E.E.”CASIMIRO SILVA”
AVALIAÇÂO DE HISTÓRIA - 2 bim/ 2012 DATA:__/__/__
ALUNO (A):________________Nº___ SÉRIE: 1º ano
PROFESSOR:
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VALOR: _____
NOTA: _______
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Leia o trecho abaixo e responda a questão
Pelas suas andanças nos sertões, os
paulistas descobriram, por volta de 1695, metais preciosos em abundância na
região do rio das Velhas, em terras dos
atuais municípios mineiros de Sabará e Caeté. Em 1696, a
descoberta de novas jazidas deu inicio à ocupação do vale do Ouro Preto. Os
anos seguintes viram ser abertos caminhos auríferos em Mato Grosso e Goiás e,
ao lado do ouro, a descoberta de diamantes no norte de Minas, na região do
Serro Frio. MOTA, Myriam B.
e BRAICK, Patrícia R. História das cavernas ao Terceiro
Milênio.São Paulo,Ática, 1996. p.228.
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QUESTÃO 01 (Descritor: analisar a postura de Portugal diante da região
mineradora)
Assinale a alternativa que define a política
tributária da Coroa Portuguesa nas áreas mineradoras.
a) A Coroa buscava controlar
totalmente a extração do ouro através do dízimo, imposto cobrado pela Câmara
Municipal.
b) A cobrança de impostos sobre as
áreas mineradoras não era rigorosa o que contribuiu para o contrabando.
c) A cobrança de impostos era feita
diretamente pelos nobres portugueses, que vinham á colônia para fazer o
serviço.
d) A Coroa cobrava diversos impostos
sobre as áreas mineradoras, o mais importante deles era o Quinto.
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QUESTÃO 02 (Descritor: analisar
as características do tráfico negreiro brasileiro)
Durante mais de três séculos, o tráfico negreiro
trouxe para o Brasil mais de três milhões de escravos.
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A
respeito do tráfico negreiro leia as afirmativas abaixo, coloque
(V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a
alternativa correta.
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( ) Muitas famílias
brasileiras, residentes na África, capturavam os negros para vende-los aos
portugueses.
( ) Os negros eram
transportados da África para o Brasil em navios negreiros.
( ) Os escravos africanos eram trocados por tabaco e
aguardente procedentes da América Portuguesa.
( ) Como mercadorias, os
negros ficavam expostos em mercados a espera de um comprador.
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a) F
, V , V , V
b) V
, V , F , V
c) F
, F , F , V
d) V , V , V , V
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QUESTÃO 03 (Descritor:
identificar as características dos quilombos)
Fugir, aliás,
sempre foi uma forma de resistência dos cativos africanos, desde que começaram a chegar na América, em 1502,
com Nicolas de Orando, governador de Hispaniola (hoje ilha de São Domingos).
Ele veio para o Novo Mundo substituir Cristóvão Colombo e trouxe consigo uns
2500 colonos, de todas as procedências. Não se sabe quantos negros havia, apenas
que alguns foram trazidos por seus senhores. Um deles fugiu. Foi, pode-se
dizer, o primeiro quilombola. Marcus J. M. de Carvalho,
Revista Nossa História, 07/2004. p.74.
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Considere as opções verdadeiras
I) A vida dos quilombos girava em torno da
agricultura, da caça e da pesca.
II) Os quilombos viviam isolados no meio das
matas, por isso nunca desenvolveram nem um tipo de comércio.
III) Os quilombolas tiveram como seu
principal representante, Zumbi.
IV) Os quilombos se disseminaram por toda a
América Portuguesa e o mais conhecido foi
Palmares.
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Estão corretas as alternativas.
a) Apenas I
b) II e III
c) I, III e IV
d) I e II e III
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QUESTÃO 04 (Descritor: caracterizar
a escravidão branca ou contemporânea)
A escravidão, onde a liberdade e a vontade são
inexistentes, ainda existe no Brasil. Esses casos de escravidão na atualidade
são chamados de escravidão branca ou contemporânea.
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A respeito da
escravidão contemporânea é INCORRETO afirmar:
a) As
autoridades não tem feito nada para combater esse tipo de crime no país.
b) Não
existe jornada de trabalho limitada; enquanto for possível se trabalhar, se
trabalha.
c) As
condições do alojamento são péssimas desde as instalações até a água, muitas
vezes contaminada.
d) Para que
a coerção sobre os trabalhadores seja eficiente, eles são recrutados para
prestar o serviço longe do seu local de origem.
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QUESTÃO 05 (Descritor: analisar as medidas adotadas por Portugal, diante da
ausência de metais preciosos no Brasil) Observe a charge abaixo.
No contexto imediatamente
posterior à sua chegada ao Brasil, os portugueses
a) Investiram na produção cafeeira, na
tentativa de lucrar com a venda desse produto na Europa.
b) Exploraram o pau brasil, madeira que foi
muito valorizada na Europa.
c) Continuaram a privilegiar o comércio
oriental e não fizeram nenhum tipo de comercio com o Brasil.
d) Concentraram seus esforços no tráfico negreiro,
pois garantiam lucros para a colônia e a metrópole.
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QUESTÃO 06 (Descritor:
identificar a mão-de-obra utilizada pelos portuguesas na extração do
pau-brasil)
Leia o trecho abaixo.
Embora muito inferior às mercadorias orientais, o
único produto de algum valor comercial que os portugueses sabiam existir no
Brasil era uma espécie vegetal da qual se extraia uma tinta muito
empregada na tinturaria. Trata-se do pau-brasil, encontrado em grande parte
do litoral brasileiro, sendo o de melhor qualidade localizado em terras do
atual estado de Pernambuco.
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O tipo de mão-de-obra utilizada pelos
portugueses na extração do pau-brasil foi:
a) escrava
indígena
b) servos
coloniais
c) escrava
africana
d) imigrantes
europeus
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Leia o trecho abaixo e responda a questão 07.
Quem está ou foi privado de liberdade sabe
quanto ela faz falta. É doloroso viver preso em poucos metros quadrados. A
liberdade é para o homem o que o céu é para o condor, como diria Castro
Alves. Vida e liberdade quase sempre se confundem. (...). Todo
mundo quer ser livre. Por causa da liberdade, quantas discussões
nas famílias, nos edifícios, nos colégios e na Sociedade. Até os animais
gostam de usufruir de sua “liberdade”.
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QUESTÃO 07 (Descritor: identificar
as características dos movimentos pela independência do Brasil.)
A liberdade foi a inspiração para um
movimento insurrecional ocorrido da colônia no ano de 1789 conhecido como:
a) Inconfidência
Baiana
b) Guerra
dos Emboabas
c) Revolta
de Felipe dos Santos
d) Inconfidência
Mineira
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QUESTÃO 08 (Descritor: relacionar dados da tabela com a época
da produção)
O gráfico acima pode indicar que:
Transforme os séculos em dada para encontrar a resposta certa.
a) a exportação de
açúcar, no final do século XVI,
diminuiu..
b) a produção
açucareira manteve-se regular
durante todo o século XVII.
c) o declínio das exportações de açúcar
começaram depois de meados do século XVII.
d) em meados do
século XVI a exportação de açúcar foi a maior do Brasil colônia..
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QUESTÃO 09 (Descritor:
identificar na tabela dados sobre a produção aurífera em Minas Gerais)
(Fonte Virgílio
Noya Pinto. O ouro brasileiro e o comércio anglo português. SP,
Nacional, 1979.)
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A tabela ao lado refere-se à produção
de ouro na sociedade mineradora do século XVIII. A partir das informações
contidas na tabela e da realidade da sociedade mineradora pode-se concluir
que:
a) A produção de ouro
manteve-se estável durante todo o século XVIII devido a um processo
criterioso de exploração desse minério.
b) A maior produção de
ouro acontece, exatamente, entre 1700 e 1720 devido ao grande fluxo de
garimpeiros que se estabelecem na região de Minas.
c) As décadas de30, 40, 50 e 60 podem ser consideradas as mais
produtivas, apresentando um declínio da produção a partir da década de 70.
d) Mesmo no período de maior
produção, 1770-1779, o ouro de Minas Gerais não pode ser considerado
significativo para Portugal.
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QUESTÃO 10 (Descritor:
identificar na música o caráter multirracial do Brasil como um processo
histórico que tem origem na colônia)
(...) Olhe a nossa história. Os
nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a
Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha Índio, Branco Amarelo, Preto
Nascemos da mistura, então por que
preconceito?
Barrigas cresceram. O tempo passou...
Nasceram brasileiros cada um com sua
cor
Uns com pele clara outros, mais
escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse. Racismo é
burrice
Dê a ignorância um ponto final. Faça
uma lavagem cerebral.
(Gabriel, o
Pensador, Lavagem Cerebral, 1993)
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A letra da música de Gabriel, o
pensador faz referência a idéia de um Brasil multirracial. Podemos entender esse termo como:
a) um fenômeno fruto do
processo de miscigenação que tem origem, ainda no período colonial, a partir
da fusão de negros, índios e brancos.
b) um processo de curta duração
iniciado no final do século XVIII com as idéias iluministas e o fim do
sistema colonial.
c) a mistura de culturas,
com predomínio da visão de mundo dos africanos.
d) uma mera expressão do
racismo, uma vez que o Brasil, historicamente, sempre foi dividido em raças
que viviam harmoniosamente
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QUESTÃO 11 (Descritor: identificar
e selecionar informações centrais e periféricas em diferentes fontes
históricas.)
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As imagens de Debret reforçam a idéia
de que:
a) os negros foram vítimas da
violência do homem branco durante o período da escravidão, mas muitas vezes eram
vitimas dos próprios negros.
b) o Brasil manteve um sistema
escravocrata que possibilitava a ascensão do negro à sociedade.
c) o Brasil do período da escravidão
não havia desigualdade social.
d) a escravidão é algo que pertence
ao passado e não existe nenhuma relação com os dias atuais.
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QUESTÃO 12 (Descritor:
associar as representações culturais, os modos de comunicação e as formas de
organização do cotidiano (hábitos, valores, idéias) dos diferentes grupos
étnicos formadores da sociedade brasileira à sua identidade pessoal
e social e ao seu respectivo processo histórico.)
“Negro drama / entre o sucesso e a
lama / Dinheiro, problemas, inveja, luxo, fama / Negro drama / Cabelo crespo
e a pele escura / a ferida, a chaga, à procura da cura / Negro drama / Tenta
ver e não vê nada / a não ser uma estrela / longe, meio ofuscada / Sente o
drama, o preço, a cobrança / no amor, no ódio, a insana vingança / Negro
drama / Eu sei quem trama e quem tá comigo / o trauma que eu carrego / pra
não ser mais um preto fodido / O drama da cadeia e favela / túmulo, sangue,
sirene, choros e velas / Passageiros do Brasil, São Paulo / agonia que
sobrevive / em meio à zorra e covardias / Periferias, vielas, cortiços / Você
deve estar pensando o que você tem a ver com isso / Desde o início, por ouro
e prata / olha quem morre, então veja você quem mata / Recebe o mérito a
farda que pratica o mal / Me ver pobre, preso ou morto já é cultural [...] “ (Negro drama, Edy Rock e Mano Brown)
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A letra da música acima expressa:
a) a situação de marginalização dos
negros no Brasil, herança de um passado escravocrata.
b) a certeza de que a condição do
negro no Brasil é fruto de um contexto internacional marcado pelo apartheid.
c) a vida do negro, vítima de
preconceito, problema que surge no Brasil na década de 50.
d) a idéia de que o preconceito
racial surgiu no Brasil nas favelas do Rio de Janeiro.
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QUESTÃO 13 (Descritor:
identificar características da exploração do pau-brasil)
O pau-brasil -
Os portugueses se decepcionaram muito quando
chegaram às terras brasileiras e não encontraram as maravilhosas riquezas que
eles encontraram nas Índias e que vendiam na Europa com enormes lucros. No
Brasil dos primeiros tempos, só encontravam a madeira cor de brasa,
denominada pau-brasil, da qual os europeus extraíam tinta para tingir
tecidos.
NOVAES Carlos Eduardo, LOBO César -
História do Brasil para principiantes –- Editora Ática – São Paulo – p.40
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A charge se refere a uma das características da
exploração do pau-brasil. A característica da exploração do pau-brasil
retratada na charge é:
a) O
pau-brasil era monopólio da Coroa Portuguesa.
b) O
comércio do pau-brasil era feito através do escambo.
c) O
governo português cobrava 1/5 do valor do pau-brasil extraído.
d) As
feitorias serviam para armazenar o pau-brasil.
QUESTÃO 15(Descritor: caracterizar o Brasil após o fim da
monarquia)
Ferida de morte desde a Abolição, a Monarquia
Constitucional foi definitivamente sepultada a 15 de novembro de 1889. A nova
forma de governo surgiu como resultado de cúpula de uma conspiração militar a
que o povo assistiu apático e distante sem compreender direito o que se
passava. (REY, Marcos.
Proclamação da República. 9. ed. São Paulo, Ática. 1999. p . 2.)
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O texto se refere a
a) a Independência do Brasil.
b) a Proclamação da República do
Brasil.
c) a Inconfidência Mineira e morte de
Tiradentes.
d) a Descoberta do Brasil e abolição da
escravidão.
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Cade o gabarito?
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