domingo, 30 de setembro de 2012

PROVA DE HISTÓRIA XVI. Guerra Fria e mundo bipolar XVII. A queda do Muro de Berlim XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 XXI. Indústria cultural x identidades culturais

E.E. “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA –

Professor:
Aluno(a): _________________________________________nº_______
Data: _________________
Em tese o ser humano deve seguir normas e “etiquetas” para conviver, ser aceito e se desenvolver. Algo que venha a sair do “padrão” de comportamento torna-se alvo de repressão. Segundo Freud  e vários estudiosos, os instintos e certos comportamentos são reprimidos para que não ocorram desequilíbrios nas relações interpessoais numa sociedade. Na década de 60, nos Estados Unidos, surge o movimento da contracultura como forma de contestar o caráter social e cultural da sociedade. O movimento da contracultura valorizava : - A natureza; - Luta pela paz e fim da repressão; - viver em Comunidade; - Alimentação natural; - Liberdade sexual e amorosa; - Valorização da religiosidade oriental; - Crítica a veículos de massa;
- Forma despojada e livre de expressão artística;
1. O movimento de contra cultura a que se refere o texto é:
(a) Rock and Holl.                (b) Rap
(c) Hippie                             (d) Black Power

O que seria contracultura hoje em dia, época em que temos a proliferação de múltiplas culturas em tempo real na internet? Pois é, será que há espaço para cultura e contracultura hoje? Vivemos uma diversidade  cultural, não uma só  "cultura" – nós caminhamos entre pessoas que vivem em mundos abstratos totalmente diversos dos nossos. E não era assim 50 anos atrás: as pessoas tinham papéis bem definidos e assemelhados até nas eventuais diferenças. Hoje, não há suficiente homogeneidade para uma cultura, quanto mais para uma contracultura. Por outro lado, as forças do conservadorismo (moral) estão mais fortes do que nunca. Os conservadores são pessoas que são contra o divórcio, anticoncepcionais, legalização de drogas etc. Por outro lado as forças que defendem o liberalismo (moral) são tão fortes e tão numerosa que não dá para falar mais em "contra" cultura.  É importante salientar que os direitos civis estão diretamente vinculados a essa disputa: os escravagistas eram os conservadores de duzentos anos atrás. Uma pessoa tem menos direitos por uma questão de gênero ou orientação sexual, isso também é uma questão de direitos civis. Transformar tudo isso em questões de direitos civis foi uma conquista da contracultura. Hoje essas disputas não morreram então nesse sentido a contracultura não morreu.
2. Marque a alternativa que justifica em que sentido a contracultura continua viva

(a) As pessoas ainda buscam seus direitos
(b) A internet  faz o sentido de contra cultura aumentar porque une culturas diferentes.
(c) Já não existe quem lute pela liberação moral.
(d)  Hoje, os pensamentos são diferentes aceitos por toda  sociedade.


O Tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. Teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art, inovou também em misturar vários estilos musicais (rock, bossa nova, baiãosamba, bolero). As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa. O movimento não possuía como objetivo principal utilizar a música como “arma” de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi criticado por aqueles que defendiam as músicas de protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária, foi criticado também  por usas  guitarras elétricas, pois os músicos  nacionalistas, acreditavam que isso era influência da cultura americana e que prejudicava a música brasileira. Os principais representantes do tropicalismo foram: - Caetano Veloso, - Gilberto Gil, - Os Mutantes, - Jorge Bem, - Gal Gosta, -
3. Sobre o Tropicalismo assinale a alternativa correta

(a) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para protestar  contra a ditadura militar e  teve grande influência sobre o fim da ditadura militar no Brasil.
(b)  O tropicalismo foi muito importante porque protestou contra a influencia norte americana no Brasil, se negando a usar ou comprar produtos dessa origem.
(c) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário.
(d) O tropicalismo foi muito importante porque serviu para influenciar a juventude para que não aceitassem a dominação estrangeira e nem a dominação política.




4. Sobre a imagem ao lado podemos afirmar:

a) Trata-se do muro de Berlin e a Alemanha dividida durante o mundo Bipolar.
b) Trata-se da influencia exercida por EUA  e Alemanha no mundo durante a guerra fria.
c) Refere-se à destruição do muro de Berlin e fim do capitalismo no leste europeu.
d) Retrata a construção e destruição do muro de Berlin, principal símbolo da segunda guerra mundial.


05. Berlim Ocidental (organizada e em processo de reconstrução) representava o capitalismo . Foi então que em 1948, Stálin, dirigente da URSS ordenou que as comunicações entre a República Federal da Alemanha e Berlim ocidental fossem cortadas. Porém, tal iniciativa não deu certo. Assim, Berlim Ocidental continuou a crescer e as pessoas começaram a comparar Berlim Ocidental e Berlim Oriental e viram que o capitalismo era melhor que o socialismo.
Como consequência houve uma emigração de pessoas muito qualificadas para Berlim Ocidental e com isso Berlim Oriental ficava abandonada. O Governo Oriental se irritou e deu início
(a) a construção de um muro isolando as duas Alemanhas.
(b) a guerra fria  separando capitalistas de socialistas.
(c) a corrida armamentista bombardeando o lado ocidental
(d) a corrida espacial mandando o primeiro homem para o espaço.




 06. Entre EUA E URSS aconteceu a chamada ________________. Onde disputavam quem seria capaz de produzir tecnologias bélicas mais modernas,  Mesmo assim, esses dois países jamais se enfrentaram durante a Guerra Fria, embora apoiassem guerras entre países menores (cada superpotência apoiando um dos lados rivais), como por exemplo, na Guerra da Coréia entre 1950 e 1953. A que acontecimento da guerra fria o texto e a imagem se referem?
(a) Corrida espacial                                        (b) Corrida armamentista
(c) Desarmamento nuclear                     (d) Corrida ideológica

07. De acordo com a imagem quem era a maior potência nuclear
(a) Japão                         (b) China              (c) URSS                (d) USA

08. As disputas entre EUA e URSS continuavam para ver quem era o melhor, atingindo inclusive a área dos esportes. Nas Olimpíadas, por exemplo, os dois países lutavam para ver quem ganhava mais medalhas de ouro.

De acordo com seus conhecimentos e o texto ao lado é verdade afirmar que:
(I) Por causa das guerras em que se envolveram EUA e URSS ganharam poucas medalhas durante a guerra fria
(II) URRS foi impedida de participar das olimpíadas de 1948 porque foi acusada de começar as duas guerras mundiais.
(III) Nas últimas três olimpíadas EUA e Federação Russa disputaram primeiro e segundo lugar no quadro de medalhas.
(IV) EUA e URSS foram os países que mais ganharam medalhas de ouro nas olimpíadas.
(V) EUA e URSS, durante a guerra fria, só não participaram  dos jogos olímpicos quando aconteceram no país inimigo.
 São verdadeiras as afirmativas:
(a) I, II, III
(b) II e IV
(c) IV e V
(d) I, II, III, IV e V


No final da Segunda Guerra, a Alemanha foi invadida por todos os lados; além de ter sido separada da Áustria, ficando assim dividida em dois países: - Alemanha Ocidental – capitalista - Alemanha Oriental  – governada pelos comunistas.

09. Que lado da Alemanha ficou sob comando da antiga URSS?
(a) Leste                             (b) Oeste
(c) Norte                             (d) Sul

10. Que países mais tiveram influencia sobre a Alemanha dividida?
(a) Inglaterra e França
(b) EUA e URSS
(c) América e Berlim
(d) Inglaterra e EUA


11. A imagem ao lado representa:
(a) O cuidado e a necessidade de uma legislação de proteção aos animais em todo o planeta.
(b) A influência de EUA e URSS sobre o planeta durante a guerra fria.
(c) A falta de um programa de lazer que una as comunidades diferentes.
(d) A força dos EUA sobre o meio ambiente dos outros países, principalmente a Amazônia brasileira.


12. De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, dividido entre o bloco capitalista e socialista. A crescente tensão entre eles e suas implicações no mundo caracterizaram a Guerra Fria. No sentido da guerra ter sido chamada de guerra fria marque a alternativa que interpreta corretamente a imagem ao lado
(a) A imagem mostra a fúria entre os rivais
(b) A imagem mostra o cuidado com que os rivais se enfrentavam por causa do medo de uma guerra atômica, já que os dois tinham o maior arsenal atômico do planeta.
(c) A imagem mostra a insuficiência militar dos dois lados que não possuíam armas de grande poder.
(d) A imagem mostra a dificuldade que os rivais tiveram em se enfrentar em um lugar frio, o que foi decisivo para o fim do conflito.
13. Sobre o  surgimento da internet  em plena Guerra Fria considere apenas as alternativas verdadeiras.
(I). A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu com objetivos militares e seria uma formas das forças armadas norte-americanas manter as comunicações em caso de ataques inimigos
(II) Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico.
(IV) Professores e cientistas, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Estão corretas
(a) I e II
(b) II e III
(c) I, II e III
(d) I e III

Avaliação de História Revolução Russa, Primeira Guerra, Segunda Guerra, Guerra Fria

  E.E. “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

Professor: 
Aluno(a): _________________________________________nº_______
Data: _________________
1. Sobre a imagem abaixo podemos afirmar:
a) Trata-se do muro de Berlin e a Alemanha dividida durante o mundo Bipolar.
b) Trata-se da influencia exercida por EUA  e Alemanha no mundo durante a guerra fria.
c) Refere-se à destruição do muro de Berlin e fim do capitalismo no leste europeu.
d) Retrata a construção e destruição do muro de Berlin, principal símbolo da segunda guerra mundial.

2. “... Com eles vieram receitas culinárias, inusitadas formas de falar e vestir. Com eles vieram brincadeiras infantis, canções e até mesmo diferentes maneiras de exercitar a fé. Com eles vieram ofícios e técnicas que dariam novos rumos às  relações sociais da Província. Acima de tudo, com eles vieram sonhos que iam muito além dos limites  de um grande cafezal.”   (Reviver Raízes. Folheto de exposição histórico-fotográfico. São Paulo: Memorial de Imigrante, 1996.) A participação dos imigrantes na economia brasileira não se limitou aos cafezais, eles foram de extrema importância para as nascentes indústrias no país porque:
a)   Possuíam muito capital disponível para investir nesse setor.
b)  Criticavam abertamente as ideias comunistas que já faziam parte da cultura  operária brasileira.
c)   Defendiam a união entre o capitalismo e o Estado como o caminho para o progresso
d)   Possuíam habilidades manuais e técnicas, além da maioria ser alfabetizado.

 3. “Imigrantes, Imigrantes
Gente que veio de longe
Que não sabe para onde vai
Gente triste, gente estranha.
Estampada a dor na face,
Tristeza no coração.
Eles estão com os olhos voltados para longe
Para suas terras perdidas.” A imigração foi um fenômeno que se iniciou no Império, mas durante o período republicano ainda eram muitos os europeus que chegavam ao Brasil. Sobre os imigrantes no Brasil é CORRETO afirmar:
 a) vieram para o Brasil com a única preocupação de enriquecimento com o investimento industrial.
b) foram os responsáveis pelo início do movimento operário brasileiro.
c) foram os responsáveis pelo início das práticas agrícolas na região do Oeste Paulista.
d) garantiram o sucesso do modelo de desenvolvimento industrial na República Velha.

4.  “Crianças de 9 a 14 anos trabalhavam comumente nas fábricas, recaindo sobre elas castigos físicos pesados. Crianças de cinco anos trabalhavam ocasionalmente nas indústrias e não escapavam de surras e castigos. Brincadeiras, conversas, vaias, ausências ao serviço, demora no banheiro eram consideradas faltas passíveis de punição, além da participação em greves, filiação aos sindicatos, erros no serviço, desobediência a quaisquer ordens e assim por diante. “Não devemos nos espantar, portanto, de que as fábricas tenham sido frequentemente comparadas a cárceres e prisões.”(DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo de. Indústria, trabalho e cotidiano: Brasil 1889 a 1930, p. 14) A descrição do trabalho infantil aponta para um período da história do Brasil em que:
 a) por falta de uma legislação trabalhista, as crianças eram submetidas a uma situação que remonta ao período da Revolução Industrial na Inglaterra.
b) apesar de haver uma detalhada legislação trabalhista, não havia o devido respeito por ela.
c) o esforço por uma legislação trabalhista que desfizesse a injustiça no ambiente de trabalho era a preocupação dos grandes proprietários industriais brasileiros desde o final do século XIX.
d) a legislação trabalhista era rígida, mas dava amplos poderes aos empresários para que pudessem abusar da sua mão-de-obra.

5. Quais os dois acontecimentos que definiram o desfecho da guerra a partir de 1917 ?
a) A saída da Rússia e entrada dos Estados Unidos no conflito.
b) A propagação do conflito as demais nações do globo e entrada dos Estados Unidos no conflito.
c) A saída da Rússia e a entrada da Itália no conflito.
d) A propagação dos ideais republicanos na França e a entrada dos Estados Unidos na guerra.
6. Ao final da 2º Guerra podemos afirmar que:
a) Os EUA consolida-se como maior potencia mundial e o enfraquecimento das antigas potencias europeias.
b) A Rússia consolida-se como superpotência europeia e vence os EUA com seu poderio militar mundial.
c) A Alemanha apesar de ter perdido a guerra continua sendo o maior império europeu e a Inglaterra perde sua posição.
d) O Tratado de Versalhes representou um justo acordo entre vencidos e vencedores.

7. Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
a) O não cumprimento do Tratado de Versalhes pela Alemanha.
b) Assassinato do primeiro-ministro francês General De Gaulle.
c) Assassinato do príncipe herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando.
d) A Revolução Socialista em 1917 na URSS.

8. Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
a) Porque a Rússia passava por uma revolução socialista.
b) Porque o Czar Nicolau II morre.
c) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
d) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.
9. Quem mudou de lado durante as duas guerras mundiais?
a) Japão.
b) França.
c) Itália.
d) Estados Unidos.

10. Que conflito foi chamado de guerra de trincheiras?
a) primeira guerra mundial
b) segunda guerra mundial
c) guerra fria
d) guerra do Iraque

Avaliação de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria 2

                                                         E.E “DR. JOAQUIM VILELA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº_______
DATA: _________________
01. O primeiro país a se industrializar na Europa foi:
a) a França
b) os Estados Unidos
c) a Inglaterra
d) a Bélgica
02. "O produto da atividade humana é separado de seu produtor e esse produto é desfrutado por  uma pequena minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem."
A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
a) fez acontecer a hegemonia do capitalista, na figura do empresário, na produção social criando o proletariado.
b) tornou a indústria uma alternativa caso o artesanato  manual  não fosse suficiente para atender aos consumidores.
c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção;
d) tornou o homem mais importante que a máquina;
03. Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:
a) assegurava o fornecimento de matéria-prima que era levado da Inglaterra para os países das colônias;
b) permitia um maior desenvolvimento técnico, porque a Inglaterra importava tecnologia dos EUA;
c) eliminava a concorrência francesa que não tinha acesso ao mar;
d) assegurava o mercado para os produtos manufaturados porque facilitava o escoamento da produção.
04. A Revolução Industrial foi possível por uma série de fatores. Em relação a grande quantidade de mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas podemos afirmar que está relacionada:
a) ao processo de expulsão do povo dos campos provocado pelo cercamento da terra e criando o êxodo rural;
b) a substituição dos grandes fazendas pelos pequenos produtores, cuja rentabilidade era maior;
c) uma maior concentração de mão-de-obra agrícola para deter a migração para as cidades;
d) foi um fenômeno exclusivo da Inglaterra, não aparecendo em nenhum outro país.
05. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população rural e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão do trabalho, utilização de máquinas, êxodo rural e urbanização  e capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das manufaturas e aumento da redução rural.
d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
06. Sobre as condições dos trabalhadores nas fábricas considere as afirmativas:
I – O ambiente de trabalho nas fábricas era péssimo devido a pouca iluminação, sujeira e o abafamento.
II- O trabalho das mulheres e crianças era bem remunerado, pois, os patrões tratavam-nos com respeito e dignidade.
III- Nas fábricas os empregados trabalhavam até 18h por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
IV- Os direitos trabalhistas eram garantidos pelos sindicatos que atuavam de forma efetiva em favor dos operários.
São verdadeiras as afirmativas:
a) I,II,III                                           b) II, III, IV                           
c) Apenas I e III                              d) Apenas I e IV
07. Relacione as colunas:
(1) Trade Unions
(2) Cartismo
(3) Ludismo
(   ) Era contrários à mecanização de trabalho, invadiam as fábricas e quebravam as máquinas em protesto contra as condições de trabalho. Quebradores de máquinas
(   ) Exigia a inclusão dos trabalhadores na política, queriam o voto secreto, e direito de voto para todos os homens.
(   ) Eram os sindicatos que lutavam com o objetivo de melhorar as condições de trabalho.


08. O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros fatores:
 a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
9.  Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
 a) declarar a libertação dos escravos;
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia;

10. No século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia: 
a)   a proibição dos países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
b)    o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na Europa.
c)    a ordem de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d)   o tratado entre a França e o restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.

11.  Em 1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolução dos Portos
d- Revolta da chibata.









12- Lenovo é uma inovadora companhia de tecnologia internacional resultante da aquisição pelo Grupo Lenovo da Divisão de Computação Pessoal da IBM. s sedes executivas da Lenovo estão situadas em Purchase, New York, E.U.A., e as operações principais em Beijing,China, e Raleigh, North Carolina, EUA, com uma rede empresarial de vendas abrangendo 160 países. A companhia emprega mais de 19.000 pessoas no mundo inteiro.
(www.lenovo.com. Acessada em 15.10.2007.)
O conteúdo apresentado pode ser sintetizado com as seguintes palavras-chave:
a) choque de civilizações, novos países industriais, 2.ª Revolução Industrial.
b) Guerra Fria, crise do socialismo, países em desenvolvimento.
c) mão de obra barata, expansão das multinacionais, globalização.
d) países desenvolvidos, empresas multinacionais, bipolarização.
13- Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.
14- Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial na chamada ordem Multipolar - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:
a) A maior potência nuclear do planeta continua sendo os Estados Unidos.
b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos da Alemanha.
c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.
d) A moeda única da UE (o Euro) tem cada vez menos valor como moeda de troca.

15 - No mundo globalizado, as regionalizações e a formação de acordos entre países tem marcado a nova maneira de produzir o espaço. O BRIC é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que são as maiores economias em desenvolvimento do planeta. Como fórum regional, qual é a maior reivindicação que levou os países que compõem o Bric a se organizar como um bloco?

A) Exigir maior poder de decisão e políticas específicas para países em desenvolvimento, os denominados países “emergentes”.
B) Mandar nas negociações e no diálogo internacional, já que representam 90% do PIB mundial.
C) Reunir todos os países do mundo, objetivando a cooperação internacional.
D) Fazer parte do G7, grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo.
16- O socialismo real e o capitalismo, dois modelos societários alternativos e antagônicos, criaram uma ordem mundial que vigorou de 1945 a 1989/91, chamada de ordem
a)  multipolar.
b)  monopolar.
c)  bipolar.
d)  molecular.

Prova de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria

                                                         E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº _____________2
DATA: _________________
01. Se considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que ele foi respectivamente.
a) industrial com a Revolução industrial, financeiro com os bancos e juros e comercial com o comércio colonial.
b) comercial com o comércio colonial, industrial Revolução industrial e financeiro com os bancos e juros
c) liberal com a invasão das multinacionais, industrial Revolução industrial e comercial com o comércio colonial.
d) financeiro com os bancos e juros, imperialista com a invasão das multinacionais e comercial com o comércio colonial.
02. Assinale (A) para América Anglo-Saxônica EUA e Canadá e (B) para América Latina:
(  ) localiza-se predominantemente na porção sul do continente.
(  )
caracteriza-se pela colonização de povoamento, pequena propriedade e mão de obra assalariada..
(  ) foi colonizado pelos povos ibéricos(Portugal e Espanha).
(  ) colonização baseada na grande propriedade rural e no escravismo.
(  ) durante o período colonial acumulou bens que foram utilizados para o seu desenvolvimento.
(  ) Caracteriza-se pela colônia de exploração.
(  ) Foi colonizado pela Inglaterra.
Marque a alternativa que representa a resposta das questões acima
(a) B – A – B – B – A – B – A
(b) A – B – A – B – B – A – B 
(c) A – A – A – A – B – B – B
(d) B – B – B – B – A – A – A
03. O mapa ao lado mostra as Treze Colônias Inglesas. Cada uma possuía características próprias e de um modo geral podiam ser reunidas em três grupos bem definidos:
 •         Colônias do Norte: New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut.
•         Colônias do Centro: New York, New Jersey, Pensilvânia e Delaware
•         Colônias do Sul: Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia e Maryland.

São características das Colônias do Norte, EXCETO:

a)       economia independente da metrópole  Inglaterra;
b)       pequena propriedade familiar e diversificação da produção
c)       utilização da mão-de-obra escrava;
d)       nela foi introduzida a colônia de povoamento.
As Treze Colônias tinham uma liberdade econômica que não era nem imaginada na América Espanhola e na América Portuguesa. Para começar, havia liberdade de comércio e quase não havia monopólio colonial. As colônias do Norte e do Centro desenvolveram um comércio triangular com outras colônias, com a América Espanhola, a África e a Europa

04. O mapa ao lado se refere a uma das rotas dos triângulos comerciais.
comércio triangular acabou favorecendo, nas colônias do norte, EXCETO:

a)  o desenvolvimento do sistema de monocultura e exploração da mão de obra africana;
b) a acumulação de capital (riqueza);
c) a formação de uma classe média comerciante;
d)  o desenvolvimento das colônias por causa do comércio.

05. Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:
a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) substituição de mão de obra pela mecanização.
06. O primeiro país a se industrializar na Europa foi:
a) a França
b) os Estados Unidos
c) a Inglaterra                     d) a Bélgica
O hibridismo cultural é um fenômeno histórico-social que existe desde os primeiros deslocamentos humanos, quando esses deslocamentos resultam em contatos permanentes entre grupos distintos. O continente latino-americano é um lugar por excelência para a ocorrência do hibridismo cultural, porque é um espaço de imigração e migração desde eras remotas. Todo sujeito migrante é um sujeito híbrido, porque, quando deixa sua terra, torna-se diferente, pois os outros homens que encontra na terra estrangeira têm outros costumes e outras crenças; ouve outro tipo de música e dança em outro ritmo. O ritmo que trouxe une ao que encontra e inicia o processo de hibridismo cultural.
07. Que povos contribuíram para o processo de hibridismo cultural no Brasil?
(a) portugueses, africanos, italianos, indígenas.
(b) portugueses, alemães, franceses, indianos.
(c) indianos,  negros e europeus.
(d)  africanos, portugueses, indianos.

08. "O produto da atividade humana é separado de seu produtor e esse produto é desfrutado por  uma pequena minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem."
A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
a) fez acontecer a hegemonia do capitalista, na figura do empresário, na produção social criando o proletariado.
b) tornou a indústria uma alternativa caso o artesanato  manual  não fosse suficiente para atender aos consumidores.
c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção;
d) tornou o homem mais importante que a máquina;
09. Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:
a) assegurava o fornecimento de matéria-prima que era levado da Inglaterra para os países das colônias;
b) permitia um maior desenvolvimento técnico, porque a Inglaterra importava tecnologia dos EUA;
c) eliminava a concorrência francesa que não tinha acesso ao mar;
d) assegurava o mercado para os produtos manufaturados porque facilitava o escoamento da produção.
10. A Revolução Industrial foi possível por uma série de fatores. Em relação a grande quantidade de mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas podemos afirmar que está relacionada:
a) ao processo de expulsão do povo dos campos provocado pelo cercamento da terra e criando o êxodo rural;
b) a substituição dos grandes fazendas pelos pequenos produtores, cuja rentabilidade era maior;
c) uma maior concentração de mão-de-obra agrícola para deter a migração para as cidades;
d) foi um fenômeno exclusivo da Inglaterra, não aparecendo em nenhum outro país.
11. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população rural e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão do trabalho, utilização de máquinas, êxodo rural e urbanização  e capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das manufaturas e aumento da redução rural.
d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
12. Sobre as condições dos trabalhadores nas fábricas considere as afirmativas:
I – O ambiente de trabalho nas fábricas era péssimo devido a pouca iluminação, sujeira e o abafamento.
II- O trabalho das mulheres e crianças era bem remunerado, pois, os patrões tratavam-nos com respeito e dignidade.
III- Nas fábricas os empregados trabalhavam até 18h por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
IV- Os direitos trabalhistas eram garantidos pelos sindicatos que atuavam de forma efetiva em favor dos operários.
São verdadeiras as afirmativas:
a) I,II,III                                           b) II, III, IV                            
c) Apenas I e III                              d) Apenas I e IV

13.  As imagens se referem.


(a) As fases da Revolução Industrial.
(b) A exploração da Revolução Industrial.
(c) Ao retrocesso da produção Revolução Industrial.
(d) A pouca evolução do processo Industrial.
14- Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.
15- Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial na chamada ordem Multipolar - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:
a) A maior potência nuclear do planeta continua sendo os Estados Unidos.
b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos da Alemanha.
c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.
d) A moeda única da UE (o Euro) tem cada vez menos valor como moeda de troca.
16 - No mundo globalizado, as regionalizações e a formação de acordos entre países tem marcado a nova maneira de produzir o espaço. O BRIC é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que são as maiores economias em desenvolvimento do planeta. Como fórum regional, qual é a maior reivindicação que levou os países que compõem o Bric a se organizar como um bloco?

A) Exigir maior poder de decisão e políticas específicas para países em desenvolvimento, os denominados países “emergentes”.
B) Mandar nas negociações e no diálogo internacional, já que representam 90% do PIB mundial.
C) Reunir todos os países do mundo, objetivando a cooperação internacional.
D) Fazer parte do G7, grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo.
17- O socialismo real e o capitalismo, dois modelos societários alternativos e antagônicos, criaram uma ordem mundial que vigorou de 1945 a 1989/91, chamada de ordem
a)  multipolar.
b)  monopolar.
c)  bipolar.
d)  molecular.