Sequência didática
Série:
7º e 8º ano
Período: 3º bimestre
Tempo
de duração: 10 aulas aproximadamente
Eixo Temático II Sociodiversidade
das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território
Brasileiro
Tópico 9 Sociodiversidade
Sequência:
1. Apresentação do tópico e sondagem.
2. Conceituar palavras chave do tópico: sociodiversidade
- patrimônio histórico-cultural brasileiro
3. Sistematização: Aulas expositivas dialogadas sobre os temas.
Conteúdo para interpretação e analise em grupo.
• A sociodiversidade das paisagens em sua
espacialidade municipal e regional.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vsUTOfINlwvasYpe61i6FfQzdlhGylutYhjh5r_3bbPshcZ77RC2BMVv1ik29WHLJmxd03e-yENTbCo7OCOczj067UEoQrS8jBlRO9a2VVUXcZGBRj5Kg_6X_JueueoifQyYNmfUoJ-OXsFvqWd1OEz77zhuiA-pSCCjuOqPdEHCms2Pw=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v1_5p0cIO_pnqVsT2YUgvbqDvU5pYawz6hTBubdxn543Ab_2ra9t1M2AXwl0Iz9FMevXQGNNflsox_mAk530np24-iCpNRJagHKecvJGmBRiuCoKS-_KChaxGIWyWc9chnymXc_Z1qhu8aFfgmOx45hJmfrG8P3I7jzvGMXcym8vr9-8vuL9Vcun2f7LHEMYqD=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sQdAih4m4L7atstykWjhO3VVJ33I1_8iF-rcNL50l5hUbfbr9Hjg7-pRPOA6J8AIOeUO1VgWCkq0VgJFTpEQnmOyMfmcKfMwf5qMVLZ5y_kWdCZmgP5VXBZtE81iJ5AU2EJ0Pp165nIP5S-wHZ4zwqQCakNiDIyZ0_SKMT-H33tXAGBx1WCMZWCi-hjDhx__G3o3w=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tXQND5HevyvaI4jV6mGLjktblOL9q9V7ET_9DLdYo42RYzufbdgGlEwoWNutykA84XPH69d09a-YPiBIs1fnwooIcUQaZxq4XAaOD7MxQCT8GvaVNAXDNzwL5ZxJia42h2gmDQYj3_yPexFbcH8hzJ3xO0WipzPsNLQ53K=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tVPY8i5N3-M5Gxg3OzhIMMhoBBSg6dfiv_qjA4_5doJ9KeKAmG0uUb2rxhDMezpzalD7Sh30JNRsx_s2ZaKqcIQPSWq6u8r0dHgWf4Z3O0PVuese8t9NG-a8aap33y-9iIAG_hNbqhoYPuy59uY_-eW6vUfU0rVNas3kKnUUp8LKXXqiGze4ECWTUQMJUCwT4BXas=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uYQOfbYqP_0hii0cVSpw2jjU6hiU0NrQshbOTTuUnyAL3N2jL7AR1lf4s-D3dq0EJSKZeZwv9kXCtnGbZk65cEpgEJWDD-4I1d3CaX0bbFlfHFocCWmyIxSuzBCl_dAwjeGlJQfn9HvmYhC1HZi6PhnM6bQ2EPsU-WjFQ33ZIGALY3rchzHmAviMMtMNUJ7oXz6pE=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t5NcYORnp-YmpOhKN6_IORRadqk6ucgQs6IO-PJnc4r-Ht26jnc_wsoGZDoH7RExabqE-cXhmWU9J5IqrPiEPUat4oNEh1LgnkEkM1q3MGlecThGXTgpDSFWUsfOfNqYBKUxcFTWNN5h1fGRoVpDaFgUvfJ8buUYA9d5TIf1dr-t_mR_o4MbDrrK55_D2PzPGaCDk=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_svOOeh6pC02ajdXCx6a3yqXT97qItHlsMguzyBdouzC6XAHnLK2epqjUvrMHj5ZqBLgj3tci1En8i6PZAuWp3RTHEMRix_ELCqevelLeDzKKk__UYwLRMs1SNL-ZGpb9kCa1Kpx1AfoT4NLWKmDj4BGPbLDnAAugmq6uTZWDKqVeGBc5oFsyoPmdvRxr35CzZjbw=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uzW7LUNRXV8TQrum-ISidzajOjmBUOK1NedCdvbb_eBstQhJVq6RdlU9HraoDBmutCrUVpF77fwc6HKRpHZHvTQCAMxCXfe8mtz6kYUVTNrMMWd2eNI0eHUUBIkBcn3b3TBIviAqClJY9EomPgJz7Bc-kPu6MvVkXbIL7xaQsnilEH1QK-5dKY2yBiRQ6iZeK_Y50=s0-d)
• Localização, distribuição e freqüência dos grupos
sociodiversos no conjunto da população brasileira.
• O impacto das transformações culturais das
sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
- festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do
Rosário.
-descrever a
linha do Equador em seus aspectos relevantes da paisagem
natural e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse
lugar, no Brasil e no mundo.
- Analisar o
clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à
sociodiversidade do Equador.
- Estabelecer
relações entre o modo de vida dos povos do Equador, no que se
refere ás tradições, costumes, hábitos e valores.
- Entender
como os povos do Equador constroem suas identidades com
as paisagens e as regiões, demarcando sua territorialidade e
espacialidade, no Brasil e no mundo
- Compreender a
identidade dos povos da Floresta e ribeirinhos,
problematizando o uso das unidades de conservação.
- ecossistemas e
os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- Saber
identificar as zonas térmicas da Terra./- Ter noção de biodiversidade e
sociodiversidade.
- Saber comparar
diferentes culturas.
Atividades para trabalho em grupo e sistematização do conteúdo
As imagens abaixo representam a sociodiversidade no Brasil...colora, recorte e cole no mapa abaixo obedecendo as regiões...
Professor, apenas empreste o mapa acima para que o aluno desenhe(tire cola) no caderno... desenhe em duas folhas depois cole os desenhos que mostram a sociodiversidade do Brasil... Fica muito lindo!!!
Maquete.
Trabalho extra classe. Maquete folclore.Grupo: 4 alunos
Material: Isopor, lápis de cor, palitos de dente, cola.
Montar o mapa acima para servir de molde para a maquete. recortar o isopor conforme o molde.
Colorir, recortar e colar no papelão, as lendas e costumes abaixo. Colar no palito de dente e fincar no isopor conforme a região que acontece com mais intensidade.
Recorte as informações, faça plaquinhas e cole ao lado
Recorte as informações, faça plaquinhas e cole ao lado
Concluir com cada grupo apresentando uma lenda e mostrando a sociodiversidade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário