|
E.E. “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA –
Professor:
Aluno(a):
_________________________________________nº_______
Data: _________________
|
Em tese o ser humano deve seguir normas e
“etiquetas” para conviver, ser aceito e se desenvolver. Algo que venha a sair
do “padrão” de comportamento torna-se alvo de repressão. Segundo Freud e vários estudiosos, os instintos e certos
comportamentos são reprimidos para que não ocorram desequilíbrios nas
relações interpessoais numa sociedade. Na década de 60, nos Estados Unidos,
surge o movimento da contracultura como forma de contestar o
caráter social e cultural da sociedade. O movimento da contracultura valorizava : - A natureza; - Luta
pela paz e fim da repressão; - viver em Comunidade; - Alimentação natural; -
Liberdade sexual e amorosa; - Valorização da religiosidade oriental; -
Crítica a veículos de massa;
- Forma despojada e livre de expressão artística; |
1.
O movimento de contra cultura a que se refere o texto é:
(a) Rock and Holl. (b) Rap
(c) Hippie (d) Black Power
O
que seria contracultura hoje em dia, época em que temos a proliferação de
múltiplas culturas em tempo real na internet? Pois é, será que há
espaço para cultura e contracultura hoje? Vivemos uma diversidade cultural, não uma só "cultura" – nós caminhamos entre
pessoas que vivem em mundos abstratos totalmente diversos dos nossos. E não
era assim 50 anos atrás: as pessoas tinham papéis bem definidos e
assemelhados até nas eventuais diferenças. Hoje, não há suficiente
homogeneidade para uma cultura, quanto mais para uma contracultura. Por outro
lado, as forças do conservadorismo (moral) estão mais fortes do que nunca. Os
conservadores são pessoas que são contra o divórcio, anticoncepcionais,
legalização de drogas etc. Por outro lado as forças que defendem o
liberalismo (moral) são tão fortes e tão numerosa que não dá para falar mais
em "contra" cultura. É
importante salientar que os direitos civis estão diretamente vinculados a
essa disputa: os escravagistas eram os conservadores de duzentos anos atrás. Uma
pessoa tem menos direitos por uma questão de gênero ou orientação sexual,
isso também é uma questão de direitos civis. Transformar tudo isso em
questões de direitos civis foi uma conquista da contracultura. Hoje essas
disputas não morreram então nesse sentido a contracultura não morreu.
|
2.
Marque a alternativa que justifica em que sentido a contracultura continua
viva
(a)
As pessoas ainda buscam seus direitos
(b)
A internet faz o sentido de contra
cultura aumentar porque une culturas diferentes.
(c)
Já não existe quem lute pela liberação moral.
(d) Hoje, os pensamentos são diferentes aceitos
por toda sociedade.
|
O Tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais
(artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de
1960. Teve uma grande influência da
cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda, foi
inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações
estéticas como, por exemplo, a pop art, inovou também
em misturar vários estilos musicais (rock,
bossa nova, baião, samba, bolero). As
letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e
abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa. O movimento
não possuía como objetivo principal utilizar a música como “arma” de combate
político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi
criticado por aqueles que defendiam as músicas de protesto. Os tropicalistas
acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária,
foi criticado também por usas guitarras elétricas, pois os músicos nacionalistas, acreditavam que isso era
influência da cultura americana e que prejudicava a música brasileira. Os
principais representantes do tropicalismo foram: - Caetano Veloso, - Gilberto
Gil, - Os Mutantes, - Jorge Bem, - Gal Gosta, -
3. Sobre o Tropicalismo assinale a alternativa
correta
(a) O tropicalismo foi muito importante porque
serviu para protestar contra a
ditadura militar e teve grande
influência sobre o fim da ditadura militar no Brasil.
(b) O tropicalismo
foi muito importante porque protestou contra a influencia norte americana no
Brasil, se negando a usar ou comprar produtos dessa origem.
(c) O tropicalismo foi muito importante porque
serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo
novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural
revolucionário.
(d) O tropicalismo foi muito importante porque
serviu para influenciar a juventude para que não aceitassem a dominação
estrangeira e nem a dominação política.
|
|
4. Sobre a imagem ao lado podemos afirmar:
a) Trata-se
do muro de Berlin e a Alemanha dividida durante o mundo Bipolar.
b) Trata-se
da influencia exercida por EUA e
Alemanha no mundo durante a guerra fria.
c) Refere-se
à destruição do muro de Berlin e fim do capitalismo no leste europeu.
d) Retrata
a construção e destruição do muro de Berlin, principal símbolo da segunda
guerra mundial.
|
05. Berlim Ocidental
(organizada e em processo de reconstrução) representava o capitalismo . Foi então que em 1948, Stálin, dirigente da
URSS ordenou que as comunicações entre a República Federal da Alemanha e
Berlim ocidental fossem cortadas. Porém, tal iniciativa não deu certo. Assim, Berlim Ocidental continuou a crescer
e as pessoas começaram a comparar Berlim Ocidental e Berlim Oriental e viram
que o capitalismo era melhor que o socialismo.
Como consequência houve
uma emigração de pessoas muito qualificadas para Berlim Ocidental e com isso
Berlim Oriental ficava abandonada. O Governo Oriental se irritou e deu início
|
(a)
a construção de um muro isolando as duas
Alemanhas.
(b) a guerra fria separando capitalistas de socialistas.
(c) a corrida
armamentista bombardeando o lado ocidental
(d) a corrida espacial
mandando o primeiro homem para o espaço.
|
|
06. Entre EUA E URSS aconteceu a chamada
________________. Onde disputavam quem seria capaz de produzir tecnologias
bélicas mais modernas, Mesmo assim,
esses dois países jamais se enfrentaram durante a Guerra Fria, embora
apoiassem guerras entre países menores (cada superpotência apoiando um dos
lados rivais), como por exemplo, na Guerra da Coréia entre 1950 e 1953. A
que acontecimento da guerra fria o texto e a imagem se referem?
(a) Corrida espacial (b) Corrida armamentista
(c) Desarmamento
nuclear (d) Corrida
ideológica
07. De
acordo com a imagem quem era a maior potência nuclear
(a)
Japão (b)
China (c) URSS (d) USA
|
08.
As disputas entre EUA e URSS continuavam para ver quem era o melhor, atingindo
inclusive a área dos esportes. Nas Olimpíadas, por exemplo, os dois países
lutavam para ver quem ganhava mais medalhas de ouro.
|
De
acordo com seus conhecimentos e o texto ao lado é verdade afirmar que:
(I)
Por causa das guerras em que se envolveram EUA e URSS ganharam poucas
medalhas durante a guerra fria
(II)
URRS foi impedida de participar das olimpíadas de 1948 porque foi acusada de
começar as duas guerras mundiais.
(III)
Nas últimas três olimpíadas EUA e Federação Russa disputaram primeiro e segundo
lugar no quadro de medalhas.
(IV)
EUA e URSS foram os países que mais ganharam medalhas de ouro nas olimpíadas.
(V)
EUA e URSS, durante a guerra fria, só não participaram dos jogos olímpicos quando aconteceram no
país inimigo.
|
São verdadeiras as afirmativas:
(a)
I, II, III
(b)
II e IV
(c)
IV e V
(d)
I, II, III, IV e V
|
|
No final da Segunda Guerra, a Alemanha foi
invadida por todos os lados; além de ter sido separada da Áustria, ficando
assim dividida em dois países: - Alemanha Ocidental – capitalista -
Alemanha Oriental – governada pelos
comunistas.
09. Que lado da Alemanha ficou sob comando da antiga URSS?
(a) Leste (b) Oeste
(c) Norte (d) Sul
10. Que países mais tiveram influencia
sobre a Alemanha dividida?
(a) Inglaterra e França
(b) EUA e URSS
(c) América e Berlim
(d) Inglaterra e EUA
|
|
|
11.
A imagem ao lado representa:
(a)
O cuidado e a necessidade de uma legislação de proteção aos animais em todo o
planeta.
(b)
A influência de EUA e URSS sobre o planeta durante a guerra fria.
(c)
A falta de um programa de lazer que una as comunidades diferentes.
(d)
A força dos EUA sobre o meio ambiente dos outros países, principalmente a
Amazônia brasileira.
|
|
12.
De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, dividido entre o bloco capitalista
e socialista. A crescente tensão entre eles e suas implicações no mundo
caracterizaram a Guerra Fria. No sentido da guerra ter sido chamada de guerra
fria marque a alternativa que interpreta corretamente a imagem ao lado
(a)
A imagem mostra a fúria entre os rivais
(b)
A imagem mostra o cuidado com que os rivais se enfrentavam por causa do medo
de uma guerra atômica, já que os dois tinham o maior arsenal atômico do
planeta.
(c)
A imagem mostra a insuficiência militar dos dois lados que não possuíam armas
de grande poder.
(d)
A imagem mostra a dificuldade que os rivais tiveram em se enfrentar em um
lugar frio, o que foi decisivo para o fim do conflito.
|
13.
Sobre o surgimento da internet em plena Guerra Fria considere
apenas as alternativas verdadeiras.
(I).
A rede mundial de computadores, ou Internet,
surgiu com objetivos militares e seria uma formas das forças armadas
norte-americanas manter as comunicações em caso de ataques inimigos
(II) Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para
fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação
acadêmico.
(IV) Professores e cientistas, principalmente dos EUA,
trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
|
Estão corretas
(a) I e II
(b) II e III
(c) I, II e III
(d) I e III
|
Gostaria do gabarito dessa prova
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bem elaborada com informações interessantes!!!!
ResponderExcluirAgora so falta o gabarito
ResponderExcluirGostaria do gabarito
ResponderExcluirVanessadebrito18@gmail.com