Tópico--XXV. O movimento negro no Brasil e branqueamento.
• Identificar as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
• Analisar e problematizar a idéia da existência de uma democracia racial no Brasil.
O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 30, com a Frente Negra Brasileira. Mas somente em 1978 nasceu o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisa e várias organizações não-governamentais.
Lei contra preconceito
A Lei Afonso Arinos (1951) considerava o preconceito racial uma contravenção e não um crime. Ou seja, ofender um negro não resultava em punição. Em 1989 a comunidade negra de São Paulo fez um enterro simbólico dessa lei e, no mesmo ano, foi aprovada a Lei Caó, que transformou o preconceito em crime. Hoje o Congresso Nacional está estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afro-descendentes (MPR), que propõe que o governo brasileiro indenize todos os 70 milhões de afro-descendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais. Comissões de direitos humanos e ONGs avaliam formas de obrigar o governo a investir esse dinheiro nas chamadas ações afirmativas, como cotas para negros em universidades, no mercado de trabalho e nos meios de comunicação.
Democracia Racial é um termo usado por alguns para descrever as relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial vista em outros países, mais especificamente, como nos Estados Unidos. Pesquisadores notam que a maioria dos brasileiros não se veem pelas lentes da discriminação racial, e não prejudicam ou promovem pessoas baseadas na raça. Graças a isso, enquanto a mobilidade social dos brasileiros pode ser reduzida por vários fatores, como sexo e classe social, a discriminação racial é considerada irrelevante.
O mito da democracia racial no Brasil
Pierson concluiu que praticamente não havia problemas raciais no Brasil. Harris, embora não comungasse da idéia de um "paraíso tropical", classificou a discriminação existente como de classe e não de raça. Assim, nessa visão, o indivíduo negro ocupava as posições mais baixas na estratificação social, não porque sofresse discriminação de raça, mas sim pela condição de pobreza de seus ancestrais.
Assim, segundo o autor, "só acidentalmente, e sem nenhuma relevância, existiria o fato de que o negro e o mulato concentram-se nas classes proletárias ou mais pobres do campo e da cidade, da pequena e da grande aglomeração urbana."
O ideal do embranquecimento, relata Hasenbalg , criou raízes profundas na sociedade brasileira, levando o próprio negro a sua autonegação. Expõe que a hierarquização das pessoas em termos de sua proximidade a uma aparência branca, ajudou a fazer com que indivíduos de pigmentação escura desprezassem a sua origem africana, cedendo assim a forte pressão do branqueamento, levando-os a fazer o melhor possível para parecerem mais brancos.
Clóvis Moura, apresentando uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no recenseamento de 1980, verificou que os não brancos, ao serem inquiridos sobre qual seria a sua cor, tiveram dificuldade em assumir sua condição de negros ou mestiços, surgindo nas respostas um total de cento e trinta e seis cores diferentes. Para Moura, tal resultado indica que o brasileiro foge da sua realidade étnica, procurando, através de simbolismos de fuga, situar-se o mais próximo do modelo tido como superior e levanta o seguinte questionamento: O que significa isto em um país que se diz uma democracia racial? Significa que, por mecanismos alienadores, a ideologia da elite dominadora introjetou em vastas camadas de não-brancos os seus valores fundamentais. Significa, também, que a nossa realidade étnica, ao contrário do que se diz, não iguala pela miscigenação, mas, pelo contrário, diferencia, hierarquiza e inferioriza socialmente de tal maneira que esses não-brancos procuram criar uma realidade simbólica onde se refugiam, tentando escapar da inferiorização que a sua cor expressa nesse tipo de sociedade..
Fatos alegados pelos críticos
Não é necessário grandes estudos para perceber quão desigual é a distribuição de oportunidades no Brasil, entretanto, quando se pretende uma análise científica sobre as questões sociais brasileiras, torna-se imprescindível que tal afirmação tenha respaldo em dados concretos.
No rol das desigualdades, os cidadãos da raça negra parecem estar entre os grandes prejudicados.Segundo dados do Censo de 2000 , promovido pelo IBGE, o Brasil possui 169,8 milhões de habitantes, dentre os quais 76,4 milhões são pessoas negras (pardos e pretos), o que corresponde a 45% dos habitantes, o que tem levado à afirmação de que o Brasil seria a segunda maior nação negra do mundo fora do Continente africano, como informa Jaccoud e Beghin, o que tem sido contestado pelo movimento mestiço que entende esta idéia despreza as populações mestiças (pardas) de regiões como a Amazônia, onde os caboclos formam a absoluta maioria dos pardos, e também a auto-identificação dos mestiços afrodescendentes.Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), constante na obra de Ricardo Henriques, um de seus pesquisadores, revelam que o Brasil possui um contigente de 53 milhões de pobres e 22 milhões de indigentes. Verificou-se que os negros em 1999 representavam 64% da população pobre e 69% da população indigente. Os brancos por sua vez, sendo 54% da população total brasileira, representavam somente 36% dos pobres e 31% dos indigentes.
Sistema de cotas entende-se como uma medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para determinados segmentos sociais. É considerada uma forma de ação afirmativa, segundo conceito surgido nos Estados Unidos na década de 1960. A elaboração do conceito.A superação das desigualdades socioecônomicas impõe-se como uma das metas de qualquer sociedade que aspira a uma maior equidade social. Em face aos problemas sociais, algumas alternativas são propostas para atenuação de desigualdades que mantém em condições díspares cidadãos de estratos distintos. Uma das alternativas propostas é o sistema de cotas que visaria a acelerar um processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.
O conceito de cotização de vagas aplica-se a populações específicas, geralmente por tempo determinado. Estas populações podem ser grupos étnicos ou "raciais", classes sociais, imigrantes, deficientes físicos, mulheres, idosos, dentre outros.A justificativa para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade.
Atividades:
1- Identifique as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
2- Existe realmente uma democracia racial no Brasil?
3- O que é a teoria do branqueamento?
4- O que é o sistema de cotas?
5- Onde existe o maior contingente de negros fará da África?
6-Qual é a porcentagem de negros no Brasil?
7-O que foi a lei Afonso Arinos?
8-O que foi a lei Caó?
9-O que seria uma democracia racial?
10- Quais são os principais problemas enfrentados pelo população negra no Brasil?
11-O que é o sistema de costa e que parcelas da população pode beneficiar?:
História e Geografia: Atualidades, Atividades e Conteúdo Escolar Blog educativo com conteúdos de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. Atividades, atualidades e materiais de apoio para professores e estudantes. BNCC, PLANO DE CURSO MG, BNCC na prática. Habilidades BNCC https://www.instagram.com/atividadesdiversasclaudia?igsh=bmxjbzJtc3N5aThx
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Atividade de História 2º ano Ensino Médio
Complementar 10—trabalho e indústria—2º ano E.Médio
1)Sobre a Revolução técnico científica ou 3ª Revolução industrial ,marque V ou F :
( )iniciou-se ligo após a II guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( )ocorreu na segunda metade do séc XX
( )aumenta o processo de produção nas indústrias provocando um enorme desemprego
( )desenvolveu-se a tecnologia de ponta e a robótica.
( )substituição da mão de obra)e aumentando o lucro dos donos dos meios de produção e das grandes empresas.
( )Uma das conseqüências dessa revolução é que a mão de obra migrou para o setor terciário,que requer mais estudo e conhecimento.
( )É caracterizada pelas indústrias avançadas, associadas a centros de pesquisa, formada pelos chamados "cérebros" (cientistas)- e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".-
2) Numere:
( 1 ) 1ª fase da R.Industrial.
( 2 ) 2ª fase da R.Industrial.
( 3 ) 3ª fase da R.Industrial.
( ) desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( ) tear mecânico; máquina a vapor; fundição do ferro; progressos na agricultura.
( ) dínamo; petróleo; motor de combustão interna; máquinas automáticas.
Marque x na resposta certa:
3-Sabendo que sistema técnico é o conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico.podemos dizer que todos os itens abaixo foram sistemas técnicos no Brasil e que o mais antigo meio de transformação do espaço foi:
( )pecuária ( ) cotonicultura ( ) extrativismo do pau- brasil ( ) agroindústria ( ) turismo.
4- Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução industrial, baseada no recurso energético:-------------------------; a segunda baseada no -------------------- fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a -----------------------------baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação.
Respectivamente ,foram as bases das fases das 3 revoluções Industriais:
(a) carvão,petróleo e informatização(computadores)
(b) carvão, informatização(computadores) e petróleo
(c)petróleo ,carvão e informatização(computadores)
5-)Cruzadinha
3 R
4 E
1 V
8 O
11 L
9 U
12 Ç
16 Ã
14 O
2
6 I
5 N
20 D
10 U
13 S
18 T
19 R
15 I
7 A -
17 L
1- Na 1ª Revolução Industrial,---------------------e trens a vapor (facilitou o transporte de pessoas e cargas)
2- péssimas condições de trabalho- salários baixos e castigos físicos- caracterizavam o trabalho ------------
3-No Neocolonialismo ,os europeus dividem a -------------------------- entre si- Inicia-se uma época de violência e exploração em busca de matérias-primas e recursos vegetais.
4-A -----------------------------------chegou na frente e foi o 1º país a se industrializar.
O processo da industrialização exigiu:
5- desenvolvimento técnico e -------------------------------------
6- investimento de grandes --------------------------------.
7- fornecimento de--------------------------------------------
8- ----------------------------------------------------para os produtos transformados
A Revolução Industrial proporcionou:
9- a passagem da sociedade rural para a sociedade ---------------------------------
10- a mecanização da indústria e da --------------------------------------------
11- o desenvolvimento do sistema ------------------------------
12- o desenvolvimento dos transportes e -----------------------------------------------
13- a expansão do ----------------------------------------
Situação nas fábricas:
14-carga ----------------------------------- elevada.
15- ausência de ------------------------------------.
16- barulho e -----------------------------------
As reações dos trabalhadores foram:
17-O ------------------------------- -- os trabalhadores quebraram as máquinas.
18- Criaram as trade unions ,o que deu origem aos --------------------------(luta por direitos)-
19- Foi seguido o ------------------------------que dava direitos políticos para os trabalhadores .
20-A Revolução Industrial surgiu da necessidade de ----------------cada vez mais e mais rápido.
Poluição—ludismo----Capitalismo----Navios-—científico----infantil/feminino-—direitos----capitais-fabrli---África / Ásia---matéria prima---consumidores—Inglaterra---comunicações.---industrial---agricultura—horária---sindicatos—cartismo—produzir.
Meio técnico-científico –é a interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo.Esse meio é marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, tercerização e urbanização
6) De acordo com o texto acima podemos considerar como verdadeiras quais das alternativas abaixo?
(I) com a industrialização aumentou a urbanização.
(II ) com a industrialização diminuiu a necessidade de pessoas nas fabricas que robotizaram o trabalho.
(III ) a terceirização do trabalho é uma das conseqüências da Ver.Industrial
(IV)A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.
(v) Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
(VI) A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas da Revolução Industrial.
São verdadeiras:
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I),(II) , (III) e(IV)
(c) Apenas (I),(II) , (III) e(V) (d ) ( I),(II) , (III) ,(IV),(V) e (VI)
Cercamentos das terras comunais, também chamados de Enclosures, na Inglaterra. Tal medida foi o cercamento de terras pertencentes aos camponeses, em prol da nobreza inglesa, que passou a, predominantemente, criar ovelhas. Isso foi duplamente importante para o avanço industrial inglês: primeiramente, oferecia a matéria prima necessária: a lã; Alem disso, deixou muitos camponeses desempregados, que então passaram a migrar para o meio urbano, onde constituiriam o proletariado do crescente número de fábricas.
7)De acordo com o texto é certo afirmar:
(I)Os cercamentos provocaram o êxodo rural porque expulsaram os camponeses da terra.
(II)Os cercamentos aumentaram a população urbana e favoreceram o crescimento das cidades.
(III) Os cercamentos favoreceram o surgimento de uma nova parcela da população _o proletariado_trabalhadores urbanos pobres -os operários.
(IV)Os cercamentos não tiveram muita importância no processo de industrialização.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)
O capitalismo industrial é uma nova fase do capitalismo, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial. A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas (aqueles que têm o capital, ou seja, o dinheiro para adquirir esses meios). Já a maior parte das outras pessoas da sociedade, que não tinham esses recursos, viam-se forçados a se empregar nas fábricas, vendendo seu trabalho em troca de um salário. Através do trabalho, os operários (também chamados de proletários) geram riqueza para os capitalistas. Estes, além de cobrir seus custos com a produção, também conseguem obter lucros. O capitalismo industrial, firmando-se como novo modo de vida, fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado. O homem passou, assim, a comprar o trabalho de outro homem por meio de salário. A Revolução Industrial tornou mais intensa a competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender seus produtos no mundo, fazendo surgir um novo colonialismo no século XIX – o imperialismo.
8)Sobre o capitalismo Industrial podemos afirmar como verdadeiras:
( I) A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas.
(II) Os trabalhadores passaram a vender sua força de trabalho em troca de um salário.E o trabalho assalariado ultrapassou o trabalho escravo por causa da necessidade de consumidores.
(III) A competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender fez surgir o imperialismo._dominação econômica de um país pelo outro.
(IV) O capitalismo mercantil foi baseado na exploração comercial de outros países e o industrial ajudou os outros países a se industrializar para que tivessem concorrência para seus produtos.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)
1)Sobre a Revolução técnico científica ou 3ª Revolução industrial ,marque V ou F :
( )iniciou-se ligo após a II guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( )ocorreu na segunda metade do séc XX
( )aumenta o processo de produção nas indústrias provocando um enorme desemprego
( )desenvolveu-se a tecnologia de ponta e a robótica.
( )substituição da mão de obra)e aumentando o lucro dos donos dos meios de produção e das grandes empresas.
( )Uma das conseqüências dessa revolução é que a mão de obra migrou para o setor terciário,que requer mais estudo e conhecimento.
( )É caracterizada pelas indústrias avançadas, associadas a centros de pesquisa, formada pelos chamados "cérebros" (cientistas)- e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".-
2) Numere:
( 1 ) 1ª fase da R.Industrial.
( 2 ) 2ª fase da R.Industrial.
( 3 ) 3ª fase da R.Industrial.
( ) desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( ) tear mecânico; máquina a vapor; fundição do ferro; progressos na agricultura.
( ) dínamo; petróleo; motor de combustão interna; máquinas automáticas.
Marque x na resposta certa:
3-Sabendo que sistema técnico é o conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico.podemos dizer que todos os itens abaixo foram sistemas técnicos no Brasil e que o mais antigo meio de transformação do espaço foi:
( )pecuária ( ) cotonicultura ( ) extrativismo do pau- brasil ( ) agroindústria ( ) turismo.
4- Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução industrial, baseada no recurso energético:-------------------------; a segunda baseada no -------------------- fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a -----------------------------baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação.
Respectivamente ,foram as bases das fases das 3 revoluções Industriais:
(a) carvão,petróleo e informatização(computadores)
(b) carvão, informatização(computadores) e petróleo
(c)petróleo ,carvão e informatização(computadores)
5-)Cruzadinha
3 R
4 E
1 V
8 O
11 L
9 U
12 Ç
16 Ã
14 O
2
6 I
5 N
20 D
10 U
13 S
18 T
19 R
15 I
7 A -
17 L
1- Na 1ª Revolução Industrial,---------------------e trens a vapor (facilitou o transporte de pessoas e cargas)
2- péssimas condições de trabalho- salários baixos e castigos físicos- caracterizavam o trabalho ------------
3-No Neocolonialismo ,os europeus dividem a -------------------------- entre si- Inicia-se uma época de violência e exploração em busca de matérias-primas e recursos vegetais.
4-A -----------------------------------chegou na frente e foi o 1º país a se industrializar.
O processo da industrialização exigiu:
5- desenvolvimento técnico e -------------------------------------
6- investimento de grandes --------------------------------.
7- fornecimento de--------------------------------------------
8- ----------------------------------------------------para os produtos transformados
A Revolução Industrial proporcionou:
9- a passagem da sociedade rural para a sociedade ---------------------------------
10- a mecanização da indústria e da --------------------------------------------
11- o desenvolvimento do sistema ------------------------------
12- o desenvolvimento dos transportes e -----------------------------------------------
13- a expansão do ----------------------------------------
Situação nas fábricas:
14-carga ----------------------------------- elevada.
15- ausência de ------------------------------------.
16- barulho e -----------------------------------
As reações dos trabalhadores foram:
17-O ------------------------------- -- os trabalhadores quebraram as máquinas.
18- Criaram as trade unions ,o que deu origem aos --------------------------(luta por direitos)-
19- Foi seguido o ------------------------------que dava direitos políticos para os trabalhadores .
20-A Revolução Industrial surgiu da necessidade de ----------------cada vez mais e mais rápido.
Poluição—ludismo----Capitalismo----Navios-—científico----infantil/feminino-—direitos----capitais-fabrli---África / Ásia---matéria prima---consumidores—Inglaterra---comunicações.---industrial---agricultura—horária---sindicatos—cartismo—produzir.
Meio técnico-científico –é a interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo.Esse meio é marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, tercerização e urbanização
6) De acordo com o texto acima podemos considerar como verdadeiras quais das alternativas abaixo?
(I) com a industrialização aumentou a urbanização.
(II ) com a industrialização diminuiu a necessidade de pessoas nas fabricas que robotizaram o trabalho.
(III ) a terceirização do trabalho é uma das conseqüências da Ver.Industrial
(IV)A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.
(v) Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
(VI) A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas da Revolução Industrial.
São verdadeiras:
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I),(II) , (III) e(IV)
(c) Apenas (I),(II) , (III) e(V) (d ) ( I),(II) , (III) ,(IV),(V) e (VI)
Cercamentos das terras comunais, também chamados de Enclosures, na Inglaterra. Tal medida foi o cercamento de terras pertencentes aos camponeses, em prol da nobreza inglesa, que passou a, predominantemente, criar ovelhas. Isso foi duplamente importante para o avanço industrial inglês: primeiramente, oferecia a matéria prima necessária: a lã; Alem disso, deixou muitos camponeses desempregados, que então passaram a migrar para o meio urbano, onde constituiriam o proletariado do crescente número de fábricas.
7)De acordo com o texto é certo afirmar:
(I)Os cercamentos provocaram o êxodo rural porque expulsaram os camponeses da terra.
(II)Os cercamentos aumentaram a população urbana e favoreceram o crescimento das cidades.
(III) Os cercamentos favoreceram o surgimento de uma nova parcela da população _o proletariado_trabalhadores urbanos pobres -os operários.
(IV)Os cercamentos não tiveram muita importância no processo de industrialização.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)
O capitalismo industrial é uma nova fase do capitalismo, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial. A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas (aqueles que têm o capital, ou seja, o dinheiro para adquirir esses meios). Já a maior parte das outras pessoas da sociedade, que não tinham esses recursos, viam-se forçados a se empregar nas fábricas, vendendo seu trabalho em troca de um salário. Através do trabalho, os operários (também chamados de proletários) geram riqueza para os capitalistas. Estes, além de cobrir seus custos com a produção, também conseguem obter lucros. O capitalismo industrial, firmando-se como novo modo de vida, fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado. O homem passou, assim, a comprar o trabalho de outro homem por meio de salário. A Revolução Industrial tornou mais intensa a competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender seus produtos no mundo, fazendo surgir um novo colonialismo no século XIX – o imperialismo.
8)Sobre o capitalismo Industrial podemos afirmar como verdadeiras:
( I) A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas.
(II) Os trabalhadores passaram a vender sua força de trabalho em troca de um salário.E o trabalho assalariado ultrapassou o trabalho escravo por causa da necessidade de consumidores.
(III) A competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender fez surgir o imperialismo._dominação econômica de um país pelo outro.
(IV) O capitalismo mercantil foi baseado na exploração comercial de outros países e o industrial ajudou os outros países a se industrializar para que tivessem concorrência para seus produtos.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
Postagem em destaque
Marcadores
- . (1)
- .Atividades de História: Conteúdos Complementares do 2º ano A expansão capitalista e o imperialismoA GRANDE DEPRESSÃO. IMPACTO DA CRISE DE 1929 E A ECONOMIA BRASILEIRA E MUNDIAL (1)
- 1 e 2 Guerra Mundial (1)
- 4. Manifestações populares e Conjuração Baiana; elites coloniais e Inconfidência Mineira (1)
- 8 9 e Compl III (1)
- A década de 1960 (Contracultura)XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 (1)
- A expansão capitalista e o imperialismo (1)
- A Primeira Grande Guerra (1)
- A VISÃO DE CORTEZ (1)
- Agora um poema! (1)
- agricultura e pecuária e indústria (1)
- agrupamentos políticos (3)
- americana e francesa. Atividades de história para o 8º ano (1)
- Apostila Continente americano. Dados gerais (1)
- Apostila de economia criativa (1)
- Apostilas de filosofia (1)
- astecas - incas e maias (1)
- Atividade - Dia da Mulher (1)
- Atividade - Lei Maria da Penha - Dia da Mulher (1)
- Atividade - Sociedade Sustentável. (1)
- Atividade -Dia da Mulher (1)
- Atividade agricultura (1)
- Atividade com charges (1)
- Atividade com texto interdisciplinar: História (1)
- Atividade de debate sobre preconceitos e características do nazismo. (1)
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 7° ano7º ano 2 Tópico complementar—VI . Populacões tradicionais-- OP—14-- Populacões tradicionais-- R.A— (1)
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 8° ano-Tópico- 11 Regionalização e mercados (1)
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 9° ano--XIX. Revolução técnico-científica/VII. Sistemas técnicos OP13 Sistemas técnicos.. R.A11 O túnel do tempo: os sistemas técnicos (1)
- Atividade de Geografia-Tópico comp.--V. Território e territorialidade (1)
- Atividade de História 1º ano Ensino MédioTópico 13 Abertura do mercado brasileiro para o capital estrangeiro: do nacional-desenvolvimentismo à implementação de políticas neoliberais (1)
- Atividade de História 2º ano Ensino Médio-Complementar 10—trabalho e indústria—2º ano E.Médio (1)
- Atividade de História 2º ano Ensino Médio-Tópico X: Transnacionalização da economia e da cultura no início do Mundo Moderno (1)
- Atividade de História 3º ano Ensino Médio--Ditadura Militar no Brasil (1)
- Atividade de História 3º ano Ensino Médio-Tópico--XXV. O movimento negro no Brasil e branqueamento (1)
- Atividade de historia sobre economia colonial (1)
- Atividade de História sobre o tópico 14. Partidos políticos (1)
- Atividade de História sobre o TÓPICO 16 A CONSTITUIÇÃO DOS DIREITOS(CIVIS (1)
- Atividade de história sobre origem étnica (1)
- Atividade de História Tópico 15 Do Estado do bem-estar social ao desenvolvimento do neoliberalismo: as políticas de assistência e inclusão social EM (1)
- Atividade de História- Enigma (1)
- Atividade de interpretação Filosofia (PIP - Descritores Língua Portuguesa) (1)
- Atividade de Produção de um jornal (1)
- Atividade de Quimica - Quimica do amor (1)
- Atividade de volta às aulas (1)
- Atividade de volta ás aulas recomeçar (1)
- Atividade de Volta às aulas!! Eu que lute!! Você que lute!! Nós que lutemos!! (1)
- ATIVIDADE GEOGRAFIA (1)
- Atividade Geografia da Paisagem (1)
- Atividade Globalização (1)
- Atividade Herança da Colonização na América (1)
- Atividade interdisciplinar - O dia da árvore - geografia (1)
- Atividade interdisciplinar de (1)
- Atividade interdisciplinar de quimica (2)
- Atividade interdisciplinar de geografia (2)
- Atividade interdisciplinar de História (3)
- Atividade interdisciplinar historia portugues sobre descobrimento do brasil (1)
- Atividade interdisciplinar Língua Portuguesa (1)
- ATIVIDADE PARA O 1º ANO EM-GEOGRAFIATÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.1. Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades. (1)
- ATIVIDADE PARA O 2º ANO EM-GEOGRAFIA (1)
- ATIVIDADE PARA O 7º ANO EF-GEOGRAFIA (1)
- ATIVIDADE PARA O 9º ANO EF (1)
- ATIVIDADE PARA O 9º ANO EF-GEOGRAFIA (3)
- ATIVIDADE PARA O 9º ANO EF-GEOGRAFIA-CONCEITOS IMPORTANT (1)
- Atividade para o primeiro dia de aula 2021 - Mensagem - Hoje (1)
- Atividade Revolução Industrial - Fordismo (1)
- Atividade Rosa dos Ventos (1)
- Atividade sobre a Inconfidência Mineira e a Revolução Americana (1)
- Atividade sobre a Independência do Brasil (1)
- Atividade sobre a invasão do Iraque (1)
- Atividade sobre Ditadura Militar (1)
- ATIVIDADE SOBRE ECO 92 (1)
- Atividade sobre efeito estufa e aquecimento global- Tópico 20. Padrão de produção e consumo (4)
- Atividade sobre folclore (1)
- Atividade sobre GEE (1)
- Atividade sobre Globalização e conflitos atuais 2013 (1)
- Atividade sobre migração (1)
- Atividade sobre migração com a letra da música asa branca (1)
- Atividade sobre o meio ambiente (1)
- Atividade sobre origem do povo brasileiro (1)
- Atividade sobre paises desenvolvidos (1)
- Atividade sobre Produção e Consumo (1)
- Atividade sobre queimadas (1)
- Atividade sobre regionalização e cultura (1)
- Atividade sobre reinvidicações atuais no Brasil (1)
- Atividade sobre Tópico 17 Fundamentalismos étnicos (1)
- atividade sobre-politicas-publicas-interdisciplinar-portugues-geografia-ensino-religioso-sociologia (1)
- Atividade sustentabilidade: Pegada ecológica (1)
- Atividade: A ciência Geográfica (1)
- Atividade... proclamação da república (1)
- Atividades sobre folclore - ditados populares (1)
- Atividades sobre folclore - origem do Folclore (1)
- Atividades sobre folclore cruzadinha (1)
- Atividades sobre folclore identidade (1)
- Atividades - Copa 2014. (1)
- Atividades - Historia do Carnaval (1)
- Atividades 15 de novembro proclamação da republica - interdisciplinar - Português e história (1)
- Atividades 8 Maneiras de mudar o Mundo (1)
- Atividades Atualidades - Interdisciplinar (1)
- Atividades Brasil divisão regional do IBGE (1)
- Atividades Calendário (1)
- Atividades carnaval (1)
- Atividades carnaval - Interpretação de textos - Descritores (1)
- Atividades carnaval 1 (1)
- Atividades carnaval 2 (1)
- Atividades com as bandeiras dos países participantes da copa do mundo 2018 (1)
- Atividades com Charges (1)
- Atividades com interpretação de charges (1)
- Atividades com interpretação de textos (1)
- Atividades com mapa (1)
- Atividades Cooperativismo (1)
- Atividades Cultura diferente (1)
- Atividades Cultura e Natureza (1)
- Atividades da Revista Semeando (1)
- Atividades de alfabetização geografia (1)
- Atividades de alfabetização geográfica (1)
- Atividades de arte história do cinema (1)
- Atividades de cartografia - Mares (1)
- Atividades de filosofia para o PIP (Plano de Intervenção Pedagógica) com descritores de Língua Portuguesa (1)
- Atividades de fixação de Geografia- loteria geográfica (1)
- Atividades de geografia (6)
- Atividades de Geografia CBC Desertificação (1)
- Atividades de geografia Paisagem (1)
- ATIVIDADES DE GEOGRAFIA PARA O PAV--Projeto Acelerar para Vencer cIENCIA gEOGRAFICA: (1)
- ATIVIDADES DE GEOGRAFIA PARA O PAV--Projeto Acelerar para Vencer: (1)
- Atividades de Geografia Recursos hídricos (1)
- Atividades de Geografia sobre Capitalismo (1)
- Atividades de geografia sobre o meio ambiente (1)
- Atividades de Geografia sobre o tópico 26 EM. Recursos Hídricos (1)
- Atividades de geografia sobre Sistemas técnicos (1)
- Atividades de Geografia:Seminário de textos (1)
- Atividades de Historia (2)
- Atividades de História 13 (1)
- Atividades de História Brasil Colônia e Império (1)
- Atividades de História Complementar V Astecas (1)
- Atividades de Historia para o PAV (1)
- Atividades de História sobre Ditadura Militar no Brasil (1)
- Atividades de História sobre o Tópico 3. Escravidão e liberdades (1)
- Atividades de História tópicos do CBC 1º ano (1)
- Atividades de história: Revisão (1)
- Atividades de História: seminário de textos sobre a 2ª Guerra Mundial (1)
- Atividades de História: Seminário de textos: XII. A redemocratização do Brasil XXIII. A cidadania no mundo atual XXV. O movimento negro no Brasil (1)
- Atividades de interpretação - Dia do Homem.. (1)
- Atividades de interpretaçao de charge sobre a copa do mundo 2018 (1)
- Atividades de interpretação de charges (1)
- Atividades de interpretação de texto - Aquecimento global (1)
- Atividades de interpretação de texto e imagens sobre aquecimento global e efeito estufa (1)
- Atividades de interpretação interdisciplinar... (1)
- Atividades de interpretação sobre as manifestações atuais no Brasil. (1)
- Atividades de localização com a rosa dos ventos (1)
- Atividades de migração com a música Asa Branca (1)
- Atividades de sociologia 2013/07 (1)
- Atividades dia da gentileza (1)
- Atividades diferença entre plebiscito e referendo (1)
- Atividades direitos da criança (1)
- Atividades Direitos sociais e cidadania (1)
- Atividades diversas (1)
- Atividades diversas de Historia (1)
- atividades do mapa : 1° ano - EM - tempo histórico e periodização (1)
- Atividades do tópico complementar XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 (1)
- Atividades Era Vargas (1)
- Atividades Gestão Ambiental (1)
- Atividades globo terrestre (1)
- Atividades Governo JK (1)
- Atividades Hipótese de Gaia (1)
- Atividades Independência do Brasil (1)
- Atividades interdisciplinar - Educação de qualidade (1)
- Atividades interdisciplinares Ciências e LP - Campanha agosto verde claro - prevenção de linfomas - Câncer (1)
- Atividades interdisciplinares: Historia (1)
- Atividades Interpretação Sustentabilidade (1)
- Atividades Mapa dos Continentes (1)
- Atividades massificação (1)
- Atividades Paisagem 2013 (1)
- ATIVIDADES PAÍSES BRIC (1)
- Atividades para estudar para o Enem... Atualidades (1)
- Atividades para o carnaval (1)
- Atividades para o dia da consciência Negra (1)
- Atividades para o dia do estudante (1)
- Atividades para o dia dos namorados (1)
- Atividades para o Dia Internacional da Mulher. (1)
- Atividades primeira guerra mundial (1)
- Atividades primeiro dia de aula - 7 modos de enfrentar a vida (1)
- Atividades primeiro dia de aula - A gente podia poder costurar o tempo (1)
- Atividades primeiro dia de aula - A lição da borboleta (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Acreditar (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Acredite (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Aprenda (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Deus tem uma resposta (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava a sua vida (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Mais um novo dia (1)
- Atividades primeiro dia de aula - O alpinista (2)
- Atividades primeiro dia de aula - O sábio e o pássaro (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Olhar para o alto (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Persistência é tudo (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Seus sonhos se realizam com esforço (1)
- Atividades regiões do Brasil (1)
- Atividades República Velha Topico 16. Primeira República: “modernidade” (1)
- Atividades Revolução Industrial (1)
- Atividades Rio + 20 (1)
- Atividades sistemas técnicos (1)
- Atividades sobre Expansão econômica européia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI. Tópico 7 (1)
- Atividades sobre Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais (1)
- Atividades sobre a 2ª Guerra mundial - Características do Nazismo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 (2)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Continentes com maior participação (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Copa durante a ditadura Militar (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Geografia - Localização dos países participantes da copa (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - história da copa do mundo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - história da taça da copa do mundo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Localização da Rússia (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Mapa do mundo e da Rússia (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Mascotes de todas as copas do mundo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - nacionalidades - história da copa (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 Mapa da Rússia - países participantes (1)
- Atividades sobre a copa do mundo de 2014 (1)
- Atividades sobre a Cultura Negra (1)
- Atividades sobre a Europa (1)
- Atividades sobre a história da copa do mundo 2018 (1)
- ATIVIDADES SOBRE A HISTÓRIA DE BOA ESPERANÇA (1)
- Atividades sobre a independência do Brasil com descritores de L. Portuguesa (1)
- Atividades sobre a primavera (1)
- Atividades sobre a Revolução Constitucionalista (1)
- Atividades sobre Agenda 21 (1)
- Atividades sobre agenda 21 Tópico 19 EF (1)
- Atividades sobre Agua (1)
- Atividades sobre as constituições Brasileiras (1)
- Atividades sobre Ásia (1)
- Atividades sobre cidadania (2)
- Atividades sobre clima e mudanças climáticas (1)
- Atividades sobre complementar VII Impactos Ambientais e sustentabilidade (1)
- Atividades sobre Consciência Negra (2)
- Atividades sobre Consciência Negra 2 (1)
- Atividades sobre desmatamento e desertificaçao (1)
- Atividades sobre Diferença entre campo e cidade (1)
- Atividades sobre direitos humanos (1)
- Atividades sobre Efeito estufa (1)
- Atividades sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global (1)
- Atividades sobre Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tópico 15. Fragmentação Tópico 13. Revolução técnico-científica (1)
- Atividades sobre eleições e política (1)
- Atividades sobre eleições e política 2014 (1)
- Atividades sobre folclore - interpretação (1)
- Atividades sobre folclore - Painel de arte (1)
- Atividades sobre folclore - regionalização (1)
- Atividades sobre fuso horário (1)
- Atividades sobre Getúlio Vargas (1)
- Atividades sobre governo (1)
- Atividades sobre imigrantes (1)
- Atividades sobre Ligas Camponesas (1)
- Atividades sobre Meio Ambiente 1 (1)
- Atividades sobre meio Ambiente 2 (1)
- Atividades sobre Nova Ordem Mundial (fragmentação (1)
- Atividades sobre novo corona vírus interdisciplinar - Geografia (1)
- Atividades sobre o Brasil (1)
- atividades sobre o carnaval (1)
- Atividades sobre o Dia de Ação de Graças e Black Friday (1)
- Atividades sobre o Dia dos Pais (1)
- atividades sobre o nordeste (1)
- Atividades sobre o Sul de Minas (1)
- Atividades sobre o tópico 13 Revolução tecno Científica (1)
- Atividades sobre o tópico 5 Geografia. Segregação espacial (1)
- Atividades sobre o Tópico 5. Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil (1)
- Atividades sobre o Tópico 7. Confrontos: fim da monarquia no Brasil e início da República (1)
- Atividades sobre o Tópico 9. Resistências e conflitos na Primeira República (1)
- Atividades sobre o tópico complementar XII. O muro de Bush e a nova “invasão bárbara” na Europa (1)
- Atividades sobre Oceania (1)
- atividades sobre os Benefícios da arborização (1)
- Atividades sobre os relatos dos navegantes (1)
- Atividades sobre Patrimônio e Preservação (3)
- Atividades sobre Período Pré Colonial no Brasil e Brasil pré colonial (1)
- Atividades sobre política e democracia (1)
- Atividades sobre Poluição da água (1)
- Atividades sobre populações tradicionais (1)
- atividades sobre problemas ambientais urbanos (1)
- Atividades sobre produção e consumo (1)
- Atividades sobre redes de comunicação (2)
- Atividades sobre Redes e Circulação / Redes tecnicas e comunicação /Redes de solidariedade (1)
- Atividades sobre Regimes Totalitários (1)
- Atividades sobre regiões geoeconômicas (1)
- Atividades sobre Relevo (1)
- Atividades sobre Resistências e Conflitos na Primeira República (1)
- Atividades sobre Revolução Russa (2)
- Atividades sobre Revolução Russa E Revolução Cubana (1)
- Atividades sobre sambaquis (1)
- Atividades sobre Sociedade colonial. (1)
- Atividades sobre Sociodiversidade (1)
- ATIVIDADES SOBRE SUSTENTABILIDADE (1)
- Atividades sobre território e territorialidade (1)
- Atividades sobre tipos de energia (1)
- Atividades sobre TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS. (1)
- Atividades sobre tópico 1 de geografia Território e territorialidade (1)
- Atividades sobre tópico 1 história: Novo Mundo (1)
- Atividades sobre Tópico 1 território e territorialidade. Geografia do cotidiano (1)
- Atividades sobre Tópico 6. Estrutura constitucional (1)
- Atividades sobre Tópico complementar VIII Frei Bartolomeu de Las Casas (1)
- Atividades sobre Tópico IV. Os jesuítas e as missões (1)
- Atividades sobre TÓPICO- 11. Revoluções liberais: industrial (1)
- ATIVIDADES SOBRE URBANIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA (1)
- Atividades sobre Valores (1)
- Atividades terceiro setor na sociedade (1)
- Atividades Tipos de Fronteira (1)
- Atividades tópico 10 cultura e natureza (1)
- Atividades tópico 10: cultura e natureza (1)
- ATIVIDADES TÓPICO 2 CIRCUÍTO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS (1)
- Atividades tópico 9 sociodiversidade (1)
- Atividades Vegetação (1)
- Atividades- legislação no mundo (1)
- Atividades: Mapa Mental (1)
- Atividades: Origem da festa junina (1)
- Atividades... Desenvolvimento econômico (1)
- ATUALIDADES PARA O ENEM (1)
- AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA 6º ano (1)
- Avaliação com charges sobre o atentado terrorista de 11 de setembro (1)
- Avaliação conceitos básicos da geografia (1)
- AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA (Revolução técnico-científica) (1)
- Avaliação de Geografia Tópico 5 . Fontes de Energia (1)
- Avaliação de geografia (5)
- Avaliação de geografia - Interpretação de textos e imagens (1)
- Avaliação de geografia - estilo saeb (1)
- Avaliação de Geografia 1 (1)
- Avaliação de Geografia 3 (1)
- Avaliação de Geografia 5 (1)
- Avaliação de Geografia 6 (1)
- Avaliação de Geografia 7 (1)
- Avaliação de Geografia 7 ano (1)
- Avaliação de geografia 9 ano (1)
- Avaliação de Geografia E.M (1)
- Avaliação de geografia Ensino Médio (1)
- Avaliação de Geografia Meio Ambiente (1)
- Avaliação de geografia PIP CBC (1)
- Avaliação de Geografia sociodiversidade das paisagens (1)
- Avaliação de Geografia tòpico 10 - Cultura e natureza (1)
- Avaliação de Geografia Tópico 14 Redes Técnicas (1)
- Avaliação de geografia tópico 2 Paisagem do cotidiano (1)
- Avaliação de Geografia tópicos 7 (1)
- Avaliação de geografia: Cultura e natureza (1)
- Avaliação de geografia. (1)
- Avaliação de História (2)
- Avaliaçao de História 3 (1)
- Avaliação de História 3 (1)
- Avaliação de História 4 (1)
- Avaliação de História 5 (1)
- Avaliação de História 6 (1)
- Avaliação de História 6º ano Ensino Fundamental (1)
- Avaliação de História 7 (1)
- Avaliação de História complementar XV e XVIII (1)
- AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA EF (1)
- Avaliação de História EM (3)
- Avaliação de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria 2 (1)
- Avaliação de História Mercantilismo (1)
- Avaliação de História Período Joanino (1)
- Avaliação de História Revolução Russa (1)
- Avaliação de História sobre jesuítas (1)
- Avaliação de História Sociedade Mineradora (1)
- Avaliação de Sociologia - Desigualdades Sociais (1)
- Avaliação de Sociologia 1- Tópico Industria Cultural (1)
- Avaliação de Sociologia 2 - Tópico: Indústria Cultural. (1)
- Avaliação de Sociologia 3. Tópico Indústria Cultural (1)
- Avaliação diagnostica de Geografia (1)
- Avaliação Diagnostica de Geografia 6 ano (Modelo Campo Belo) (1)
- Avaliação Diagnostica de geografia 7 ano com matriz de referencia (1)
- Avaliação diagnostica de geografia 8 ano...com matriz de referência (1)
- Avaliação Diagnostica de história 6 ano () Modelo SRE Campo Belo (1)
- Avaliação Diagnostica de Historia 7 ano (1)
- Avaliação diagnostica de Historia 8 ano - Modelo SRE Campo Belo (1)
- Avaliação diagnostica de historia 9 ano Modelo SRE Campo Belo (1)
- AVALIAÇÃO SOBRE ATUALIDADES (1)
- Avaliação sobre Revoluçao Russa e Primeira Guerra Mundial (1)
- Avaliação Território e territorialidade (1)
- Avaliações de Historia (1)
- Bandeiras dos Estados Brasileiros (1)
- biologia (2)
- Bipolarização (1)
- Bric (1)
- caça geografia (1)
- Capinhas para os cadernos. (1)
- Características dos países (2)
- características regionais do Brasil. (1)
- Charge Rio de Janeiro (1)
- CHARGES (3)
- Charges para interpretação (1)
- cidadania (2)
- Cidadania e direitos sociais (3)
- Cidades sustentáveis (3)
- ciências (6)
- ciencias e portugues- A felicidade e a quimica (1)
- ciencias e portugues- Quimica do Chocolate (1)
- com Descritores e de acordo com CBC. (1)
- Como elaborar questões de acordo com a proposta do SIMAVE (1)
- Comp.VIII VIII. Visões de frei Bartolomeo de Las Casas (1)
- complementar XV. Diversidade cultural (1)
- Complementar VI Visões de Montezuma (1)
- Complementar XXV. O movimento negro no Brasil (Consciência Negra) (1)
- Complementar: XVIII. Políticas públicas e meio ambiente no Brasil OP- 38 (1)
- COMPLEMENTAR:XIX. A invasão do Iraque (1)
- Conflitos atuais) (1)
- conforme distribuição de prioridades (1)
- constituição (PAV) Revolução Francesa (1)
- consumismo (1)
- CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 2º ANO ENSINO MÉDIO. 3º BIMESTRE. EIXO TEMÁTICO VI TEMA 6 : AS NOVAS TERRITORIALIDADES NO CAMPO. (1)
- Conteúdo para ser trabalhado no 3º ano--Ensino Médio História-- (1)
- CONTEXTUALIZAR A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM. (1)
- Continente Africano - África (1)
- coronelismo e federalismo (1)
- Cronograma de intervenção pedagógica (PIP) Historia 7 ano (1)
- Cronograma e atividades para o Plano de Intervenção pedagógica (PIP) de História 1 ano E.M (1)
- Cronograma e atividades para o Plano de Intervenção pedagógica (PIP) de História 2 ano E.M (1)
- Cronograma e atividades para o Plano de Intervenção pedagógica (PIP) de História 6 ano E.F II (1)
- Cronograma para o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) - 3 ano História (1)
- Cruzadinha de Geografia - Professor Raul.. (1)
- Cruzadinha e caça palavras sobre a região sudeste (1)
- Cruzadinha expansão maritima (1)
- cruzadinha região norte (1)
- Cruzadinhas América do norte e América Central (1)
- cultura e natureza (2)
- CULTURA INDÍGENA: TÓPICO COMPLEMENTAR 1 TAPUIAS E TUPIS-GUARANIS (2)
- Cultura Negra (1)
- Cultura Negra CBC Plano de Intervenção Pedagógica (1)
- Da posse de João Goulart ao Impeachment de Collor (1)
- de acordo com CBC e descritores (2)
- Declaração Universal do Direito à água - Atividade interdisciplinar de geografia (1)
- descobridores e cronistas: mitos e visões (1)
- Descritores de Língua Portuguesa (1)
- Descritores de Língua Portuguesa em Geografia e História (1)
- Desenvolvimento Sustentável (1)
- Dia da árvore e início da primavera (1)
- Dia do estudante (1)
- Dia do trabalho atividade interdisciplinar portugues (1)
- Dia nacional da alfabetização (1)
- Diferença entre limite (1)
- Diferentes formas de regionalizar o Brasil (1)
- Dinâmica (1)
- Direitos Humanos (1)
- Direitos Sociais e Cidadania (1)
- DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO (1)
- do ar e do solo (1)
- domínios morfoclimáticos (1)
- e fronteira (1)
- e mudanças climáticas (1)
- economia (1)
- efeito estufa (1)
- Eixo Temático II Cultura e Política na Construção do Estado Nacional Brasileiro (1822-1930)Tópico 10 . O Brasil no quadro do capitalismo ocidental no início do século XX –OP 10— (1)
- Eleições (1)
- Eleições sociologia (1)
- enchentes (1)
- Encontro para estudo do CBC (1)
- Ensino Médio (1)
- ENSINO RELIGIOSO (6)
- Ensino Religioso - Dia Internacional da Mulher 2 (1)
- Ensino Religioso - Droga (1)
- Ensino Religioso - Origem do circo (1)
- Espacialidade (1)
- espacialidade urbana e sociedade moderna (1)
- ESTRUTURA CONSTITUCIONAL (1)
- EXEMPLOS DE QUESTÕES DO ENEM 2009 (1)
- Exercícios de Geografia (1)
- Exercícios de geografia Tópico 1. Território e territorialidade e 2. Paisagens do cotidiano (1)
- F (1)
- filosofia (2)
- Folclore (1)
- Fontes de energia (1)
- forças sociais e simbologia do poder (2)
- forças sociais e simbologia do Poder. (1)
- Forma e Sistema de Governo (1)
- Fragmentação. (PIP) (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 1 (2)
- Fraternidade e superação da violência atividade 2 (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 3 (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 4 (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 6 (2)
- Fronteiras do Brasil- (1)
- Fundamentalismo e diversidade Cultural (1)
- G (1)
- G20 (1)
- G7 (1)
- Gabarito (1)
- Geografia (4)
- Geografia: Campo e Cidade (1)
- Getúlio Vargas e Três Jotas (1)
- globalização (1)
- Globalização e revolução técnico científica (1)
- Globalização. (PIP) (1)
- grande propriedade (1)
- guerra de vietna (1)
- Guerra Fria (3)
- Guerra Guaranítica (1)
- Hino nacional ilustrado (1)
- historia (1)
- História (1)
- historia - História do dia do Indio (1)
- História do dia do índio (1)
- http://profclaugeohist.blogspot.com/ (1)
- http://www.youtube.com/watch?v=rYwd1hwfB_Y (1)
- IMAGENS (1)
- IMAGENS DE HISTÓRIA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO (1)
- imagens etc... para interpretação e reflexão (1)
- Imagens segregação (1)
- Incas e Maias (1)
- Índices sociais do Brasil (1)
- Indústria e Meio Ambiente (1)
- Industrialização (1)
- Interpretação - Infográfico do pau brasil (1)
- Interpretação - movimentos de contestação atual (1)
- Interpretação da musica Aquarela Brasileira (1)
- Interpretação de texto - História da higiene no Brasil.. (1)
- Interpretação de texto: Mundo em redes (1)
- Interpretação de tirinhas (1)
- Interpretação interdisciplinar (H (1)
- Interpretação sobre a alimentação no mundo e desigualdades (1)
- Interpretação: Evolução (1)
- IX. SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS-- OP—15 7º ano (1)
- Jean Jacques Rousseau e o Bom Selvagem (1)
- Junho Vermelho - Campanha doe sangue doe vida _ Atividade interdisciplinar Ciências (1)
- Junho Violeta - Proteção e segurança aos idosos _ Atividade interdisciplinar Ciências (1)
- Junho Violeta combate ao ceratocone _ Atividade interdisciplinar Ciências (1)
- lano de aula Língua Portuguesa (EF69LP01) Habilidade BNCC CRMG (1)
- Lingua Portuguesa (1)
- língua portuguesa (3)
- Língua Portuguesa - Invenção do telefone (1)
- Língua Portuguesa - O menino que descobriu o vento (1)
- língua Portuguesa e sociologia (2)
- Linha do tempo de Historia (1)
- Mapa da America (1)
- Mapa da Asia. (1)
- mapa mundi (1)
- Mapa Múndi vazado.. (1)
- mapas (1)
- Mapas do clima (1)
- Marques de Pombal (1)
- Matéria Lecionada -2º ano EM-Geografia-1º Bim. (1)
- Matéria Lecionada 9ºano-Ensino Fundamental-Geografia_1º-Bim (1)
- Matéria lecionada no 6º ano do Ensino Fundamental (Geografia) (1)
- Matéria Lecionada no 7º ano Ensino Fundamental. geografia (1)
- Matéria Lecionada- 8º ano EF 1º Bim-Geografia (1)
- Matéria para ser lecionada em Geografia (Se você seguir esse roteiro pode copiar assim no diário) (1)
- Matéria para ser lecionada no 1º ano do Ensino Médio.--3º e 4º bimestres. (1)
- Matriz de referência de geografia Descritores 9 ano (1)
- Matriz de Referência de Geografia EF (1)
- Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores (1)
- Matriz de referência de História...PIP II Descritores (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - A escolha é sua (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - A idade de ser feliz (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - conjugando o verbo amar (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - Mais um novo dia (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - malabarismo (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - Sua vida é uma empresa (1)
- Mensagens (1)
- MENSAGENS 2 (1)
- Mensagens que podem ser usadas no primeiro dia de aula (1)
- Modelo de Plano de Aula (1)
- Morfologia das paisagens/clima e solo (1)
- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (1)
- MUNDO CONTEMPORÂNEO (1)
- município (1)
- música descobrimento do Brasil (1)
- Música história do Brasil (1)
- na 3ª série do ensino médio* (1)
- Nova ordem mundial (1)
- OMC (1)
- Os parâmetros curriculares para o Ensino Médio --Matriz de Referência: Eixos (1)
- P (1)
- Padrão de Produção e Consumo (1)
- Padrão de produção e consumo.. (1)
- Padrão de Produção e consumo/ Sítio Arqueológico (1)
- Paisagem do cotidiano (1)
- Países que falam português no mundo (1)
- papel do Historiador. (1)
- patrimônio e preservação. (1)
- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro (1)
- peas.. (1)
- PIP de historia 9 ano (1)
- Planejamento de Ensino 7 ano geografia (1)
- Planejamento de Geografia 8 ano de acordo com CBC e descritores (1)
- Planejamento de Geografia 9 ano (1)
- Planejamento de História (1)
- Planejamento de História Ensino Fundamental (1)
- Planejamento de História Ensino Medio de acordo com CBC e descritores (1)
- Planejamento de Inglês (1)
- Planejamento de sociologia de acordo com cbc (1)
- Plano de aula BNCC - Atividades para o dia da mulher - Interdisciplinar - Português (1)
- Plano de aula interdisciplinar língua portuguesa (1)
- Plano de aula sobre o LAGO DE FURNAS (1)
- Plano de Aula Sociologia (1)
- PLANO DE ENSINO 1º ano EM Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 6º ano Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 7º ano Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 8º ano Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 9º ano Geografia (1)
- Plano de Ensino- Biologia (1)
- Plano de intervenção Pedagógica Geografia 8 ano (1)
- Políticas públicas e direitos humanos (1)
- políticos e sociais) na república brasileira: demandas sociais e legislação (1)
- população e etnias (1)
- Populações tradicionais (1)
- Porque gritamos (1)
- Português (5)
- Primeira Guerra (1)
- Primeira Guerra Mundial (1)
- Primeira república (1)
- Primeiro e Segundo Reinado no Brasil (1)
- Problemas Ambientais no campo (1)
- Proclamação da República no Brasil (1)
- Proclamação da república no Brasil - (1)
- Proclamação da república no Brasil - Por que o 15 de novembro é feriado? (1)
- Produção de texto: Paisagem Modificada (1)
- Produção e consumo (1)
- Projeto ...Amor não tem cor... (1)
- Projeto Consciência Negra (1)
- Projeto de vida (1)
- Prova - tópico 11..Regionalização e mercados (1)
- Prova de geografia (2)
- Prova de geografia - Agenda 21 (1)
- Prova de Geografia - Cultura e natureza (1)
- Prova de Geografia - Diversas maneiras de regionalizar o Brasil (1)
- Prova de Geografia - Novo Rural (1)
- Prova de Geografia - Redes (1)
- Prova de geografia - Sociodiversidade (1)
- Prova de Geografia 7 ano. Turismo (1)
- Prova de Geografia Situação fundiária. (1)
- Prova de Geografia Tópico 13. Revolução técnico-científica Tópico 14. Redes técnicas das telecomunicações Tópico 15. Fragmentação (1)
- Prova de Geografia Tópico 9. Sociodiversidade - Tópico 11. Regionalização e mercados - Tópico 12. Nova Ordem Mundial - Complementar: XIV. Globalização (1)
- Prova de Geografia TÓPICO7- TURISMO (1)
- Prova de geografia- Industria e meio ambiente (1)
- Prova de história - Contestações politico culturais na decada de 60 e industria cultural (1)
- Prova de História - Revolução Industrial< Inglesa e Americana (1)
- Prova de História - Revolução Russa (1)
- Prova de Historia - Tópico 8 O sistema colonial e a realidade politica metropolitana versus diversificação econômica e interesses locais (1)
- Prova de História : Chegada dos Portugueses. (1)
- Prova de historia 1 ano de acordo com o PET volume 3 - EM (1)
- Prova de História 2 guerra (1)
- Prova de Historia 8 PIP (1)
- Prova de Historia Antiga e Pre Historia (1)
- Prova de História Colonização do Brasil. Civilização maia (1)
- Prova de História com interpretação de texto E.M (1)
- Prova de Historia Conflitos na Primeira Republica (1)
- Prova de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria (1)
- Prova de Historia Redemocratização no Brasil e Cidadania no Mundo Atual (1)
- PROVA DE HISTÓRIA XVI. Guerra Fria e mundo bipolar XVII. A queda do Muro de Berlim XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 XXI. Indústria cultural x identidades culturais (1)
- Prova de História2 (1)
- Prova de regionalização brasileira.. (1)
- Prova Introduçao a Geografia (1)
- Prova Introdução a História (1)
- Prova Tópico 6 Redes e circulação e tópico 14 Redes técnicas das telecomunicações (1)
- Quebra cabeça mapa do Brasil (1)
- Quebra cabeça mapa do Brasil e mapa dos continentes (1)
- Questões de geografia com descritores (1)
- Questões de geografia com descritores (1)
- Questões de geografia com os tópicos do CBC. Ensino Médio com descritores de LP (1)
- Questões de Geografia sobre paisagem EM (1)
- Questões Estrutura fundiária e outras (1)
- Questões Sustentabilidade (1)
- R (1)
- redes (1)
- redes de transporte e redes de solidariedade (1)
- redes de solidariedade (1)
- Reforma protestante (1)
- Regime (1)
- Regiões brasileiras para montar (1)
- Regiões Hidro conflitivas (1)
- regionalização (1)
- Regionalização e mercados (1)
- religiosos e ambientalistas: o choque entre o multiculturalismo e a intolerância (1)
- República do café com Leite (1)
- REPÚBLICA E MODERNIDADE CIDADANIA E DEMOCRACIA DE 1930 AOS DIAS ATUAIS (1)
- República velha (1)
- RESISTÊNCIA POLÍTICA E PRODUÇÃO CULTURAL NO BRASIL (1)
- Resumo... Principais ações dos presidentes da Ditadura Militar (1)
- revolução cubana (1)
- Revolução técnico Científica (1)
- Roteiro de Geografia Ensino Fundamenrtal.. Textos e orientações pedagógicas de acordo com o CBC (1)
- S) (1)
- Segregação (2)
- Segunda Guerra (1)
- Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria (1)
- Segunda Revolução Industrial (1)
- sindicatos e a consolidação da democracia brasileira: do peleguismo ao novo sindicalismo urbano (2)
- Sitio Arqueológico e Patrimônio e preservação (1)
- Sítio Arqueológico e Patrimônio e preservação (1)
- sobre o Dia Mundial da Água (1)
- sobre o Dia Mundial da Água - Direito à Água (1)
- sociodiversidade (2)
- Sociologia (10)
- sociologia e ensino religioso bncc campanha da fraternidade (1)
- Sociologia. (1)
- subdesenvolvidos e emergentes (1)
- Temas e Descritores Geografia e História (1)
- Texto de interpretação: Tópico Ordem ambiental internacional (1)
- Texto Populações tradicionais (1)
- tirinhas e imagens sobre folclore (1)
- TOP 5 SEGREGAÇÃO ESPACIAL (1)
- Tópico 1 Geografia: Paisagem do Cotidiano - (1)
- Tópico 1 primeiro ano- atividade Ensino Médio (1)
- Topico 1 Território e territorialidade (1)
- TÓPICO 10 . O BRASIL NO QUADRO DO CAPITALISMO OCIDENTAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX –OP 10 (1)
- Tópico 10: O brasil no quadro do capitalismo Ocidental (1)
- Tópico 11 história EF. Revoluções Liberais (1)
- Topico 12 Estrutura Constitucional (1)
- Tópico 14 Redes técnicas das telecomunicações (1)
- TÓPICO 17 INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE (1)
- TÓPICO 17 INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE INDÚSTRIAS VERDES : (1)
- TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE 2 (1)
- TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE 3 (1)
- TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE4 (1)
- TÓPICO 18. CIDADES SUSTENTÁVEIS (1)
- TÓPICO 18. CIDADES SUSTENTÁVEIS 2 (1)
- Tópico 21 Partidos Políticos (1)
- TÓPICO 21. REPRESSÃO (1)
- TÓPICO 35- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (2)
- Tópico 5 - Os povos indígenas: Diversidade e migração (1)
- Tópico 6: Redes e circulação (1)
- Tópico 7 turismo (1)
- TÓPICO 7 TURISMO 2 (1)
- Tópico 7 Turismo: Aspectos positivos e negativos do turismo (1)
- Tópico 7- turismo (1)
- Tópico 7. Turismo Tópico 8. Cultura e natureza Tópico 9. Sociodiversidade Complementar: VIII. Paisagem cultural (1)
- Tópico 8 Cultura e natureza (1)
- TÓPICO 8. CULTURA E NATUREZA (1)
- TÓPICO 9 – SOCIODIVERSIDADE - Complementar:VII. Sistemas técnicos (1)
- TÓPICO XVI. GUERRA FRIA E MUNDO BIPOLAR - • SITUAR A REVOLUÇÃO CHINESA NO MUNDO BIPOLAR (1)
- TÓPICO--34. FRONTEIRAS (1)
- TÓPICO--34. FRONTEIRAS 2 (1)
- TÓPICOS 1. O Novo Mundo nos relatos de viagem dos navegantes (1)
- TÓPICOS--31. TERCEIRO SETOR - OP—30-- TERCEIRO SETOR. R.A—3CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 3º ANO ENSINO MÉDIO. 3º BIM EIXO TEMÁTICO VII Os Cenários da Globalização e Fragmentação (1)
- Trabalho de História sobre Periodização (1)
- TRABALHO DE HISTÓRIA- INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO (1)
- Trabalho interdisciplinar com ensino religioso PIP (1)
- Trabalho: Espaço Urbano (1)
- TUPIS-GUARANIS (1)
- TURISMO (2)
- Urbanização e densidade demográfica (1)
- Vegetação e Clima (1)
- vegetaçao e população brasileira (1)
- VII. Comp.VII Visões de Cortez (1)
- visão de cortez (1)
- XXIII. A cidadania no mundo atual XXIV. O movimento ambientalista XXV. O movimento negro no Brasil (1)