segunda-feira, 28 de maio de 2012

DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO

 DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente,como as outras poluições,mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras,  transporte,etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas,como: Insônia;· Estresse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez . A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som).Nível de ruído:- torneira gotejando (20 db)- música baixa (40 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- restaurante com movimento (70 db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)- tiro de arma de fogo próximo (140 db). 7 de maio o Dia do Silêncio.- Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro.  
                                                                                                                                 
Poluição das águasAs principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos. através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Por isso, os governos, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil.Problemas gerados pela poluição das águas :cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável,por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano, Como solução para os problemas dos recursos hídricos , foi realizado no Japão,2003, o III Fórum Mundial de Água.Foram aprovadas medidas  de preservação dos recursos hídricos.Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte , alguns desafios devem ser  superados: o atendimento das necessidades básicas da população,a proteção dos ecossistemas e mananciais,a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.  
                                            
Poluição do ar: Começou com a  Revolução Industrial..As grandes cidades sofrem os efeitos dessa poluição São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel)  A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis  geram a energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil.Esta poluição tem gerado doenças respiratórias(a bronquite, rinite alérgicaalergias e asma) .E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado ,está aumentando a temperatura do planeta



DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
1-Principal conseqüência da poluição do ar-------
 2-Destroi  plantas e até corroi monumentos--------
3-Problema de saúde causado pela poluição do ar
4-a poluição do ar só começou a partir da---------
 5-poluição que não se acumula no ambiente----
 6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo----
7-A queima dos poluentes é importante porque----
8-A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis--
9-Os principais poluidores do ar são ..petróleo e--- 
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar—
11-Aparelho que mede o som- 
12-Uma das formas de contaminação da água---
 13-----são grandes reservas de água subterrânea
14-A poluição da água causa a falta de------ -------
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas  de preservação dos--------------
 16-Aguífero da América do Sul _____________
 17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no___________
DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
1-Principal conseqüência da poluição do ar-------
 2-Destroi  plantas e até corroi monumentos--------
3-Problema de saúde causado pela poluição do ar
4-a poluição do ar só começou a partir da---------
 5-poluição que não se acumula no ambiente----
 6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo----
7-A queima dos poluentes é importante porque----
8-A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis--
9-Os principais poluidores do ar são ..petróleo e--- 
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar—
11-Aparelho que mede o som- 
12-Uma das formas de contaminação da água---
 13-----são grandes reservas de água subterrânea
14-A poluição da água causa a falta de------ -------
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas  de preservação dos--------------
 16-Aguífero da América do Sul _____________
 17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no___________


DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
1-Principal conseqüência da poluição do ar-------
 2-Destroi  plantas e até corroi monumentos--------
3-Problema de saúde causado pela poluição do ar
4-a poluição do ar só começou a partir da---------
 5-poluição que não se acumula no ambiente----
 6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo----
7-A queima dos poluentes é importante porque----
8-A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis--
9-Os principais poluidores do ar são ..petróleo e--- 
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar—
11-Aparelho que mede o som- 
12-Uma das formas de contaminação da água---
 13-----são grandes reservas de água subterrânea
14-A poluição da água causa a falta de------ -------
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas  de preservação dos--------------
 16-Aguífero da América do Sul _____________
 17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no___________
DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
1-Principal conseqüência da poluição do ar-------
 2-Destroi  plantas e até corroi monumentos--------
3-Problema de saúde causado pela poluição do ar
4-a poluição do ar só começou a partir da---------
 5-poluição que não se acumula no ambiente----
 6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo----
7-A queima dos poluentes é importante porque----
8-A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis--
9-Os principais poluidores do ar são ..petróleo e--- 
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar—
11-Aparelho que mede o som- 
12-Uma das formas de contaminação da água---
 13-----são grandes reservas de água subterrânea
14-A poluição da água causa a falta de------ -------
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas  de preservação dos--------------
 16-Aguífero da América do Sul _____________
 17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no___________


DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
1-Principal conseqüência da poluição do ar-------
 2-Destroi  plantas e até corroi monumentos--------
3-Problema de saúde causado pela poluição do ar
4-a poluição do ar só começou a partir da---------
 5-poluição que não se acumula no ambiente----
 6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo----
7-A queima dos poluentes é importante porque----
8-A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis--
9-Os principais poluidores do ar são ..petróleo e--- 
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar—
11-Aparelho que mede o som- 
12-Uma das formas de contaminação da água---
 13-----são grandes reservas de água subterrânea
14-A poluição da água causa a falta de------ -------
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas  de preservação dos--------------
 16-Aguífero da América do Sul _____________
 17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no___________
DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO
1-Principal conseqüência da poluição do ar-------
 2-Destroi  plantas e até corroi monumentos--------
3-Problema de saúde causado pela poluição do ar
4-a poluição do ar só começou a partir da---------
 5-poluição que não se acumula no ambiente----
 6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo----
7-A queima dos poluentes é importante porque----
8-A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis--
9-Os principais poluidores do ar são ..petróleo e--- 
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar—
11-Aparelho que mede o som- 
12-Uma das formas de contaminação da água---
 13-----são grandes reservas de água subterrânea
14-A poluição da água causa a falta de------ -------
15-O fórum Mundial das águas aprovou medidas  de preservação dos--------------
 16-Aguífero da América do Sul _____________
 17-O acordo Japonês p/preservação da água aconteceu no___________



domingo, 20 de maio de 2012

Avaliação de geografia 9 ano


Avaliação de Geografia 7 ano




Atividades de alfabetização geografia


Atividades de localização com a rosa dos ventos







Atividades de migração com a música Asa Branca


Atividades globo terrestre


Avaliação de geografia PIP CBC


Atividade sobre migração com a letra da música asa branca


Avaliação de geografia - estilo saeb


Matriz de referência de geografia Descritores 9 ano


Questões de geografia com descritores








quarta-feira, 9 de maio de 2012

Matriz de referência de História...PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
HISTÓRIA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
I - HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E  MIGRAÇÕES(étnica, cultural e social e Migrações em Minas Gerais e Brasil)
D1
Compreender a importância do estudo da História para a formação cidadã.
D2
Identificar a diversidade populacional brasileira através dos processos migratórios, conceituando cultura, mestiçagem, hibridismo e suas manifestações.
D3
Distinguir História e Pré-Hstória e a origem dos diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
D4
Identificar as características da colonização na América e as bases do capitalismo industrial.
D5
Identificar as especificidades dos povos indígenas brasileiros à época da chegada dos europeus.
D6         
Caracterizar a presença africana no Brasil colonial, diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na América Portuguesa.
D7
Conceituar e identificar os processos da expansão colonizadora portuguesa.
D8
Relacionar   as atividades econômicas internas e a acumulação de capital  na Colônia: abastecimento interno, tráfico negreiro, escravidão de índios e negros.  
D9
Compreender o processo de implantação da agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro.
D10
Analisar a formação da sociedade brasileira, estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão e poder local.
D11
Analisar as disputas sobre o território sul-americano entre Portugal e outras potências européias no séc.XVIII por meio dos principais tratados.
D12
Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
II - CONSTRUÇÃO  DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO E NAÇÃO
D13
Compreender a importância das revoluções contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
D14
Analisar o sistema capitalista emergentes , o  progresso científico-tecnológico e a nova organização dos trabalhadores.      
D15
Analisar as influências dos ideais liberais no Brasil colonial.
D16
Analisar os antecedentes históricos da vinda da família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais ocorridas no território brasileiro.
D17
Caracterizar a Constituição Brasileira de 1824 e suas implicações na sociedade brasileira.
D18
Analisar e caracterizar os conflitos políticos e sociais no Brasil Imperial.
D19
Relacionar o fim do tráfico de escravos aos interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo brasileiro a partir de 1850.
D20
Compreender a educação no Brasil Império como formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.

III - BRASIL, NAÇÃO REPUBLICANA
D21
Conceituar e compreender os termos oligarquia, clientelismo, coronelismo e federalismo, relacionando-os ao regime republicano brasileiro.
D22
Identificar as características da Constituição de 1891 e suas implicações.
D23
Estabelecer relação entre o ideal republicano, modernidade e o processo de urbanização e industrialização no Brasil.
D24
Identificar os conflitos políticos e eleitorais na República Velha.
D25
Identificar características dos movimentos sociais na República  Velha e as novas ideologias partidárias no Brasil.
IV - NAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA NO BRASIL
D26
Compreender o processo de crise do sistema oligárquico brasileiro.
D27
Relacionar e caracterizar o governo autoritário de Vargas aos regimes totalitários.
D28
Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e a industrialização no Brasil.
D29
Identeficar características do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra.
D30
Identificar características do governo JK.
D31     
Identificar características do presidente Jânio Quadros.
D32
Identificar características de regimes políticos e a implantação da ditadura militar no Brasil.
D33
Identificar o quadro econômico e social no Brasil  durante a ditadura militar.
D34
Identificar características dos  governos militares no Brasil.
D35
Reconhecer os avanços da cidadania expressos na Constituição de 1988.
D36
Analisar as tensões e reinvidicações sociais no Brasil atual.
D37
Relacionar os governos neoliberais da década de 1990.
D38
Analisar a atual conjuntura política e econômica brasileira.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog