Sequência didática
Série:
7º e 8º ano
Período: 3º bimestre
Tempo
de duração: 10 aulas aproximadamente
Eixo Temático II Sociodiversidade
das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território
Brasileiro
Tópico 9 Sociodiversidade
Sequência:
1. Apresentação do tópico e sondagem.
2. Conceituar palavras chave do tópico: sociodiversidade
- patrimônio histórico-cultural brasileiro
3. Sistematização: Aulas expositivas dialogadas sobre os temas.
Conteúdo para interpretação e analise em grupo.
• A sociodiversidade das paisagens em sua
espacialidade municipal e regional.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_syOS4pgtarihSQy4mZ4_EjiTmYB79IkbqbEHXZgQn6gtqD4yyFvUe6d_Jh7K5fI6-AOnFNgV7EQdnWB1g2SXrqTkva4DdRvcZw6NJOoYcnkedINdW8bEGYhBcZGkc81qM3V_69pYLy3SolQiDwYYpI40XSTL8j7i30Bw0JJTDSRsgqeHc=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_taAhekG7pVrwHswKOzcwph0pLKigfP3qRgzHWxOR8CKeKFWURCvOPfDtmg6GNK4Y0mWF1-GRB6JKs_oEatQZz1RMl_DvvnRUiZHwEvFLX12bE9OOp8BdU0__LI0AawfqqnBZ4bCCbzxu9I3tzWC60RVB9kRMM89AySkwn9gwwqYRitO4LPbNKkYSvZnu3nTCHS=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sjN2w0wjmdbmcCVbEnusCEi0wqr9dMuQV4yn9sJ49qDeYAw-purTOJ-gdFYGbV6Jz0IOaCgx7GIFXeby3ZdOsbdt6_zRUNpri2y67xeyct5GutxdlG2Qsyp3EQ7MQhvxpzAig3XWfgf870M5zaEqIWPu90Zzh7bmlj3bHHfQ7R9oBFylj9dNEUw_3It0jDvimTSK4=s0-d)
• Localização, distribuição e freqüência dos grupos
sociodiversos no conjunto da população brasileira.
• O impacto das transformações culturais das
sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
- festas ( congo - Moçambique - Nossa Senhora do
Rosário.
-descrever a
linha do Equador em seus aspectos relevantes da paisagem
natural e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse
lugar, no Brasil e no mundo.
- Analisar o
clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à
sociodiversidade do Equador.
- Estabelecer
relações entre o modo de vida dos povos do Equador, no que se
refere ás tradições, costumes, hábitos e valores.
- Entender
como os povos do Equador constroem suas identidades com
as paisagens e as regiões, demarcando sua territorialidade e
espacialidade, no Brasil e no mundo
- Compreender a
identidade dos povos da Floresta e ribeirinhos,
problematizando o uso das unidades de conservação.
- ecossistemas e
os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- Saber
identificar as zonas térmicas da Terra./- Ter noção de biodiversidade e
sociodiversidade.
- Saber comparar
diferentes culturas.
Atividades para trabalho em grupo e sistematização do conteúdo
As imagens abaixo representam a sociodiversidade no Brasil...colora, recorte e cole no mapa abaixo obedecendo as regiões...
Professor, apenas empreste o mapa acima para que o aluno desenhe(tire cola) no caderno... desenhe em duas folhas depois cole os desenhos que mostram a sociodiversidade do Brasil... Fica muito lindo!!!
Maquete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário