segunda-feira, 12 de agosto de 2013


Sequência didática 
Série: 7º e  8º ano
Período: 3º bimestre
Tempo de duração: 10 aulas aproximadamente
Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
Tópico 9 Sociodiversidade

Sequência:
1. Apresentação do tópico e sondagem.  
2. Conceituar palavras chave do tópicosociodiversidade - patrimônio histórico-cultural brasileiro  
3. Sistematização: Aulas expositivas dialogadas sobre os temas.
Conteúdo para interpretação e analise em grupo. 
 • A sociodiversidade das paisagens em sua espacialidade municipal e regional.
• Localização, distribuição e freqüência dos grupos sociodiversos no conjunto da população brasileira.
• O impacto das transformações culturais das sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
- festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do Rosário.
-descrever  a linha do Equador  em seus aspectos relevantes  da paisagem natural e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse lugar, no Brasil e no mundo.
- Analisar o clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à sociodiversidade do Equador.
- Estabelecer relações entre o modo de vida dos povos do Equador, no que se refere  ás tradições, costumes, hábitos e valores.
-  Entender como os povos do Equador  constroem suas identidades  com as paisagens  e as regiões, demarcando sua territorialidade e espacialidade, no Brasil e no mundo
- Compreender a identidade  dos povos da Floresta  e ribeirinhos, problematizando o uso  das unidades de conservação.
- ecossistemas e os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- Saber identificar as zonas térmicas da Terra./- Ter noção de biodiversidade e sociodiversidade.
- Saber comparar diferentes culturas.
Atividades para trabalho em grupo e sistematização do conteúdo 






As imagens abaixo representam a sociodiversidade no Brasil...colora, recorte e cole no mapa abaixo obedecendo as regiões...
Professor, apenas empreste o mapa acima para que o aluno desenhe(tire cola) no caderno... desenhe em duas folhas depois cole os desenhos que mostram a sociodiversidade do Brasil... Fica muito lindo!!!

Maquete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário