que as florestas e demais vegetações desse território, são bens de interesse comum a todos os brasileiros.
(   ) instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza.





Ilhas de calor -- fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.
Uma das causas é a grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas,outro fator é a pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.
A formação e presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.
Medidas para evitar a formação das ilhas de calor urbanas:
- Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes.- diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.
Exemplos de ilhas de calor:- São Paulo (Brasil)- Rio de Janeiro (Brasil)- Nova Iorque (Estados Unidos da América)- Cidade do México (México)- Pequim (China)- Nova Deli (Índia)
O que são ilhas de calor?
O que causa o fenômeno ilha de calor?
O que o fenômeno ilha de calor é prejudicial para o mundo?
O que pode evitar a formação de ilhas de calor?
Onde acontece as principais formações de ilhas de calor?

Atividade sobre efeito estufa e aquecimento global- Tópico 20. Padrão de produção e consumo



Efeito estufa. A emissão de gases que intensificam o efeito estufa  tem contribuído para o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.
A intensificação do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.Um outro fator  é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.. O dióxido de carbono(gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são:  gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol, biomassa.
- Os automóveis regulados para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada,uso obrigatório de catalisador em escapamentos .
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Efeitos do Aquecimento Global no planeta
Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências:
Desertificação: com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amazônica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade
Derretimento das geleiras dos pólos do planeta: este efeito já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais.
Migrações em massa de pessoas: o alagamento de cidades e o aquecimento da temperatura em algumas regiões do mundo, podem provocar a migração de milhões de pessoas, provocando sérios problemas sociais nas regiões que receberão estes migrantes.
Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas na agricultura. Diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenças, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Pode também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, disseminando ainda mais estas doenças pelo mundo.
Desastres ambientais: o aumento da temperatura global pode aumentar a quantidade e força de furacões e tornados em várias regiões do planeta.
- A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
ATIVIDADES:
1.     Qual a principal conseqüência da emissão de gases que intensificam o efeito estufa?
2.     O que acontecerá se esse aumento da temperatura do planeta continuar?
3.     O que intensifica a ação do efeito estufa?
4.     Que exemplos de combustíveis fósseis aparece no texto?
5.     Qual seria a alternativa ao uso de combustíveis fósseis?
6.     Coloque V ou F:
(   ) As florestas regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões.
(   ) As florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
(   ) o lançamento de gases poluentes na atmosfera, como os que resultam da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono(CO²) bloqueia a dissipação do calor.
(   ) O gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio também contribuem para o aumento da temperatura do planeta
7-     Que soluções podem diminuir o Aquecimento Global? Assinale com um X
(   ) Diminuir o uso de combustíveis fósseis 
(   ) aumentar o uso de biocombustíveis, como alternativa aos combustíveis fósseis
(   ) Regular  automóveis para evitar a queima de combustíveis desnecessária
(   ) uso obrigatório de catalisador em escapamentos .
(   ) Alternar o uso do carro com bicicleta e transporte coletivo
(   ) Instalar de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
(   ) Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
8-     Encontre e colora soluções para diminuir o aquencimento global
- verde fontes limpas e renováveis de energia; 5
- azul os meios de transporte coletivo; 3
-latanja Alternativas ao uso do petróleo;3
-amarelo- Solução sustentável para o lixo;2
E
Q
W
Q
W
Q
W
Q
A
M
A
N
U
C
L
E
A
R
A
S
T
A
S
A
S
A
S
A
S
A
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
A
Z
X
Z
X
Z
X
Z
X
R
Z
X
Z
X
V
B
V
B
V
B
N
V
B
V
B
V
B
V
B
E
V
N
M
N
M
N
M
N
M
L
O
N
M
N
M
N
M
N
M
M
A
S
A
S
A
S
A
S
A
E
L
Z
X
Z
X
Z
X
Z
X
O
C
V
C
V
C
V
C
V
C
S
D
F
D
F
D
F
D
F
D
T
D
F
D
F
D
F
D
F
A
E
G
H
G
H
G
H
G
H
G
R
G
H
G
H
G
H
G
H
V
I
E
Ó
L
I
C
A
Y
U
Y
I
Y
U
Y
U
Y
U
Y
M
I
D
C
V
V
B
V
B
V
B
B
Z
A
S
A
S
S
A
S
S
T
O
R
T
R
T
R
T
R
T
R
T
R
Õ
N
I
B
U
S
R
E
I
U
I
U
I
U
I
O
I
O
I
O
I
O
I
O
I
O
K
L
B
M
E
T
R
Ô
L
K
L
K
L
K
L
L
K
L
K
L
K
E
K
B
N
B
N
B
N
B
N
B
N
B
T
R
Ê
M
B
B
B
S
B
N
N
N
N
N
N
N
N
R
E
C
I
C
L
A
G
E
M
A
I
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
Y
H
H
H
T
T
U
R
R
R
R
R
S
O
L
A
R
R
R
R
R
R
R
R
Y
E
I
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
U
T
L
U
J
K
J
J
K
J
K
J
K
B
I
O
M
A
S
S
A
Y
O
I
H
I
D
R
E
L
É
T
R
I
C
A
G
H
G
H
G
T
C
U

9-     Encontre no diagrama consequencias do aquecimento global 16
D
E
S
E
R
T
I
F
I
C
A
Ç
Ã
O
M
F
G
F
G
F
D
F
E
D
C
V
C
V
C
V
C
V
C
V
C
V
C
A
C
V
C
V
C
E
C
X
E
R
E
N
C
H
E
N
T
E
V
B
V
B
R
H
J
H
J
H
N
H
T
S
R
G
J
K
J
J
K
J
K
J
K
J
K
E
N
M
N
M
N
G
N
I
E
R
G
F
O
M
E
V
B
V
B
V
B
V
M
V
B
V
B
V
U
U
N
R
R
E
P
I
D
E
M
I
A
S
H
J
H
O
H
J
H
J
H
E
J
Ç
T
R
F
Q
R
Q
R
T
Y
T
Y
T
Y
T
T
H
J
H
J
H
J
U
Ã
O
R
G
B
N
B
N
B
N
B
N
B
N
B
O
B
N
N
B
N
B
J
O
S
R
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
J
D
F
U
R
A
C
Ã
O
T
X
C
X
M
I
G
R
A
Ç
Õ
E
S
X
H
E
F
R
G
E
R
R
R
U
A
U
M
E
N
T
O
C
A
L
O
R
L
J
A
F
R
H
R
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
H
N
F
R
G
R
F
F
F
Ã
F
F
A
L
A
G
A
M
E
N
T
O

J
I
F
R
H
T
Y
T
Y
O
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
M
F
R
G
Y
U
Y
U
Y
U
M
A
L
Á
R
I
A
A
Y
U
Y
U
Y
A
F
R
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
G
G
I
D
E
R
R
E
T
I
M
E
N
T
O
D
A
S
G
E
L
E
I
R
A
S

10-  Coloque X, nas consequencias do aquecimento global
(   ) aumento da temperatura
(   ) florestas transformadas em desertos ou savanas.
(   ) aumento no nível das águas dos oceanos
(   ) alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
(   ) modificação do ciclo de vida da fauna nas montanhas, provocando extinção de animais
(   ) migrações em massa de pessoas pela fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
(   ) epidemias:  aumento da quantidade de mosquitos transmissores de doenças como a dengue e a malária.
(   ) desastres ambientais: aumento da quantidade e a força de furacões e tornados.
(   ) desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos