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E.E.”CASIMIRO SILVA”
AVALIAÇÂO DE
HISTÓRIA - 2
bim/ 2012 DATA:__/__/__
ALUNO (A):__________________________________Nº___ SÉRIE: 2º ano
PROFESSOR:
____________ VALOR: _____
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01 (Descritor:
analisar os impactos da conquista portuguesa na população indígena) Leia
o trecho abaixo.
A maior parte
dos Indígenas que habitavam o litoral do Brasil na época do Descobrimento
pertenciam ao grupo lingüístico Tupi. Eram tupis, os índios que Cabral
encontrou na Bahia, assim como os antigos habitantes de São Paulo.
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A respeito dos índios brasileiros
, leia as afirmativas abaixo.
I- Os índios foram vítimas
da varíola, doença trazida pelos portugueses que matou cerca de muitos
nativos.
II- A catequização dos
índios ficou a cargo dos jesuítas, que acreditavam que eles eram
vassalos do demônio.
III- Nos primeiros anos da
colonização, os índios foram utilizados na extração do pau-brasil .
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Estão corretas as alternativas.
a) Apenas I
b) II e III
c) I, II e III
d) I e II
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QUESTÃO 02 (Descritor: caracterizar as atividades da Igreja católica
no Brasil)
Em relação à atuação da Igreja
católica no Brasil colonial não se
pode afirmar:
a) a
companhia de Jesus foi responsável pela catequese indígena.
b) as
santas casas de misericórdia mantiveram ações junto aos pobres.
c) os
padres, embora atuassem junto aos índios, incentivaram a escravidão e matança
de nativos.
d) as
visitações do santo ofício da inquisição também ocorreram no Brasil.
Leia o trecho abaixo e responda as questões
03 e 04.
A história religiosa da colônia começou
praticamente em 1549, com a vinda dos primeiros padres jesuítas. Seu primeiro
provincial foi o padre Manuel da Nóbrega que se tornou um dos mais
importantes conselheiros de Mem de Sá, terceiro governador-geral.
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QUESTÃO 03 (Descritor:
analisar a importância da Inquisição para a Igreja no controle dos fiéis na
Colônia)
Para impedir o avanço do protestantismo e
garantir o controle sobre a conduta moral e religiosa dos fiéis na colônia, a
Igreja Católica utilizou a:
a) Irmandade
b) Inquisição
c) Confraria
d) Indulgencia
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QUESTÃO 04 (Descritor: identificar as características da religiosidade
colonial)
A respeito da religiosidade colonial leia as
afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA.
a) A
Igreja Católica proibia a escravidão africana e era responsável pela sua evangelização.
b) O
Santo Oficio fazia visitações ao Brasil para investigar a vida religiosa na
colônia.
c) As festas religiosas com
características da cultura africana eram condenadas como práticas de bruxaria
ou feitiçaria.
d) A Igreja
Católica era responsável pela evangelização dos índios e por ensinar o idioma
português e a cultura europeia.
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Leia o trecho abaixo.
Quem está ou foi privado de liberdade sabe
quanto ela faz falta. É doloroso viver preso em poucos metros quadrados. A
liberdade é para o homem o que o céu é para o condor, como diria Castro
Alves. Vida e liberdade quase sempre se confundem. (...). Todo
mundo quer ser livre. Por causa da liberdade, quantas discussões
nas famílias, nos edifícios, nos colégios e na Sociedade. Até os animais
gostam de usufruir de sua “liberdade”. O marco da luta por liberdade no
Brasil foi o 21 de abril.
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QUESTÃO 05 (Descritor: identificar as características dos movimentos pela
independência do Brasil.)
A liberdade foi a inspiração para um
movimento insurrecional ocorrido da colônia no ano de 1789 conhecido como:
a) Inconfidência
Baiana
b) Guerra
dos Emboabas
c) Revolta
de Felipe dos Santos
d) Inconfidência
Mineira
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QUESTÃO 06 (Descritor: relacionar dados da tabela com a época da produção)
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O gráfico acima pode indicar que:
Transforme os séculos em dada para encontrar a resposta certa.
a) a exportação de
açúcar, no final do século XVI,
diminuiu..
b) a produção
açucareira manteve-se regular
durante todo o século XVII.
c) o declínio das exportações de açúcar
começaram depois de meados do século XVII.
d) em meados do
século XVI a exportação de açúcar foi a maior do Brasil colônia..
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QUESTÃO 07 (Descritor: reconhecer que a história se constrói nos embates
de agentes sociais, individuais e coletivos, em
diferentes tempos e espaços históricos . )
“Em breve, todos os
aspectos “culturais” da empresa colonial lusitana foram entregues aos
jesuítas, encarregados também da conversão dos “gentios” na Índia (e em toda a
Ásia) e no Brasil. As colônias, especialmente o Brasil, se desenvolveram sem
livros, sem universidade, sem imprensa, sem debates e inquietações culturais:
em uma palavra, sem o frescor do humanismo renascentista.” (BUENO,
Eduardo, Brasil: Uma História – A incrível saga de um país, São Paulo: Editora Ática, p.42)
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A situação do Brasil colonial
descrita no texto está relacionada:
a) à presença dos holandeses no
Brasil e da sua intolerância religiosa.
b) ao avanço das práticas
capitalistas e do fortalecimento do catolicismo nos países do norte da
Europa.
c) a uma preocupação da preservação
da cultura indígena no Brasil.
d) às iniciativas da Igreja Católica no processo da
contra-reforma iniciadas no Concílio de Trento.
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QUESTÃO 08 (Descritor:
identificar características da exploração do pau-brasil)
O pau-brasil -
Os portugueses se decepcionaram muito quando
chegaram às terras brasileiras e não encontraram as maravilhosas riquezas que
eles encontraram nas Índias e que vendiam na Europa com enormes lucros. No
Brasil dos primeiros tempos, só encontravam a madeira cor de brasa,
denominada pau-brasil, da qual os europeus extraíam tinta para tingir
tecidos.
NOVAES Carlos Eduardo, LOBO César -
História do Brasil para principiantes –- Editora Ática – São Paulo – p.40
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A charge
se refere a uma das características da exploração do pau-brasil. A
característica da exploração do pau-brasil retratada na charge é:
a) O pau-brasil era
monopólio da Coroa Portuguesa. b) O
comércio do pau-brasil era feito através do escambo.
c) O governo português
cobrava 1/5 do valor do pau-brasil extraído. d) As feitorias serviam para
armazenar o pau-brasil.
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QUESTÃO 09 (Descritor: caracterizar o Brasil após o fim da
monarquia)
Ferida de morte
desde a Abolição, a Monarquia Constitucional foi definitivamente sepultada a
15 de novembro de 1889. A nova forma de governo surgiu como resultado de
cúpula de uma conspiração militar a que o povo assistiu apático e distante
sem compreender direito o que se passava. (REY, Marcos. Proclamação da República. 9. ed. São
Paulo, Ática. 1999. p . 2.)
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O texto se refere a
a) a Independência do Brasil.
b) a Proclamação da República do
Brasil.
c) a Inconfidência Mineira e morte de
Tiradentes.
d) a Descoberta do Brasil e abolição da
escravidão.
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Questao 10- Todas as alternativas contêm objetivos da
política da Igreja Católica, esboçada durante o Concílio de Trento, EXCETO:
a) A expansão da
fé cristã.
b) A moralização
do clero.
d) A perseguição
às heresias.
e) O relaxamento
do celibato.
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Questão 11 - As Indulgências eram:
a) documentos de
compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os
desejasse.
b) cartas que
permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou
Santos.
c) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis
e incentivos à prática da usura por parte do clero.
d) absolvições
dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos
fiéis.
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Questão 12 - Considere os itens adiante:
I. Combate
sistemático aos protestantes.
II. Recuperação
de áreas sob influência do protestantismo através da educação, com a criação
de colégios.
III. Difusão do
catolicismo entre povos não-cristãos, por meio da catequese.
IV. Contenção do
protestantismo através dos Tribunais da Inquisição.
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Eles identificam
a) as Ordenações
Eclesiásticas de Calvino.
b) o Ato de
Supremacia de Henrique VIII.
c) a Reforma
Luterana.
d) a
Contra-Reforma.
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QUESTÃO 13 (Descritor: interpretar poema asteca)
O texto abaixo é a reunião de estrofes de dois
poemas astecas do século XVI chamados por eles de “Cantos tristes”. Os versos
descrevem a cidade de Tenochtitlán, às vésperas de sua rendição, em agosto de
1521.
OS ASTECAS
NARRAM A CONQUISTA
Pelos caminhos
jazem (flechas) partidas;os cabelos estão espalhados.
As casas estão
destelhadas, seus muros avermelhados.
Germes se
espalham por ruas e praças, e as paredes estão salpicadas de miolos.
As águas estão
rubras, tintas [de sangue),e quando a bebemos, é como se bebêssemos água
salgada. (...) Nos puseram preço.
Preço de jovem,
de sacerdote, de criança e de donzela.
(...) Ouro,
jade, ricas mantas, plumas de quetzal; tudo isso que é precioso nada foi
levado em conta. (...) Chorai, amigos
meus, Compreendei que com estes fatos perdemos a Nação Mexicatl. A água azedou, se azedou a comida. (...)
(In: Coletânea de documentos de história da América para o 2º grau – 1ª
série. 2ª ed. São Paulo: SE/CENP, 1985.
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A leitura do poema nos permite afirmar que:
a) a destruição da cidade de
Tenochtitlán não trouxe conseqüências psicológicas para os astecas.
b) a queda da cidade não chegou a
afetar a vida da população ali concentrada.
c) o poema descreve a utilização da
escravidão pelos povos dominadores.
d) o poema é um lamento de guerra,
porém, não indica a derrota da população da cidade dominada.
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Observe o mapa
ao lado:
De acordo com o
mapa, os povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras “A”, “B” e
“C”, são, respectivamente:
a) Astecas,
incas e maias.
b) Incas,
maias e astecas.
c) Astecas,
maias e incas.
d) Maias,
astecas e incas.
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Novo calendário
maia encontrado!!!! E o mundo não se acabou!!!!!
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E o tal do mundo não se acabou!!! Este último verso de uma canção bem antiga
cantada por Carmem Miranda nos serve bem agora. Muito se falou, sobre o fim
do calendário maia, que seria no ano de 2012. Especulou-se, então, sobre o
fim do mundo. Tenho uma boa notícia! Arqueólogos acharam na Guatemala ruínas
de uma casa, provavelmente de escribas maias. Este antigo calendário pintado
na parede da casa vai muito além de 2012....ufa...que bom!!!!
"Vambora" viver que ainda temos muito tempo....risos.
15- Que tipo de
crítica é apresentada no texto e na charge?
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e quais sao as respostas
ResponderExcluirótimo blog.
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