Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA (Revolução técnico-científica)


AVALIAÇÃO DE  GEOGRAFIA     (Revolução técnico-científica) 

ALUNO____________________                          
     

1. Analise os seguintes itens:
I - Robotização da produção.
II - Especialização e qualificação da mão-de-obra.
III - Colonização da África e América Latina para suprimento das necessidades de novos mercados e matérias-primas.
IV - Emprego do petróleo e da eletricidade como fontes de energia.
V - Introdução de novos materiais: fibra óptica e cerâmica.
Os itens correspondentes à Terceira Revolução Industrial são apenas
a) I e III.
b) III e IV.
c) I, II e V.
d) II, IV e V.


2. A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.
a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.
b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor – informática e mudança no padrão energético - energia nuclear.
c
) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes mais eficientes.
d) Surgimento do aço e adoção de novas técnicas - siderurgia.
3. São características da Terceira Revolução Industrial, EXCETO:
a) controle da economia pelos Estados.
b) reconcentração do poder econômico e financeiro.
c) crescente internacionalização da produção capitalista.
d) crescente necessidade de mão-de-obra especializada.


4. No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.
b) Existe incentivo ao consumo dos produtos da indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.
c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.
d) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos.
5. Refletindo sobre os tipos de indústrias e os modelos de desenvolvimento, assinale a afirmativa que contiver a aplicação conceitual ERRADA:
a) O uso do conceito bens de consumo duráveis está cada vez mais contraditório, uma vez que o mundo capitalista tem tornado os produtos das indústrias leves cada vez mais descartáveis, visando à reposição cada vez mais rápida.
b) Nos países centrais, as indústrias pesadas e leves desenvolveram-se simultaneamente, ao passo em que nos países emergentes periféricos capitalistas, as indústrias de bens de consumo se desenvolveram mais e antes do que as de bens de produção.
c) Os primeiros tipos de produtos fabricados pelas indústrias leves na história - no início da Revolução Industrial - foram os bens de consumo duráveis; no entanto, durante a Guerra Fria, o mundo entrou no período da Segunda Revolução Industrial, quando surgiram os motores a combustão interna e eletricidade, possibilitando a produção de bens de consumo não duráveis.
d) O Brasil é um exemplo de país cujo modelo de industrialização baseou-se na substituição de importações, uma vez que as indústrias surgiram priorizando o abastecimento do mercado interno.
6. A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.
a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.
b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo e com grande qualidade.
c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário torna-se fundamental.
d) Um método mais ágil e flexível, foi desenvolvido, adaptado ao mercado, que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.
7. A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.
I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.

II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
8. Nas últimas décadas do século XX, a intensificação do uso de alta tecnologia induziu uma nova lógica de localização industrial. Os atuais espaços industriais caracterizam-se pela capacidade organizacional e tecnológica de distribuir o processo produtivo em diferentes localidades.
A espacialização do processo produtivo revela que
a) os atuais espaços industriais, espalhados pelo globo, utilizam apenas força de trabalho qualificada.
b) as novas indústrias foram instaladas considerando-se a abundância de mão-de-obra e a proximidade do mercado consumidor rico e exigente.
c) as empresas instalam unidades produtivas em países de industrialização tardia, incentivadas pela política de solidariedade.
d) os novos espaços industriais organizam-se em torno de fluxos de informação que reúnem e distribuem, ao mesmo tempo, as fases da produção.
9. O mundo vem assistindo a uma revolução no setor produtivo que tem sido chamada de terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica (Revolução Tecnológica). A plena inserção brasileira nesse contexto enfrenta um sério obstáculo, que é
a) a grande extensão do território nacional, encarecendo a produção tecnológica.
b) o distanciamento geográfico do Brasil em relação aos principais centros tecnológicos.
c) a incompetência tecnológica nacional no setor agrário - exportador.
d) a limitada capacitação técnico-científica da produção nacional.
10.  Assim como a industrialização se propagou para o resto do mundo, também a terceira revolução técnico-científica age sobre todo o planeta. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir, considerando as características dessa revolução.
(   ) velocidade e mudanças, a cada década, permitindo rápida ascensão da qualidade dos produtos
(   ) expansão espacial, quebrando o monopólio industrial da Inglaterra e superando os EUA
(   ) maior necessidade de qualificação da mão-de-obra e respeito aos direitos trabalhistas como remuneração estável
(   ) uso de fontes de energia básica, como o petróleo
A seqüência correta é
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.


2 comentários:

  1. professora cláudia bom dia,vc tem o gabarito dessa avaliação sobre a revolução técnico-ciêntica?
    se tiver e quiser me manda agradeço ok?? neyeju@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prof. Claudia, se possível gostaria de ter acesso ao gabarito dessa avaliação é possível? Grata prof. Jay Araújo. jay.araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir