terça-feira, 12 de abril de 2011

A Primeira Grande Guerra

   
COMPLEMENTAR:XIV. A PRIMEIRA GRANDE GUERRA
BELLE ÉPOQUE – Começou na França, mais ou menos em 1880, e se estendeu até a  Primeira Guerra Mundial, em 1914. No Brasil, tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, com o Movimento Modernista e a Semana da Arte Moderna em São Paulo.  Esta é até hoje relembrada como uma época de florescimento do belo, de transformações, avanços e paz. Surgem novas descobertas e tecnologias como o  como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, entre outras invenções, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. Paris se torna o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta. Este período testemunhou a escalada do socialismo. Mesmo com esta tensão no ar, o contexto desta época é lembrado como a era dourada, subitamente abalada pelo início da 1ª Guerra Mundial.
1ª GRANDE GUERRA MUNDIAL(1914-1918)
Antecedentes – Descontentamento com a partilha da Ásia e da África. ( Alemanha e Itália ficaram fora do processo neocolonial, enquanto França e Inglaterra exploravam diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor). A insatisfação da Itália e da Alemanha, é uma das causas da Grande Guerra, porque no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, na disputa pelos mercados consumidores.  
--Corrida armamentista para se protegerem, ou atacarem. Esta corrida bélica gerava  apreensão e medo, onde um tentava se armar mais do que o outro.
-- Rivalidade entre as duas nações poderosas da época (Inglaterra e França). A França havia perdido a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês esperava para retomar a rica região perdida.
-- O pan-germanismo e o pan-eslavismo. Existia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.
O início da Grande Guerra- O estopim foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem sérvio, integrante do grupo mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria nos Bálcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, em 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Política de Alianças- Os países europeus fizeram alianças políticas e militares:  Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente, (França, Rússia e Reino Unido). O Brasil participou do lado da Entente, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos.
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. No fim da 1ª guerra, foram utilizados novas tecnologias bélicas (tanques de guerra e aviões). Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres 
  trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
Fim do conflito-Só em 1917 os EUA entraram no conflito ao lado da  Entente, pois havia acordos comerciais a defender com Inglaterra e França (os EUA vendiam armas e outros produtos, se eles perdessem os EUA teriam prejuízos). A entrada dos EUA  marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados  assinaram o Tratado de Versalhes que impunha restrições e punições. A Alemanha teve o exército reduzido, a indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena e teve que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes  influenciou a Segunda Guerra Mundial.A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos. – Depois da Guerra foi criada a Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial. Conseqüências para o Brasil: fortalecimento e desenvolvimento da indústria.
Crise de 29 - Durante a 1ª Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento (os EUA se tornaram o país mais rico do mundo) suas indústrias produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus em guerra. Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam  reconstruindo suas indústrias e cidades e mantiveram suas importações. A situação começou a mudou em 1930. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos dos EUA. Com a diminuição das exportações, as indústrias norte-americanas aumentaram seus estoques. Grande parte destas empresas possuía ações na Bolsa de Valores de NovaYork e milhões de norteamericanos tinham investimentos nestas ações. Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente. Em poucos dias pessoas muito ricas ficaram pobres. O número de falências foi enorme e o desemprego atingiu  30% dos trabalhadores. A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior da história dos EUA. Diversos países  mantinham relações comerciais com os EUA, e a crise se espalhou por quase todos os continentes. Os EUA eram o maior comprador do café brasileiro e com a crise a importação diminuiu e o preço do café caiu. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo comprou e queimou toneladas de café para diminuir a oferta e conseguir manter o preço. Este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores  investiram na industrialização, alavancando a indústria brasileira. A solução para a crise surgiu em 1933. No governo de Roosevelt, com o plano  New Deal ( um plano econômico que controlava os preços e a produção das indústrias e das fazendas). Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.

  
COMPLEMENTAR:XIV. A PRIMEIRA GRANDE GUERRA.
SOBRE A BELLE ÉPOCA COLOQUE V OU F:

(   ) Começou na França, mais ou menos em 1880, e se estendeu até a  Primeira Guerra Mundial, em 1914.
(   ) No Brasil, tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, com o Movimento Modernista e a Semana da Arte Moderna em São Paulo.  (   ) Foi a época de florescimento do belo, de transformações, avanços e paz.
(   ) Surgiram novas descobertas e tecnologias como o  como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, etc.
(   ) O cenário cultural fervilha era o centro das atenções  com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema.
(   ) Paris se tornou o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards (avenidas) e a alta costura.
(   ) Por causa do clima de paz, e liberdade esse período testemunhou a escalada do socialismo.
(   ) Essa era dourada só foi abalada pelo início da 1ª Guerra Mundial.
COMPLEMENTAR:XIV. A Primeira Grande Guerra.
1- Sobre a 1ª guerra responda   rápido:
a- Quando:
b- Onde:
c- O que queria:
d- Estopim:
e- Marcou seu fim:
3- Sobre a 1ª Guerra marque V ou F
(   ) Os países se enfrentaram na 1ª guerra porque disputavam o mesmo mercado consumidor e território fornecedor de matéria prima.
(   ) O que marcou o início da 1ª guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro.
(   ) Os países europeus se uniram em alianças  políticas militares para se fortalecerem para um possível confronto.
(   ) Fizeram parte da Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha)
(   ) Fizeram parte da Tríplice Entente, (França, Rússia e Reino Unido).
(   ) O Brasil participou do lado da Entente, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos.
(   ) A 1º guerra foi chamada de guerra de trincheiras.
(   ) No fim da 1ª guerra, foram utilizados tanques de guerra e aviões como armas de guerra.
(   ) Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas.
(   ) Os EUA adotaram atitude isolacionista e só em 1917 entraram no conflito ao lado da  Entente, pois havia acordos comerciais a defender com Inglaterra e França (os EUA vendiam armas e outros produtos, se eles perdessem os EUA teriam prejuízos).
(   ) A entrada dos EUA  marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.
(   ) O Tratado de Versalhes impunha restrições e punições aos perdedores da guerra, a  Alemanha teve o exército reduzido, a indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena e teve que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores.
(   ) O revanchismo alemão contra o Tratado de Versalhes  influenciou a Segunda Guerra Mundial

2- O que foi:
a- O pangermanismo-;
b- A guerra de trincheiras-;
c- O tratado de Versalhes;
d- A corrida bélica;
e- A Entente->
f- A tríplice Aliança
4-- Numere (1) para as causa e (2) para as conseqüências da 1ª guerra:
 (   ) Alemanha e Itália fora do processo neocolonial
(   ) Assinatura do tratado de Versalhes e rendição.
(   ) Corrida armamentista para se protegerem, ou atacar.
(   ) Vitória da Entente,
 (   ) EUA como o país mais rico do mundo.
(   ) Forte concorrência comercial entre os países europeus, na disputa pelos   mercados consumidores. 
(   ) A Alemanha com exército reduzido, a indústria bélica controlada
(   ) A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes   prejuízos econômicos.
(   ) O pan-germanismo e o pan-eslavismo. Vontade nacionalista  em unir, em uma nação, todos os países da mesma origem.
 (   ) Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.
(   ) Fortalecimento e desenvolvimento da indústria brasileira
(   ) Descontentamento da Alemanha e da Itália com a partilha da Ásia e da África.

A expansão capitalista e o imperialismo


Complementar: XIII. A expansão capitalista e o imperialismo : Sobre as fases do capitalismo relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) 1ª Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo- Séc. XV
(2) 2ª Fase: Capitalismo Industrial Séc. XVIII
(3) 3ª Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro séc. XX
(   ) Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias
(   ) A burguesia e a nobreza começam a buscar riquezas, procuram ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas na Europa.
(   ) Os comerciantes burgueses, financiados por reis e nobres, chegam à América e começam a exploração com objetivo de o enriquecimento e acúmulo de capital
(   ) teve com característica a busca do lucro, uso de mão-de-obra escrava, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e   desigualdades sociais.
(   ) Teve início com a  Revolução Industrial, na Inglaterra.
(   ) Nesse período aconteceu a colonização e exploração da América.
(   ) Fortalece o capitalismo, modifica o sistema de produção (coloca a máquina para fazer o trabalho dos artesãos). O dono da fábrica aumenta seu lucro, pois a produção é mais rápida.
(   ) Trouxe benefícios como queda no preço das mercadorias, mas trouxe malefícios como desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas.
(   ) Nesse período aconteceu a neocolonização na África e Ásia,  a matéria prima e a riqueza foram exploradas, a população foi dominada, forçada a trabalhar em jazidas minerais e a consumir produtos industrializados da Europa.
(   ) Acontece até hoje com o sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado.
(   ) A globalização permite às grandes corporações multinacionais produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, reduzir os custos e dentro de uma economia de mercado, vender seus produtos para vários países.
(   ) Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo real.
(   ) Apesar das indústrias e do comércio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são os que mais lucram e acumulam capitais.
Complementar: XIII. A expansão capitalista e o imperialismo: História do Imperialismo e Neocolonialismo. Coloque V ou F no que se refere ao neocolonialismo:
(   ) Já em 1850, Inglaterra, FrançaAlemanhaBélgicaItália e EUA, eram grandes potências industriais.
(   ) Com o objetivo de aumentarem seu lucro,  estes países imperialistas dominaram e exploraram a  África, Ásia e Oceania.
(   ) O colonialismo na América, séculos XV e XVI, utilizou como desculpa para a exploração a divulgação do cristianismo; e o o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo. 
(   ) Os países europeus dividiram entre si o território africano e asiático,  foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia, pois queriam o reconhecimento industrial internacional.
(   ) Os colonizadores lutaram entre si para se sobressaírem comercialmente, conseguindo maior território.
(   ) Os EUA lutaram com a Espanha por Cuba. Vencida a Espanha teve que ceder as Filipinas aos EUA. 
(   ) Com a derrota dos chineses durante a Guerra do Ópio. A China teve que assinar o Tratado de Nanquim, que favorecia os ingleses. A dominação britânica foi marcada de crueldade e só teve fim com a  da revolução comunista na China. 
(   ) Outros conflitos imperialistas acabaram levando a 2ª Guerra Mundial.
(   ) Os colonialistas só se interessavam pelo lucro das colônias. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus  países marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades políticas.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA 6º ano


  
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA  6º ano
Professora:
Aluno(a)_________________________________________ nº: ____
 1- Tópico : Território e territorialidade
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª
População urbana       (  ) é a zona rural
População rural           (  ) é a zona urbana
A cidade                      (  )formada por pessoas que moram no campo
O campo                      (  ) formada por pessoas que moram na cidade
2-Complete com as palavras zona urbana ou zona rural.
Eu moro na _________________________________.
Eu faço parte da população ___________________.
3- O que você acha do lugar onde mora? Complete.
Do que eu mais gosto:_____________________________________.
Do que eu não gosto:______________________________________.
4- Qual é o maior problema do lugar onde você mora? Como você acha que esse problema pode ser resolvido?
5- Escreva a frase colocando as palavras em ordem.
 E caminhos da terra. - zona urbana   -  ruas movimentadas – prédios – há – e – bancos, - restaurantes, - Na – escritórios – lojas,

6- OP – Região e Regionalização
Desenhe o lugar onde você mora e complete:
A) Nome do município onde moro:________________________________.
B)Eu moro na localidade ou no bairro denominado:____________________.
C) Produto fabricado o meu município:______________________________.
D) Uma estrada ou um bairro de sua cidade ou município:_______________. 
7- RA1 – Paisagens do Cotidiano
As cidades
As cidades podem ser pequenas, médias e grandes.  Quanto maior é a cidade, mais movimentada ela é, e maiores os seus problemas: falta de moradia, favelas, poluição, transporte, violência. A cidade é formada por uma parte central, chamada de centro, e pelos bairros. O centro da cidade é o lugar mais movimentado e com o maior número de lojas,bancos, escritórios, cinemas, hotéis.  As pessoas costumam fazer compras no centro da cidade, porque o comércio é mais variado.  Nas cidades maiores, as pessoas costumam também fazer compras em shoppings centers, que possuem um comércio variado e concentrado num único lugar.
1-    Nas cidades existem várias opções de lazer. Escreva um pequeno texto vivenciando as opções de lazer que você tenha vivenciado na sua cidade ou município. 

ATIVIDADE PARA O 1º ANO EM-GEOGRAFIATÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.1. Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades.

  

TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.1. Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades.
Crescimento urbano segundo George Martine /  Agência FAPESP
A humanidade terá que lidar com a duplicação das populações urbanas na África e na Ásia até 2030, adverte o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no relatório da Situação da população mundial 2007
O relatório destaca que, ao longo das próximas três décadas, a população das cidades africanas e asiáticas dobrará.
 As conseqüências desse crescimento serão de ordem econômica, social e demográfica e poderão ser positivas ou negativas, dependendo das políticas adotadas pelos governos.  O relatório vai contra o que o senso comum geralmente apregoa: que a urbanização é inerentemente prejudicial, que a migração rural-urbana deve ser controlada, que o crescimento das cidades inevitavelmente significa danos ao meio ambiente e que os pobres são um fardo para a economia. Por Washington Castilhos, do Rio de Janeiro
1-    Segundo o texto acima pode-se inferir (concluir) que está certa a alternativa
a-            (   ) O relatório destaca que o crescimento urbano será maior em países desenvolvidos.
b-            (   ) O relatório destaca que a população da África e Ásia está diminuindo por causa da mortalidade.
c-            (   ) O relatório destaca que o crescimento urbano poderá ser positivo ou negativo, dependendo das políticas governamentais.
d-            (   ) O relatório destaca e se posiciona a favor  ao senso comum de que pobre é um fardo para a economia.  
TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.2-Interpretar as práticas socioespaciais no processo de urbanização contemporâneo
2-  Marque (1) para as causas do crescimento urbano e (2) para conseqüências do crescimento Urbano desordenado. 
 (   ) Aumento de danos ao meio ambiente.
(   ) Aumento do setor informal, que não paga impostos.
 (   ) Déficit no atendimento hospitalar.
(   ) Desemprego.
(   ) Êxodo Rural
(   ) Aumento na produção de lixo.
(   ) Aumento da violência
(   ) Imigração
(   ) Pobreza no campo.
(   ) Aumento das favelas
1.3 Explique a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam “vida 24 horas”, tais como serviços de saúde, “deliveries”(entregas), hipermercados, na sua cidade.
1.4 Quais as contradições expressas nas espacialidades urbanas da classe baixa, tais como: acampamentos sem-teto, centros de reciclagem, “shoppings” populares, aglomerados com as espacialidades  urbanas da classe alta.


TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/ RA2. Complete os espaços em branco com as palavras abaixo
1- ----------------------------– é o crescimento da população que vive nas cidades.
2------------------------------- corresponde a transferência de populações das zonas rurais em direção às cidades.
3- O processo de urbanização brasileira começou a partir de 1940, como resultado da modernização econômica e do grande desenvolvimento------------------------------ graças a entradas de capital estrangeiro no país.
4- As empresas transnacionais preferiram se instalar nas cidades em que a concentração populacional fosse maior e de melhor infra-estrutura, dando origem às grandes--------------------------------.
5- A -------------------------gerou empregos para os profissionais qualificados, expandiu a classe média e o nível de consumo urbano. A cidade transformou-se num padrão de modernidade, gerando êxodo rural.
6- A migração campo-cidade gerou ------------------------------e aumento das atividades do setor terciário informal.
7- O modelo de desenvolvimento adotado no Brasil a partir dos anos 50 levou a um processo de---------------------------
8- Ocorrendo o fenômeno de  ----------------------------, que constituem as regiões metropolitanas(as cidades se juntaram).
9- A partir da década de 80 houve a----------------------------------------, com o crescimento econômico das cidades médias e a desconcentração econômica e populacional nas cidades grandes.
10- Existe hoje uma integração entre o urbano e o agrário, um absolvendo aspectos do outro. A produção rural incorporou ----------------------------------------------------------------produzidas nas cidades.
11- A implantação de modernos sistemas de ------------------------------------------------------reduziu as distâncias e possibilitou a desconcentração das atividades econômicas.
12-  São Paulo é uma -------------------------------------------que exerce controle sobre os principais sistemas de comunicação que difundem as inovações por todo o país e para o mundo, através dos meios de comunicação.
Conurbação - Crescimento urbano – Desemprego - Desmetropolização – Industrial – Industrialização - Inovações tecnológicas - Metrópole Global ou Mundial – Metrópoles – Metropolização - Transportes e de comunicações - Urbanização
TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/ RA2. 
espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações, as cidades são sedes de municípios, independentemente do número de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformações históricas, pois elas passam por vários momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composição paisagística etc. As cidades podem ser classificadas segundo a sua função,
De três ex de cidades segundo a sua funçãor:
            Cidades turísticas: A principal atividade econômica é o turismo. EX: -------------------------, -----------------, ------------------
            Cidades industriais: A principal atividade econômica é a  indústria. EX: ---------, -------------------, ----------------------.
            Cidades portuárias: A principal atividade econômica é portuária. Ex: -------------------------, --------------------------. 
            Cidades religiosas: A principal atividade econômica é o turismo religioso. EX:-----------------, ---------------, ----------------
  Cidade administrativa: Tem a função de administrar. EX: ------------------------, -----------------------------, --------------------------.
 Cidade Histórica: A principal atividade econômica é o turismo nos pontos históricos. EX:-------------,------------------------, -------

TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/ RA2. Conceitue:
(   ) Avanços tecnológicos
(   ) Cidades –
(   ) Comunicações- 
(   ) Desenvolvimento Sustentável
(   ) Economia informal –
(   ) Espaço Virtual.
(   ) Evolução do modo de vida
(   ) Explosão demográfica
(   ) Mobilidade espacial –
(   ) Periferias –
(   ) Políticas excludentes-
(   ) Redes –
(   ) Tipos de Transporte –
(   ) Urbanização –
( 1 ) Sede do Município
( 2 ) Lugar mais pobre ou favela, que fica nos arredores das cidades.
( 3 ) corresponde a transferência de populações das zonas rurais em direção às cidades.
( 4 ) Desenvolvimento ou transformação de idéias, costumes e hábitos na vida da população. Ex: antigamente as crianças brincavam nas calçadas e hoje isso é perigoso por causa do transito, da marginalidade, etc.
( 5 ) Grande crescimento da população.  Ocorre quando o crescimento populacional é maior que a capacidade do Estado suprir nas necessidades básicas dessa população.
( 7 ) São as atividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados, sem contribuir com impostos. ex; camelôs, sacoleiras, etc.
( 6 ) è quando a população vai de um lugar para outro (emigração e imigração)
( 8 ) A velocidade de novas descobertas vem nos atropelando sem dar tempo de adaptação. Pessoas com  50 anos acompanharam a chegada da televisão, do telefone sem fio, do celular, do computador, da internet .
( 9 ) Por exemplo, o aluno de uma faculdade (pode até ter ganhado bolsa), mas, tem que trabalhar para se manter ou até ajudar a família. Resultado: muitos são excluídos dessa oportunidade. 
(10) Aeroviário, ferroviário, aquaviário
(11) procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
(12) Sonoro: telefonerádio. Escrita: jornaisrevistasAudiovisualtelevisãocinema.
Multimídia: diversos meios simultaneamente. Hipermídia:  CD-ROMTV digital e internet, que aplica a multimídia.
(13) Conjunto de cidades interligadas pelo transporte e pela comunicação
(14) Endereço criado na internet.

TÓPICO -2. CIDADE E METRÓPOLE---OP2/ RA1 - Referente a urbanização, marque V ou F nas afirmativas abaixo.
 (   ) Hoje o espaço mundial é predominantemente urbano. Mas, durante muito tempo à população rural foi superior a urbana.
(   ) A mudança da população rural para urbana começou com o processo de industrialização iniciado
Com a Inglaterra
(   ) Nos países subdesenvolvidos de industrialização tardia, começou a partir da 2ª Guerra Mundial, com essa industrialização a urbanização tem se dado de forma anômala trazendo uma série de conseqüências indesejadas. 
(   )  Em países subdesenvolvidos, milhares de trabalhadores rurais são expulsos do campo por causa da mecanização ou da concentração  de terra, o que contribui com o aumento dos problemas urbanos porque as cidades não têm estrutura suficiente para receber esses trabalhadores, com isso aumentam as favelas,  a violência, faltam empregos, etc.
(   ) Nas metrópoles dos países desenvolvidos os problemas urbanos como violência, transito caótico, etc., também estão presentes.
(   ) Urbanização é o processo que resulta em especial da transferência de pessoas do campo para a cidade, ou seja, crescimento da população das cidades em decorrência do êxodo rural.                             
(   ) Um espaço é considerado urbanizado a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural.

TÓPICO -2 CIDADE E METRÓPOLE- OP2/RA1- .2.1- Identificar os fenômenos urbanos relacionados à metropolização
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando o processo de metropolização
(1)  Rede urbana
(2)  Hierarquia urbana
(3)  Conurbação: 
(4)  Metrópole: 
(5)  Megacidade
(6)  Técnopolo
(7)  Cidade global
(8) Desmetropolização
(9) Verticalização
(10) Especulação imobiliária
(11)  Condomínios de luxo e favelas
(   ) centro urbano com mais de dez milhões de habitantes. Estão principalmente nos países subdesenvolvidos.
(   ) cidade principal ou cidade-mãe, a que possui os melhores equipamentos urbanos
(   ) crescimento urbano que se manifesta através da proliferação de edifícios. Valorização do solo urbano.
(   ) é uma cidade tecnológica, onde se desenvolvem pesquisas de ponta.
(   ) encontro entre duas ou mais cidades em virtude de seu crescimento horizontal. Regiões metropolitanas.
(   ) Segregação social e econômica das cidades. Áreas fechadas, protegidas e bem estruturadas, onde  mora a elite; e lugares  sem infra-estrutura, com tráfico de drogas, desemprego e pobreza, onde vive a classe baixa.
(   ) influência que exercem as cidades maiores sobre as menores.
(   ) Processo recente que faz com que as industrias se retirem dos grandes centros onde os custos de produção são maiores, e se dirijam para cidades médias onde é mais barato produzir.
(   ) Cidades  interligadas umas as outras através do  transporte e de comunicação, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações, etc.
(   ) Os proprietários de terrenos baldios no centro das cidades deixam estes lotes desocupados a espera de valorização, a conseqüências  é a formação de favelas. (crescimento horizontal)
(   ) são cidades que polarizam o país e servem de ligação entre o país e o mundo.

TÓPICO -2 CIDADE E METRÓPOLE- OP2/RA1
4ª Conferência das Cidades
Acontecerá com o objetivo de promover ações  para combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. Esta é a missão do Ministério das Cidades, criado pelo presidente Lula em 1º de janeiro de 2003,   contemplando uma antiga reivindicação sociais de luta pela reforma urbana.
O Ministério das  cidades tem a  tarefa de assegurar o direito à cidade - garantindo que cada moradia receba água tratada, coleta de esgoto e de lixo, que cada habitação tenha em seus arredores: escolas, comércio, praças e acesso ao transporte público –
Os avanços e dificuldades para a efetiva implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - PNDU serão discutidos durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, 2010, com o lema “CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E CONTROLE SOCIAL”. Esta conferência dá prosseguimento a 1ª Conferência Nacional das Cidades onde foi  criado o Conselho das Cidades que apontou quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação desta política:
1-   “Criação e implementação de conselhos das cidades”
2- “Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano”
3-“A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento”
4- “Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano”.
Estes temas são a base da pauta da 4ª Conferência das Cidades e resultam das discussões da 1ª Conferência, centrada em políticas setoriais como habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial urbano. As questões em debate agora são ainda mais complexas e por isso exigirão maior parceria e engajamento das esferas federal, estadual e municipal.  Brasília, setembro de 2009.
           Sobre o texto acima responda:
               1-    Qual o objetivo da 4ª conferência das cidades?
               2-    Quem criou, quando foi criado e porque foi criado o Ministério das Cidades?
               3-    Qual a tarefa do Ministério das Cidades?
               4-    Qual o lema da 4ª conferencia das Cidades?
               5-    Quais são os quatro eixos temáticos que refletem os desafios de uma cidade democrática?
               6-    O que os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida – tem a ver com o  desenvolvimento urbano?
              7-    Qual a conseqüência da dificuldade de se conseguir a propriedade do solo urbano?
              8-    O que é política fundiária?
TÓPICO -3. TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE—OP4/ RA4
(   ) Território- 
 (   ) Territorialidade- 
(   ) Desterritorializados- 
(   ) Reterritorializados
(   ) Territórios fora da lei- 
(   ) espaço demarcado por relações de poder.
(   ) correlação de forças espacialmente delimitada e operando sobre uma área específica. São diversas formas de apropriação do território por grupos sociais que vão de vendedores ambulantes num determinado espaço urbano a territórios de contravenção como o tráfico de drogas.
(   ) trata-se grupos sociais ou indivíduos que se encontram marginalizados do processo socioeconômico /cultural/político. Estão desenraizados no lugar em que vivem, sem pátria, sem terra, sem casa. Isto não significa ausência de luta e conquistas. Ex: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras.
(   ) são os grupos sociais ou indivíduos que tentam, lutam, buscam desesperadamente conquistar e dominar um espaço/lugar onde possam recriar sua identidade. Isso acontece quando se conquista um território e ocorre a organização social, econômica, cultural e política dos que exercem seu domínio.
(   ) espaços demarcados por relações de poder paralelo que ameaçam a vida social regulada pelo poder democrático tais como os territórios das drogas, da prostituição, das máfias.

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