terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atividade sobre Tópico 17 Fundamentalismos étnicos, religiosos e ambientalistas: o choque entre o multiculturalismo e a intolerância


Tópico 17 Fundamentalismos étnicos, religiosos e ambientalistas: o choque entre o multiculturalismo e a intolerância

Conceitos de etnia, cultura, fundamentalismo e multiculturalismo e alteridade, conflitos contemporâneos.

“As sociedades contemporâneas são heterogêneas, compostas por diferentes grupos humanos, interesses contrapostos, classes e identidades culturais em conflito. Vivemos em sociedades nas quais os diferentes estão quase que permanentemente em contato. Os diferentes são obrigados ao encontro e à convivência. E são assim também as escolas.As idéias multiculturalistas discutem como podemos entender e até resolver os problemas gerados pela heterogeneidade cultural, política, religiosa, étnica, racial, comportamental, econômica, já que teremos que conviver de alguma maneira”.PRAXEDES,Walter. In: A diversidade humana na escola: reconhecimento, multiculturalismo e tolerância. Revista Espaço Acadêmico, n° 42, novembro de 2004.
“O multiculturalismo é a nova cultura do espaço global, uma cultura dinâmica que se refaz com e através dos fluxos globalizantes, modificando e reconstruindo as interações e colocando como desafio a conciliação de uma diversidade de costumes, concepções e valores, sem o perigo de se excluir as formas diferentes de se manifestar (...). Ao rejeitar todo o preconceito ou hierarquia, o multiculturalismo baseia-se no respeito ao ponto de vista, às interpretações e atitudes do Outro, constituindo-se numa fonte de possibilidades de transformação e de criação cultural. Sendo assim, evidencia-nos um entendimento dinâmico de cultura, a qual deixa de ser um conjunto de características rígidas transmitidas de geração em geração, e passa a ser uma elaboração coletiva que se reconstrói a partir de denominadores interculturais “. SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. In: Multiculturalismo: tolerância ou respeito pelo outro? Jornal A Razão, 26 de junho de 2003.

“A problematização do conceito de cultura de modo a considerá-la uma elaboração coletiva, em transformação constante, em que a cultura dos imigrantes e das minorias são aspectos específicos a ter em conta nas mudanças das sociedades e dos indivíduos. É esta perspectiva de cultura na diversidade que está implícita a um multiculturalismo crítico que vise mudanças culturais, que conceitualize e questione a hegemonia do grupo étnico dominante, que dê lugar á expressão das culturas minoritárias e que, finalmente, promova a igualdade real de oportunidades”. CARDOSO, Carlos Manoel Neves. In: Antropologia e Multiculturalismo. Multicultural n° 5, 1995.
“Fundamentalismo não é uma doutrina (...) Fundamentalismo representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista. Sendo assim, imediatamente surge grave conseqüência: quem se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar outra verdade, e seu destino é a intolerância. E a intolerância gera o desprezo do outro, e o desprezo, a agressividade, e a agressividade, a guerra contra o erro a ser combatido e exterminado. Irrompem conflitos com incontáveis vítimas”. BOFF, Leonardo. In: Fundamentalismo a globalização e o futuro da humanidade, Rio de Janeiro: ed. Sextante, 2002.

ATIVIDADE
 a) Quais são as principais propostas do multiculturalismo?
b) O que as idéias multiculturalistas desejam?
c) Como a cultura é vista de acordo com as idéias multiculturalistas?
d) Como o multiculturalismo vê as minorias?
e) O que é fundamentalismo?
f) Como os fundamentalistas vêem o "outro", aquele que é diferente?
g) Quais são os conflitos fundamentalistas existentes no mundo hoje? Os conflitos podem se referir a questões étnicas, religiosas e ambientalistas.
h) Quais são as atitudes que prevalecem no mundo hoje. As pessoas conseguem respeitar as diferenças?
i) Para você o que poderia ser feito para tentar resolver os conflitos atuais existentes no mundo?

Atividade de História sobre o TÓPICO 16 A CONSTITUIÇÃO DOS DIREITOS(CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS) NA REPÚBLICA BRASILEIRA: DEMANDAS SOCIAIS E LEGISLAÇÃO



TÓPICO 16 A CONSTITUIÇÃO DOS DIREITOS(CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS) NA REPÚBLICA BRASILEIRA: DEMANDAS SOCIAIS E LEGISLAÇÃO
Palavras chave: xenofobia, discriminação, preconceito
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL- Promulgada em 5.10.1988
TÍTULO I--Dos princípios fundamentais
Art. 3 – Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – constituir uma sociedade livre, justa e solidária
II – garantir o desenvolvimento nacional
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação


ATIVIDADE
 1 Você vive numa sociedade livre, justa e solidária, tal como colocado na Constituição como objetivos nacionais?
2-A questão da pobreza e a marginalização ainda existem no nosso país? Comente.
3-Quais dos direitos acima apresentados você acha que são realmente cumpridos no nosso país?
4-O que você acha que leva ao não cumprimento dos itens garantidos pela Constituição e quais seriam as possíveis saídas para os problemas.

ATO INSTITUCIONAL Nº 5--Ato que estabelecia uma série de leis limitadoras da liberdade do cidadão, promulgado em dezembro de 1968, durante o governo militar.
Art 4º - O Presidente da República poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.
Art 5º - A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em:
I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função
II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais
III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política
IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança:
a) liberdade vigiada--b) proibição de freqüentar determinados lugares--c) domicílio determinado
Art 7º - O Presidente da República poderá decretar o estado de sítio .
Art 10 - Fica suspensa a garantia de hábeas corpus .
--In GASPARI, Elio. O dia em que mandaram a democracia às favas. Revista Nossa História, n. 1. RJ: Biblioteca Nacional: Ed. Vera Cruz, no./2003, p. 52-57.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA - 1988
TÍTULO II--Dos diretos e garantias fundamentais
CAPÍTULO I--Dos direitos e deveres individuais e coletivos
Art. 5 - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à segurança e à propriedade, (...).
II – ninguém será obrigado a fazer alguma coisa senão em virtude de lei
III – ninguém será submetido nem a tratamento desumano ou degradante
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial
XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal

ATIVIDADES
1-) Quais são os itens democráticos e autoritários presentes nos dois textos apresentados:
2-) Faça um paralelo entre os direitos democráticos e os estabelecidos pela ditadura.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL - 1988
TÍTULO I--Dos Princípios Fundamentais
Art.1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
I - a soberania--II - a cidadania--III - a dignidade da pessoa humana
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa--V - o pluralismo político
Parágrafo único- Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
TÍTULO II --Dos diretos e garantias fundamentais CAPÍTULO II --Dos direitos sociais Art.6º - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
ATIVIDADES:
1-    Qual a diferença existente entre o que determina a Constituição e a realidade brasileira?

Na Constituição do Império, em 1824, podiam votar apenas os que tivessem mais de 25 anos e ganhassem mais de 100 mil réis por ano; os analfabetos votavam, mas as mulheres não. Em 1846 a renda anual exigida subiu para 200 mil réis. A partir de 1882, os novos eleitores analfabetos não podiam ser votados. Com a proclamação da República, em 1889, a idade mínima do eleitor passou a ser de 21 anos, acabando-se a exigência de renda mínima, porém continuando proibido o voto feminino. Em 1891 todos os analfabetos perdem o direito de voto. Em 1932 foi instituído o voto feminino no Brasil e em 1934 a idade mínima baixou para 18 anos, ampliando-se consideravelmente o número de eleitores. A cidadania ativa dos analfabetos foi restituída por emenda constitucional em 1985, continuando proibida a eleição dos mesmos para o exercício de mandatos eletivos. Por fim, a Constituição de 1988 instituiu o voto facultativo para os menores entre 16 e 18 anos e para os maiores de 70 anos, consagrando o voto feminino e dos analfabetos.
ATIVIDADES4--
1-Por que você acha que a mulher ficou tanto tempo excluída da vida política do Brasil?
2-Você acha que um analfabeto poderia representar o povo em algum cargo político?
3-Com o voto censitário ,quem ficava excluído da vida política no Brasil?
4-O que é voto facultativo?
5-O que é sufrágio Universal?
6-O que é voto direto ?

Atividade de História Tópico 15 Do Estado do bem-estar social ao desenvolvimento do neoliberalismo: as políticas de assistência e inclusão social EM


Tópico 15 Do Estado do bem-estar social ao desenvolvimento do neoliberalismo: as políticas de assistência e inclusão social
Leia os textos, a seguir:
TEXTO 1 - O maior dos regimes neoliberais, os EUA do presidente Reagan e a Grã-Bretanha da primeira ministra Margareth Thatcher os regimes mais profundamente comprometidos com a economia do laissez-faire (Deixe fazer)eram também nacionalistas e desconfiados do mundo externo.
” Pontos a respeito da liberalização das economias mundiais:
1-Os países mais desenvolvidos fazem propaganda neoliberal e, não adotarem estas mesmas posições ao formular suas políticas de governo,porque esses adotam práticas de políticas protecionistas de variados modos (tarifas alfandegárias altas para produtos importados, embargo de mercadorias de nações estrangeiras por motivos pouco convincentes, etc.).
2-A liberalização de mercados favorece mais aos países dominantes, pois já dispõem de recursos volumosos para investimentos em infra-estrutura; para subsidiar a produção de certos produtos, tornando assim os produtores nacionais mais competitivos no mercado mundial, Além da disparidade tecnológica entre países desenvolvidos e atrasados economicamente.
“A batalha entre Keynesianos e neoliberais não era nem um confronto puramente técnico entre economistas profissionais, nem uma busca de caminhos para tratar de novos e perturbadores problemas econômicos. Era uma guerra de ideologias incompatíveis. O Keynesianismo modelo político dominante no pós-guerra (1945 em diante), teve sua força atrelada a condições históricas específicas – necessidade da reconstrução material, política e das economias da Europa, medo do avanço do comunismo, etc. Os dois lados apresentavam argumentos econômicos. Os keynesianos afirmavam que altos salários, pleno emprego e Estado do bem-estar haviam criado a demanda de consumo que alimentara a expansão e que bombeara mais demanda na economia era a melhor maneira de lidar com depressões econômicas. Segundo os mandamentos neoliberais, genericamente, a ação do Estado deve reduzir-se ao mínimo possível”ESTADO MÌNIMO” Os neoliberais afirmavam que a economia e a política da Era de Ouro (1945-73) impediam o controle da inflação e o corte de custos tanto no governo quanto nas empresas privadas, assim permitindo que os lucros, verdadeiro motor do crescimento econômico numa economia capitalista aumentassem isso justifica o abandono das políticas relacionadas ao Estado do bem-estar social para implementação da cartilha neoliberal entre meados da década de 1970 e inícios da década de 80 nos países mais ricos ,a crise do Petróleo, de 1973, foi um fator desestabilizador das economias dos Estados do bem-estar social” HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. SP; Cia. das Letras, 1995, p. 399.
TEXTO 2- CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, 1988
CAPÍTULO II--Dos Direitos Sociais
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos
II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário
III - fundo de garantia do tempo de serviço
IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; (...)FONTE:www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao
TEXTO 3
Num mundo de tantas desigualdades sociais, onde o acesso a serviços e produtos básicos (saúde, educação, alimentação digna, etc.) é negado a grandes parcelas da população, o que dizer sobre a cartilha liberal?Se mesmo com a atual atuação do Estado no mercado de produtos e serviços a situação já é falha, podemos imaginar de antemão os resultados desastrosos da aplicação de políticas neoliberais no extremo. Em sociedades onde as desigualdades sócio-econômicas são perversas, chega a ser cinismo tratar todos como iguais.O desmonte da máquina estatal, já nos têm demonstrado a experiência cotidiana, por si só não resolve, é necessário aumento de oferta e competitividade de produtos, baixa nos preços, aumento da qualidade e da eficiência na prestação de serviços básicos à população.
ATIVIDADES:
1-) O que foi o Keynesianismo?
2-) O que foi o Estado do Bem estar Social?
3-)O que foi o Estado Mínimo ou Estado Liberal? 4-)O que foi a Era do Ouro?
5-)Que dois países foram os primeiros a adotarem a liberalização da economia?Sob orientação de quais chefes de governo?
6-) Por que os países mais desenvolvidos não adotam a política neoliberal ao formular suas políticas de governo?
7-) Por que a liberalização de mercados favorece mais aos países dominantes que os dominados -em desenvolvimento-?
8-)De quem é a responsabilidade com os serviços básicos que têm que ser oferecidos á população?E se a política Liberal for levada ao extremo e esses serviços forem tercerizados o que você acha que pode acontecer? “Com a liberalização irrestrita de mercados e das relações de trabalho, com a saída do Estado de setores estratégicos da economia como: telecomunicações, energia, etc., será possível, num futuro próximo, o real comprimento de direitos sociais como os que são acima citados?


Atividade de História sobre o tópico 14. Partidos políticos, sindicatos e a consolidação da democracia brasileira: do peleguismo ao novo sindicalismo urbano


Atividade de História 1º ano Ensino Médio

Tópico 13 Abertura do mercado brasileiro para o capital estrangeiro: do nacional-desenvolvimentismo à implementação de políticas neoliberais

“Nacional-desenvolvimentismo foi como ficou conhecido o sistema de crenças que apoiava o modelo de crescimento econômico adotado no Brasil a partir dos anos 30. Suas bases objetivas eram o financiamento do investimento público através da inflação e a busca da autarquia pela substituição de importações. Suas bases subjetivas foram construídas em torno do mito do Estado Redentor, o único Demiurgo do Desenvolvimento, o Leviatã que conduziria o país na senda do progresso superando quaisquer obstáculos. No meio século que vai da crise de 1929 até o início dos anos 80, a participação do Estado na economia cresceu muito, e a inflação também. Mas o crescimento foi tão espetacular quanto a ampliação da desigualdade, sendo esse o preço a pagar pelo rápido progresso, e também a chave para entender o colapso do modelo. A democracia fez crescer a resistência à inflação e decretou, quando da hiperinflação, a rejeição definitiva do velho desenvolvimentismo.“Trecho extraído da revista Veja, 04 de agosto de 2004, O nacional-empreendedorismo.Autarquia:
“O neoliberalismo foi uma reação teórica e política veemente contra o Estado intervencionista e de bem-estar... Ele ganhou terreno a partir da crise ocorrida em 1973, quando todo o mundo capitalista avançado caiu numa longa e profunda recessão, combinando, pela primeira vez, baixas taxas de crescimento com altas taxas de inflação. Esse modelo econômico prioriza a estabilidade monetária, a contenção do orçamento, o abandono do pleno emprego e o estabelecimento de concessões fiscais para os detentores de capital. Com a adoção deste modelo, a inflação foi contida, porém as taxas de desemprego e o grau de desigualdade aumentaram significativamente.O neoliberalismo defende a idéia de que o mercado, e não o Estado, deveria ser o único alocador de salários e capital. Defende a desregulamentação total, a derrubada das barreiras comerciais e a livre circulação de bens, de trabalho e de capital. É parte essencial do projeto neoliberal uma reestruturação do Estado, visando privatizações em massa, a redução de impostos e tributos sobre o capital e o desmanche do chamado Estado de bem-estar social.”Texto adaptado do livro Balanço do neoliberalismo de Perry Anderson.
Atividade 1
1-conceituar nacional-desenvolvimentismo e neoliberalismo
2-apontem as principais diferenças existentes entre os dois modelos econômicos.
nacional-desenvolvimentismo surgiu no ----------------------------a partir da ----------------------------- o -----------------------------------era o principal agente propulsor da economia e desejava desenvolver a indústria nacional, através da substituição de importações. Já o neoliberalismo foi uma reação ao ----------------------------------~------------------------------e ganhou força com a crise ocorrida em 1973. Neste modelo, o --------------------------------------não deveria ---------------------------na economia, pois era o -------------------------------------------que estabelecia as regras. O nacional-desenvolvimentismo promoveu o desenvolvimento da indústria nacional, o crescimento econômico e o aumento da participação do --------------------------------------------na economia. Porém, esse crescimento industrial e econômico promoveu a alta da inflação e o aumento da desigualdade. Já o neoliberalismo, promoveu a estabilidade monetária e diminuiu os gastos do Estado e conteve a inflação, porém, a desigualdade social e o desemprego aumentaram sensivelmente.
Numere
( 1 )Nacional desenvolvimentismo
( 2)Neoliberalismo
( ) intervenção estatal ( )o estado não faz intervenção na economia ( )prioriza estabilização monetária ( )concessões fiscais para empresários
( ) O mercado e não o estado deve ser o alocador de salários e capital. ( )derrubada de barreiras e livre circulação de bens,trabalho e capitais. ( )privatizações em massa. ( )O Estado é o único capaz de promover o desenvolvimento

Atividade de Geografia-

Tópico comp.--v. Território e territorialidade-- OP—12-- Território e territorialidade

Análise do texto:
Texto – As contradições no uso do território

A sociedade demarca novas e antigas paisagens caracterizadas, pelo desenraizamento e pela exclusão. Seus atores são os sem teto, os refugiados, os camelôs, as gangues, as prostitutas, os doentes, os loucos, os pivetes, os mafiosos, os criminosos, os ladrões, representando os desterritorializados. Esses grupos que sobrevivem nas fronteiras da marginalidade e articulam-se com os lugares, criam territorialidades clandestinas denominadas de reterritorialização. Eles se espacializam nos guetos, na rua, nos becos, nos asilos, nos hospitais, nos presídios, nos clubes, nas sarjetas, praças numa relação conflitante com os outros usuários/incluídos no espaço. A mobilidade e a flexibilidade dos desterritorializados envolvem o espaço e o tempo. O espaço diurno é preenchido pela movimentação do comércio, dos serviços, dos transportes e pelos transeuntes na rotina cotidiana do trabalho e das compras. O espaço noturno é ocupado por outros personagens que atuam na prostituição, em gangues, na mendicância ou na busca do lazer noturno em bares e cafés. Assim, o fenômeno da desterritorialização possibilita a compreensão de novas territorialidades em processo de reterritorialização do lugar. A paisagem excluída ganha visibilidade na desterritorialização dos acampamentos dos Sem Terra, no Brasil, dos refugiados balcânicos na Itália, dos desempregados africanos, na Espanha, nos acampamentos provisórios dos ruandeses na Tanzânia; dos palestinos, no Líbano; de curdos na Lituânia; dos refugiados sudaneses no Quênia.
1- Explicar o entendimento de território e seu desdobramento em territorialidade, desterritorialidade e reteritorialidade. Exemplificar.
2- Inferir da leitura do texto a relação entre os excluídos na cidade e no campo.
3- Explicar como se dá a exclusão na cidade. Quais as conseqüências dessa segregação no patrimônio arquitetônico, no planejamento urbano e distribuição dos bens sociais públicos.
4- Atividade de Problematização
Considerando a segregação que ocorre no espaço urbano, questione porquê os moradores empobrecidos das favelas e dos bairros populares metropolitanos estão presentes mais freqüentemente nas associações comunitárias de base residencial e religiosa, ao mesmo tempo em que apresentam baixa participação nos sindicatos, associações profissionais e nos partidos políticos.

IX. SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS-- OP—15 7º ano


IX. SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS-- OP—15

Há uma relação estreita entre potencial turístico e regiões onde se localizam sítios arqueológicos, verdadeiros museus a céu aberto. É o caso da Serra da Capivara, um dos destinos mais valorizados do turismo científico-cultural do Brasil. O Museu do Homem, ali instalado, tem contribuído para levantar recursos financeiros que sustentam as pesquisas arqueológicas comandadas pela arqueóloga francesa Niéde Guidon.A maior parte das grutas do norte de Minas contém painéis internos e externos com as cores fortes de pinturas rupestres de aproximadamente 10 mil anos. Só a cidade de Montes Claros, principal pólo do norte mineiro, tem espalhados 61 sítios arqueológicos. O potencial turístico está à espera de empreendedores. O mesmo acontece com a região de Lagoa Santa, na Grande Belo Horizonte. Os primeiros achados arqueológicos datam do século XIX e o pesquisador pioneiro foi Peter Lund, naturalista dinamarquês. É inegável a importância do turismo para a implementação de projetos arqueológicos regionais. Mas não é só isso. Museu e turismo também valorizam as tradições culturais locais, oportunizando na comunidade uma tomada de consciência de sua história, além de elevar sua auto-estima para o importante papel de anfitriã. O Museu Arqueológico de Xingó foi criado para estudar, preservar e divulgar o conhecimento sobre a pré-história do homem brasileiro, especialmente aqueles que viveram na região do baixo São Francisco, desde muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil.


QUESTÕES  PROBLEMATIZADORAS:

1-Há vestígios de achados arqueológicos no seu município/região?
2-Seu município tem bens culturais ou naturais tombados pelo Estado?
3-Onde fica o museu do Homem?
4-Cite dois sítios arqueológicos de Minas Gerais.
5-Fale sobre os sítios arqueológicos de Montes Claros?
6-O que é sítio Arqueológico.?

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