sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Atividades Hipótese de Gaia

A hipótese Gaia foi elaborada pelo cientista inglês James Lovelock. Essa hipótese foi batizada de Gaia porque, na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos. Segundo a hipótese, o planeta Terra é um organismo vivo, capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura, eliminar seus detritos e combater suas próprias doenças e capaz de se autorregular. De acordo com a hipótese, os organismos bióticos controlam os organismos abióticos, de forma que a Terra se mantém em equilíbrio e em condições propícias de sustentar a vida.
A hipótese Gaia sugere também que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente em que vivem, tornando-o mais adequado para sua sobrevivência. Dessa forma, a Terra seria um planeta cuja vida controlaria a manutenção da própria vida. Um dos argumentos utilizados pelos defensores dessa hipótese é o fato de que a composição da atmosfera hoje parece depender principalmente dos seres vivos. Sem a presença dos seres fotossintetizantes o teor de gás carbônico (CO2) na atmosfera seria altíssimo, enquanto que nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) teriam concentrações muito baixas. Com a presença dos seres fotossintetizantes, a taxa de CO2 diminuiu, aumentando consideravelmente os níveis de N2 e O2 disponível na atmosfera. Essa redução do CO2 favorece o resfriamento do planeta, já que esse gás é o principal responsável pelo efeito estufa, influenciando muito na temperatura do planeta. Segundo esse argumento, a própria vida interferiu na composição da atmosfera, tornando-a mais adequada à sobrevivência dos organismos.
Embora muitos cientistas concordem com essa hipótese, outros não a aceitam, discordando da ideia de que a Terra seja um “superorganismo”. Um dos argumentos utilizados por esses cientistas é que não só os fatores biológicos moldam o planeta, mas também fatores geológicos, como erupções vulcânicas, glaciações, cometas se chocando contra a Terra, que modificaram e ainda modificam profundamente o aspecto do planeta.  Terra é  residência de diversas formas de vida, ela mesma se comporta como um grande ser vivo, com mecanismos que ajudam a preservar os outros seres vivos que abriga. O planeta tem uma capacidade de controlar sua temperatura, atmosfera, salinidade e outras características que mantêm o nosso lar confortável, com condições ideais para a existência da vida.  Por Paula Louredo (Adp)
O NASCIMENTO, A EVOLUÇÃO E AS AMEAÇAS À VIDA DO NOSSO PLANETA DE ACORDO COM A TEORIA DE GAIA
ESTÁGIO 1 - ANTES DE GAIA - PERÍODO - 4,6 bilhões a 3,8 bilhões de anos atrás - ESTADO - Não existe.
Antes de existir vida aqui, nossa atmosfera provavelmente era parecida com a de Marte e de Vênus. Mas, desde que a vida surgiu, essa composição mudou. Para a Teoria de Gaia, isso só é possível porque em algum momento a Terra passou a funcionar como um ser vivo auto-regulador
ESTÁGIO 2 - GAIA NASCE - PERÍODO - 3,8 bilhões a 2,3 bilhões de anos atrás - ESTADO - Em desenvolvimento
Entre os primeiros seres vivos, havia bactérias que consumiam gás carbônico (CO2) e liberavam gases como metano e oxigênio. Com o passar das eras, a respiração mudou a composição da atmosfera, injetando mais O2, aí os seres multicelulares se desenvolveram. Quando a vida começa a influenciar a evolução do ambiente, e vice-versa, é sinal de que Gaia nasceu. A Terra também regula sua temperatura: a concentração de metano no ar, por exemplo, cria um efeito estufa que garante o calor no planeta
ESTÁGIO 3 - GAIA EM FORMA - PERÍODO - 2,3 bilhões a 200 anos atrás - ESTADO - Bom
Uma das evidências de que a Terra é como um ser vivo é sua capacidade de controlar a própria composição e clima por meio de mecanismos de resposta entre suas partes orgânicas (a biosfera) e inorgânicas (ar, rochas e mares). O ciclo de carbono, por exemplo, ajuda a controlar a concentração de CO2 na atmosfera. Como todo ser vivo, a Terra também tem seus mecanismos para manter tudo funcionando. No caso de Gaia, o equilíbrio entre a vida, a atmosfera, os mares e as rochas funciona por meio de ciclos. De tempos em tempos, o equilíbrio se rompe, e ocorrem extinções em massa. Mas as espécies sobreviventes formam um novo equilíbrio e tudo volta aos eixos
A concentração de sal no mar está estável em 3,4% há milhares de anos - outro indício, de acordo com a Teoria de Gaia, de que a Terra se comporta como um sistema vivo. Bactérias que consomem o produto e lagoas de sal compostas de corais se organizam em outro ciclo, para manter o equilíbrio necessário à vida marinha
A temperatura média relativamente constante do planeta indica que a Terra está viva, já que ela manteve sua temperatura apesar de o calor do Sol ter aumentado 25% nos últimos 3 bilhões de anos.
ESTÁGIO 4 GAIA NA UTI - PERÍODO - 200 anos atrás aos dias de hoje - ESTADO - Febril
TUMOR MALIGNO - Em geral, a causa dos desequilíbrios de Gaia é externa, como o impacto de um meteoro. Pela primeira vez na história, o equilíbrio estaria sendo afetado por um órgão de seu próprio corpo: os humanos. Desde a Revolução Industrial, a humanidade tem funcionado como um verdadeiro câncer para Gaia. Vários ciclos importantes para o bom funcionamento do planeta estão "defeituosos" e pioram o aquecimento global acelerado pelo homem
ESTÁGIO 5 - O ENTERRO DE GAIA - PERÍODO - De hoje a daqui 1 bilhão de anos - ESTADO - Morta
O FIM ESTÁ PRÓXIMO - Para os pessimistas, o homem pode encurtar sua vida no planeta em milhares de anos. Mesmo sem nós, Gaia ainda estará ameaçada pelo Sol. Como toda estrela, ele emite mais calor conforme envelhece. Daqui a 1 bilhão de anos, o fortíssimo calor matará Gaia

ATIVIDADES
1- O que é Hipótese de Gaia?
2- Por que essa hipótese recebeu esse nome?
3- Sobre a Teoria de Gaia V ou F.
(   ) Segundo a hipótese de Gaia, o planeta Terra é um organismo vivo, capaz de se autorregular.
(   ) Para a Hipótese de Gaia os organismos bióticos da terra controlam os organismos abióticos e assim a Terra se mantém em equilíbrio para sustentar a vida.
(   ) Para a hipótese Gaia os seres vivos modificam o ambiente tornando-o mais adequado para a vida.
(   ) Para a Hipótese de Gaia a Terra é um planeta cuja vida controla a manutenção da própria vida.
(   ) Sem os seres fotossintetizantes (plantas) a quantidade de gás carbônico (CO2) na atmosfera seria alto e a quantidade de oxigênio (O2) seria baixas.
(   ) A  redução do CO2  causada pela respiração das plantas favorece o resfriamento do planeta, porque o gás carbônico é o principal responsável pelo aumento do efeito estufa.
(   ) Para a teoria de Gaia a Terra se comporta como um grande ser vivo, com mecanismos que ajudam a preservar os outros seres vivos que abriga. 

Atividades sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global

Efeito estufa. A emissão de gases que intensificam o efeito estufa  tem contribuído para o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.
A intensificação do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.Um outro fator  é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.. O dióxido de carbono(gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são:  gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol, biomassa.
- Os automóveis regulados para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada,uso obrigatório de catalisador em escapamentos .
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Efeitos do Aquecimento Global no planeta
Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências:
- Desertificação: com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amazônica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade
- Derretimento das geleiras dos pólos do planeta: este efeito já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais.
- Migrações em massa de pessoas: o alagamento de cidades e o aquecimento da temperatura em algumas regiões do mundo, podem provocar a migração de milhões de pessoas, provocando sérios problemas sociais nas regiões que receberão estes migrantes.
- Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas na agricultura. Diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
- Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenças, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Pode também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, disseminando ainda mais estas doenças pelo mundo.
- Desastres ambientais: o aumento da temperatura global pode aumentar a quantidade e força de furacões e tornados em várias regiões do planeta.
- A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
ATIVIDADES:
Qual a principal conseqüência da emissão de gases que intensificam o efeito estufa?
O que acontecerá se esse aumento da temperatura do planeta continuar?
O que intensifica a ação do efeito estufa?
Que exemplos de combustíveis fósseis aparecem no texto?
Qual seria a alternativa ao uso de combustíveis fósseis?

Coloque V ou F:
(   ) As florestas regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões.
(   ) As florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
(   ) o lançamento de gases poluentes na atmosfera, como os que resultam da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono(CO²) bloqueia a dissipação do calor.
(   ) O gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio também contribuem para o aumento da temperatura do planeta
Que soluções podem diminuir o Aquecimento Global? Assinale com um X
(   ) Diminuir o uso de combustíveis fósseis 
(   ) aumentar o uso de biocombustíveis, como alternativa aos combustíveis fósseis
(   ) Regular  automóveis para evitar a queima de combustíveis desnecessária
(   ) uso obrigatório de catalisador em escapamentos .
(   ) Alternar o uso do carro com bicicleta e transporte coletivo
(   ) Instalar de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
(   ) Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
Encontre e colora soluções para diminuir o aquencimento global










COLORA:

- verde - As fontes limpas e renováveis de energia; 5
- azul -  Os meios de transporte coletivo; 3
-laranja -  Alternativas ao uso do petróleo;3
-amarelo - Solução sustentável para o lixo; 2
E
Q
W
Q
W
Q
W
Q
A
M
A
N
U
C
L
E
A
R
A
S
T
A
S
A
S
A
S
A
S
A
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
A
Z
X
Z
X
Z
X
Z
X
R
Z
X
Z
X
V
B
V
B
V
B
N
V
B
V
B
V
B
V
B
E
V
N
M
N
M
N
M
N
M
L
O
N
M
N
M
N
M
N
M
M
A
S
A
S
A
S
A
S
A
E
L
Z
X
Z
X
Z
X
Z
X
O
C
V
C
V
C
V
C
V
C
S
D
F
D
F
D
F
D
F
D
T
D
F
D
F
D
F
D
F
A
E
G
H
G
H
G
H
G
H
G
R
G
H
G
H
G
H
G
H
V
I
E
Ó
L
I
C
A
Y
U
Y
I
Y
U
Y
U
Y
U
Y
M
I
D
C
V
V
B
V
B
V
B
B
Z
A
S
A
S
S
A
S
S
T
O
R
T
R
T
R
T
R
T
R
T
R
Õ
N
I
B
U
S
R
E
I
U
I
U
I
U
I
O
I
O
I
O
I
O
I
O
I
O
K
L
B
M
E
T
R
Ô
L
K
L
K
L
K
L
L
K
L
K
L
K
E
K
B
N
B
N
B
N
B
N
B
N
B
T
R
Ê
M
B
B
B
S
B
N
N
N
N
N
N
N
N
R
E
C
I
C
L
A
G
E
M
A
I
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
Y
H
H
H
T
T
U
R
R
R
R
R
S
O
L
A
R
R
R
R
R
R
R
R
Y
E
I
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
U
T
L
U
J
K
J
J
K
J
K
J
K
B
I
O
M
A
S
S
A
Y
O
I
H
I
D
R
E
L
É
T
R
I
C
A
G
H
G
H
G
T
C
U


Encontre no diagrama consequencias do aquecimento global 16
D
E
S
E
R
T
I
F
I
C
A
Ç
Ã
O
M
F
G
F
G
F
D
F
E
D
C
V
C
V
C
V
C
V
C
V
C
V
C
A
C
V
C
V
C
E
C
X
E
R
E
N
C
H
E
N
T
E
V
B
V
B
R
H
J
H
J
H
N
H
T
S
R
G
J
K
J
J
K
J
K
J
K
J
K
E
N
M
N
M
N
G
N
I
E
R
G
F
O
M
E
V
B
V
B
V
B
V
M
V
B
V
B
V
U
U
N
R
R
E
P
I
D
E
M
I
A
S
H
J
H
O
H
J
H
J
H
E
J
Ç
T
R
F
Q
R
Q
R
T
Y
T
Y
T
Y
T
T
H
J
H
J
H
J
U
Ã
O
R
G
B
N
B
N
B
N
B
N
B
N
B
O
B
N
N
B
N
B
J
O
S
R
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
J
D
F
U
R
A
C
Ã
O
T
X
C
X
M
I
G
R
A
Ç
Õ
E
S
X
H
E
F
R
G
E
R
R
R
U
A
U
M
E
N
T
O
C
A
L
O
R
L
J
A
F
R
H
R
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
H
N
F
R
G
R
F
F
F
Ã
F
F
A
L
A
G
A
M
E
N
T
O

J
I
F
R
H
T
Y
T
Y
O
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
M
F
R
G
Y
U
Y
U
Y
U
M
A
L
Á
R
I
A
A
Y
U
Y
U
Y
A
F
R
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
G
G
I
D
E
R
R
E
T
I
M
E
N
T
O
D
A
S
G
E
L
E
I
R
A
S


Coloque X, nas consequencias do aquecimento global

(   ) aumento da temperatura
(   ) florestas transformadas em desertos ou savanas.
(   ) aumento no nível das águas dos oceanos
(   ) alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
(   ) modificação do ciclo de vida da fauna nas montanhas, provocando extinção de animais
(   ) migrações em massa de pessoas pela fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
(   ) epidemias:  aumento da quantidade de mosquitos transmissores de doenças como a dengue e a malária.
(   ) desastres ambientais: aumento da quantidade e a força de furacões e tornados.
(   ) desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos