quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prova de GeografiaTÓPICO7- TURISMO, TÓPICO 8. CULTURA E NATUREZA, TÓPICO 9 – SOCIODIVERSIDADE - Complementar:VII. Sistemas técnicos

E.E.”Dr. JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÃO DE   GEOGRAFIA                                       DATA:__/__/__
ALUNO (A):________________Nº___                             SÉRIE: _______ 
 PROFESSOR: ____________
 TÓPICO7- TURISMO, TÓPICO 8. CULTURA E NATUREZA, TÓPICO 9 – SOCIODIVERSIDADE -      Complementar:VII. Sistemas técnicos                                                                                                             


1- O turismo sustentável e insustentável causa impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico.  Relacione quanto ao turismo sustentável.
(1) Sociocultural
(2) socioambiental
(3) socioeconômico
(   ) Gera emprego e renda,  desenvolvimento e  inserção social da comunidade local
(   ) Preserva os ecossistemas . Revitaliza, através da preservação, conservação e restauração do patrimônio natural e cultural
(   ) Resgata raízes culturais da identidade cultural. Respeita as características culturais da população e da arquitetura das construções, não distorcendo o seu significado artístico
2- Encontre no diagrama a infraestrutura que deve ser oferecida pelo turismo. (9 palavras)
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3- Marque
(1) para aspectos positivos do turismo

(2) para aspectos negativos

(   ) Turismo sexual
(   ) Preservação das belezas naturais
(   ) Especulação imobiliária
(   ) Isolamento da comunidade
(   ) Investimento em infraestrutura
(   ) Desenvolvimento da economia
(   ) Emprego pouco qualificado e com baixa remuneração
(   ) Emprego apenas sazonal
(   ) Destruição ambiental
(   ) Mudança de hábitos dos animais
(   ) Doenças transmitidas de uma região para outra
(   ) Consumismo exagerado

4- De acordo com as charges, liste 7 problemas causados pelo turismo insustentável.


1-
2-
3-
4-
5-
6-
7-




5- De acordo com seus conhecimentos, marque (X) na informação correta.
1- Patrimônio Cultural é
(   ) o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, é preservado porque é importante par a  identidade da cultura de um povo.
(   ) é o bem natural que, dado seu valor econômico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade.
(   ) é o bem que satisfaz as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras de satisfazerem as suas.

2- O que é diversidade cultural?
(   ) São diferenças que existem entre as espécies animais , tais como: tamanho, pelo ou pele, aquático ou terrestre, mamífero ou réptil, etc.
(   ) são diferenças que existem entre os seres humanos, tais como: a linguagem,  danças, vestuário, crenças, e outras tradições como a organização da sociedade
(   ) É a importância de se proteger o patrimônio cultural como um bem de grande valor em termos de biodiversidade.
3- O que é uma Cultura turista ecologizada?
(   ) é a cultura que usa os bens naturais de maneira a satisfazer suas necessidades, sem se preocupar com as gerações futuras.
(   ) é o valor econômico ou paisagístico que merece ser protegido pela sociedade.
(   ) é conhecer previamente o seu destino turístico para compreender e respeitar a diversidade cultural e o ambiente dos povos dos lugares  aprendendo  a se comportar como hóspede e prevenir os impactos ambientais negativos.

4- O que é desenvolvimento Sustentável?
(   ) é um desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras.
(   ) é um desenvolvimento que impossibilita as pessoas de usarem os recursos naturais para que esses não desapareçam.
(   ) é um desenvolvimento que impossibilita um uso razoável dos recursos da terra e deixa de maneira intocada espécies e habitats naturais.

6- Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado, no mapa, aos Biomas correspondentes.
a) 1 – Amazônia, 2 – Caatinga, 6 – Pampa ou campos.
b) 3 – Caatinga, 5 – Pantanal, 2 – Cerrado.
c) 2 – Amazônia, 6 – Mata Atlântica, 5 – Pampa.
c) 4 - Cerrado, 5 – Caatinga, 2 – Mata Atlântica.
 
7- RELACIONE:                                                                                                                                                             
(1)Bioma Amazônia                                 
(2)Bioma Mata Atlântica   
(3)Bioma Caatinga                               
(4)Bioma Cerrado                                     
(5)Bioma Pantanal   

           
  (6)Bioma Pampa       
(   ) Bioma definido pela chuva e calor.                                                                                                                                     (   ) Maior superfície inundável do mundo                                                                                                                                
(   ) É a maior floresta equatorial do planeta.                                                                                                      
(   ) É vegetação de campo.     
(   ) Bioma de MG
(   ) Apresenta árvores tortas.                                                                                                                                                     
(   ) É o bioma mais seco.      
(   ) É o bioma mais destruído, só resta 8%.
(   )  Começou a ser destruído quando os portugueses
 chegaram ao Brasil.    




10- De acordo com as características da vegetação, marque (X) na resposta certa.
a) É uma vegetação rasteira que predomina principalmente no rio grande do sul, sendo aproveitada para a criação de gado.
 a) Cerrado.                     b) Campo.
c) Araucária.                    d) Mangue.
b) Crescem árvores pouco elevadas, de tronco retorcido e folhas grossas. Suas áreas vêm sendo utilizadas para a agricultura (principalmente café, soja e milho) e pastagens
a) Caatinga;                                b) Campos Limpos;
c) Cerrado;                                  d) Floresta Equatorial;
c) Acontece no sul do país. É formada quase totalmente por uma única espécie de árvore. Dessas árvores é retirada a celulose, matéria prima para a fabricação do papel. 
a) Cerrado.                      b) Campo.
c) Araucária.                    d) Mangue.
11. Complete o quadro com um exemplo de produção de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação, distribuição e venda
Imagem Geoprofessora
12- Explique com suas palavras a representação abaixo sobre como seria um ciclo produtivo ideal: 
Imagem Geoprofessora

  
13. Relacione as colunas, com referencia aos setores da economia:
(A) Atividades Primárias                  (B) Atividades Secundárias     (C) Atividades Terciárias
(   ) Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das indústrias.
(   ) Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos industrializados.
(   ) Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas.

Prova de Geografia Tópico 13. Revolução técnico-científica Tópico 14. Redes técnicas das telecomunicações Tópico 15. Fragmentação

E.E.”Dr. JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE   GEOGRAFIA                                       DATA:__/__/__
ALUNO (A):________________Nº___                             SÉRIE: 9 ano 
 PROFESSOR: ____________
 Tópico 13. Revolução técnico-científica Tópico 14. Redes técnicas das telecomunicações
Tópico 15. Fragmentação
1- Algumas empresas de países capitalistas buscam acordo entre si visando a controlar a produção e, principalmente, os preços no mercado. A esse tipo de integração denominamos:
 a) truste
b) cartel
c) “holding”
d) “pool”
2- A ordem geopolítica bipolar, que se desagregou quase que totalmente nos últimos anos, cede lugar a uma nova ordem:

a) multipolar
b) sem pólos ou centros de decisão
c) monopolar
d) neonazista
2- Caracterizam os países subdesenvolvidos, exceto:

a) elevadas taxas de natalidade;
b) grande crescimento populacional;
c) predominância da população economicamente ativa no setor secundário e terciário;
d) predomínio de matérias-primas nas exportações.

3- Vários fatores têm sido tomados como referência para determinar os novos ordenamentos espaciais de implantação dos centros de alta tecnologia em outros países. Que fatores são esses? Cortando fronteiras com capital e tecnologia, as multinacionais otimizam mercados, recursos naturais e políticos em escala mundial. Uma nova forma de acumular lucros, uma nova divisão internacional do trabalho.   KUCINSKI, Bernardo. O que são multinacionais. A nova divisão internacional do trabalho apresentada no texto tem como causa a seguinte razão para uma empresa  multinacional se instalar fora do país de origem:
 
a) aplicação de capitais em atividades agrícola nos países periféricos;
b) implantação de filiais em países onde a mão-de-obra barata é barata;
c) facilidade para exportação de matérias-primas para o 3° mundo;
e) exploração de fontes de energia não renováveis.
4- As fábricas Andorinhas
Cada vez mais, as multinacionais de marca – IBM e a General Motors – insistem que são apenas como qualquer um de nós: caçadores de pechinchas em busca do melhor negócio no shopping global. Elas são consumidores muito exigentes, com instruções específicas relacionadas com projeto sob encomenda, matéria-prima, prazos de entrega e, mais importante, a necessidade dos preços mais baixos possíveis. Mas o que não interessa a eles é a onerosa logística de como esses preços caem tanto; construir fábricas, comprar maquinaria e orçar a mão-de-obra têm sido operações rebatidas diretamente para a quadra de terceiros.
(
KLEIN, Naomi. Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido. Disponível em: Acesso em: 24/05/2007)
Na atualidade, as indústrias de alta tecnologia estão imprimindo um novo ordenamento no espaço em busca de maiores lucros. Na “busca do melhor negócio no shopping global”, as indústrias de alta tecnologia
a) importam produtos fabricados na China, por melhores preços e qualidade de seus próprios produtos.
b) instalam-se em países periféricos, por oferecerem isenção de impostos, grande mercado consumidor, matéria prima abundante, mão de obra barata  e fraca regulamentação ambiental.
c) têm suas sedes nos EUA e China, para darem maior qualidade à produção.
d) Produzem nos países desenvolvidos devido ao baixo custo de fabricação e a facilidade da espoliação dos trabalhadores.
5- A transformação mais significativa trazida pela Terceira Revolução Industrial se refere à globalização da indústria: as transnacionais se instalam em vários locais diferentes e complementam suas produções. Um exemplo é a indústria automobilística: os diversos componentes são fabricados em diferentes locais e montados em uma determinada indústria. Essa nova lógica da localização industrial tem provocado a descontinuidade geográfica, a descentralização industrial, ou seja, a fabricação articulada em redes globais. Em virtude desses aspectos inovadores e em decorrência das necessidades afloradas nesse panorama, o novo espaço industrial foge das velhas áreas metropolitanas e se instala em novas regiões caracterizadas por alta tecnologia. (http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2768u20.jhtm. Acesso: 08/04/2010. Adaptado.)
Segundo a lógica da Terceira Revolução Industrial, portanto, um produto industrializado é
a) exportado para os países que possuem mão de obra barata.
b) fabricado nos países pobres e vendido para a população local.
c) montado com peças fabricadas em diferentes países.
d) produzido nos países ricos e exportado para os pobres.
6- Lenovo é uma inovadora companhia de tecnologia internacional resultante da aquisição pelo Grupo Lenovo da Divisão de Computação Pessoal da IBM. s sedes executivas da Lenovo estão situadas em Purchase, New York, E.U.A., e as operações principais em Beijing,China, e Raleigh, North Carolina, EUA, com uma rede empresarial de vendas abrangendo 160 países. A companhia emprega mais de 19.000 pessoas no mundo inteiro.
(www.lenovo.com. Acessada em 15.10.2007.)
O conteúdo apresentado pode ser sintetizado com as seguintes palavras-chave:
a) choque de civilizações, novos países industriais, 2.ª Revolução Industrial.
b) Guerra Fria, crise do socialismo, países em desenvolvimento.
c) mão de obra barata, expansão das multinacionais, globalização.
d) países desenvolvidos, empresas multinacionais, bipolarização.
7- Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.
8- Em setembro de 2003 realizou-se a 5ª conferência ministerial da OMC em Cancún, México, e as nações desenvolvidas não avançaram nas negociações sobre o fim dos subsídios agrícolas. Porém, nesse encontro sobre a liderança do Brasil e da Índia, foi criado um bloco de países em desenvolvimento denominado do:
a) G 7.
b) G 8.
c) G 20.
d) APEC.
No contexto da economia mundial globalizada, a disputa econômica entre as empresas tem como palco o mercado mundial. Vivemos rodeados por produtos das mais diversas origens, fabricados por empresas multinacionais bastante conhecidas. [Elas] ampliaram seus mercados, vendem produtos em praticamente todos os países, aumentaram o número de filiais em todo o globo e compraram muitas empresas em vários países, principalmente nos subdesenvolvidos. (LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 128-129).
9- Considerando o texto indique as regiões onde se concentram as maiores corporações industriais, financeiras e comerciais do mundo
(   ) As maiores corporações industriais, financeiras e comerciais estão concentradas nos EUA (Região dos Grandes Lagos , Extremo Oeste e Litoral do Rio São Lourenço), Europa Ocidental (Vale do Reno), Japão, China.
(   ) Norte do Canadá, EUA, Japão e Itália.
(   ) França, Inglaterra, Portugal e EUA.
(   ) Litoral do Brasil e países da BRIC.
“(...) uma minoria social privilegiada acumulou grande riqueza em prejuízo da grande maioria da população. Essa nova ordem financeira internacional é nutrida pela pobreza humana e pela destruição do meio ambiente. Ela gera a segregação social, estimula o racismo e os conflitos étnicos, solapa os direitos das mulheres e, freqüentemente, precipita países em confrontos destrutivos entre nacionalidades. Além disso, as reformas – visto que são aplicadas simultaneamente em mais de cem países – levam a uma globalização da pobreza, processo que aniquila a subsistência humana e destrói a sociedade (...)” CHOSSUDOVSKY, Michel. A globalização da pobreza: impacto das reformas do FMI e Banco Mundial. São Paulo: Moderna, 1999.p. 27.
10- Sobre o texto considere as verdadeiras.
I-  Movimentos contemporâneos de defesa dos direitos das minorias e de preservação do meio ambiente criticam os problemas descritos no texto acima.
II- Com o processo de globalização, intensifica-se o desmatamento para a expansão das atividades agropecuárias, aumentando os problemas ambientais e alterando o modo de vida das comunidades.
III- O enfraquecimento dos países causado pelos efeitos da globalização, democratiza a pobreza, além de criar, nos países desenvolvidos, conflitos étnicos e culturais.
São verdadeiras
(a) I e II
(b) II e III
(c) I e III
(d) I, II e III

