terça-feira, 31 de julho de 2012

Atividades do tópico complementar XX. Contestações políticoculturais na década de 1960


A década de 1960 (Contracultura)
Vários países ocidentais deram uma guinada à esquerda no início da década de 60, com a vitória de John F. Kennedy nas eleições nos EUA, a coalizão de centro-esquerda na Itália,os trabalhistas no Reino Unido . No Brasil, João Goulart 1ºpresidente trabalhista com a renúncia de Jânio Quadros.
A década de 60 foi marcada por uma crise no moralismo rígido da sociedade, o rock e os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda, experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos,
surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. Surgimeto dos hippies que protestaram contra a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã.
Nos anos 60 ocorre a Revolução Cubana, levando Fidel Castro ao poder. Tem início a descolonização da África e do Caribe.
 No Brasil - Em 1960 é inaugurada a cidade de Brasília,  pelo presidente JK. Jânio Quadros sucede Juscelino e renuncia sete meses depois, sendo substituído por João Goulart. Sob o pretexto das supostas tendências comunistas de Jango, ocorre o golpe militar de 1964, que depõe Goulart e institui uma ditadura militar que duraria 21 anos. No final da década, tem início o período conhecido como "milagre econômico".
Ciência e Tecnologia - Tem início o uso da informática para fins comerciais, embora ainda não de forma massificada.Em 1964 a IBM lança o chip. Surge a Arpanet, que se tornaria o embrião da Internet . Os soviéticos enviam o 1º homem ao espaço (Iuri Gagárin) em 1961. Neil Armstrong é o 1º homem a pisar na Lua, um americano em 1969.
 Música - Os Beatles comandam a Invasão Britânica, no rock, seguidos por The Rolling Stones, Surge a música de protesto, com Bob Dylan,  Paul and Mary.O Rock and Roll ganha popularidade no mundo, associando-se à rebeldia política. O rock recebeu no Brasil o nome de iê-iê-iê.
Televisão- Começam as transmissões de TV em cores no mundo. É Inaugurada a Rede Globo, no Brasil.
O Movimento dos Direitos Civis é um período de tempo compreendido entre 1954 e 1980, marcado por rebeliões populares em países de todos os continentes.
O processo de conseguir a igualdade perante a Lei para todas as camadas da população independente de cor, raça ou religião. O mais conhecido foi o Movimento dos Direitos Civis para os Negros Norte-Americanos, visando a abolir a discriminação e a segregação racial. Com o aparecimento de movimentos negros como o Black Power e os Panteras Negras.O marco inicial foi quando Rosa Parks ( “A Mãe dos Direitos Civis”) entrou num ônibus  e foi intimada a dar seu lugar a um passageiro branco.  
Os Panteras Negras. Em contraponto com a política de integração através da não-violência de Martin Luther King, surgiu em 1966, pregando a necessidade dos negros de se defenderem dos ataques sofridos pela Ku Klux Klan usando a força, passaram a enfrentar de armas nas mãos os ataques dos brancos racistas, fazendo com que a Klan desistisse de aterrorizar os habitantes negros da região. A este movimento começou a se dar o nome de Black Power.(Poder Negro)
1- Por que a década de 60 foi considerada crise do moralismo?
2-Que presidente do Brasil foi tirado do poder pelo golpe militar?
3-O movimento, Negro, o movimento hippie, o feminismo foram chamados de contracultura por que?
4-Quais as principais reivindicações do movimento hippies?
5-Qual foi a principal reivindicação do movimento feminista e do Black Power?
6-Que acontecimento deu início ao movimento de reivindicação de direitos para os negros nos EUA?
Coloque V ou F, sobre os acontecimentos da década de 60.
(   ) A URSS mandou o 1º homem ao espaço, Iuri Gagárin.
(   ) Na década de 60 foi lançado o 1º chip pela IBM.
(   ) Fidel Castro se tornou presidente de Cuba com a Revolução do Socialismo.
(   ) Durante a ditadura, no Brasil, aconteceu um período chamado de Milagre econômico
(   ) A Arpanet, foi o começo da Internet.
(   ) Neil Armstrong foi  o 1º homem a pisar na Lua numa missão norte americana.
(   )  O Movimento dos Direitos Civis pretendia conseguir a igualdade perante a Lei para              todas as camadas da população independente de cor, raça ou religião.
(   ) O rock foi associado a rebeldia política.
(   ) O movimento pelos direitos dos negros liderado por Martin Luther King foi conhecido pela não violência.
(   ) Rosa Parker ficou conhecida como mãe dos direitos civis.
(   )  O Ku Klux Klan era um grupo de brancos que agiam com os negros, contra a discriminação racial.
 (   ) Quando os negros começaram a usar a violência contra os brancos o movimento recebeu o nome de Black Power, isso é Poder Negro.
(   ) Na década de 60, vários partidos de esquerda (trabalhistas) venceram as eleições em países  ocidentais, a exemplo de John F. Kennedy (EUA)
(   ) No Brasil, João Goulart foi o 1ºpresidente trabalhista com a renúncia de Jânio Quadros.
(   ) O rock foi chamada de contra cultura porque a sociedade moralista o chamava de ritmo do diabo.
(   ) Os jovens do movimento rock protestavam em suas musicas contra o endurecimento dos governos , usavam com forma de contestação o sexo, as drogas e o rock and roll

(   ) O feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais exigiam o direito de igualdade.
(   ) Jango foi deposto sob o pretexto de que tinha tendências capitalistas, por isso, ocorre o golpe militar de 1964.
(   ) No final da década de 60 e inicio de 70 o Brasil passa pelo chamado "milagre econômico".
(   ) No Brasil o rock foi chamado de LêLêLê
(   ) Na década de 60 foi inaugurada a rede globo, que hoje é a maior multinacional do ramo das comunicações da América Latina.
(   ) Os Beatles, Barão Vermelho, Raul Seixas, Bob Dylan, Guns N' Roses

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog