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E.E.”CASIMIRO SILVA”
AVALIAÇÂO DE HISTÓRIA -
2 bim/ 2012 DATA:__/__/__
ALUNO
(A):________________Nº___
SÉRIE: 3º ano
PROFESSOR: ____________ VALOR: _____
TÓPICOS: XVI. Guerra Fria e
mundo bipolar/ - XVII. A queda do Muro de Berlim - XVIII. Conflitos regionais
no mundo atual - XIX. A invasão do
Iraque
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01 (Descritor:
relacionar dados da tabela com a época da produção)
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O gráfico acima pode indicar que:
Transforme os séculos em dada para encontrar a resposta certa.
a) a exportação de
açúcar, no final do século XVI,
diminuiu..
b) a produção
açucareira manteve-se regular
durante todo o século XVII.
c) o declínio das exportações de açúcar
começaram depois de meados do século XVII.
d) em meados do
século XVI a exportação de açúcar foi a maior do Brasil colônia..
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02 (Descritor: caracterizar o Brasil após o fim da
monarquia)
Ferida de morte desde a Abolição, a Monarquia
Constitucional foi definitivamente sepultada a 15 de novembro de 1889. A nova
forma de governo surgiu como resultado de cúpula de uma conspiração militar a
que o povo assistiu apático e distante sem compreender direito o que se
passava. (REY, Marcos. Proclamação da República. 9. ed. São Paulo, Ática.
1999. p . 2.)
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O texto se refere a
a) a Independência do Brasil.
b) a Proclamação da República do
Brasil.
c) a Inconfidência Mineira e morte de
Tiradentes.
d) a Descoberta do Brasil e abolição da
escravidão.
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03. Em 24 de outubro de 2009, chefes de
Estado, reunidos em Nova York, comemoraram o 64°
aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que
representa essa organização?
a) Uma associação dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente. b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. c) O fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista. d) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade povos. |
04. Entre as guerras resultantes da política
bipolarização das duas grandes potências EUA e URSS, pode-se citar a que
envolve:
a) católicos contra protestantes. b) sul-africanos contra ingleses. c) cubanos contra soviéticos. d) estadunidenses contra vietnamitas |
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05. A Guerra Fria
provocou a bipolarização ideológica da civilização durante boa parte do
século XX. Apesar da influência maior concentrar-se no campo ideológico,
outras áreas como o esporte e a aeroespacial sofreram interferência da Guerra
Fria e serviram de cenário para as superpotências destilarem suas vaidades
diante do mundo. Contudo foi no campo político e militar que indiretamente
EUA e URSS confrontaram-se perigosamente em diversos momentos. Assinale a
alternativa que corresponde a seqüência correta relacionada aos conflitos
indiretos entre EUA e URSS.
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( )Revolução Cubana
( )Ditadura civil de Vargas
( )Guerra do Vietnã
( )Guerra do Golfo
( )Guerra da Coréia
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a) VVVVF
b)VFVFV
c)FFFFV.
d)VVVFV.
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06 (Descritor:
compreender as características da Guerra Fria)
A afirmativa acima ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989.
Leia as afirmativas relacionadas ao período citado.
I)A Guerra Fria foi marcada por acordos
políticos,econômicos e militares que dividiram o planeta no chamado Mundo
Bipolar
II) A imposição dos
ideais capitalistas oficializou a guerra ideológica ao defender
estratégias para conter o ideais socialistas no mundo
III) Os EUA
estabeleceram aliança militar com o objetivo de conter o avanço de tropas
soviéticas em áreas capitalistas.
IV) O fim da Guerra
Fria foi beneficiado por acordos que
limitavam a produção de armas nucleares.
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São corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV
d) I, II,
III e IV
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07 (Descritor:
interpretar texto sobre a Guerra fria) Leia o texto abaixo
"Não foi o confronto hostil com o capitalismo e seu
superpoder que acabou com o socialismo. Foi mais a combinação entre seus
próprios defeitos econômicos, cada vez mais evidentes e paralisantes dos
sonhos das pessoas, e a acelerada invasão da economia socialista pela muito
mais dinâmica, avançada, dominante, e tentadora economia capitalista mundial.
Pode-se até dizer que, afastada a
possibilidade do suicídio mútuo de uma guerra nuclear, o capitalismo
assegurava a sobrevivência do adversário mais fraco". (HOBSBAWM, Eric. "A Era dos
Extremos" - O breve século XX, SP: p.247)
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Sobre o texto podemos afirmar que:
a) O fim da URSS foi fruto de um conjunto de fatores
externos, ligados ao ataque armado dos EUA e isolamento dos países
socialistas.
b) A URSS reconheceu suas deficiências e reformou sua política e economia
antes que se esfacelasse.
c) Os problemas econômicos, políticos e sociais vividos
pelo povo da URSS foram os maiores responsáveis pela desestruturação do
socialismo,
d) Durante o
período em que vigorou a Guerra Fria o mundo não chegou a temer uma guerra nuclear devido ao clima de camaradagem
entre os países envolvidos.
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08 (Descritor:
analisar texto referente à crise dos mísseis em Cuba). Leia o fragmento de
texto
O URSO E O PORCO-ESPINHO- Quando
Fidel Castro tomou o poder, em 1959, pouca gente comemorou tanto quanto o líder da União Soviética, que o
chamou de “o porco-espinho a 144
quilômetros dos Estados Unidos”.
Em 1962, os novos aliados protagonizaram um dos mais tensos eventos do século
20: a chamada Crise dos Mísseis (que foi a instalação de armas soviéticas em
Cuba e a reação dos americanos, que ameaçaram atacar a ilha caso elas não
fossem retiradas).
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O fragmento anterior rememora a crise dos mísseis, em Cuba que ocorreu no contexto da :
a) Segunda Guerra.
b) Guerra fria.
c) Revolução Chinesa.
d) Guerra do Vietnã.
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09.
O território de Hong Kong foi devolvido à China em 1997. Este importante
centro comercial e financeiro manteve-se como uma colônia entre 1898 e 1996,
pertencente
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a) à Rússia. b) à
França.
c) aos Estados Unidos. d) à Grã-Bretanha. |
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10 (Descritor: identificar a disputa pela
hegemonia mundial no período bipolar). Observe a charge.
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A
charge ao lado é do cartunista Belmonte. Nela, foram representados os
presidentes Henry Truman, dos Estados Unidos e Stalin, da União Soviética. Podemos afirmar que a charge é:
a) a
representação das disputas políticas em torno do controle do petróleo.
b) a
disputa imperialista entre União Soviética e EUA, nos países da América.
c) a
manifestação clara do bom relacionamento entre Estados Unidos e União
Soviética.
d) a
representação da disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética no
contexto da Guerra Fria.
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11 (Descritor: relacionar os dados do
gráfico da I Guerra Mundial). Observe o gráfico.
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A
leitura do gráfico pode nos indicar que:
a) o crescimento econômico dos EUA, no
período mostrado, foi
fundamental para a vitoria na I Guerra
Mundial.
b) a
queda da produção industrial inglesa fez com que se desestruturasse e
perdesse a I Guerra Mundial.
c) o aumento da produção industrial inglesa e
da produção norte-americana levaram a uma rivalidade entre os dois países que
interferiu na I Guerra Mundial, pois ambos disputavam o mesmo mercado
consumidor.
d) a
queda da produção industrial francesa e o aumento da produção norte-americana
foram a principal causa do fim da I Guerra Mundial.
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12. (Descritor: relacionar revoluções
socialistas e Guerra Fria.)
“Era um garoto. Que como eu,
Amava os Beatles e o Rolling Stones
Girava o mundo. Sempre a cantar
As coisas lindas da América (...)
Stop com Rolling Stones/ Stop
com Beatle songs
Mandado foi ao Vietnã/Lutar com vietcongs
(Era um garoto que como eu
amava os Beatles e os Rolling Stones, Os incríveis)
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A canção acima foi um grande sucesso da década de 60. Ela retrata um
importante momento da história dos Estados Unidos. Assinale a alternativa que
está diretamente ligada à música.
a) faz referência à Guerra da Coréia que está inserida no
contexto da Primeira Guerra Mundial.
b) faz referência à Guerra do Golfo que se relaciona, diretamente, aos
conflitos gerados pela descolonização na África.
c) faz referência à Guerra do Vietnã que tem relação com nenhum outro
episódio.
d) faz referência à Guerra do Vietnã que está inserida no contexto da
Guerra Fria.
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14. (Descritor: relacionar o discurso
dos EUA contra as armas químicas as práticas desse país na Guerra do
Vietnã.)
“"A Casa Branca mentiu quando disse que o Iraque
tinha armas químicas", disse o ex-ditador. "Falei sobre os
ferimentos que recebi a três comissões de médicos. Nós não estamos mentindo,
a Casa Branca está."” (Saddam Hussein, Folha de SP, 23/12/2005)
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De acordo com o texto pode-se inferir que:
a) A invasão do Iraque teve como pretexto a existência de armas
químicas naquele país que poderiam causar destruição em massa.
b) De acordo com a fala de Saddam Hussein, as poucas armas nucleares
que foram encontradas, não ofereciam risco de destruição em massa.
c) Os EUA se transformaram nos defensores do mundo contra o poderio do
grande ditador do Iraque, Osama Bin Laden.
d) A invasão do Iraque teve como pretexto a grande quantidade de
petróleo na região.
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15.
(Descritor:
identificar algumas características da revolução cubana) Analise as afirmações:
I.
A revolução cubana tinha objetivo de acabar com a ação imperialista dos
Estados Unidos em Cuba.
II. O
movimento revolucionário de Fidel Castro não tinha intenções socialistas.
III. A
implantação do socialismo em Cuba se deu de forma pacífica, sem conflito, nem
intervenção externa.
IV. Cuba
se tornou a “vitrine” do socialismo para América Latina.
V. A
revolução cubana é expressão da melhoria na qualidade de vida e
desenvolvimento capitalista na América Latina
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Ë
correta a seguinte alternativa:
a) I
e IV.
b) II
e V
c) I,
II e IV.
d) I,
II, III e V.
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16. A personagem se refere à "Cortina de Ferro", que
foi:
a) a linha divisória entre os
territórios conquistados pela Espanha e por Portugal, durante as navegações.
b) a linha de fronteira estabelecida pelo
governo israelense, para separar judeus e palestinos.
c) a muralha
erguida pela Igreja, após
a conquista cristã da Terra Santa, no período das Cruzadas.
d) Um muro criado pelos EUA para conter a
imigração ilegal da America latina.
e) O muro que serviu de separação entre os
países capitalistas e os socialistas, após a II Guerra Mundial
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17. Observe a charge ao lado e marque a alternativa que a
explica.
a) a OTAN era a certeza de segurança da Europa
frente a um confronto militar;
b) o poder de confronto nuclear entre EUA e
URSS encontrava-se visivelmente desequilibrado;
c) as conseqüências de uma guerra nuclear entre
as duas superpotências seriam desastrosas para o continente europeu;
d) os EUA (OTAN) exibiam uma grande
superioridade militar em relação a URSS.
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