domingo, 4 de novembro de 2012

Atividades sobre desmatamento e desertificaçao



DESMATAMENTO E DESERTIFICAÇÃO
O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica.
Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica sofrer as conseqüências da derrubada ilegal de árvores. Em busca de madeiras de lei como o mogno,  empresas madeireiras instalaram-se na região amazônica para fazer a exploração ilegal. O desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 8% da mata sobrevive a cobertura original de 1500.
 A derrubada de matas tem ocorrido também nas frentes agrícolas. Para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura, muitos fazendeiros derrubam quilômetros de árvores para o plantio. O crescimento das cidades também provoca a diminuição das áreas verdes. O crescimento populacional e o desenvolvimento das indústrias desmatam grandes  áreas nas cidades e arredores. Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais. Muitos deles ocorrem por motivos econômicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo.  Nos países em desenvolvimento, principalmente asiáticos como a China, quase toda a cobertura vegetal foi explorada. Estados Unidos e Rússia também destruíram suas florestas com o passar do tempo.
As ações contra o desmatamento - - O desmatamento numa determinada região pode provocar o processo de desertificação (formação de desertos e regiões áridas). Este processo vem ocorrendo no sertão nordestino e no cerrado de Tocantins. 
Deserto --É uma região onde ocorre pouca chuva. Em virtude disso a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. Nestas condições, a vida torna-se complicada para seres humanos e outras espécies animais. 
O solo do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas. Durante o dia as temperaturas  são elevadas e a noite são muito baixas.  Os desertos mais famosos são: Saara (África), Atacama (Chile), Thar (Índia), Namibe (Angola), Sinai (Egito), Arábia (Ásia), Gobi (Ásia), Kalahari (África) e Arizona (Estados Unidos). Muitos desertos são formados a partir do processo de desertificação do solo, que consiste na perda de vegetação através da ação do homem ou da própria natureza.
Desertificação  --É um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva). Nas últimas décadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificação no mundo As principais áreas atingidas são: oeste da América do Sul, Oriente Médio, sul da África, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, Austrália e sul da Ásia.  No Brasil, a desertificação vem aumentando, atingindo várias regiões. Nordeste (região do sertão), Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato-Grosso e Norte de Minas Gerais. Com a formação de áreas áridas, a temperatura aumenta e o nível de umidade do ar diminui, dificultando a vida do ser humano nestas regiões. Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura também é prejudicado, diminuindo a produção de alimentos e aumentando a fome e a pobreza. O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada. A desertificação também favorece o processo de erosão do solo, pois as plantas e árvores não existem mais para "segurar" o solo. 

7








D










1








E










9








S










3








M










6








A










12








T










4








A










19








M










5








E










11








N










13








T










8








O










2



















14








E










24



















10








D










20








E










16








S










25








E










18








R










22








T










17








I










28








F










26








I










15








C










21








A



















Ç










27








A










29








O










COMPLETE AS LACUNAS E PREENCHA A CRUZADINHA
1- O desmatamento, no Brasil, começou com a chegada dos ________________ ao nosso país, no ano de 1500.
2-  O primeiro interesse dos colonizadores no Brasil foi o pau-brasil, árvore explorada na ____________________  
3- A Floresta Amazônica sofre com a derrubada ilegal de árvores, em busca de madeiras de lei como o _________.
4-  Empresas madeireiras instalaram-se na ___________ para fazer a exploração ilegal de madeira de lei.
5- O _________________ na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. Da  Mata Atlântica apenas 8% da cobertura  original de 1500 não foi desmatado.
6- A derrubada de matas tem ocorrido também nas frentes agrícolas, para aumentar a quantidade de terras para a --------------------
7- O crescimento das _________ também provoca a diminuição das áreas verdes.
8- O crescimento ________________ e as indústrias também são responsáveis pelo desmatamento.
9- Outro problema que provoca a destruição do verde são as ___________ e incêndios
10- Muitas queimadas acontecem por  motivos econômicos, porque os fazendeiros são ____________ de queimar matas protegidas por lei, então muitos provocam incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo. 
11-  Em países como  a China, Estados Unidos e Rússia quase toda a cobertura vegetal  foi explorada por causa do ___________________
12-  O desmatamento pode provocar o processo de _______________
13- Desertificação  é a  formação de ___________ e regiões áridas.
14- A desertificação está ocorrendo atualmente na _______ nordestino e no cerrado de Tocantins. 
15- Deserto é uma região onde ocorre pouca ________ e por isso tem pouca vegetação
16- O _____do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas.
17- O ____________do deserto apresenta grande variação, durante o dia temperaturas  elevadas e a noite as temperaturas são baixas. 
18- O maior deserto do mundo é o _________
19- O _______________________no Chile é o deserto mais seco do mundo
20-  Muitos desertos são formados do processo de desertificação do solo, que consiste na perda de _______ através da ação do homem ou da própria natureza.
21-  Desertificação acontece quando o solo é transformado em deserto, através da ação _____________ou processo natural.
22- No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, por causa do desmatamento que faz o solo perder suas propriedades, tornando-se _________ (perda da capacidade produtiva).
24- As principais ______________pela desertificação são: oeste da América do Sul,  Oriente Médio, sul da África, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, Austrália e sul da Ásia. 
25-  No Brasil, a desertificação atinge principalmente o sertão do ______, Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato-Grosso e Norte de MG.
 26- Com a formação de desertos a temperatura aumenta e a ____________do ar diminui, dificultando a vida nestas regiões.
27-  Com a desertificação o solo fica  infértil, o desenvolvimento da agricultura é prejudicado, diminui a produção de alimentos e aumenta a fome e a _________.
28- A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de animais e vegetais, pois ___________ radicalmente o ecossistema da região afetada.
29- A desertificação favorece a ____________do solo, pois as plantas e árvores não existem mais para "segurar" o solo. 

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog