domingo, 30 de setembro de 2012

Prova de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria

                                                         E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº _____________2
DATA: _________________
01. Se considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que ele foi respectivamente.
a) industrial com a Revolução industrial, financeiro com os bancos e juros e comercial com o comércio colonial.
b) comercial com o comércio colonial, industrial Revolução industrial e financeiro com os bancos e juros
c) liberal com a invasão das multinacionais, industrial Revolução industrial e comercial com o comércio colonial.
d) financeiro com os bancos e juros, imperialista com a invasão das multinacionais e comercial com o comércio colonial.
02. Assinale (A) para América Anglo-Saxônica EUA e Canadá e (B) para América Latina:
(  ) localiza-se predominantemente na porção sul do continente.
(  )
caracteriza-se pela colonização de povoamento, pequena propriedade e mão de obra assalariada..
(  ) foi colonizado pelos povos ibéricos(Portugal e Espanha).
(  ) colonização baseada na grande propriedade rural e no escravismo.
(  ) durante o período colonial acumulou bens que foram utilizados para o seu desenvolvimento.
(  ) Caracteriza-se pela colônia de exploração.
(  ) Foi colonizado pela Inglaterra.
Marque a alternativa que representa a resposta das questões acima
(a) B – A – B – B – A – B – A
(b) A – B – A – B – B – A – B 
(c) A – A – A – A – B – B – B
(d) B – B – B – B – A – A – A
03. O mapa ao lado mostra as Treze Colônias Inglesas. Cada uma possuía características próprias e de um modo geral podiam ser reunidas em três grupos bem definidos:
 •         Colônias do Norte: New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut.
•         Colônias do Centro: New York, New Jersey, Pensilvânia e Delaware
•         Colônias do Sul: Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia e Maryland.

São características das Colônias do Norte, EXCETO:

a)       economia independente da metrópole  Inglaterra;
b)       pequena propriedade familiar e diversificação da produção
c)       utilização da mão-de-obra escrava;
d)       nela foi introduzida a colônia de povoamento.
As Treze Colônias tinham uma liberdade econômica que não era nem imaginada na América Espanhola e na América Portuguesa. Para começar, havia liberdade de comércio e quase não havia monopólio colonial. As colônias do Norte e do Centro desenvolveram um comércio triangular com outras colônias, com a América Espanhola, a África e a Europa

04. O mapa ao lado se refere a uma das rotas dos triângulos comerciais.
comércio triangular acabou favorecendo, nas colônias do norte, EXCETO:

a)  o desenvolvimento do sistema de monocultura e exploração da mão de obra africana;
b) a acumulação de capital (riqueza);
c) a formação de uma classe média comerciante;
d)  o desenvolvimento das colônias por causa do comércio.

05. Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:
a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) substituição de mão de obra pela mecanização.
06. O primeiro país a se industrializar na Europa foi:
a) a França
b) os Estados Unidos
c) a Inglaterra                     d) a Bélgica
O hibridismo cultural é um fenômeno histórico-social que existe desde os primeiros deslocamentos humanos, quando esses deslocamentos resultam em contatos permanentes entre grupos distintos. O continente latino-americano é um lugar por excelência para a ocorrência do hibridismo cultural, porque é um espaço de imigração e migração desde eras remotas. Todo sujeito migrante é um sujeito híbrido, porque, quando deixa sua terra, torna-se diferente, pois os outros homens que encontra na terra estrangeira têm outros costumes e outras crenças; ouve outro tipo de música e dança em outro ritmo. O ritmo que trouxe une ao que encontra e inicia o processo de hibridismo cultural.
07. Que povos contribuíram para o processo de hibridismo cultural no Brasil?
(a) portugueses, africanos, italianos, indígenas.
(b) portugueses, alemães, franceses, indianos.
(c) indianos,  negros e europeus.
(d)  africanos, portugueses, indianos.

08. "O produto da atividade humana é separado de seu produtor e esse produto é desfrutado por  uma pequena minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem."
A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
a) fez acontecer a hegemonia do capitalista, na figura do empresário, na produção social criando o proletariado.
b) tornou a indústria uma alternativa caso o artesanato  manual  não fosse suficiente para atender aos consumidores.
c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção;
d) tornou o homem mais importante que a máquina;
09. Podemos dizer que a supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos para o processamento da Revolução Industrial porque:
a) assegurava o fornecimento de matéria-prima que era levado da Inglaterra para os países das colônias;
b) permitia um maior desenvolvimento técnico, porque a Inglaterra importava tecnologia dos EUA;
c) eliminava a concorrência francesa que não tinha acesso ao mar;
d) assegurava o mercado para os produtos manufaturados porque facilitava o escoamento da produção.
10. A Revolução Industrial foi possível por uma série de fatores. Em relação a grande quantidade de mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas podemos afirmar que está relacionada:
a) ao processo de expulsão do povo dos campos provocado pelo cercamento da terra e criando o êxodo rural;
b) a substituição dos grandes fazendas pelos pequenos produtores, cuja rentabilidade era maior;
c) uma maior concentração de mão-de-obra agrícola para deter a migração para as cidades;
d) foi um fenômeno exclusivo da Inglaterra, não aparecendo em nenhum outro país.
11. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população rural e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão do trabalho, utilização de máquinas, êxodo rural e urbanização  e capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das manufaturas e aumento da redução rural.
d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
12. Sobre as condições dos trabalhadores nas fábricas considere as afirmativas:
I – O ambiente de trabalho nas fábricas era péssimo devido a pouca iluminação, sujeira e o abafamento.
II- O trabalho das mulheres e crianças era bem remunerado, pois, os patrões tratavam-nos com respeito e dignidade.
III- Nas fábricas os empregados trabalhavam até 18h por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
IV- Os direitos trabalhistas eram garantidos pelos sindicatos que atuavam de forma efetiva em favor dos operários.
São verdadeiras as afirmativas:
a) I,II,III                                           b) II, III, IV                            
c) Apenas I e III                              d) Apenas I e IV

13.  As imagens se referem.


(a) As fases da Revolução Industrial.
(b) A exploração da Revolução Industrial.
(c) Ao retrocesso da produção Revolução Industrial.
(d) A pouca evolução do processo Industrial.
14- Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.
15- Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial na chamada ordem Multipolar - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:
a) A maior potência nuclear do planeta continua sendo os Estados Unidos.
b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos da Alemanha.
c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.
d) A moeda única da UE (o Euro) tem cada vez menos valor como moeda de troca.
16 - No mundo globalizado, as regionalizações e a formação de acordos entre países tem marcado a nova maneira de produzir o espaço. O BRIC é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que são as maiores economias em desenvolvimento do planeta. Como fórum regional, qual é a maior reivindicação que levou os países que compõem o Bric a se organizar como um bloco?

A) Exigir maior poder de decisão e políticas específicas para países em desenvolvimento, os denominados países “emergentes”.
B) Mandar nas negociações e no diálogo internacional, já que representam 90% do PIB mundial.
C) Reunir todos os países do mundo, objetivando a cooperação internacional.
D) Fazer parte do G7, grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo.
17- O socialismo real e o capitalismo, dois modelos societários alternativos e antagônicos, criaram uma ordem mundial que vigorou de 1945 a 1989/91, chamada de ordem
a)  multipolar.
b)  monopolar.
c)  bipolar.
d)  molecular.

Avaliação de História Período Joanino

                                                         E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº_______
DATA: _________________
1. A chegada da família real ao Brasil acarretou profundas modificações à vida da colônia. Analise as modificações a seguir e classifique como verdadeiras (V) as que realmente foram decorrentes da chegada da família real e como falsas (F) as que não foram.
(   ) O fim do monopólio colonial, com a abertura do comércio com a Inglaterra.
(   ) O deslocamento do eixo político da colônia do nordeste para o sudeste, depois que o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Império Lusitano e concentrou todas as funções políticas e administrativas da metrópole.
(   ) As mudanças na vida cultural do Rio de Janeiro, com a presença de artistas europeus e a implantação de bibliotecas, instituições científicas e colégios, além do desenvolvimento da imprensa.
(  ) A separação entre a Igreja e o Estado, quando o catolicismo deixou de ser a religião oficial e foi estabelecida a liberdade de culto para toda a colônia.
A seqüência correta de classificação é
A)  F, V, V, F.
B)  V, F, F, V.
C)  V, V, F, F.
D)  V, V, V, F.

2. Considerando a História do Brasil, a Inconfidência Mineira não foi única que se revoltou contra a Coroa. Ela se coloca ao lado da Conjuração Baiana, 1798.
a) ambas propunham a abolição do trabalho escravo nas atividades mais dinâmicas da economia.
b) impulsionaram  o desenvolvimento industrial urbano brasileiro, acarretando o aumento da demanda por produtos importados da Europa.
c) ambas tiveram o mesmo objetivo inspirado pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade o de tornar o Brasil independente de Portugal  
d) ambas foram  formadas pelas elites coloniais, alterando a ordem constitucional brasileira com a derrubada da monarquia constitucional e a proclamação da república jacobina.
3. Observe a imagem.
(FERREZ, G. Iconografia do Rio de Janeiro - 1530-1890. V. 2. RJ: Casa Jorge Editorial, 2001. p. 7.)
O desenho de Franz Josef Frunhbeck, feito entre 1817 e 1818, mostra o passeio público do Rio de Janeiro, construído sob um antigo mangue, conhecido como Lagoa do Boqueirão, e reformado por D. João VI.
Da análise da imagem, infere-se que a presença da família real portuguesa no Rio de Janeiro contribuiu para
a) distanciar a população do modelo de vida europeu.
b) fazer da cidade um espaço de preservação ambiental.
c) melhorar as condições de vida dos escravos urbanos.
d) modernizar a cidade em atendimento às necessidades da Corte.
  4.  A vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, marcou o início do processo que culminou, anos mais tarde, na Independência. Uma das medidas mais significativas tomadas pelo monarca português no Brasil foi a chamada “abertura dos portos”, que representava o rompimento de um dos principais vínculos coloniais, caracterizado
a) pelo pacto colonial que limitava a produção colonial no Brasil e na metrópole.
b) pelo pacto colonial que taxava os produtos coloniais acima dos produtos da metrópole.
c) pelo pacto colonial que representava o exclusivismo comercial que só permitia que o Brasil comercializasse com Portugal.
d) pelo pacto colonial que impedia a colônia de fornecer produtos para a metrópole.
5. Na América Portuguesa, no final do século XVIII, estouraram vários motins contestatórios à colonização. Embora lutassem contra o domínio colonial, esses movimentos se diferenciavam bastante, tanto em suas reivindicações, quanto em sua formação social. A defesa da abolição da escravidão e a participação de negros são características da
a) Conjuração Baiana.
b) Inconfidência Mineira.
c) Revolução Farroupilha.
d) Revolta Felipe dos Santos
6. A crise do sistema colonial foi marcada no Brasil por contestações diversas que comprovam as aspirações de liberdade do nosso povo. Entre as revoltas, podemos destacar as Conjurações Mineira e Baiana, que tiveram em comum a
a) influência das ideias iluministas e da Revolução Francesa.
b) liderança composta por membros da elite colonial.
c) proposta de abolição da escravidão.
d) revolta pela cobrança dos impostos atrasados.
7. [...] Toda pessoa, de qualquer condição, que levar para fora do Distrito da Minas ouro em pó ou em barra, que não seja fundido nas Casas Reais de Fundição e que não seja aprovado por guias, incorrerá na pena de perdimento de todo o ouro extraviado e de outro tanto mais. (DUARTE, G. D. Jornada para o nosso tempo. B. H: Editora Lê,1997,p.65.) Essa medida da coroa portuguesa levou os mineradores a se rebelarem, pressionando o governador das minas a suspender a execução das determinações da metrópole. O movimento contra as casas de fundição ficou conhecido com
a) Conjuração Baiana.                              
b) Guerra dos Emboabas.
c) Inconfidência Mineira.                            
d) Revolta Felipe dos Santos.
 8. Funcionário do governo saindo de sua casa, acompanhado por toda a família
Obra de Debret
(http://goo.gl/PrJSJ. Acesso 14/06/2011.)



Jean Baptiste Debret foi responsável pela organização da exposição de arte no Brasil em 1829. Ele documentou, por meio de sua arte, a sociedade brasileira do século XIX. Da análise da disposição das personagens na gravura feita pelo artista, infere-se que
a) a atividade desempenhada e a cor contribuíam para classificar os escravos uniformemente.
b) a busca da afirmação do poder masculino na chamada sociedade patriarcal se dava nas esferas do poder público e do privado.
c) a família de setores médios da sociedade era formada por um número reduzido de pessoas.
d) a participação das mulheres em assuntos domésticos era reduzida.

09. O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros fatores:
 a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
10.  Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
 a) declarar a libertação dos escravos;
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia.
11. No século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia: 
a)   a proibição dos países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
b)    o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na Europa.
c)    a ordem de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d)   o tratado entre a França e o restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.
12.  Em 1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolta do Porto
d- Revolta da chibata.

 Observe a charge:   


13. A charge se refere ao seguinte fato histórico

a)   União Ibérica
b)   Abertura dos Portos
c)   Independência do Brasil
d)   Recolonização do Brasil

14- O fato histórico a que a charge se refere tem como resultado

a)   o aumento da produção manufatureira no Brasil.
b)   o acordo entre Portugal e Inglaterra para derrotar Napoleão.
c)    o fim do monopólio português sobre o comércio brasileiro.
d)    a criação de industrias automobilísticas no Brasil.
15-Observe as imagens:


A presença da Corte Portuguesa no Brasil (1.808 a 1.820) gerou grandes transformações na vida econômica, política e sociocultural brasileira, tais como, EXCETO:

(a) Abertura do banco do Brasil e da Casa da Moeda
(b) Melhorias das condições financeiras para toda população.
(c) Criação  da Biblioteca Real e da escola de medicina.
(d) Inauguração do jardim Botânico e observatório astronômico.

Bandeiras dos Estados Brasileiros

Colora as Bandeiras das cores corretas e pesquise a história de cada bandeira.













Prova de História Chegada dos Portugueses

ESCOLA ESTADUAL “DR JOAQUIM VILELA “

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE  HISTÓRIA       6º ANO
Aluno: ______________________________ n°: __ Turma: _____ Data: __
Professor: _______________________________
Valor:__________ 
Nota: __________

1)Entre as opções abaixo assinale a opção que representa parte da cultura indígena
a) andar bem vestido com roupas de peles de animais.
b) alimentavam de  massas , doces , sucos e enlatados.
c) acreditavam em muitos  deuses , eram politeístas.
d) usavam armas potentes como as usadas nas guerras atuais.
2) Entre os indígenas era comum a prática da poligamia,isto quer dizer que eles
a) comiam carne humana em rituais antropofágicos.
b) casavam com  mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
c) dançavam e cantavam nos rituais funerários.
d) escolhiam  o chefe da tribo pela coragem.

3)  Sobre os índios brasileiros marque a opção correta.
a) Falavam  várias línguas , escreviam e liam corretamente.
b) Habitavam todo o território brasileiro.
c) Viviam somente no interior do Brasil.
d) Viviam da caça, da pesca, da coleta e do comércio.

4) Relacione as colunas .
1- comer carne humana              (    ) arco e flecha.
2- personagem  religioso            (    )  politeísta.
3- religião                                  (    )união matrimonial com mais de uma  pessoa
4- casamento                             (    ) milho ,mandioca ,guaraná ,cacau
5- principais alimentos                (    ) antropofagia.
6- armas                                     (    ) pajé.

5) Os tupis – guaranis chamavam os outros índios que não falavam sua língua 
( tupi-guarani) e que moravam no interior do Brasil de
a) cacique .                           
b)  pajé.                      
c) tapuia.                      
d) tupi.
6 ) Complete as frases para que fiquem corretas.
Os nativos foram chamados de  ________porque os europeus pensaram  ter chegado ás Índias.
Atualmente existe _________índios no território do Brasil.
As principais causas do extermínio dos índios  foram ____________,    ______________e guerras.
Os índios preferem viver nas____________ para  estarem em contato com a natureza.
Quando os ________________chegaram ao Brasil, o território já estava ocupado pelos___________.

7- Observe os desenhos e responda
   
Quais foram os três grandes grupos étnicos que formaram a sociedade brasileira?
___________________, ____________________e ________________________.

8—Observe os desenho abaixo  e produza um pequeno texto observando a sequência.
 
9-Sobre a sociedade indígena, relacione:
1-tipo de moradia                                   (   ) tupi guarani
2- Chefe indígena                                   (   ) curumim 
3- Índio criança                                      (   ) pajé  
4- Raiz que servia de alimento                (   ) oca
5- Curandeiro                                        (   ) mandioca
6- Língua falada                                     (   ) cacique 

10- Relacione as colunas de acordo com as datas comemorativas do mês de Abril:
(   )19 de Abril                      (    )comemoramos o dia do  Brasil
(    )21 de Abril                     (    ) comemoramos o dia Índio
(    )22 de Abril                     (    ) comemoramos o dia de Tiradentes.

11 -Encontre no caça-palavras as palavras de origem africana e indígena:
   
                                                         Boa Sorte!

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