domingo, 30 de setembro de 2012

PROVA DE HISTÓRIA XVI. Guerra Fria e mundo bipolar XVII. A queda do Muro de Berlim XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 XXI. Indústria cultural x identidades culturais

E.E. “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA –

Professor:
Aluno(a): _________________________________________nº_______
Data: _________________
Em tese o ser humano deve seguir normas e “etiquetas” para conviver, ser aceito e se desenvolver. Algo que venha a sair do “padrão” de comportamento torna-se alvo de repressão. Segundo Freud  e vários estudiosos, os instintos e certos comportamentos são reprimidos para que não ocorram desequilíbrios nas relações interpessoais numa sociedade. Na década de 60, nos Estados Unidos, surge o movimento da contracultura como forma de contestar o caráter social e cultural da sociedade. O movimento da contracultura valorizava : - A natureza; - Luta pela paz e fim da repressão; - viver em Comunidade; - Alimentação natural; - Liberdade sexual e amorosa; - Valorização da religiosidade oriental; - Crítica a veículos de massa;
- Forma despojada e livre de expressão artística;
1. O movimento de contra cultura a que se refere o texto é:
(a) Rock and Holl.                (b) Rap
(c) Hippie                             (d) Black Power

O que seria contracultura hoje em dia, época em que temos a proliferação de múltiplas culturas em tempo real na internet? Pois é, será que há espaço para cultura e contracultura hoje? Vivemos uma diversidade  cultural, não uma só  "cultura" – nós caminhamos entre pessoas que vivem em mundos abstratos totalmente diversos dos nossos. E não era assim 50 anos atrás: as pessoas tinham papéis bem definidos e assemelhados até nas eventuais diferenças. Hoje, não há suficiente homogeneidade para uma cultura, quanto mais para uma contracultura. Por outro lado, as forças do conservadorismo (moral) estão mais fortes do que nunca. Os conservadores são pessoas que são contra o divórcio, anticoncepcionais, legalização de drogas etc. Por outro lado as forças que defendem o liberalismo (moral) são tão fortes e tão numerosa que não dá para falar mais em "contra" cultura.  É importante salientar que os direitos civis estão diretamente vinculados a essa disputa: os escravagistas eram os conservadores de duzentos anos atrás. Uma pessoa tem menos direitos por uma questão de gênero ou orientação sexual, isso também é uma questão de direitos civis. Transformar tudo isso em questões de direitos civis foi uma conquista da contracultura. Hoje essas disputas não morreram então nesse sentido a contracultura não morreu.
2. Marque a alternativa que justifica em que sentido a contracultura continua viva

(a) As pessoas ainda buscam seus direitos
(b) A internet  faz o sentido de contra cultura aumentar porque une culturas diferentes.
(c) Já não existe quem lute pela liberação moral.
(d)  Hoje, os pensamentos são diferentes aceitos por toda  sociedade.


O Tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. Teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art, inovou também em misturar vários estilos musicais (rock, bossa nova, baiãosamba, bolero). As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa. O movimento não possuía como objetivo principal utilizar a música como “arma” de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi criticado por aqueles que defendiam as músicas de protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária, foi criticado também  por usas  guitarras elétricas, pois os músicos  nacionalistas, acreditavam que isso era influência da cultura americana e que prejudicava a música brasileira. Os principais representantes do tropicalismo foram: - Caetano Veloso, - Gilberto Gil, - Os Mutantes, - Jorge Bem, - Gal Gosta, -
3. Sobre o Tropicalismo assinale a alternativa correta

(a) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para protestar  contra a ditadura militar e  teve grande influência sobre o fim da ditadura militar no Brasil.
(b)  O tropicalismo foi muito importante porque protestou contra a influencia norte americana no Brasil, se negando a usar ou comprar produtos dessa origem.
(c) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário.
(d) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para influenciar a juventude para que não aceitassem a dominação estrangeira e nem a dominação política.




4. Sobre a imagem ao lado podemos afirmar:

a) Trata-se do muro de Berlin e a Alemanha dividida durante o mundo Bipolar.
b) Trata-se da influencia exercida por EUA  e Alemanha no mundo durante a guerra fria.
c) Refere-se à destruição do muro de Berlin e fim do capitalismo no leste europeu.
d) Retrata a construção e destruição do muro de Berlin, principal símbolo da segunda guerra mundial.


05. Berlim Ocidental (organizada e em processo de reconstrução) representava o capitalismo . Foi então que em 1948, Stálin, dirigente da URSS ordenou que as comunicações entre a República Federal da Alemanha e Berlim ocidental fossem cortadas. Porém, tal iniciativa não deu certo. Assim, Berlim Ocidental continuou a crescer e as pessoas começaram a comparar Berlim Ocidental e Berlim Oriental e viram que o capitalismo era melhor que o socialismo.
Como consequência houve uma emigração de pessoas muito qualificadas para Berlim Ocidental e com isso Berlim Oriental ficava abandonada. O Governo Oriental se irritou e deu início
(a) a construção de um muro isolando as duas Alemanhas.
(b) a guerra fria  separando capitalistas de socialistas.
(c) a corrida armamentista bombardeando o lado ocidental
(d) a corrida espacial mandando o primeiro homem para o espaço.




 06. Entre EUA E URSS aconteceu a chamada ________________. Onde disputavam quem seria capaz de produzir tecnologias bélicas mais modernas,  Mesmo assim, esses dois países jamais se enfrentaram durante a Guerra Fria, embora apoiassem guerras entre países menores (cada superpotência apoiando um dos lados rivais), como por exemplo, na Guerra da Coréia entre 1950 e 1953. A que acontecimento da guerra fria o texto e a imagem se referem?
(a) Corrida espacial                                        (b) Corrida armamentista
(c) Desarmamento nuclear                     (d) Corrida ideológica

07. De acordo com a imagem quem era a maior potência nuclear
(a) Japão                         (b) China              (c) URSS                (d) USA

08. As disputas entre EUA e URSS continuavam para ver quem era o melhor, atingindo inclusive a área dos esportes. Nas Olimpíadas, por exemplo, os dois países lutavam para ver quem ganhava mais medalhas de ouro.

De acordo com seus conhecimentos e o texto ao lado é verdade afirmar que:
(I) Por causa das guerras em que se envolveram EUA e URSS ganharam poucas medalhas durante a guerra fria
(II) URRS foi impedida de participar das olimpíadas de 1948 porque foi acusada de começar as duas guerras mundiais.
(III) Nas últimas três olimpíadas EUA e Federação Russa disputaram primeiro e segundo lugar no quadro de medalhas.
(IV) EUA e URSS foram os países que mais ganharam medalhas de ouro nas olimpíadas.
(V) EUA e URSS, durante a guerra fria, só não participaram  dos jogos olímpicos quando aconteceram no país inimigo.
 São verdadeiras as afirmativas:
(a) I, II, III
(b) II e IV
(c) IV e V
(d) I, II, III, IV e V


No final da Segunda Guerra, a Alemanha foi invadida por todos os lados; além de ter sido separada da Áustria, ficando assim dividida em dois países: - Alemanha Ocidental – capitalista - Alemanha Oriental  – governada pelos comunistas.

09. Que lado da Alemanha ficou sob comando da antiga URSS?
(a) Leste                             (b) Oeste
(c) Norte                             (d) Sul

10. Que países mais tiveram influencia sobre a Alemanha dividida?
(a) Inglaterra e França
(b) EUA e URSS
(c) América e Berlim
(d) Inglaterra e EUA


11. A imagem ao lado representa:
(a) O cuidado e a necessidade de uma legislação de proteção aos animais em todo o planeta.
(b) A influência de EUA e URSS sobre o planeta durante a guerra fria.
(c) A falta de um programa de lazer que una as comunidades diferentes.
(d) A força dos EUA sobre o meio ambiente dos outros países, principalmente a Amazônia brasileira.


12. De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, dividido entre o bloco capitalista e socialista. A crescente tensão entre eles e suas implicações no mundo caracterizaram a Guerra Fria. No sentido da guerra ter sido chamada de guerra fria marque a alternativa que interpreta corretamente a imagem ao lado
(a) A imagem mostra a fúria entre os rivais
(b) A imagem mostra o cuidado com que os rivais se enfrentavam por causa do medo de uma guerra atômica, já que os dois tinham o maior arsenal atômico do planeta.
(c) A imagem mostra a insuficiência militar dos dois lados que não possuíam armas de grande poder.
(d) A imagem mostra a dificuldade que os rivais tiveram em se enfrentar em um lugar frio, o que foi decisivo para o fim do conflito.
13. Sobre o  surgimento da internet  em plena Guerra Fria considere apenas as alternativas verdadeiras.
(I). A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu com objetivos militares e seria uma formas das forças armadas norte-americanas manter as comunicações em caso de ataques inimigos
(II) Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.
(IV) Professores e cientistas, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Estão corretas
(a) I e II
(b) II e III
(c) I, II e III
(d) I e III

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem elaborada com informações interessantes!!!!

    ResponderExcluir
  3. Agora so falta o gabarito

    ResponderExcluir