GEOGRAFIA
Linguagem cartográfica
Desenvolver a capacidade de fazer a leitura do espaço, utilizando-se da linguagem cartográfica como forma de orientação,locomoção e localização.Contextualização sócio-espacial
Sentir-se membro integrante da humanidade,consciente das contradições historicamente construídas e sujeitas a mudanças que estará capacitado a propor.
Situar-se no espaço e no tempo sentindo-se sujeito da organização e capaz, através do pensamento reflexivo, de interferir na construção e reconstrução destes.
Perceber-se como ser humano agente de sua história e da história universal, podendo assim contribuir no desenvolvimento individual e coletivo.Interação/ação
Compreender a dinâmica das mudanças sociais ao longo do tempo e do espaço, para intervir e interagir como agente modificador via conhecimento adquirido, na busca de melhor qualidade de vida.
Compreender o processo de desenvolvimento da sociedade, como sendo decorrente das relações espaciais homem-naturezasociedade em seus desdobramentos, a fim de que possa ousar propor mudanças ou resistir às imposições.
Perceber as relações do local/global como espaços de conflitos, de forças antagônicas na busca do entendimento dos processos socioeconômicos, nas quais o agente está inserido, promovendo justiça social,distribuição econômica e equilíbrio ambiental.
Entender os fatores que geram a mobilidade social, buscando formas de mudança (autogestão)preservando a identidade num mundo globalizado.
Utilizar o conhecimento ecológico, para organizar propostas de utilização racional dos recursos energéticos e hídricos, na melhoria da qualidade de vida da sociedade atual e gerações futuras, atuando na transformação e na preservação do meio.
HISTÓRIA
Ser humano situado no tempo e no espaço
Entender-se como sujeito histórico situado no tempo e no espaço, interagindo nas relações sociais e nos princípios da cidadania.
Compreender a organização das sociedades nos diferentes tempos e espaços.
Entender o mundo em que vive e dimensionaros vários e simultâneos tempos históricos.
Ser humano sujeito da história
Perceber-se como um ser político socialmente ativo.
Compreender as relações de produção e suainfluência na formação da sociedade.
Aplicar o conhecimento histórico no cotidiano de suas relações sociais e culturais.
Situar-se como agente construtor da História,numa sociedade em constante transformação, relacionando presente –passado – presente, numa perspectiva local –global – local.
Agir como um sujeito livre, crítico e autônomo,capaz de intervir nas relações sociais existentes.
Ser humano cultural e social
Valorizar a herança histórico-cultural percebendo suas interferências no mundo contemporâneo.
Construir identidades pessoal e social,desenvolvendo valores e atitudes,respeitando a diversidade.
História e Geografia: Atualidades, Atividades e Conteúdo Escolar Blog educativo com conteúdos de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. Atividades, atualidades e materiais de apoio para professores e estudantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fale comigo - Cláudia
Arquivo do blog
-
▼
2009
(32)
-
▼
outubro
(8)
-
▼
out. 17
(6)
- EXEMPLOS DE QUESTÕES DO ENEM 2009
- Como elaborar questões de acordo com a proposta do...
- Os parâmetros curriculares para o Ensino Médio --M...
- Descritores de Língua Portuguesa em Geografia e Hi...
- Descritores de Língua Portuguesa, conforme distrib...
- Conteúdo para ser trabalhado no 3º ano--Ensino Méd...
-
▼
out. 17
(6)
-
▼
outubro
(8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário