segunda-feira, 4 de junho de 2012

TÓPICO XVI. GUERRA FRIA E MUNDO BIPOLAR - • SITUAR A REVOLUÇÃO CHINESA NO MUNDO BIPOLAR


ATIVIDADES XVI. GUERRA FRIA E MUNDO BIPOLAR -    • SITUAR A REVOLUÇÃO CHINESA NO MUNDO BIPOLAR
COLOQUE V OU
(   ) Mao-Tsé –Tung  implantou o socialismo na China 
(   ) Mao-Tsé –Tung  criou COMUNAS, para socializar o arroz 
(   ) Mao-Tsé –Tung
adotou uma economia rural, segurando o homem no campo 
(   ) Antes de Mao-Tsé –Tung tomar o poder na China, Chiang Kay Chek governava e o sistema econômico era o capitalismo
. 
(   ) Hoje, politicamente, o sistema chinês permanece socialista, inflexível e fechado, mas, economicamente, o sistema tem práticas tipicamente capitalistas, é flexível e aberto. 
 (   ) Com a morte de Mao-Tsé –Tung, Deng Xiaoping tomou o poder e mudou os rumos do socialismo promovendo um desenvolvimento na China por meio da liberalização econômica sem democracia 
(   ) Deng Xiaoping promoveu a abertura econômica, aceitou investimentos estrangeiros , apoiou a qualificação de mão-de-obra, criou zonas especiais de produção e exportação(ZPEs) e promoveu a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) promovendo grande crescimento do país.
(   ) Além das reformar promovidas por Deng Xiaoping a grande extensão territorial, a grande riqueza mineralógica (ferro,carvão mineral,petróleo) e a mão-de-obra abundante  ajuddaram no crescimento atual da china.
(   ) A China é considerada o “Dragão econômico da Ásia”. 
A Revolução Chinesa aconteceu entre 1949 e 1962, liderada por Mao-Tsé -Tung, foi um dos maiores acontecimentos históricos. A Revolução se deu por dois movimentos: a luta dos camponeses por terras e a luta do povo chinês pela independência nacional. 
1- Que reformas foram feitas por Mao-Tsé -Tung durante e no decorrer do processo socialista no país?
2-Que sistema político existia na China antes de Mao Tse Tung? Quem governava? 
3- O território de Hong Kong foi devolvido à China em 1997. Este importante centro comercial e financeiro manteve-se como uma colônia entre 1898 e 1996, pertencente 
a) à Rússia.                             b) ao Japão.                
c) aos Estados Unidos.          d) à Grã-Bretanha.
Nestes tempos de globalização  a China chama a atenção do mundo em função do seu imenso mercado consumidor e de um sistema político-econômico peculiar, denominado por alguns estudiosos "socialismo de mercado". 
5- Apresente duas razões que justifiquem
a utilização do termo "socialismo de mercado" para definir a situação chinesa. 
6-Qual o papel de Deng Xiaoping na política chinesa? 
7-Quais as reformas de Deng Xiaoping na economia da China após a morte de Mao Tsé Tung? 
8-Que fatores favoreceram e favorecem o boom econômico da China na atualidade? 
4-"Trata-se, na verdade, de uma tentativa de conciliar o processo de abertura econômica (o estímulo à iniciativa privada, ao capital estrangeiro, à modernização do país) com a manutenção, no plano político, de uma ditadura de partido único. O texto refere-se ao sistema político-econômico adotado no(a) 
a) Índia.                                                       b) Coréia do Sul.                              
c) Rússia.                                                    d) China. 
Leia as informações e encontre no diagrama 13 palavras referentes ao texto. Depois diga o que cada uma significa no contexto
A Revolução Chinesa foi um movimento político, social, econômico e cultural. No contexto do imperialismo, a China era dominada e explorada pelas potências européias, principalmente pelo Reino Unido.
A má  distribuição das terras produtivas chinesas, foi uma das causas da Revolução, pois quase 90% estavam nas mãos de grandes proprietários rurais –Latifundiários- (espécies de senhores feudais).
A classe popular chinesa se rebelou contra a dominação estrangeira. Os boxers fizeram uma revolta de caráter nacionalista(anti ocidental e anti cristão) que foi duramente reprimida pelas tropas estrangeiras. Este conflito foi chamado de Guerra dos Boxers.  Em 1908, Sun Yat-sen fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal objetivo era fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país. O partido Kuomintang se fundiu com o Partido Comunista Chinês. 
Em 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.
B
I
P
O
L
A
R
T
M
T
E
U
A
B
N
G
I
N
A
D
E
G
T
Y
A
G
Z
X
C
V
B
N
M
A
D
A
S
A
D
A
O
B
A
S
D
F
G
H
P
C
R
Z
X
C
V
B
N
G
D
F
S
A
W
E
E
I
L
A
T
I
F
U
N
D
I
Á
R
I
O
S
R
O
R
B
A
S
D
F
G
H
J
K
J
K
H
G
I
N
D
O
G
L
O
B
A
L
I
Z
A
Ç
Ã
O
A
A
E
X
E
F
G
H
J
H
J
H
J
K
T
G
L
L
S
E
R
C
O
M
U
N
I
S
T
A
E
T
I
I
D
R
N
B
V
G
R
D
F
G
H
H
R
R
S
Z
D
S
R
E
I
N
O
U
N
I
D
O
R
T
M
A
O
C
I
D
E
N
T
A
I
S
H
J
A
R
O
Ç

H
O
N
G
K
O
N
G
G
H
J
S
T
A
Ã
R
T
Y
U
I
O
N
B
V
C
Z
C
G
G
S
O
C
R
I
S
T
Ã
O
S
S
D
F
G
H
J
Hoje, a China é o país que mais se beneficia da globalização e já possui muitas das credenciais de superpotência: armas nucleares, assento no Conselho de Segurança da ONU, programa espacial, liderança no quadro de medalhas olímpicas e uma economia que não para de crescer. Por isso se fala de um segundo mundo BIPOLAR entre EUA e China

Nenhum comentário:

Postar um comentário