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ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA
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terça-feira, 9 de outubro de 2012
Prova de História 2 guerra, guerra fria, revolução cubana, guerra de vietna
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E.E.”CASIMIRO SILVA”
AVALIAÇÂO DE HISTÓRIA -
2 bim/ 2012 DATA:__/__/__
ALUNO
(A):________________Nº___
SÉRIE: 3º ano
PROFESSOR: ____________ VALOR: _____
TÓPICOS: XVI. Guerra Fria e
mundo bipolar/ - XVII. A queda do Muro de Berlim - XVIII. Conflitos regionais
no mundo atual - XIX. A invasão do
Iraque
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01 (Descritor:
relacionar dados da tabela com a época da produção)
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O gráfico acima pode indicar que:
Transforme os séculos em dada para encontrar a resposta certa.
a) a exportação de
açúcar, no final do século XVI,
diminuiu..
b) a produção
açucareira manteve-se regular
durante todo o século XVII.
c) o declínio das exportações de açúcar
começaram depois de meados do século XVII.
d) em meados do
século XVI a exportação de açúcar foi a maior do Brasil colônia..
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02 (Descritor: caracterizar o Brasil após o fim da
monarquia)
Ferida de morte desde a Abolição, a Monarquia
Constitucional foi definitivamente sepultada a 15 de novembro de 1889. A nova
forma de governo surgiu como resultado de cúpula de uma conspiração militar a
que o povo assistiu apático e distante sem compreender direito o que se
passava. (REY, Marcos. Proclamação da República. 9. ed. São Paulo, Ática.
1999. p . 2.)
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O texto se refere a
a) a Independência do Brasil.
b) a Proclamação da República do
Brasil.
c) a Inconfidência Mineira e morte de
Tiradentes.
d) a Descoberta do Brasil e abolição da
escravidão.
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03. Em 24 de outubro de 2009, chefes de
Estado, reunidos em Nova York, comemoraram o 64°
aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que
representa essa organização?
a) Uma associação dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente. b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. c) O fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista. d) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade povos. |
04. Entre as guerras resultantes da política
bipolarização das duas grandes potências EUA e URSS, pode-se citar a que
envolve:
a) católicos contra protestantes. b) sul-africanos contra ingleses. c) cubanos contra soviéticos. d) estadunidenses contra vietnamitas |
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05. A Guerra Fria
provocou a bipolarização ideológica da civilização durante boa parte do
século XX. Apesar da influência maior concentrar-se no campo ideológico,
outras áreas como o esporte e a aeroespacial sofreram interferência da Guerra
Fria e serviram de cenário para as superpotências destilarem suas vaidades
diante do mundo. Contudo foi no campo político e militar que indiretamente
EUA e URSS confrontaram-se perigosamente em diversos momentos. Assinale a
alternativa que corresponde a seqüência correta relacionada aos conflitos
indiretos entre EUA e URSS.
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( )Revolução Cubana
( )Ditadura civil de Vargas
( )Guerra do Vietnã
( )Guerra do Golfo
( )Guerra da Coréia
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a) VVVVF
b)VFVFV
c)FFFFV.
d)VVVFV.
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06 (Descritor:
compreender as características da Guerra Fria)
A afirmativa acima ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989.
Leia as afirmativas relacionadas ao período citado.
I)A Guerra Fria foi marcada por acordos
políticos,econômicos e militares que dividiram o planeta no chamado Mundo
Bipolar
II) A imposição dos
ideais capitalistas oficializou a guerra ideológica ao defender
estratégias para conter o ideais socialistas no mundo
III) Os EUA
estabeleceram aliança militar com o objetivo de conter o avanço de tropas
soviéticas em áreas capitalistas.
IV) O fim da Guerra
Fria foi beneficiado por acordos que
limitavam a produção de armas nucleares.
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São corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV
d) I, II,
III e IV
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07 (Descritor:
interpretar texto sobre a Guerra fria) Leia o texto abaixo
"Não foi o confronto hostil com o capitalismo e seu
superpoder que acabou com o socialismo. Foi mais a combinação entre seus
próprios defeitos econômicos, cada vez mais evidentes e paralisantes dos
sonhos das pessoas, e a acelerada invasão da economia socialista pela muito
mais dinâmica, avançada, dominante, e tentadora economia capitalista mundial.
Pode-se até dizer que, afastada a
possibilidade do suicídio mútuo de uma guerra nuclear, o capitalismo
assegurava a sobrevivência do adversário mais fraco". (HOBSBAWM, Eric. "A Era dos
Extremos" - O breve século XX, SP: p.247)
|
Sobre o texto podemos afirmar que:
a) O fim da URSS foi fruto de um conjunto de fatores
externos, ligados ao ataque armado dos EUA e isolamento dos países
socialistas.
b) A URSS reconheceu suas deficiências e reformou sua política e economia
antes que se esfacelasse.
c) Os problemas econômicos, políticos e sociais vividos
pelo povo da URSS foram os maiores responsáveis pela desestruturação do
socialismo,
d) Durante o
período em que vigorou a Guerra Fria o mundo não chegou a temer uma guerra nuclear devido ao clima de camaradagem
entre os países envolvidos.
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08 (Descritor:
analisar texto referente à crise dos mísseis em Cuba). Leia o fragmento de
texto
O URSO E O PORCO-ESPINHO- Quando
Fidel Castro tomou o poder, em 1959, pouca gente comemorou tanto quanto o líder da União Soviética, que o
chamou de “o porco-espinho a 144
quilômetros dos Estados Unidos”.
Em 1962, os novos aliados protagonizaram um dos mais tensos eventos do século
20: a chamada Crise dos Mísseis (que foi a instalação de armas soviéticas em
Cuba e a reação dos americanos, que ameaçaram atacar a ilha caso elas não
fossem retiradas).
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O fragmento anterior rememora a crise dos mísseis, em Cuba que ocorreu no contexto da :
a) Segunda Guerra.
b) Guerra fria.
c) Revolução Chinesa.
d) Guerra do Vietnã.
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09.
O território de Hong Kong foi devolvido à China em 1997. Este importante
centro comercial e financeiro manteve-se como uma colônia entre 1898 e 1996,
pertencente
|
a) à Rússia. b) à
França.
c) aos Estados Unidos. d) à Grã-Bretanha. |
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10 (Descritor: identificar a disputa pela
hegemonia mundial no período bipolar). Observe a charge.
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A
charge ao lado é do cartunista Belmonte. Nela, foram representados os
presidentes Henry Truman, dos Estados Unidos e Stalin, da União Soviética. Podemos afirmar que a charge é:
a) a
representação das disputas políticas em torno do controle do petróleo.
b) a
disputa imperialista entre União Soviética e EUA, nos países da América.
c) a
manifestação clara do bom relacionamento entre Estados Unidos e União
Soviética.
d) a
representação da disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética no
contexto da Guerra Fria.
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11 (Descritor: relacionar os dados do
gráfico da I Guerra Mundial). Observe o gráfico.
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A
leitura do gráfico pode nos indicar que:
a) o crescimento econômico dos EUA, no
período mostrado, foi
fundamental para a vitoria na I Guerra
Mundial.
b) a
queda da produção industrial inglesa fez com que se desestruturasse e
perdesse a I Guerra Mundial.
c) o aumento da produção industrial inglesa e
da produção norte-americana levaram a uma rivalidade entre os dois países que
interferiu na I Guerra Mundial, pois ambos disputavam o mesmo mercado
consumidor.
d) a
queda da produção industrial francesa e o aumento da produção norte-americana
foram a principal causa do fim da I Guerra Mundial.
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12. (Descritor: relacionar revoluções
socialistas e Guerra Fria.)
“Era um garoto. Que como eu,
Amava os Beatles e o Rolling Stones
Girava o mundo. Sempre a cantar
As coisas lindas da América (...)
Stop com Rolling Stones/ Stop
com Beatle songs
Mandado foi ao Vietnã/Lutar com vietcongs
(Era um garoto que como eu
amava os Beatles e os Rolling Stones, Os incríveis)
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A canção acima foi um grande sucesso da década de 60. Ela retrata um
importante momento da história dos Estados Unidos. Assinale a alternativa que
está diretamente ligada à música.
a) faz referência à Guerra da Coréia que está inserida no
contexto da Primeira Guerra Mundial.
b) faz referência à Guerra do Golfo que se relaciona, diretamente, aos
conflitos gerados pela descolonização na África.
c) faz referência à Guerra do Vietnã que tem relação com nenhum outro
episódio.
d) faz referência à Guerra do Vietnã que está inserida no contexto da
Guerra Fria.
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14. (Descritor: relacionar o discurso
dos EUA contra as armas químicas as práticas desse país na Guerra do
Vietnã.)
“"A Casa Branca mentiu quando disse que o Iraque
tinha armas químicas", disse o ex-ditador. "Falei sobre os
ferimentos que recebi a três comissões de médicos. Nós não estamos mentindo,
a Casa Branca está."” (Saddam Hussein, Folha de SP, 23/12/2005)
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De acordo com o texto pode-se inferir que:
a) A invasão do Iraque teve como pretexto a existência de armas
químicas naquele país que poderiam causar destruição em massa.
b) De acordo com a fala de Saddam Hussein, as poucas armas nucleares
que foram encontradas, não ofereciam risco de destruição em massa.
c) Os EUA se transformaram nos defensores do mundo contra o poderio do
grande ditador do Iraque, Osama Bin Laden.
d) A invasão do Iraque teve como pretexto a grande quantidade de
petróleo na região.
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15.
(Descritor:
identificar algumas características da revolução cubana) Analise as afirmações:
I.
A revolução cubana tinha objetivo de acabar com a ação imperialista dos
Estados Unidos em Cuba.
II. O
movimento revolucionário de Fidel Castro não tinha intenções socialistas.
III. A
implantação do socialismo em Cuba se deu de forma pacífica, sem conflito, nem
intervenção externa.
IV. Cuba
se tornou a “vitrine” do socialismo para América Latina.
V. A
revolução cubana é expressão da melhoria na qualidade de vida e
desenvolvimento capitalista na América Latina
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Ë
correta a seguinte alternativa:
a) I
e IV.
b) II
e V
c) I,
II e IV.
d) I,
II, III e V.
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16. A personagem se refere à "Cortina de Ferro", que
foi:
a) a linha divisória entre os
territórios conquistados pela Espanha e por Portugal, durante as navegações.
b) a linha de fronteira estabelecida pelo
governo israelense, para separar judeus e palestinos.
c) a muralha
erguida pela Igreja, após
a conquista cristã da Terra Santa, no período das Cruzadas.
d) Um muro criado pelos EUA para conter a
imigração ilegal da America latina.
e) O muro que serviu de separação entre os
países capitalistas e os socialistas, após a II Guerra Mundial
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17. Observe a charge ao lado e marque a alternativa que a
explica.
a) a OTAN era a certeza de segurança da Europa
frente a um confronto militar;
b) o poder de confronto nuclear entre EUA e
URSS encontrava-se visivelmente desequilibrado;
c) as conseqüências de uma guerra nuclear entre
as duas superpotências seriam desastrosas para o continente europeu;
d) os EUA (OTAN) exibiam uma grande
superioridade militar em relação a URSS.
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Prova de História Colonização do Brasil. Civilização maia,
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E.E.”CASIMIRO SILVA”
AVALIAÇÂO DE
HISTÓRIA - 2
bim/ 2012 DATA:__/__/__
ALUNO (A):__________________________________Nº___ SÉRIE: 2º ano
PROFESSOR:
____________ VALOR: _____
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01 (Descritor:
analisar os impactos da conquista portuguesa na população indígena) Leia
o trecho abaixo.
A maior parte
dos Indígenas que habitavam o litoral do Brasil na época do Descobrimento
pertenciam ao grupo lingüístico Tupi. Eram tupis, os índios que Cabral
encontrou na Bahia, assim como os antigos habitantes de São Paulo.
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A respeito dos índios brasileiros
, leia as afirmativas abaixo.
I- Os índios foram vítimas
da varíola, doença trazida pelos portugueses que matou cerca de muitos
nativos.
II- A catequização dos
índios ficou a cargo dos jesuítas, que acreditavam que eles eram
vassalos do demônio.
III- Nos primeiros anos da
colonização, os índios foram utilizados na extração do pau-brasil .
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Estão corretas as alternativas.
a) Apenas I
b) II e III
c) I, II e III
d) I e II
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QUESTÃO 02 (Descritor: caracterizar as atividades da Igreja católica
no Brasil)
Em relação à atuação da Igreja
católica no Brasil colonial não se
pode afirmar:
a) a
companhia de Jesus foi responsável pela catequese indígena.
b) as
santas casas de misericórdia mantiveram ações junto aos pobres.
c) os
padres, embora atuassem junto aos índios, incentivaram a escravidão e matança
de nativos.
d) as
visitações do santo ofício da inquisição também ocorreram no Brasil.
Leia o trecho abaixo e responda as questões
03 e 04.
A história religiosa da colônia começou
praticamente em 1549, com a vinda dos primeiros padres jesuítas. Seu primeiro
provincial foi o padre Manuel da Nóbrega que se tornou um dos mais
importantes conselheiros de Mem de Sá, terceiro governador-geral.
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QUESTÃO 03 (Descritor:
analisar a importância da Inquisição para a Igreja no controle dos fiéis na
Colônia)
Para impedir o avanço do protestantismo e
garantir o controle sobre a conduta moral e religiosa dos fiéis na colônia, a
Igreja Católica utilizou a:
a) Irmandade
b) Inquisição
c) Confraria
d) Indulgencia
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QUESTÃO 04 (Descritor: identificar as características da religiosidade
colonial)
A respeito da religiosidade colonial leia as
afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA.
a) A
Igreja Católica proibia a escravidão africana e era responsável pela sua evangelização.
b) O
Santo Oficio fazia visitações ao Brasil para investigar a vida religiosa na
colônia.
c) As festas religiosas com
características da cultura africana eram condenadas como práticas de bruxaria
ou feitiçaria.
d) A Igreja
Católica era responsável pela evangelização dos índios e por ensinar o idioma
português e a cultura europeia.
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Leia o trecho abaixo.
Quem está ou foi privado de liberdade sabe
quanto ela faz falta. É doloroso viver preso em poucos metros quadrados. A
liberdade é para o homem o que o céu é para o condor, como diria Castro
Alves. Vida e liberdade quase sempre se confundem. (...). Todo
mundo quer ser livre. Por causa da liberdade, quantas discussões
nas famílias, nos edifícios, nos colégios e na Sociedade. Até os animais
gostam de usufruir de sua “liberdade”. O marco da luta por liberdade no
Brasil foi o 21 de abril.
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QUESTÃO 05 (Descritor: identificar as características dos movimentos pela
independência do Brasil.)
A liberdade foi a inspiração para um
movimento insurrecional ocorrido da colônia no ano de 1789 conhecido como:
a) Inconfidência
Baiana
b) Guerra
dos Emboabas
c) Revolta
de Felipe dos Santos
d) Inconfidência
Mineira
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QUESTÃO 06 (Descritor: relacionar dados da tabela com a época da produção)
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O gráfico acima pode indicar que:
Transforme os séculos em dada para encontrar a resposta certa.
a) a exportação de
açúcar, no final do século XVI,
diminuiu..
b) a produção
açucareira manteve-se regular
durante todo o século XVII.
c) o declínio das exportações de açúcar
começaram depois de meados do século XVII.
d) em meados do
século XVI a exportação de açúcar foi a maior do Brasil colônia..
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QUESTÃO 07 (Descritor: reconhecer que a história se constrói nos embates
de agentes sociais, individuais e coletivos, em
diferentes tempos e espaços históricos . )
“Em breve, todos os
aspectos “culturais” da empresa colonial lusitana foram entregues aos
jesuítas, encarregados também da conversão dos “gentios” na Índia (e em toda a
Ásia) e no Brasil. As colônias, especialmente o Brasil, se desenvolveram sem
livros, sem universidade, sem imprensa, sem debates e inquietações culturais:
em uma palavra, sem o frescor do humanismo renascentista.” (BUENO,
Eduardo, Brasil: Uma História – A incrível saga de um país, São Paulo: Editora Ática, p.42)
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A situação do Brasil colonial
descrita no texto está relacionada:
a) à presença dos holandeses no
Brasil e da sua intolerância religiosa.
b) ao avanço das práticas
capitalistas e do fortalecimento do catolicismo nos países do norte da
Europa.
c) a uma preocupação da preservação
da cultura indígena no Brasil.
d) às iniciativas da Igreja Católica no processo da
contra-reforma iniciadas no Concílio de Trento.
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QUESTÃO 08 (Descritor:
identificar características da exploração do pau-brasil)
O pau-brasil -
Os portugueses se decepcionaram muito quando
chegaram às terras brasileiras e não encontraram as maravilhosas riquezas que
eles encontraram nas Índias e que vendiam na Europa com enormes lucros. No
Brasil dos primeiros tempos, só encontravam a madeira cor de brasa,
denominada pau-brasil, da qual os europeus extraíam tinta para tingir
tecidos.
NOVAES Carlos Eduardo, LOBO César -
História do Brasil para principiantes –- Editora Ática – São Paulo – p.40
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A charge
se refere a uma das características da exploração do pau-brasil. A
característica da exploração do pau-brasil retratada na charge é:
a) O pau-brasil era
monopólio da Coroa Portuguesa. b) O
comércio do pau-brasil era feito através do escambo.
c) O governo português
cobrava 1/5 do valor do pau-brasil extraído. d) As feitorias serviam para
armazenar o pau-brasil.