 A Terceira Revolução Industrial — ou Revolução Técnico-Científica — começou a tomar forma no final da Segunda Guerra Mundial, mas os seus efeitos têm se manifestado em todo o mundo, de forma mais intensa, nas últimas três décadas. Sua repercussão atinge o conjunto das atividades econômicas, as relações sociais e as relações entre a sociedade e a natureza. (LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005.p. 241).
11- Tomando como base a leitura do texto e os conhecimentos sobre a atividade industrial, marque (1) para os efeitos positivos e (2) para efeitos negativos provocados pela Revolução Técnico-Científica.
(   )  Avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, reduzindo as distâncias.
(   ) Desenvolvimento e utilização da informática, tanto nos equipamentos (hardware);quanto nos programas e sistemas operacionais (software);
(   ) Desenvolvimento da micro-eletrônica e da robótica;
(   ) Maior competitividade entre as empresas, exigindo, assim, melhor qualidade dos produtos;
(   ) Desemprego de milhões de pessoas em todo o mundo por causa da robotização da indústria
(   )Marginalização de alguns países periféricos.
A alternativa que relaciona corretamente o que se pede é

(a)1,1,1,1,2,2
(b)2,2,1,1,1,1
(c) 2,2,2,2,1,1
(d) 1,2,1,2,1,2


Disneylândia
1 - “Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.2 - Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.3 - Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.4 - Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.5 - Literatura Grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.6 - Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.7 - Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.8 - Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.9 - Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.” Disneylândia, In TITÃS, Titanomaquia,1993.
12- Esses nove “versos” são do texto Disneylândia, cuja música é dos Titãs em parceria com Arnaldo Antunes. Marque a alternativa que apresenta características do espaço geográfico mundial no período atual da globalização e que podem ser identificadas nos versos enumerados acima.
a) Todos os versos tratam de características da globalização, mas essas características não existem mais.
b) Os versos referem-se à circulação de pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida, migrando dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos.
c) Os versos referem-se a um mundo em movimento intenso, com maior circulação de pessoas, informações, capitais e de mercadorias, tanto bens materiais como culturais, em diferentes lugares, países e regiões do globo. Porém o verso de número 9 contraria a idéia de “um mundo sem fronteiras”.
d) Os versos 2, 4, 6 e 9 não estão relacionados ao fim das fronteiras nacionais para a livre circulação de mercadorias e pessoas pelo mundo.
13- Analise as afirmativas sobre o transporte ferroviário e marque a incorreta.
a) O transporte ferroviário é muito utilizado para o transporte de cargas pesadas, como minérios e diversas matérias-primas.
b) A popularização do transporte rodoviário provocou a redução do uso do transporte ferroviário nos países subdesenvolvidos aumentando os custos dos produtos.
c) Um dos principais problemas do transporte ferroviário no Brasil é a construção de vias férreas em terrenos de mar de morros principalmente no sudeste.
d) A redução no uso do transporte ferroviário se deve aos altos custos, visto que o transporte aéreo e o rodoviário são bem mais baratos.

14- A matriz de transporte é diversificada, e cada modalidade apresenta pontos positivos e negativos. Marque a alternativa que indica corretamente as principais vantagens do transporte ferroviário.
a) O transporte ferroviário é considerado o meio de transporte mais rápido, sendo a alternativa mais adequada para o deslocamento de passageiros em um curto tempo.
b) A construção de uma via férrea é de baixo custo, podendo ser instalada em qualquer lugar sem que haja adaptações no terreno.
c) Os países subdesenvolvidos usam o transporte ferroviário como meio de escoar a produção porque é mais barato e o único que é totalmente eficiente nos terrenos acidentados.
d) O transporte ferroviário é uma excelente alternativa para o transporte de cargas pesadas através de longas distâncias, apresentando custos bem inferiores se comparado com o transporte rodoviário.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSyN6anVphgbvSQcCa4YTgXrwEmW7iZZva8g8YD7oum27_2rXvgUfa!! Acabou!! Boa Sorte!
 
15- O transporte ferroviário é uma modalidade de transporte
a) Aeroviário
b) Hidroviário
c) Rodoviário
d) Ferroviário

Prova de geografia Tópico 9. Sociodiversidade - Tópico 11. Regionalização e mercados - Tópico 12. Nova Ordem Mundial - Complementar: XIV. Globalização

E.E.”Dr. JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE   GEOGRAFIA                                       DATA:__/__/__
ALUNO (A):________________Nº___                             SÉRIE: 8 ano
 PROFESSOR: ____________
 Tópico 9. Sociodiversidade - Tópico 11. Regionalização e mercados - Tópico 12. Nova Ordem Mundial - Complementar: XIV. Globalização
“ O Brasil, não chegou ao séc.XXI como um dos lugares mais megadiversos do planeta por milagre. Isso aconteceu porque práticas tradicionais compatíveis com o ambiente, adotadas por povos e populações que habitam há muito o território preservaram. Mas o mesmo ser humano que mostra ser possível conviver em harmonia com a natureza comanda a destruição e põe em risco, através dos métodos dominantes de produção atual , a possibilidade de melhorar as condições de vida e o futuro do país.  Embora a importância da biodiversidade brasileira  seja reconhecida, só 4% do território brasileiro  são áreas protegidas fechadas, enquanto a média mundial é de 5%. E os ambientes estão em constante processo de degradação: em  2002/03, a Amazônia  teve uma área desmatada de 50mil km (dos quais 25% sem nenhuma utilização econômica); do Cerrado, que contém 1/3 da biodiversidade brasileira , restam menos de 5% de fragmentos com possibilidade sobrevivência;  da Mata Atlântica, sobram menos de 8%; na Caatinga, 10% do solo está em processo de desertificação; o Pantanal assim como a Zona Costeira enfrenta destruição de mangues, poluição da água, espécies pesqueiras ameaçadas etc; e o Pampa,  sofre com o avanço das monoculturas agrícolas e florestais.   O avanço da degradação, além de comprometer a biodiversidade, afeta também as populações  que vivem nesses ambientes. “ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL. Brasil. SP:ISA, 2004, p.54-56.  
  1- Sobre o texto considere as alternativas verdadeiras.
I- As populações tradicionais (quilombolas, indígenas, caiçaras, entre outros) contribuem para a preservação da biodiversidade brasileira.
II- O homem  põe em risco a natureza por causa dos métodos dominantes atuais e da possibilidade de melhorar de vida usando os recursos naturais.
III- A proteção da biodiversidade no Brasil é menor que a média mundial.
IV- Os Biomas brasileiros mais ameaçados de desaparecer são a mata atlântica e o cerrado.
As alternativas corretas são:
(a) I e II
(b) I, II e IV
(c) I, II, III
(d) I, II, III, IV

2- A globalização é um processo econômico baseado na integração comercial e cultural entre os países do globo terrestre. Essa integração comercial é facilitada pelas inovações tecnológicas que atuam principalmente nos transportes e telecomunicações. Uma das grandes características desse processo é a
a) O aumento das diferenças culturais.
b) a diminuição do comércio internacional.
c) formação dos blocos econômicos.
d) restrição ao uso de tecnologia.

3 - Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, outros países adotaram a mesma fórmula, sempre com o mesmo objetivo: maior competitividade no mercado mundial. A União Européia tem elevado grau de integração, o que não acontece em todos os blocos econômicos já formados. Os principais blocos econômicos mundiais na atualidade são
A) GATT, OMC e FMI.
B) Nafta, MERCOSUL, Apec e União Européia.
C) ONU, Comecon, Nafta e União Européia.
D) OMC, MERCOSUL e OTN.

(VESENTINI, J. William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática. 1999.p.15)

4- O mapa representa um mundo dividido.
A linha divisória norte-sul destacada no mapa demarca duas regiões bem distintas do mundo, permitindo concluir que se trata de uma linha que
a) apresenta a divisão entre o mundo capitalista e o mundo socialista.
b) define as áreas de influência econômica dos Estados Unidos e do Japão.
c) delimita os países de economia rural e as áreas de economia urbana.
d) estabelece a divisão do mundo entre áreas desenvolvidas e subdesenvolvidas (pobres e ricos).

5- A bipolaridade mundial ideológica e militar entre o Leste/Oeste passou, atualmente, para a bipolaridade econômica e política Norte/Sul. Isto significa dizer que atualmente há oposição entre o
A) norte: rico e industrializado; e o Sul: pobre e em processo de industrialização.
B) sul: rico e industrializado; e o Norte: pobre e agrário.
C) leste: pobre e agrário; e o Norte: industrializado.
D) oeste: rico e industrializado; e o Leste: pobre e agrário.




Número de usuários com acesso à internet a cada 100 hab. – 2010
Brasil
40,65
Chile
45,0
Haiti
8,37
Nigéria
28,43
(http://migre.me/5DbGn. Acesso: 30/08/2011. Adaptado.)
 - A tabela apresenta a inclusão e exclusão digital dos países mencionados. Com base nessas informações, conclui-se que a
a) inserção digital ainda não chegou a uma parcela significativa da população brasileira, que é, em sua maioria, excluída do mundo da internet.
b) internet possibilita a difusão de informações com rapidez e a maioria dos chilenos e nigerianos desfruta desse benefício.
c) maior parte dos habitantes dos países representados tem acesso á internet.
d) maioria da população do Haiti, por possuir acesso à internet, está incluída nas mudanças promovidas pela era digital global.
7 - No mundo globalizado, as regionalizações e a formação de acordos entre países tem marcado a nova maneira de produzir o espaço. O BRIC é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que são as maiores economias em desenvolvimento do planeta. Como fórum regional, qual é a maior reivindicação que levou os países que compõem o Bric a se organizar como um bloco?

A) Exigir maior poder de decisão e políticas específicas para países em desenvolvimento, os denominados países “emergentes”.
B) Mandar nas negociações e no diálogo internacional, já que representam 90% do PIB mundial.
C) Reunir todos os países do mundo, objetivando a cooperação internacional.
D) Fazer parte do G7, grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo.
8- O socialismo real e o capitalismo, dois modelos societários alternativos e antagônicos, criaram uma ordem mundial que vigorou de 1945 a 1989/91, chamada de ordem
a)  multipolar.
b)  monopolar.
c)  bipolar.
d)  molecular.


9- As fábricas Andorinhas
Cada vez mais, as multinacionais de marca – IBM e a General Motors – insistem que são apenas como qualquer um de nós: caçadores de pechinchas em busca do melhor negócio no shopping global. Elas são consumidores muito exigentes, com instruções específicas relacionadas com projeto sob encomenda, matéria-prima, prazos de entrega e, mais importante, a necessidade dos preços mais baixos possíveis. Mas o que não interessa a eles é a onerosa logística de como esses preços caem tanto; construir fábricas, comprar maquinaria e orçar a mão-de-obra têm sido operações rebatidas diretamente para a quadra de terceiros.
(KLEIN, Naomi. Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido. Disponível em: Acesso em: 24/05/2007)
Na atualidade, as indústrias de alta tecnologia estão imprimindo um novo ordenamento no espaço em busca de maiores lucros. Na “busca do melhor negócio no shopping global”, as indústrias de alta tecnologia
a) importam produtos fabricados na China, por melhores preços e qualidade de seus próprios produtos.
b) instalam-se em países periféricos, por oferecerem isenção de impostos, grande mercado consumidor, matéria prima abundante, mão de obra barata  e fraca regulamentação ambiental.
c) têm suas sedes nos EUA e China, para darem maior qualidade à produção.
d) Produzem nos países desenvolvidos devido ao baixo custo de fabricação e a facilidade da espoliação dos trabalhadores.
10- De acordo com o Banco Mundial, o Brasil ocupa o 3 lugar entre os países com pior distribuição de renda.Veja o gráfico:  Fonte: "Isto é Senhor" / 1093 - 29/08/90.

Apesar do que indicam esses dados, ainda há, no entanto, quem prefira exaltar o fato de o Brasil ser hoje a sétima  economia do mundo. O que explica esse contraste é principalmente
(a) Uma economia dinâmica e diversificada, porém com injusta distribuição de renda.
(b) A falta de qualificação Profissional e o melhoria na alfabetização.
(c) A corrupção no governo e a contestação da população.
(d) A alta natalidade e a facilidade emprego com carteira assinada.

11- Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.

12- Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor operacionalizar essa união. São parceiros do Brasil no MERCOSUL:
a) Argentina, Uruguai e Peru
b) Argentina, Bolívia e Paraguai
c) Uruguai, Argentina e Peru
d) Argentina, Paraguai e Uruguai
13- Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial na chamada ordem Multipolar - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:
a) A maior potência nuclear do planeta continua sendo os Estados Unidos.
b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos da Alemanha.
c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.
d) A moeda única da UE (o Euro) tem cada vez menos valor como moeda de troca.
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14- Nascida nos anos 50, essa Associação Internacional foi pioneira no mundo com tendência a agregar todos os países do continente e implantar uma moeda única, serviu de modelo para outros blocos de países. Tratamos do bloco regional:
a) Acordo de Livre Comércio da América do Norte - NAFTA
b) Mercado Comum do Sul - MERCOSUL
c) Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - APEC
d) União Européia - UE

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