Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Avaliação de Geografia

Avaliação De Estudos Autônomos
- Disciplina: Geografia                                                                Série ou ano- 9º        
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:_________________________________________________


A globalização está sendo dirigida principalmente pelo ocidente e, aqueles que estão sob sua esfera de influência, como o Japão e alguns países do sudeste asiático. Assim, fica claro que novas patentes e avanços tecnológicos, juntamente com uma imensa riqueza e capital, não estão no mundo em desenvolvimento ou no mundo islâmico; eles estão  nos EUA da América, Japão, Europa e Canadá. Se examinarmos 40.000 empresas multinacionais, descobriremos que mais de 90% delas estão sediadas nos países acima citados. Essas companhias são aquelas que estão planejando a globalização e implementando os projetos  idealizados. Muitos pesquisadores pensam que o que é conhecido como "globalização" deve, na verdade, ser chamado de "------------------------", porque o estado que tem o controle sobre as decisões das organizações políticas, econômicas e sociais internacionais são os EUA. Sua voz é a mais forte; a cultura popular  é a mais forte e é a que mais rapidamente se espalha pelo mundo.
1-A expressão que completa corretamente a lacuna ,por causa da influencia planetária é:
(a)americanização
(b)europeização
(c) niponização (Japão)

As guerras pelos recursos naturais-- Por Vandana Shiva*
O petróleo, a água e a terra estão no centro de conflitos em todo o mundo. Guerras pelo petróleo, guerras pela água, guerras por terras, guerras atmosféricas: este é o verdadeiro rosto da globalização econômica, cujo apetite por recursos naturais supera os limites da sustentabilidade e da Justiça. Onde há petróleo há conflitos. Não importa em que medida a aparência de uma guerra de culturas apareça vinculada às invasões do Afeganistão e Iraque (e a ameaça de uma ação semelhante no Irã), porque a realidade era, e é, que se trata de guerras pelo petróleo. Cada rio da Índia é motivo de importantes e insolúveis problemas a respeito da propriedade da água e sua distribuição. No continente americano, o conflito entre Estados Unidos e México pela água do Rio Colorado se intensificou em anos recentes. As águas dos rios Tigre e Eufrates, que sustentaram a agricultura durante milhares de anos na Turquia, Síria e Iraque, foi a causa de vários importantes choques entre esses países. A guerra entre israelenses e palestinos é por causa da terra e é também, em certa medida, uma guerra pela água. O motivo é o Rio Jordão, usado por Israel, Jordânia, Síria, Líbano e Cisjordânia.
2-De acordo com o contexto acima são verdadeiras as alternativas :
(I)As guerras pelos recursos naturais são cada vez mais constantes.
(II)Os países fazem guerra  apenas para mostrar sua influência e poder no planeta.
(III)A água tem sido motivo de disputas não só nos países do Oriente Médio.
(VI)O Petróleo atualmente tem sido motivo de grandes conflitos .
(a)apenas- I,II e III            (b)apenas -I,III e IV            (c) I,II,III e IV

“...Nenhuma outra atividade econômica alimenta tantas pessoas, sustenta tantas famílias, é tão crucial para o desenvolvimento de tantas nações e apresenta mais impacto sobre o nosso meio ambiente. A produção de arroz alimenta quase a metade do planeta todos os dias, fornece a maior parte da renda principal para milhões de habitações rurais pobres, pode derrubar governos e cobre 11% da terra arável do planeta  Aproximadamente 90% de todo o arroz do mundo é cultivado e consumido na Ásia . A América Latina ocupa o segundo lugar em produção e o terceiro em consumo ." (Ronald Cantrell, 2002).
3-De acordo com o texto e seus conhecimentos podemos inferir que os países maiores consumidores de arroz em geral são:
(a)Os países desenvolvidos que tem mais dinheiro para adquirir o produto.
(b) Os países em desenvolvimento que também são os maiores produtores.
(c) Os países miseráveis que  só consomem o produto pelo baixo custo .

Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam aTerceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais.
Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção.Os avanços da robótica e da engenharia genética são incorporados ao processo produtivo, que depende cada vez menos da mão-de-obra e cada vez mais de alta tecnologia, pautada por um princípio básico: a produção deve combinar novas técnicas com máquinas cada vez mais sofisticadas, a fim de produzir mais com menos recursos e menos mão-de-obra.

4-Essa terceira Revolução Industrial também é chamada de :
(a)Revolução tecnocientífica
(b)Revolução das máquinas
(c )Revolução automobilística.

Investimento em ciência e tecnologia deve aumentar ainda mais IDH-Publicada em 28 de novembro de 2007 às 15h40--São Paulo - 'Com mais educação, ciência e tecnologia, Índice de Desenvolvimento Humano do País crescerá ainda mais', diz ministro da CT.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, está satisfeito em ver o País ultrapassar a marca simbólica de 0,8 do índice de desenvolvimento humano (IDH), anunciada nesta terça-feira (27/11). “É positivo também o reconhecimento das Nações Unidas em relação ao esforço do governo e da sociedade para que esses índices se tornem cada vez mais elevados”.
Rezende acredita na importância da ciência e tecnologia para esse desenvolvimento, O documento revela que, pela primeira vez em sua história, o Brasil entra no grupo de países classificados na categoria Alto Desenvolvimento Humano, ainda que continue distante do patamar de outras nações em desenvolvimento, como Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, Cuba e México.

5- De acordo com o artigo a principal causa do Brasil ter entrado para o grupo dos países com alto IDH é:
(a)O investimento na ciência e tecnologia.
(b) A criação de novos postos de serviço.
(c) A implantação de programas sociais pelo governo.

Conflito de uso da água: corresponde ao o cenário  de escassez provocado pela degradação e pela distribuição irregular da água , somado ao aumento da demanda  em várias atividades que dependem dela e geram conflito no território, dentro do país e fora dele. O Brasil  gasta sua água em agricultura( 65%), uso doméstico(18%), a indústria e a pecuária para a dessedentação dos animais. Desde 1934, no Código das Águas,  o Brasil controla os conflitos, em regiões, onde a pressão da demanda é grande para a indústria, navegação, irrigação, pesca, abastecimento, geração de energia. Em 1997 foi decretada a Lei da Águas  que instituiu  a Política Nacional de Recursos Hídricos  e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos resolvendo o problema dessas áreas que se tornam prioritárias. Os recursos financeiros arrecadados  em bacias são aplicados em regiões de conflitos e escassez no chamado polígono das secas.
6- De acordo com o texto e seus conhecimentos entende-se por regiões de conflito e escassez de água no Brasil...
(a)Sertão Nordestino e Norte de Minas.
(b)Zona da Mata e Sul de Minas.
(c) Sertão Nordestino e Várzea Amazônica.

 


Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH  ( Lei Federal nº 9. 433/97)
     “ Tem como objetivo criar uma base legislativa única  para a gestão da água no país. Dentre as grandes inovações, está a adoção da bacia hidrográfica como unidade  de gestão dos recursos hídricos, o que aprimorou imensamente  sua gestão, já que a água não conhece as fronteiras politico administrativas  e, portanto, a poluição causada em um município vai afetar necessariamente  outros que são abastecidos pelo mesmo corpo d’água. Segundo a lei, Política Nacional de Recursos Hídricos deverá ser regida de acordo com os seguintes fundamentos:
 a)A água deve ser percebida  como um bem de domínio público, cuja gestão pelo poder público deve sempre proporcionar  o uso múltiplo e que, em situações de escassez, deve ser usado prioritariamente  para consumo humano  e dessedentação de animais;
b)A gestão dos recursos hídricos  deve ser descentralizada, contando com a participação  do Poder Público, dos usuários e das comunidades;
c) A unidade territorial  de gestão dos recursos hídricos  deve sempre ser a bacia hidrográfica;
d) A água é um recurso natural limitado, imprescindível ao bem estar humano e ao desenvolvimento econômico, e portanto dotado de valor econômico.
     Um dos grandes instrumentos trazidos pela lei é a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, instrumento que permite aos comitês  de bacia cobrar uma taxa daqueles que se utilizam dos recursos hídricos como parte de seu processo produtivo, como empresas de saneamento, fábricas, agricultura etc. Infelizmente, até hoje em poucos lugares  esse instrumento foi implementado.” VALLE, Raul S. Telles.Legislação Brasileira: Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos.IN:Almanaque Brasil Socioambiental. SP: ISA, 2005, p.394.
7- Sobre a LEI da Política Nacional de Recursos Hídricos ,são verdadeiras as afirmativas:
(I)A PNRH tem o objetivo de criar uma lei para a gestão da água no Brasil .,                                                (II)Em situação de escassez a água deve ser usada prioritariamente para abastecer a indústria para que a economia não seja prejudicada.
(III)A água não deve ser cobrada nem para consumo humano nem para uso na agricultura.
(IV)A água é de domínio público,mas deve ter gestão pelo poder público.
(a)apenas- I e IV            (b)apenas -I,III e IV            (c) I,II,III e IV

 Biossegurança no Brasil está formatada legalmente para os processos envolvendo organismos geneticamente modificados e questões relativas a pesquisas científicas com células-tronco embrionárias, de acordo com a Lei de Biossegurança - N.11.105 de 24 de Março de 2005.
O foco de atenção dessa Lei são os riscos relativos as técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados. O órgão regulador dessa Lei
é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), integrada por profissionais de diversos ministérios e indústrias biotecnológicas. Exemplo típico de discussão legal da biossegurança são os alimentos transgênicos, produtos da engenharia genética.
Por outro lado, a palavra biossegurança, também aparece em ambientes onde a moderna biotecnologia não está presente, como, indústrias, hospitais, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc., no sentido da prevenção dos riscos gerados pelos agentes químicos, físicos e ergonômicos, envolvidos em processos onde o risco biológico se faz presente ou não. (Costa & Costa, 2002; Costa, 1999; 1998).

8-O artigo tem como objetivo:
(a)Informar sobre os transgênicos r sobre pesquisas científicas com células-tronco embrionárias
(b)Informar sobre a biossegurança, tanto a nível da moderna biotecnologia, quanto a relacionada aos agentes tradicionais de riscos, em ambientes da saúde, ensino e indústrias.
(c) Informar sobre como se 
prevenir  dos riscos gerados pelos agentes químicos,  envolvidos em processos onde o risco biológico.



Qual a relação direta entre desenvolvimento sustentável e prosperidade (qualidade de vida)?
A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes na Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente urbano, realizada em Estocolmo, em Junho de 1972. Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico e social. Portanto uma sociedade sustentável, significa rever padrões de produção e consumo para que as necessidades presentes não comprometam as gerações futuras. Com o consumo, cresce o uso de recursos, a geração de resíduos e a produção de CO2. Enquanto isso ocorrem tempestades, grandes inundações, secas prolongadas e alterações climáticas sem precedentes. Segundo um grupo de especialistas em meio ambiente, a sociedade poderia multiplicar por quatro sua produtividade sem consumir mais recursos. Esta idéia se baseia na crença de que através de tecnologias mais eficientes, com um maior uso de reciclagem e uma melhor gestão, a sociedade poderia crescer sem causar mais danos ecológicos.

9-De acordo com o texto acima ,são verdadeiras as alternativas:
(I)  Começou-se a falar sobre desenvolvimento sustentável ,na Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente urbano, realizada em Estocolmo, em Junho de 1972
(II) Uma sociedade é sustentável, quando revê  padrões de produção e consumo para que as necessidades presentes não comprometam as gerações futuras
 (III)Junto com a sustentabilidade tem que haver uma conscientização da população ,já que o consumismo contribui para que a sociedade não seja sustentável.
(IV)Para ser sustentável a sociedade deve se desenvolver ser causar danos á natureza,usando uma tecnologia mais eficiente,com um maior uso da reciclagem .
 (a)apenas- I e IV            (b)apenas -I,III e IV            (c) I,II,III e IV

O que é seqüestro de carbono?Texto Rafael Tonon
É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de seqüestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera: cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono.É por essas e outras que o plantio de árvores é uma das prioridades para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre.
10-Diante da explicação acima e sabendo que o CO2 l age no aquecimento global podemos inferir que:
(a)A recuperação de áreas plantadas, que foram degradadas, é uma das possibilidades mais efetivas para ajudar a combater o aquecimento global”.
(b)O CO2 é um elemento que ajuda no crescimento das plantas e auxilia a respiração do ser humano.
(c) O gás carbônico tem influência negativa no planeta porque onde tem muitas florestas ele é retirado da atmosfera o que provoca o aquecimento dessa região de florestas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário