sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tópico 6: Redes e circulação


Diversos lugares da superfície da Terra estão conectados às redes técnicas que são o suporte das comunicações e dos transportes. Elas ultrapassam as fronteiras, reduzem as distâncias e transformam os cotidianos culturais em todo o planeta.
No mundo contemporâneo os fluxos ou redes revolucionam os meios de transporte e comunicação intensificando o comércio internacional, ampliando a velocidade das informações e promovendo as interações entre culturas, povos, cidades, países. Todos usufruem das modernidades vistas nas imagens de TV, dos jogos, sites, blogs, do mundo informatizado? “Os hábitos, costumes, tradições foram plugados”. A tecnologia das comunicações vai desde o telégrafo aos satélites artificiais. Nos transporte vai desde os lentos navios ao trem bala e aviões supersônicos.  O desequilíbrio ambiental é o resultado da produção e consumo desenfreados. O uso e consumo das redes técnicas geram a exclusão. Na rede de informação planetária o conhecimento científico que gera a sociedade da informação atinge em escala global, os sujeitos capazes de navegar em infovias, sabendo selecionar, ordenar e interpretar a complexidade de dados que circulam no espaço cibernético mundial ou infoespaço. A constituição do meio técnico-científico-informacional vem renovando a infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias, rodovias, ferrovias, refinarias, dutos e as telecomunicações no território, em escala local, nacional e global. Essa materialidade confere poder ao espaço e precisa ser compreendido, na sua distribuição desigual dos fluxos de pessoas, produtos, renda e domínio das técnicas no espaço geográfico, impondo a necessidade de construção de um mundo mais solidário e participativo. No cotidiano do espaço de vivência as infovias e o transporte são usados significativamente em projetos individuais em detrimento do uso coletivo que geraria a cidadania digital e a inclusão no trânsito. É preciso um uso/consumo ético e sustentável dos equipamentos que dão suporte à modernização do território.  O espaço social alcançou grandes avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, no transporte, etc. mas, parte significativa da população permanecem excluídos desses avanço.
ATIVIDADES
1- O que são redes técnicas?
2- Por que se diz que no mundo atual as redes revolucionam os meios de transporte e comunicação?
3- Qual é o resultado da produção e do consumo desenfreados?
4- Por que o uso das redes pode gerar exclusão?
5- Coloque V ou F:
(   ) As redes técnicas que são o suporte das comunicações e dos transportes
(   ) As redes ultrapassam as fronteiras, reduzem as distâncias e transformam os cotidianos culturais em todo o planeta
(   ) As redes revolucionam os transporte e comunicação intensificando o comércio internacional, ampliando a velocidade das informações e promovendo as interações entre culturas, povos, cidades, países
(   ) A tecnologia das comunicações vai desde o telégrafo aos satélites artificiais. Nos transporte vai desde os lentos navios ao trem bala
(   ) A constituição do meio técnico-científico-informacional renova a infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias, rodovias, ferrovias, refinarias, dutos e as telecomunicações no território.
(   ) O uso das redes confere poder ao espaço e sua distribuição desigual gera exclusão. 
(   ) Por causa das redes o espaço social alcançou grandes avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, no transporte, etc.
6- Encontre no diagrama 22 palavras chave do tópico:
 REDES E CIRCULAÇÃO.
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7- Escolha três palavras e forme frases de acordo com o contexto acima.

O PAPEL DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
.Permitem a mobilidade da população (casa / trabalho, viagens de negócios, turismo);
.Facilitam  o desenvolvimento do comércio e das atividades produtivas,  .Permitem a difusão de ideias, de culturas e de técnicas;
.Estruturam o espaço urbano (cidades que crescem, serviços, comércio, industriais. etc.
 .Promovem a troca de produtos, bens, pessoas, informação (interação espacial) entre as diversas regiões.
.Promovem as atividades econômicas e sociais, permitindo a implantação da indústria, o alargamento dos mercados e o aumento da produção
.Geram uma multiplicidade de serviços e de comércio;  .Criam emprego;   .Facilitam a divisão internacional do trabalho;
 .Permitem uma melhor e mais rápida distribuição de bens (produtos, equipamentos e matérias-primas) e serviços.
.Facilitam o intercâmbio de técnicas e constituem um fator de aproximação de povos e culturas;
.Quebram o isolamento das regiões desfavorecidas;





Brasil,  conectado na rede.
Interatividade, conectividade, multimídias, ambientes de aprendizagem, redes, virtual, endereço eletrônico,  plugado,  esses são alguns dos novos termos da era digital. E o Brasil ocupa posição de destaque na rede mundial de internet, líder entre os países em desenvolvimento. Em 2004, o Brasil já possuía 3,1 milhões de computadores ligados à rede, o que o colocava como o oitavo país no mundo, terceiro nas Américas e primeiro na América Latina. Somávamos mais que o dobro do número de computadores conectados no México (1,3 milhões), segundo país do continente a entrar na lista. À frente do Brasil estavam Estados Unidos, Japão, Itália, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Canadá, nessa ordem.  As redes sociais invadiram o mundo. Não existe país que não esteja inserido ou conectado, mesmo nos rincões de África, os países estão conectados, buscando suas liberdades, vejam os casos do norte de África e suas novas revoluções. Sem contar os trabalhos de compartilhamento e educação em Angola e Moçambique. Mas mesmo com os grandes números de acessos à internet no mundo, o Brasil mostra que com as redes sociais uma nova vida e mobilização se transforma. Mais de 2 bilhões de cidadãos possuem acesso à internet no mundo, sendo que mais de 600 milhões utilizam o Facebook, e mais de 160 milhões publicam no Twitter. No Brasil já são mais de 40% da população conectados à internet. O mais interessante é que somos o país mais ativo nas redes sociais, com isso faz com que a língua portuguesa seja uma das línguas mais faladas / escritas da internet. Existe até um termo na rede para mostrar o potencial do Brasil nas redes sociais e na internet, o chamado Brazilian Internet Phenomenom que mostra todos os valores da cultura brasileira. Hoje nas estratégias de marketing de qualquer empres, as redes sociais são focos de ações de vendas e relacionamento com clientes. Pode-se falar que o Brasil é um dos países mais conectados do mundo, principalmente no sentido de compartilhar e produzir informação para as redes sociais. Assim o processo de comunicação no Brasil demonstra que o mesmo está cada vez mais conectado com o mundo, mais globalizado e principalmente mais aberto. A interatividade das redes presta um serviço chamado de “serviços inteligentes” que é solução de negócios sociais para as empresas e uma forma da agregar valor real. O que permite responder às mudanças no comportamento do consumidor, e comercializar produtos e serviços de forma adequada ao mercado atual. Ela também oferece às pessoas a oportunidade de se comunicar e colaborar da mesma maneira na esfera profissional como em suas vidas privadas. Esse tipo contato com o cliente ajuda as empresas a garantir uma abordagem segura e consistente da gestão da informação, reduzindo custos e crescendo o seu negócio, os clientes também podem fazer economias significativas de custos.
Responda:
1- Cite os termos da era digital que aparecem no texto.
2- Qual é a colocação do Brasil entre os países conectados  á rede?
3- Que países que tem mais pessoas conectadas ás redes?
4- O que significa a expressão “As redes sociais invadiram o mundo”?
5- Em que as redes sociais influenciaram a África no ultimo ano?
6- De acordo com o texto, que rede social é a mais utilizada no mundo?
7- O que o texto diz sobre a participação dos brasileiros nas redes sociais?
8- Em que as redes sociais são importantes para as empresas?
9- Por que o uso das redes é chamado de serviço inteligente?
10) Coloque V ou F:
(    ) Os EUA são o país com mais pessoas conectadas.
(   ) O Twitter é uma rede social de pouca representação.
(   ) Dos países em desenvolvimento, o Brasil é o que mais tem pessoas conectadas á rede.
(   ) O continente africano está totalmente excluído da era digital.
(   )  As redes sociais ajudaram a derrubar líderes ditadores que a muito tempo estavam no poder em países do norte da África.  
 (   ) A rapidez com que os negócios são realizados pela internet aumentam os lucros das empresas.






sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONTEXTUALIZAR A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM.


CONTEXTUALIZAR A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM.
Nas primeiras horas do dia 13 de agosto de 1961, um grupo de militares já estava bem adiantado na tarefa de cercar os portões de Brandenburgo com arame farpado. Em tempos de pós-Segunda Guerra, a ação era resultado da disputa entre os soviéticos socialistas e norte americanos capitalistas. Afinal de contas, ao dividirem o mundo em zonas de influência, o controle do território alemão representava uma conquista significativa. Nesse  contexto, os agentes do lado socialista tomaram a divisão física da Alemanha como solução.  Alguns dias depois, os oficiais da República Democrática Alemã, descarregaram sacos de areia, cimento e tijolos. Assim nascia o Muro de Berlim. Inicialmente, o arame farpado fora substituído por uma mureta que media apenas um metro de altura. Aos poucos, cercas, guaritas, ensores de movimento, minas terrestres e cães de guarda desnudavam o lugar que simbolizaria o epicentro da ordem bipolar. Dois dias após as primeiras obras, em alguns pontos onde antigos prédios serviam de extensão do muro, os civis atravessavam cômodos e janelas para fugirem para a banda capitalista.O absurdo segregacionista demonstrava claramente que o socialismo burocrata soviético não seria capaz de impor uma ampla e natural zona de influência política entre os alemães. Além disso, enquanto o “milagre econômico” (mais conhecido como “Wirtschaftwunde”o grande crescimento econômico) dos ocidentais se tornava realidade, o lado controlado pelos soviéticos experimentava uma época de retração em que o parque industrial encolhia e as condições de vida se tornavam mais difíceis. paulatinamente, o fracasso do socialismo russo foi se somando às possibilidades de desconstrução daquela obra fria e abominável. No ano de 1973, as duas Alemanhas reatam os seus laços diplomáticos. Na década de 1980, os oficiais da Alemanha socialista permitiram que o outro lado fosse visitado somente após uma complicada avaliação do pedido e o pagamento de um pedágio de 25  marcos.  Nessa mesma época, várias pichações anônimas e a declaração oficial norte-americana defendiam a extinção do Muro de Berlim. No ano de 1989, os húngaros abriram suas fronteiras e, com isso, permitiram que milhares de orientais alcançassem o outro lado. Enquanto isso, a ascensão política de Mikhail Gorbachev na União Soviética indicava que o bloco socialista politicamente se esfacelava. Em 9 de novembro de 1989, a Alemanha Oriental permitiu a travessia para o outro lado. Em clima de festa, os alemães retiravam pedaços de concreto que viabilizaram uma divisão obtusa e traumática.
ATIVIDADES:
1-A 2º guerra mundial teve fim em 1945, Que países foram os grandes vencedores da guerra?
2-Quando foi construído o muro de Berlim?
3-Por que o muro de Berlim foi construído?
4-O que representou o epicentro da ordem bipolar?
5-O que o povo da Alemanha socialista começou a fazer depois da construção do muro?
6-O que  foi o milagre econômico?
7-Enquanto acontecia o milagre econômico do lado sob influencia dos EUA como era do lado soviético?
8-Quais foram os primeiros passos para a destruição do muro de Berlim?
9-Que presidente as URSS apoiou a fim do socialismo?

quarta-feira, 6 de junho de 2012

TOP 5 SEGREGAÇÃO ESPACIAL











GALERAS – movimentos culturais que têm a dança , a música, o esporte,  ou as artes gráficas como campo de manifestação, mais marcante.
Gangues – grupos que se expressam de forma mais restrita, através de práticas coletivas de violência.

FUNK – inicia com turma de jovens que encenam dramaturgias diversas nos vários agitos da cidade. A partir de 1980 eles se tornam mais visíveis  e os bailes funk ganham destaque nos clubes de periferia  da cidade. Os bailes funk  motivaram a formação de turma de jovens , autodenominados galeras, que dentro dos agitos dos bailes faziam transbordar a violência , represada e fragmentada nos vários espaços da cidade. Os músicos negros norte-americanos costumavam encorajar outros a “apimentar” mais as músicas (colocar palavrões nas músicas), dizendo:algo como “coloque mais ‘funk’ nisso!”.  Devido à conotação sexual original, a palavra funk era considerada indecente, indelicada e inapropriada para uso em conversas educadas.



 SKINHEADS – Conhecidos como neonazistas. Possuem um comportamento marcial, uma música agressiva e um consumo excessivo de álcool são as manifestações mais características de seu comportamento". As músicas de uma centena de grupos, cujas letras são impregnadas de ódio, desempenham um papel ativo na difusão de suas idéias, beneficiando com freqüência cada vez maior dos recursos oferecidos pela Internet. Em inglês significa Cabeça raspada. É uma subcultura originária dos jovens da classe operária no Reino Unido no final dos anos 60. Agressão nazista: os imigrantes, os homossexuais (gays e lésbicas), negros.

MOVIMENTO HIP HOP - surge nos EUA na década de 70 sob a influência da cultura negra  e caribenha. Quer dizer saltar( hip) mexendo os quadris (hop). Este movimento inspira o surgimento de grupos no Brasil, especialmente nas grandes metrópoles, cujo eixo central é a manifestação cultural e apenas torna-se movimento quando unifica  três matrizes  de manifestação cultural: a dança, a música e o grafite.

A subcultura gótica (chamada de Dark) teve no Reino Unido, derivado do  punk. A música se volta para temas que glamorizam a decadência,  o hedonismo(prazer em primeiro lugar sem se preocupar com as conseqüências) e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, Gótico é aplicado como sinônimo de medieval, sombrio, macabro e sobrenatural.

SERTANEJO- Primeiro gênero de massa produzido e consumido no Brasil. Surgiu cantando temáticas do cotidiano.  O termo caipira é nome de origem tupi que designa, desde os tempos coloniais, o morador da roça, os mestiços de branco e índia, que no século XVIII eram recenseados como "bastardos". A chamada "cultura caipira" é fortemente caracterizada pelo catolicismo   
O PAGODE surgiu no Rio de Janeiro,  é uma variação do samba.  Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. Depois passou a ser associado a festas dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares  e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.
EMO - Influencia a moda de adolescentes caracterizada pela música, comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual: trajes pretos e listrados, (sapatos parecidos com All- Stars),cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos. Característica suicida, melancólica. Símbolo coraçãozinho

HIPPIES - Foi marcado pela célebre frase "Paz e Amor"  , a qual criticava o uso de armas nucleares. As questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual  e o uso da “erva” eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.Adotavam um modo de vida comunitário, chamada sociedade alternativa. Negavam a Guerra do Vietnã,o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais

O rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.No começo o novo estilo rock sofreu várias críticas negativas e algumas positivas,mas sempre atrapalhando seus trabalhos.Muitos diziam que o novo rock,incentivava o satanismo.


Cidades sustentáveis


TÓPICO 18. CIDADES SUSTENTÁVEIS OP- 40 CIDADES SUSTENTÁVEIS 
TEXTO 1- A Agenda 21 trata de questões relacionadas ao espaço de vivência e a construção de uma ecocidadania referenciada na participação da elaboração e implementação de políticas públicas sustentáveis em nível local. Entre as ações estão o Orçamento Participativo, Plano Diretor e Estatuto da Cidade. A execução delas envolve instituições públicas, organizações não-governamentais e a comunidade local.
ATIVIDADES-1
1- Do que trata a Agenda 21?
2- Dentre as ações da AGENDA 21, quais se referem ás cidades?
3- Quem deve ser envolvido na execução da AGENDA 21?


TEXTO 2- A Agenda 21 brasileira contempla o desenvolvimento de seis eixos: Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Infra-estrutura e Integração Regional, Gestão dos Recursos Naturais, Redução das Desigualdades Sociais e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.  Antigamente as grandes cidades dos países subdesenvolvidos eram pólo de atração de imigrantes por causa das melhores oportunidades de emprego, acesso à vida cultural e social, mas hoje está acontecendo o contrário, ou seja, a busca por cidades menores, com menos poluição, violência e tráfego, a busca hoje se resume em: qualidade de vida. Qualidade de vida essa que deve estar associada a um lugar onde haja revitalização urbana com a humanização dos espaços coletivos, o incremento dos espaços de lazer, à instalação e habitações de interesse social, à preocupação com os aspectos ecológicos, à valorização dos marcos históricos e simbólico, com participação da comunidade para decidir sobre essas questões junto com o poder público, a isso chamamos cidade sustentável
• As características das cidades sustentáveis são: educação  ambiental e patrimonial, planejamento e gestão do uso do solo, monitoramento da qualidade ambiental, mobilização social, preservação do patrimônio cultural e artístico, geração de trabalho e renda, erradicação da fome e da exclusão.
ATIVIDADES-2
1- Quais são os eixos de atuação da AGENDA 21 BRASILEIRA?
2- Como era a situação da migração antigamente e hoje?
3- A que está associada a qualidade de vida buscada hoje pelos moradores das cidades e migrantes?(Responda com 2 palavras)
4- O que é cidade sustentável?
5- Quais são as características de uma cidade sustentável?


TEXTO 3-  ESTATUTO DA CIDADE (Decreto-lei:10.257 de 10/07/01)
1. Direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;
2. Gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;
3. Cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;
4. Planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município e do território sob sua  influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;
5. Oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais;
6. Ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar a utilização inadequada dos imóveis urbanos; a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes; o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infra-estrutura urbana; a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente; a retenção especulativa de imóvel urbano, que resulte na sua subutilização ou não utilização; deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental;
7. Adoção de padrões de produção e consumo de bens e serviços e de expansão urbana compatíveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econômica do município e do território sob sua área de influência;
8. Investimentos geradores de bem-estar geral e a fruição dos bens pelos diferentes segmentos sociais;
9. Proteção, preservação e recuperação do ambiente natural e construído, do patrimônio cultural,histórico,artístico,paisagístico e arqueológico;
10. Regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanização, uso e ocupação do solo e edificação considerados a situação socioeconômica da população e as normas ambientais
ATIVIDADES-3 De acordo com o ESTATUTO DA CIDADE escreva certo ou errado:
(      ) O Estatuto prevê que todos tenham acesso a moradia, transporte, serviços públicos, trabalho e lazer
(       ) O Estatuto não prevê o direito a terra urbana para as gerações futuras.
(        ) O Estatuto prevê uma gestão democrática das cidades, por meio da participação da população na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.
(         ) O Estatuto prevê o controle do uso do solo para que esse não seja utilizado de forma inadequada, ou seja, para que seu uso não gere tráfego, poluição, degradação ambiental, destruição das áreas urbanizadas, especulação imobiliária
(         ) O Estatuto prevê que o uso do solo tenha alta produtividade agrícola.
(         ) O Estatuto prevê que sejam oferecidos transporte e serviços públicos adequados as necessidades da população.
(         ) O Estatuto prevê que o desenvolvimento das cidades seja planejado, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;
(          ) O Estatuto prevê exista cooperação entre os governos, a iniciativa privada e a sociedade no processo de urbanização para que todos tenham seus interesses atendidos.
(          ) O Estatuto prevê a adoção de padrões de produção e consumo e de expansão urbana compatíveis com a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
(          ) O Estatuto prevê exclusivamente a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente natural.
(           ) O Estatuto prevê a preservação do ambiente natural e também do ambiente construído: como patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico.
(            ) O Estatuto prevê a urbanização e desocupação de áreas ocupadas por população de baixa renda.
(            ) O Estatuto prevê a regulamentação da posse da terra (Fundiária)

TEXTO 4- Cidade sustentável – onde há planejamento e gestão urbana  concentrados, na inclusão de todos os moradores aos bens sociais como saneamento ambiental, moradia, saúde, educação, lazer, transporte, trabalho  para as presentes e futuras gerações. Nela os equipamentos urbanos e comunitários como transporte e serviços públicos são adequados aos interesses e necessidades da população; há ordenação e controle do uso do

solo, de forma a evitar:
 a utilização inadequada dos imóveis urbanos; a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes, como: prostíbulos, ponto de drogas, etc.; a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infra-estrutura urbana; a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego e engarrafamentos;a retenção especulativa de imóvel urbano, que resulte na sua subutilização ou não utilização; a deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental;
Para que isso acontece é necessário que haja investimentos geradores de bem-estar geral para a população e a facilidade de acesso de bens pelos diferentes segmentos sociais, além de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente natural e construído, do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico
ATIVIDADES-4
1-Que tipo de cidades são chamadas de cidades sustentáveis?
2- O que deve acontecer para que a cidade seja sustentável?
3- Para que a cidade seja sustentável é necessário

que o uso do solo urbano seja ordenado e controlado, marque as opções que contrariam essa característica:
(   ) utilização adequada dos imóveis urbanos;
(   ) afastamento de prostíbulos e ponto de drogas;
(   ) a instalação de comércios em lugares que gerem tráfego e engarrafamentos.
(   ) não vender lotes ou casas de modo que essa retenção seja especulativa e resulte na subutilização ou não utilização do solo urbano;
(   ) preservação das áreas urbanizadas;
(   ) poluição e a degradação ambiental;

 TEXTO 5- Plano Diretor – é uma lei municipal aprovada na Câmara dos Vereadores  que regulamenta o cumprimento da função social da propriedade no município tem que ter a participação da população, é uma política urbana municipal com prioridade na cidade e seu solo urbano que procura evitar a especulação urbana e efetiva a função social da cidade.
O Plano Diretor visa promover o planejamento urbano sustentável e sua meta é a qualidade de vida das pessoas que moram em cidades com mais de 20.000 habitantes, além da proteção ambiental imprescindível a essa qualidade. O planejamento urbano sustentável deverá dar uma função social às propriedades ociosas, acabando com os vazios urbanos e a especulação imobiliária. Toda cidade terá também seu Código de Postura, que deverá ser aprovado pela Câmara Municipal. Todos eles são previstos na Constituição Federal de 1988. Conhecer e participar das ações para a construção de cidades sustentáveis como está previsto na Agenda 21 compõe com um projeto pedagógico comprometido com a formação cidadã.
ATIVIDADES-5
1-O que é Plano Diretor?
2- Em que documento está previsto a construção de cidades sustentáveis?
3- Em que lei maior está previsto a construção do Plano Diretor e o Código de Postura dos municípios?
4- Marque (X) nos objetivos do Plano Diretor?
(   ) promover o planejamento urbano sustentável
(   ) melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em cidades com mais de 20.000 habitantes
(   ) proteção ambiental
(   ) dar função social às propriedades ociosas acabando com os vazios urbanos e a especulação
(   ) participar das ações para a construção de cidades sustentáveis

TEXTO 6- Planejamento urbano – são intervenções no espaço urbano, focadas na regulação de leis  que estabelecem padrões adequados a uma urbanização eficaz. Incluem as leis de parcelamento do solo, zoneamento de uso e ocupação específico, os códigos de obras, as diretrizes de ação pública para áreas de educação, cultura e ambiente.
Estatuto da Cidade – Projeto  de Lei aprovado no Congresso  em 2001 que contêm instrumentos para o cumprimento da função social da cidade: maior poder público  de intervenção sobre o mercado de terras promovendo assentamentos informais; ampliação da gestão democrática da cidade; realização dos Planos Diretores nos municípios, adoção de padrões de produção e consumo e de expansão urbana compatíveis a sustentabilidade ambiental; regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda considerados as normas ambientais.
Ocupação predatória na cidade – corresponde à ocupação geradora de problemas ambientais: beiras de córrego, dunas, mangues, restingas, escarpas, serras, áreas de mananciais. São declaradas pelo poder público áreas de uso restrito para edificação e uso. Por serem desvalorizadas no mercado formal concentram a população segregada e periférica que convive com as questões ambientais como enchentes, erosões, lixo, poluição das águas e carências de serviços urbanos.
ATIVIDADES-6
1-O que é Plano Diretor?
2- O que é o Estatuto das cidades?
3- O que é uma ocupação predatória do solo?
4- Que lugares são considerados pelo poder público áreas de uso restrito?
5- Por que essas áreas são desvalorizadas no mercado formal?
6- Sobre o texto acima, marque V ou F
(   ) Planejamento Urbano são intervenções no espaço urbano que regulamentam de leis  para uma urbanização eficaz.
(   ) Dentro do Planejamento Urbano estão leis de ação pública para áreas de educação, cultura e meio ambiente.
(   ) Estatuto da Cidade é um projeto  de Lei que tem o objetivo de fazer a cidade cumprir sua função social.
(   ) O Estatuto da Cidade prevê a realização dos Planos Diretores nos municípios.
(   ) O Estatuto da Cidade prevê o crescimento sustentável das cidades através de mudanças no produção e diminuição do consumo.

 TEXTO 7- Orçamento Participativo – É uma lei de caráter público elaborada e aprovado no espaço público, através de discussões e emendas feitas pelos vereadores na Câmara. A Constituição de 1988 define três instrumentos integrados para a elaboração do orçamento, que visam o planejamento das ações do poder público. São eles:
1-) Plano Plurianual (PPA): prevê as despesas com programas, obras e serviços que durem mais de um ano. No 1º ano de governo, o prefeito deve propor diretrizes, metas e objetivos que, após aprovação, terão vigência nos próximos três anos de sua gestão e no 1º ano da gestão seguinte. É do PPA que saem as metas para cada ano de gestão.
 2-) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): a partir do PPA, define as metas e prioridades para o ano seguinte e regras sobre mudanças nas leis de impostos, finanças e pessoal, além de estabelecer orientações de como elaborar o orçamento anual.
3-) Lei Orçamentária Anual (LOA): consiste no orçamento propriamente dito. Contêm os programas, projetos e atividades que contemplam as metas e prioridades estabelecidas na LDO, juntamente com os recursos necessários para o seu cumprimento. Dessa forma, define as fontes de receita e autoriza as despesas públicas, expressas em valores, detalhando-as por órgão de governo e por função. Autoriza a abertura de créditos suplementares ou a realização de empréstimos pelo prefeito, sem  autorização da Câmara.
ATIVIDADES-7
1-O que é o Orçamento Participativo?
2- Que instrumentos são integrados para o planejamento das ações do poder público?
Relacione:
(1) Plano Plurianual                                          (2) Lei de Diretrizes Orçamentárias                  (3) Lei Orçamentária Anual
(   ) define leis de impostos, mudanças nas finanças e no pessoal.     
(   ) prevê as despesas do governo     
(   ) autoriza as despesas públicas

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