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QUESTÃO 09 (Descritor: caracterizar o Brasil após o fim da
monarquia)
Ferida de morte
desde a Abolição, a Monarquia Constitucional foi definitivamente sepultada a
15 de novembro de 1889. A nova forma de governo surgiu como resultado de
cúpula de uma conspiração militar a que o povo assistiu apático e distante
sem compreender direito o que se passava. (REY, Marcos. Proclamação da República. 9. ed. São
Paulo, Ática. 1999. p . 2.)
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O texto se refere a
a) a Independência do Brasil.
b) a Proclamação da República do
Brasil.
c) a Inconfidência Mineira e morte de
Tiradentes.
d) a Descoberta do Brasil e abolição da
escravidão.
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Questao 10- Todas as alternativas contêm objetivos da
política da Igreja Católica, esboçada durante o Concílio de Trento, EXCETO:
a) A expansão da
fé cristã.
b) A moralização
do clero.
d) A perseguição
às heresias.
e) O relaxamento
do celibato.
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Questão 11 - As Indulgências eram:
a) documentos de
compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os
desejasse.
b) cartas que
permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou
Santos.
c) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis
e incentivos à prática da usura por parte do clero.
d) absolvições
dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos
fiéis.
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Questão 12 - Considere os itens adiante:
I. Combate
sistemático aos protestantes.
II. Recuperação
de áreas sob influência do protestantismo através da educação, com a criação
de colégios.
III. Difusão do
catolicismo entre povos não-cristãos, por meio da catequese.
IV. Contenção do
protestantismo através dos Tribunais da Inquisição.
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Eles identificam
a) as Ordenações
Eclesiásticas de Calvino.
b) o Ato de
Supremacia de Henrique VIII.
c) a Reforma
Luterana.
d) a
Contra-Reforma.
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QUESTÃO 13 (Descritor: interpretar poema asteca)
O texto abaixo é a reunião de estrofes de dois
poemas astecas do século XVI chamados por eles de “Cantos tristes”. Os versos
descrevem a cidade de Tenochtitlán, às vésperas de sua rendição, em agosto de
1521.
OS ASTECAS
NARRAM A CONQUISTA
Pelos caminhos
jazem (flechas) partidas;os cabelos estão espalhados.
As casas estão
destelhadas, seus muros avermelhados.
Germes se
espalham por ruas e praças, e as paredes estão salpicadas de miolos.
As águas estão
rubras, tintas [de sangue),e quando a bebemos, é como se bebêssemos água
salgada. (...) Nos puseram preço.
Preço de jovem,
de sacerdote, de criança e de donzela.
(...) Ouro,
jade, ricas mantas, plumas de quetzal; tudo isso que é precioso nada foi
levado em conta. (...) Chorai, amigos
meus, Compreendei que com estes fatos perdemos a Nação Mexicatl. A água azedou, se azedou a comida. (...)
(In: Coletânea de documentos de história da América para o 2º grau – 1ª
série. 2ª ed. São Paulo: SE/CENP, 1985.
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A leitura do poema nos permite afirmar que:
a) a destruição da cidade de
Tenochtitlán não trouxe conseqüências psicológicas para os astecas.
b) a queda da cidade não chegou a
afetar a vida da população ali concentrada.
c) o poema descreve a utilização da
escravidão pelos povos dominadores.
d) o poema é um lamento de guerra,
porém, não indica a derrota da população da cidade dominada.
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Observe o mapa
ao lado:
De acordo com o
mapa, os povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras “A”, “B” e
“C”, são, respectivamente:
a) Astecas,
incas e maias.
b) Incas,
maias e astecas.
c) Astecas,
maias e incas.
d) Maias,
astecas e incas.
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Novo calendário
maia encontrado!!!! E o mundo não se acabou!!!!!
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E o tal do mundo não se acabou!!! Este último verso de uma canção bem antiga
cantada por Carmem Miranda nos serve bem agora. Muito se falou, sobre o fim
do calendário maia, que seria no ano de 2012. Especulou-se, então, sobre o
fim do mundo. Tenho uma boa notícia! Arqueólogos acharam na Guatemala ruínas
de uma casa, provavelmente de escribas maias. Este antigo calendário pintado
na parede da casa vai muito além de 2012....ufa...que bom!!!!
"Vambora" viver que ainda temos muito tempo....risos.
15- Que tipo de
crítica é apresentada no texto e na charge?
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