Sequência didática
Série:
7º e 8º ano
Período: 3º bimestre
Tempo
de duração: 10 aulas aproximadamente
Eixo Temático II Sociodiversidade
das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território
Brasileiro
Tópico 9 Sociodiversidade
Sequência:
1. Apresentação do tópico e sondagem.
2. Conceituar palavras chave do tópico: sociodiversidade
- patrimônio histórico-cultural brasileiro
3. Sistematização: Aulas expositivas dialogadas sobre os temas.
Conteúdo para interpretação e analise em grupo.
• A sociodiversidade das paisagens em sua
espacialidade municipal e regional.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tWWZJdmWzVvoVy_10B7qGNCKXnXFhj_OOJx9OI_V0mvuZizEZ-p-dUI9f8d66MF6VuGlQbp2I5VQFPLonE4SwLJPuL4bYOkQLAJ7anf2ysInOavT4ll0SLlmhFgpbkDdNKbBW3MJ7oPgOZuRN13PCwTqaKAivak_0Ub5DWjaMVeZfQjMU=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vKn0CVl2Oza1GkZPfhIQ5fmPCIyC2eJQvaUoqM_0iwIJh6S8vXxmL75UwhREx5EPXzta7O4pMVerNbo0Vl3pYR4Uz6RnN6WDEvwiOyC7wuaT10_a0-vwD-02y792x7PdVkGRzY4u0ioZq78eAcxLQAQnwdnBPtbWogtNI5XOiyFla3kkbY8T5PL58wpi4wb4QB=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sjN2w0wjmdbmcCVbEnusCEi0wqr9dMuQV4yn9sJ49qDeYAw-purTOJ-gdFYGbV6Jz0IOaCgx7GIFXeby3ZdOsbdt6_zRUNpri2y67xeyct5GutxdlG2Qsyp3EQ7MQhvxpzAig3XWfgf870M5zaEqIWPu90Zzh7bmlj3bHHfQ7R9oBFylj9dNEUw_3It0jDvimTSK4=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vpbZBzPGr6OPFP_Yl_ucApUTw2UKTSo7bzkbwFdgTbi0c97FJUrUk9SyQ8X5gm1HKO2xXJpzpo-f5tdOMJpNczs85MtAqUUMXGX4hEF28zEo8XG3K5asIx4wsiasG3RvWtsqMAo9ccua1TYrWn7k3P3uha68gG80LjbTGX=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uBOqFARhjSPlLNeq5g2KbGVKaGPTSoiKxJ59ZyYcU0frSj1RPqfafo8gii7r9BeK26oTJT1If5ALa2SZFf_DqwkON1F5c-SvP6b6-PSbJMs6CGCXdPWQr0lRvflOQKbayqFP8MXeTUJPPLv9UTE0nngyMJhA5JEPvxgw9IFxKis2ohc2iCvmLOiXUG4r_KDpao5Zw=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v2EnoRhELfs5naDVw_21PTJzEPA-_NwrZ6DqeGDDAo2TCdNmS0rw2VmzBacb5mj_KEJjK-7V9ogKl_ASVMvkMh9pW4gKTeyRplNy4Dal0fV5qfP2pIW1p-otQQLeo7L-J15B_jnigAnT4QXPYrtFyB1JImJwlE0gwyCuLFYNfoze4xGELl9NQHuHhD8FjmCfQyZBM=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uqqdht-01OOjab-nl3BRx2iv8UzlGWFSZWFhF02bo1_OmYR_Ibk9RJX5TIkGts93Ym6bjK12YWUfwuYvGot1MDI4cZItFogKxk7hj9JCOjFca0YXm2oqRxONyN2N7YvXjlHKgz0C4Wkgs9ber7AINkr4a9cAdmjgSjrTdlQgQCRHXxMbRXWiKI3rfr__zKVFSlrZw=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_swupvD33-slRGx2HPqA3xfbLitOWyCBlz0DIkPmfwM0SPGTWft6ZpTZ768ccPcUgQxGv3q0IuDpFwTzlz4Ye-qgVaizA2R8wla6y0mPHW20l2BFeldhpNVHIKVsacVPbbTrggjNBcEj9wxNsnwbqHyL4uSzzddY22zlkK4XEPf9TF-lfZaNi1TtqwvgWzOm08YBQ=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vkr3Vgi0e5_Qp2F0IW-peRcOJJuuee7I95Z6Xbgg2AeQqvEjc5X8EJrUimfaN2aSCG6pvyTpo808Mp5P7WrRduu-mCbdo2Zrob592Vn9BjcF_utORCUWUPBtvW4_fkka13gn-b9PIBd4XRjpqlbZW-WIX-HSE7ytzXVqjBwoAffZKIIEwbEAEPUhgOlYwASXZ4_OQ=s0-d)
• Localização, distribuição e freqüência dos grupos
sociodiversos no conjunto da população brasileira.
• O impacto das transformações culturais das
sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
- festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do
Rosário.
-descrever a
linha do Equador em seus aspectos relevantes da paisagem
natural e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse
lugar, no Brasil e no mundo.
- Analisar o
clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à
sociodiversidade do Equador.
- Estabelecer
relações entre o modo de vida dos povos do Equador, no que se
refere ás tradições, costumes, hábitos e valores.
- Entender
como os povos do Equador constroem suas identidades com
as paisagens e as regiões, demarcando sua territorialidade e
espacialidade, no Brasil e no mundo
- Compreender a
identidade dos povos da Floresta e ribeirinhos,
problematizando o uso das unidades de conservação.
- ecossistemas e
os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- Saber
identificar as zonas térmicas da Terra./- Ter noção de biodiversidade e
sociodiversidade.
- Saber comparar
diferentes culturas.
Atividades para trabalho em grupo e sistematização do conteúdo
As imagens abaixo representam a sociodiversidade no Brasil...colora, recorte e cole no mapa abaixo obedecendo as regiões...
Professor, apenas empreste o mapa acima para que o aluno desenhe(tire cola) no caderno... desenhe em duas folhas depois cole os desenhos que mostram a sociodiversidade do Brasil... Fica muito lindo!!!
Maquete.
Trabalho extra classe. Maquete folclore.Grupo: 4 alunos
Material: Isopor, lápis de cor, palitos de dente, cola.
Montar o mapa acima para servir de molde para a maquete. recortar o isopor conforme o molde.
Colorir, recortar e colar no papelão, as lendas e costumes abaixo. Colar no palito de dente e fincar no isopor conforme a região que acontece com mais intensidade.
Recorte as informações, faça plaquinhas e cole ao lado
Recorte as informações, faça plaquinhas e cole ao lado
Concluir com cada grupo apresentando uma lenda e mostrando a sociodiversidade brasileira.