crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.htm
As aulas são preparadas de acordo com o CBC que está disponível nesse link
História e Geografia: Atualidades, Atividades e Conteúdo Escolar Blog educativo com conteúdos de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. Atividades, atualidades e materiais de apoio para professores e estudantes. BNCC, PLANO DE CURSO MG, BNCC na prática. Habilidades BNCC https://www.instagram.com/atividadesdiversasclaudia?igsh=bmxjbzJtc3N5aThx
sábado, 23 de janeiro de 2010
Avaliação de História 2º ano EM
Avaliação De Estudos Autônomos |
- Disciplina: Série ou ano- |
- Escola:_______________________________________________ |
- Aluno:_______________________________________________ |
- Prof:__Cláudia Rodrigues_______________________________________________ |
(...) E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem; porém, o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar; e que ali não houvesse mais que ter aqui esta pousada para esta navegação de Calicut, bastaria quanto mais disposição para nela se cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé. (Caminha, Pero Vaz. Carta ao Rei Dom Manuel. [13: 19-30]. Belo Horizonte: Crisálida, 2002, p. 69) |
1-O autor do fragmento acima indica na carta a Dom Manuel três usos potenciais que a terra pode ter. Identifique-os:
(I) Tudo que se plantasse nasceria pois a terra é propícia à produção
(II) poderia ser usada para repouso e abastecimento das naus que demandavam as especiarias das Índias .
(III) Conversão ao catolicismo das gentes da terra,Portugal poderia usar a colonização para cristianizar os índios.
(IV)Poderia usar a terra para domesticar os inúmeros animais existentes.
De acordo com o texto são verdadeiras :
(a)apenas I.e II (b)apenas I. II e III (c)apenas II e III (d) I, II,III e IV
Usina PAGRISA Acontece em julho outro caso de trabalho escravo no Brasil, ficais do Ministério do Trabalho libertaram 1108 trabalhadores que faziam a colheita da cana para a usina Pagrisa, que produz etanol no município de Ulianópolis (Pará). Esta operação, a maior realizada até hoje, gerou forte reação contra o Grupo Móvel por parte de senadores ligados à bancada ruralista. De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE, a visita dos senadores, que atacaram a fiscalização, instalou um clima de insegurança que colocou em risco a continuidade das operações. O Ministério Público ajuizou ação penal por trabalho escravo contra Murilo Vilella Zancaner, Fernão Villela Zancaner e Marcos Villela Zancaner, proprietários da Pagrisa. Eles são acusados de frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho (artigo 203 do Código Penal), expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente (artigo 132) e reduzir alguém a condição análoga à de escravo (artigo 149). De acordo com a assessoria do MPF, a gravidade dos crimes cometidos pelos irmãos Zancaner justifica a aplicação da pena máxima de 15 anos de prisão. |
2-O texto acima fez intensificar as lutas sociais (por melhores condições agrárias)de qual grupo?
(a)MST (b)ambientalistas (c )Movimento dos sem Teto
Texto-1Péssimas condições de trabalho/- salários baixos e castigos físicos/- trabalho infantil e feminino- carga horária elevada e ausência de direitos/- barulho e poluição . Texto-2- nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novosmateriais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção desemicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor qualidade de vida. |
3-Os textos acima referem se respectivamente :
(a)A primeira Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial (b)A segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial
(c)A Primeira Revolução Industrial e Segunda Revolução Industrial
A Revolução Industrial proporcionou: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
4--Diante do que foi propiciado pela Revolução Industrial podemos inferir que ela influenciou também:
(a)A pobreza generalizada (b)A urbanização (c )A ruralização
O êxodo rural na época da ditadura Já na década de sessenta, logo após ao golpe militar de 1964, houve novamente um grande movimento de massa populacional devido à propaganda institucional, que propalava o crescimento do Brasil, e a erradicação da pobreza. A partir dos grandes centros, com urbanização acelerada e a construção civil, oferecendo oportunidades de emprego cada vez maiores à mão de obra não especializada e analfabeta, os migrantes tiveram melhoras salariais e de condições de vida. Em função desta melhora, começaram a mandar dinheiro para as regiões de onde vieram, chamando a atenção dos parentes, amigos e vizinhos, que se encontravam ainda vivendo em condições precárias nas áreas rurais. Isto ocasionou uma aceleração do êxodo rural, causando ainda mais inchaço nos grandes centros, aumentando ainda mais os problemas ocasionados pela miséria na periferia das grandes cidades. |
5-Sobre o êxodo rural no Brasil podemos inferir que:
(a) intensificou o processo de favelização das grandes metrópoles.
(b) Melhorou a qualidade de vida nas grandes cidades.
(c )As pessoas saíram de suas terras em busca de melhores condições de vida e encontraram nas cidades.
Reclamações contra as máquinas inventadas após a revolução para poupar a mão-de-obra já eram normais. Mas foi em 1811 que o estopim estourou e surgiu-----------------------------, uma forma mais radical de protesto. O nome deriva de Ned Ludd, um dos líderes do movimento. Os adebtos do movimento chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo eles, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, duras horas de jornada de trabalho. Os manifestantes sofreram uma violenta repressão, foram condenados à prisão, à deportação e até à forca. Eles ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".Anos depois os operários ingleses mais experientes adotaram métodos mais eficientes de luta, como a greve e o movimento sindical. |
6-O que completa corretamente a lacuna é:
(a)Movimento operário. (b) o movimento ludista (c )Movimento dos desempregados.
Os empregados das fábricas formaram associações denominadas trade unions, que tiveram uma evolução lenta em suas reivindicações. Na segunda metade do século XIX, as trade unions evoluíram para os sindicatos, forma de organização dos trabalhadores com um considerável nível de ideologização e organização, pois o século XIX foi um período muito fértil na produção de idéias antiliberais que serviram à luta da classe operária, seja para obtenção de conquistas na relação com o capitalismo, seja na organização do movimento revolucionário cuja meta era construir o socialismo objetivando o comunismo. |
7-O mais eficiente e principal instrumento de luta das trade unions era :
(a) a luta armada (b) a greve. (c ) A rebelião ,sequestro e assassinato dos patrões.
As melhores especulações das fontes mais autorizadas nacionais e internacionais concordam que haverá uma redução da economia global dos 5% registrados em 2007 para algo em torno de 2,2% em 2009, número do Fundo Monetário Internacional - FMI. As razões estão no crédito mais curto, nas reduções das demandas nacional e internacional e na queda dos preços de commodities. Os reflexos sobre o PIB brasileiro são inevitáveis, como mostram suas relações com as crises dos últimos 20 anos, segundo dados do IBGE.Além desse inevitável reflexo, as múltiplas análises do cenário 2009 concordam que tanto países como setores da economia sofrerão impactos diferentes. O G8, grupo dos países mais ricos, será mais afetado, enquanto predomina a idéia de que o grupo dos BRICs, Brasil, Rússia, Índia e China, sofrerá impactos menores e crescerá em 2009 acima da média global. Um número corrente nessas análises mostra crescimento em torno dos 3% para esses países. |
8-Sobre o texto acima podemos marcar como verdadeiras:
(I) O G8-grupo dos países mais ricos do mundo terão crescimento menor que os países emergentes(BRIC),em 2009.
(II) Os países emergentes(BRIC)terão em 2009 um crescimento no PIB superior ao crescimento do G8.
(III ) O FMI aumentou o crédito para empréstimos internacionais facilitando o crescimento de países pobres.
(a)Estão certas I e II (b) Estão certas I .II e III (c )todas estão erradas.
A decisão de se manter e até aumentar os investimentos na infra-estrutura previstos no Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, incluindo aí os projetos do petróleo no pré-sal, deve ajudar o País a superar as dificuldades . E o crescimento de 3%, previsto por organismos internacionais, que em outras circunstâncias poderia ser considerado medíocre, aparece como excelente desempenho dentro da conjuntura global. |
9-Podemos inferir ,depois de ler o texto acima , que:
(a) O crescimento de 3% para o Brasil é considerado excelente ,visto que o crescimento econômico na mundo está desacelerado.
(b) Mesmo em tempos de crise 3% é um crescimento medíocre para o Brasil,um país com tantas potencialidades.
(c )O Pré –sal é irrelevante na economia brasileira.
O muro de Bush e a nova “invasão bárbara” na Europa |
10- O enunciado acima faz referência:
(a) A política antiimigrante estabelecida por EUA e Europa.
(b) A política de incentivo á migração para EUA e Europa.
(c )A política de integração entre os povos da Europa e dos EUA.
Avaliação de Geografia 8º ano
Avaliação De Estudos Autônomos |
- Disciplina: Geografia Série ou ano- 8º ano |
- Escola:_______________________________________________ |
- Aluno:_______________________________________________ |
- Prof:__Cláudia Rodrigues_______________________________________________ |
1-Globalização-.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes. 2-A globalização de novas tecnologias e métodos gerenciais deveriam promover o aumento da produtividade, do bem-estar dos indivíduos e a redução das disparidades entre as nações. No entanto, o processo de tecnificação do espaço só beneficiou os países ricos, suas multinacionais e o capital financeiro. Nos países pobres permanece a luta contra o desemprego, a busca da qualificação da mão-de-obra e de solução para o trabalho informal em expansão. No espaço Globalizado o que acorre é o consumo e uso das idéias e produtos que circulam na mídia televisiva, jornalística e eletrônica e nos produtos que tornam a vida cada vez mais artificial , veloz e aumenta as disparidades entre pobres e ricos. |
1-No texto 1-A globalização se fez necessária principalmente pela necessidade de:
(a)Expandir o conhecimento de um país para o outro com o objetivo de ajudar os países pobres .
(b)Novos mercados consumidores para os países desenvolvidos
(c )Interagir com pessoas de outros países e expandir a cultura para que não desapareça.
2-De acordo com o texto 2:Podemos relacionar o processo de tecnificação com:
(a)O desenvolvimento das telecomunicações altera o processo de produção e a circulação de mercadorias, reduz distâncias , globaliza idéias e intensifica desigualdades.
(b)O desenvolvimento da medicina que melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta a esperança de vida mundial.
(c )O desenvolvimento de redes de informação que não é eficaz no mundo inteiro ,pois exclui da globalização os países que ficam fora da área de alcance da internet por causa da geografia de difícil acesso(montanhas ,desertos,ilhas)
3-De acordo com os textos :são verdadeiras as afirmativas
(I)De acordo com o texto 2 a mídia influencia o consumo e aumenta a desigualdade social.
(II)De acordo com o texto 1 a globalização e uma inter relação entre os países que interliga economias,culturas e políticas
(III)De acordo com o texto 2 só os países ricos se beneficiam com a globalização.
(IV)Os dois textos tratam a globalização uma forma de excluir os países pobres da geração da economia.
(a)Apenas II e IV (b)Apenas I e II (c )Apenas I,II,e III (d) I.II.III e IV
4-O que os dois textos têm em comum? (a)Os dois falam da invenção de meios de transporte. (b)Os dois falam de avanços tecnológicos. (c )Os dois falam de economizar energia. 5-Relacione o meio com a via de circulação: (1)avião ( )infovias (2)carro ( )ciclovias (3)navio ( )aerovias (4)bicicleta ( )ferrovias (5)Internet ( )rodovias (6)trem ( )hidrovias
6-Sobre os textos acima são verdadeiras as afirmativas: (I)EUA é o maior poluidor do planeta (II)Os desastres naturais foram de maior intensidade em 2005 (III)O Buraco na camada de ozônio tem quase três vezes o tamanho do Brasil. (IV)Os três textos falam sobre o meio ambiente. (a)Apenas II e IV (b)Apenas I e II (c )Apenas I,II,e III (d)I,II,III e IV |
7-Das alternativas abaixo qual representa uma fonte de energia limpa(não poluidora)
(a)Carvão mineral (b)Gás natural (c )Petróleo (d)vento
8- Dos fenômenos naturais abaixo ,qual é mais intensificado pelo aquecimento global e aumento da evapotranspiração?
(a)Terremotos (c)Erupções vulcânicas (c) Tempestades tropicais
A ONG Viva Rio junta com o Terceiro Setor brasileiro atua no estado do Rio de Janeiro e surgiu na Campanha contra a fome, em 1992. Intensificou sua campanha de mobilização social organizando projetos voltados para as comunidades de baixa renda, direcionados para a segurança e direitos humanos. A ONG Viva Rio desenvolveu parcerias com instituições locais construindo uma ampla rede solidária com 668 parcerias locais, entre associações de moradores, ONGs, sindicatos e cooperativas, batalhões militares, rádios comunitárias, igrejas e presídios. Esta ONG desenvolve projetos de educação, comunicação, desenvolvimento comunitário, segurança, direitos humanos, esporte, voluntariado e meio ambiente. |
9-A ONG Viva Rio faz parte de uma rede chamada de:
(a)Rede Solidária
(b)Rede Telemática
(c ) Rede de cidades.
Uma paz fria cai sobre a Europa A queda do muro de Berlim e a desagregação do bloco soviético na Europa Oriental desestruturaram o equilíbrio geopolítico europeu . A implosão da URSS e da Iugoslávia redesenhou as fronteiras do Leste Europeu e nos Bálcãs, introduzindo novos enigmas sobre o futuro do continente. Em 1995, sob o fogo da Guerra na Bósnia, começaram a se delinear as opções estratégicas das potências européias no complexo cenário de ----------------------------------- |
10-O que corretamente completa a lacuna é
(a)Pós segunda guerra
(b)Pós guerra fria
(c) Pós primeira guerra.
Avaliação de História 3º ano
Avaliação de História. |
Escola Estadual Casimiro Silva. |
Professora- Cláudia Rodrigues Costa dos Santos. |
E.M |
Aluno- |
Foi numa segunda-feira, 15 de setembro de 2008, que ocorreu a morte simbólica de Wall Street, um dos mais importantes centros financeiros do mundo. A economia mundial se viu então diante um iminente colapso, sem precedentes desde o crack da bolsa de Nova York . Encolhidas pela crise econômica mundial, as "Três Grandes de Detroit" - GM, Ford e Chrysler -, antes sinônimos da indústria norte-americana no século 20, hoje mais parecem dinossauros diante da revolução dos carros "verdes" asiáticos, mais baratos e menos poluentes. |
1-O texto acima refere-se :
(a) A crise econômica atual dos EUA.
(b) A crise econômica dos EUA de 1929
(c ) A crise econômica mundial atual,que teve início na Europa mas afetou principalmente os EUA.
Países emergentes, como China e Brasil, têm hoje um mercado promissor para investimentos estrangeiros. No mundo pós-crise, eles assumem uma posição de destaque no cenário da geopolítica mundial.Juntos, os países membros do G-20 representam 90% do PIB (Produto Interno Bruto) e 80% do comércio globais, bem como dois terços da população mundial. |
2-As palavras em negrito podem ,no contexto acima serem substituídas respectivamente por:
(a)Ricos e em desenvolvimento/grupo dos países mais ricos do mundo.
(b)Pobres e em desenvolvimento/grupo dos países emergentes do mundo.
(c)Ricos e desenvolvidos/grupo dos países mais desenvolvidos do mundo.
Ela é vista como um dos mais importantes marcos do fim da ditadura militar no Brasil, que durou de |
3- Diante dos conhecimentos passados pelo texto,podemos inferir que trata da
(a) Anistia (b)Anarquia (c)Lei Áurea
O Festival de Woodstock comemorou neste mês de agosto 40 anos. Durante três dias – de |
4-Entre as principais características que marcaram o movimento hippie da época, estavam:Exceto:
(a) Os protestos pacíficos contra a Guerra do Vietnã (b) A revolução sexual (c ) O uso de drogas psicodélicas (d)Preocupação com doenças sexualmente transmissíveis.
(a) Os protestos pacíficos contra a Guerra do Vietnã (b) A revolução sexual (c ) O uso de drogas psicodélicas (d)Preocupação com doenças sexualmente transmissíveis.
Um acordo entre Colômbia e Estados Unidos – para ampliar as bases militares norte-americanas em território colombiano – gerou tensão na Venezuela e no Equador. A Colômbia alega que o plano é necessário para -------------------------------e lutar contra o grupo guerrilheiro comunista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). |
5-A alternativa que completa corretamente o espaço é:
(a)Melhorar a qualidade de vida da população (b)combater o narcotráfico
(a)Melhorar a qualidade de vida da população (b)combater o narcotráfico
(c )Combater a entrada de imigrantes ilegais nos dois países.
• Para se reeleger, Zelaya queria mudar a Constituição com um referendo popular. • Constituição de não permite a reeleição. • Congresso, Suprema Corte e Ministério Público se opuseram. Zelaya insistiu. • Diante do impasse, o Exército interveio, depondo Zelaya. |
6-A sequência acima antecedeu que acontecimento histórico atual?
(a)golpe Militar em Honduras. (b)Invasão do Afeganistão (c) Ocupação do Kuait
Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade José Renato Salatiel* |
7-A frase acima foi usada para ilustra que acontecimento histórico?
(a)Uso da bomba atômica (b)Ida do homem á lua ( c) Invenção do chip de computador
Trinta e quatro anos depois, novos fatos sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975) relevam detalhes sobre um dos períodos mais obscuros da história contemporânea do Brasil, além de contribuírem para pressionar autoridades pela abertura de arquivos até hoje mantidos em segredo. |
8-A guerrilha foi o maior movimento armado contra a:
(a) ditadura militar no Brasil (b) segunda guerra Mundial (c) Guerra Fria.
Há 20 anos, o exército da República Popular da China tomou a praça da Paz Celestial (Tiananmen) e sufocou o maior protesto pró-democracia do século 20 ocorrido no país, que tinha à frente estudantes universitários.Naquele dia 4 de junho de 1989 correu o mundo a imagem de um homem que, sozinho, tentava impedir o avanço de uma fileira de tanques de guerra. A identidade do homem nunca foi confirmada, nem seu paradeiro descoberto. |
9-O protesto acima ficou conhecido mundialmente como:
(a)Massacre da paz celestial (b)Massacre de Carajás (c) Revolução Chinesa
Os recentes testes com lançamentos de mísseis nucleares fazem parte de uma perigosa estratégia que, no cenário pós-Guerra fria, transformou o uso de arsenais nucleares em instrumentos de chantagem internacional. |
10-Que país tem realizado testes nucleares atualmente como desafio aos EUA?
(a)França (b)Rússia (c )Coréia do Norte
A Petrobrás iniciou no último dia 1º de maio, Dia do Trabalho, a exploração de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos, que abriga as maiores jazidas na camada pré-sal. O empreendimento vai colocar o Brasil entre os dez maiores produtores mundiais e o tornará uma das grandes potências energéticas, comparável ao Oriente Médio. |
11-A dificuldade enfrentada pela Petrobras para extração do petróleo é...
(a)as jazidas estão muito profundas (b)Não tem apoio do governo.
(c )Não tem mão de obra qualificada para o trabalho.
A luta contra o terrorismo internacional ganhou um endereço fixo:------------------, nação pobre, devastada por 30 anos de ocupação estrangeira e que se tornou refúgio de Osama Bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo.O país também foi eleito o cenário da "guerra de Obama", desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, redirecionou esforços militares para a região, do mesmo modo que George W. Bush, seu antecessor na Casa Branca, fez com o Iraque. |
12-O texto faz referência ...
A proposta do MST é pressionar o governo para fazer ------------------------no país, por meio de ocupações de terras consideradas improdutivas. A questão agrária é antiga e fonte de conflitos violentos no campo. |
13-Completa corretamente a lacuna a alternativa...
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(27)
-
▼
janeiro
(13)
-
▼
jan. 23
(10)
- Centro de referência Virtual do Professor.
- GDP PROJETAR :MUDANDO A HISTÒRIA DA EE DR JOAQUIM ...
- Recreio com mais disciplina e alegria depois da im...
- Jogos Experiências que transformam mudando a rotin...
- Projeto Jogos ,experiências que transformam/GDP PR...
- Avaliação de História 2º ano EM
- Avaliação de Geografia 8º ano
- Avaliação de História 3º ano
- Avaliação de História 1º ano EM
- Avaliação de Geografia
-
▼
jan. 23
(10)
-
▼
janeiro
(13)
Postagem em destaque
Marcadores
- . (1)
- .Atividades de História: Conteúdos Complementares do 2º ano A expansão capitalista e o imperialismoA GRANDE DEPRESSÃO. IMPACTO DA CRISE DE 1929 E A ECONOMIA BRASILEIRA E MUNDIAL (1)
- 1 e 2 Guerra Mundial (1)
- 4. Manifestações populares e Conjuração Baiana; elites coloniais e Inconfidência Mineira (1)
- 8 9 e Compl III (1)
- A década de 1960 (Contracultura)XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 (1)
- A expansão capitalista e o imperialismo (1)
- A Primeira Grande Guerra (1)
- A VISÃO DE CORTEZ (1)
- Agora um poema! (1)
- agricultura e pecuária e indústria (1)
- agrupamentos políticos (3)
- americana e francesa. Atividades de história para o 8º ano (1)
- Apostila Continente americano. Dados gerais (1)
- Apostila de economia criativa (1)
- Apostilas de filosofia (1)
- astecas - incas e maias (1)
- Atividade - Dia da Mulher (1)
- Atividade - Lei Maria da Penha - Dia da Mulher (1)
- Atividade - Sociedade Sustentável. (1)
- Atividade -Dia da Mulher (1)
- Atividade agricultura (1)
- Atividade com charges (1)
- Atividade com texto interdisciplinar: História (1)
- Atividade de debate sobre preconceitos e características do nazismo. (1)
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 7° ano7º ano 2 Tópico complementar—VI . Populacões tradicionais-- OP—14-- Populacões tradicionais-- R.A— (1)
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 8° ano-Tópico- 11 Regionalização e mercados (1)
- Atividade de Geografia-E.Fundamental 9° ano--XIX. Revolução técnico-científica/VII. Sistemas técnicos OP13 Sistemas técnicos.. R.A11 O túnel do tempo: os sistemas técnicos (1)
- Atividade de Geografia-Tópico comp.--V. Território e territorialidade (1)
- Atividade de História 1º ano Ensino MédioTópico 13 Abertura do mercado brasileiro para o capital estrangeiro: do nacional-desenvolvimentismo à implementação de políticas neoliberais (1)
- Atividade de História 2º ano Ensino Médio-Complementar 10—trabalho e indústria—2º ano E.Médio (1)
- Atividade de História 2º ano Ensino Médio-Tópico X: Transnacionalização da economia e da cultura no início do Mundo Moderno (1)
- Atividade de História 3º ano Ensino Médio--Ditadura Militar no Brasil (1)
- Atividade de História 3º ano Ensino Médio-Tópico--XXV. O movimento negro no Brasil e branqueamento (1)
- Atividade de historia sobre economia colonial (1)
- Atividade de História sobre o tópico 14. Partidos políticos (1)
- Atividade de História sobre o TÓPICO 16 A CONSTITUIÇÃO DOS DIREITOS(CIVIS (1)
- Atividade de história sobre origem étnica (1)
- Atividade de História Tópico 15 Do Estado do bem-estar social ao desenvolvimento do neoliberalismo: as políticas de assistência e inclusão social EM (1)
- Atividade de História- Enigma (1)
- Atividade de interpretação Filosofia (PIP - Descritores Língua Portuguesa) (1)
- Atividade de Produção de um jornal (1)
- Atividade de Quimica - Quimica do amor (1)
- Atividade de volta às aulas (1)
- Atividade de volta ás aulas recomeçar (1)
- Atividade de Volta às aulas!! Eu que lute!! Você que lute!! Nós que lutemos!! (1)
- ATIVIDADE GEOGRAFIA (1)
- Atividade Geografia da Paisagem (1)
- Atividade Globalização (1)
- Atividade Herança da Colonização na América (1)
- Atividade interdisciplinar - O dia da árvore - geografia (1)
- Atividade interdisciplinar de (1)
- Atividade interdisciplinar de quimica (2)
- Atividade interdisciplinar de geografia (2)
- Atividade interdisciplinar de História (3)
- Atividade interdisciplinar historia portugues sobre descobrimento do brasil (1)
- Atividade interdisciplinar Língua Portuguesa (1)
- ATIVIDADE PARA O 1º ANO EM-GEOGRAFIATÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.1. Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades. (1)
- ATIVIDADE PARA O 2º ANO EM-GEOGRAFIA (1)
- ATIVIDADE PARA O 7º ANO EF-GEOGRAFIA (1)
- ATIVIDADE PARA O 9º ANO EF (1)
- ATIVIDADE PARA O 9º ANO EF-GEOGRAFIA (3)
- ATIVIDADE PARA O 9º ANO EF-GEOGRAFIA-CONCEITOS IMPORTANT (1)
- Atividade para o primeiro dia de aula 2021 - Mensagem - Hoje (1)
- Atividade Revolução Industrial - Fordismo (1)
- Atividade Rosa dos Ventos (1)
- Atividade sobre a Inconfidência Mineira e a Revolução Americana (1)
- Atividade sobre a Independência do Brasil (1)
- Atividade sobre a invasão do Iraque (1)
- Atividade sobre Ditadura Militar (1)
- ATIVIDADE SOBRE ECO 92 (1)
- Atividade sobre efeito estufa e aquecimento global- Tópico 20. Padrão de produção e consumo (4)
- Atividade sobre folclore (1)
- Atividade sobre GEE (1)
- Atividade sobre Globalização e conflitos atuais 2013 (1)
- Atividade sobre migração (1)
- Atividade sobre migração com a letra da música asa branca (1)
- Atividade sobre o meio ambiente (1)
- Atividade sobre origem do povo brasileiro (1)
- Atividade sobre paises desenvolvidos (1)
- Atividade sobre Produção e Consumo (1)
- Atividade sobre queimadas (1)
- Atividade sobre regionalização e cultura (1)
- Atividade sobre reinvidicações atuais no Brasil (1)
- Atividade sobre Tópico 17 Fundamentalismos étnicos (1)
- atividade sobre-politicas-publicas-interdisciplinar-portugues-geografia-ensino-religioso-sociologia (1)
- Atividade sustentabilidade: Pegada ecológica (1)
- Atividade: A ciência Geográfica (1)
- Atividade... proclamação da república (1)
- Atividades sobre folclore - ditados populares (1)
- Atividades sobre folclore - origem do Folclore (1)
- Atividades sobre folclore cruzadinha (1)
- Atividades sobre folclore identidade (1)
- Atividades - Copa 2014. (1)
- Atividades - Historia do Carnaval (1)
- Atividades 15 de novembro proclamação da republica - interdisciplinar - Português e história (1)
- Atividades 8 Maneiras de mudar o Mundo (1)
- Atividades Atualidades - Interdisciplinar (1)
- Atividades Brasil divisão regional do IBGE (1)
- Atividades Calendário (1)
- Atividades carnaval (1)
- Atividades carnaval - Interpretação de textos - Descritores (1)
- Atividades carnaval 1 (1)
- Atividades carnaval 2 (1)
- Atividades com as bandeiras dos países participantes da copa do mundo 2018 (1)
- Atividades com Charges (1)
- Atividades com interpretação de charges (1)
- Atividades com interpretação de textos (1)
- Atividades com mapa (1)
- Atividades Cooperativismo (1)
- Atividades Cultura diferente (1)
- Atividades Cultura e Natureza (1)
- Atividades da Revista Semeando (1)
- Atividades de alfabetização geografia (1)
- Atividades de alfabetização geográfica (1)
- Atividades de arte história do cinema (1)
- Atividades de cartografia - Mares (1)
- Atividades de filosofia para o PIP (Plano de Intervenção Pedagógica) com descritores de Língua Portuguesa (1)
- Atividades de fixação de Geografia- loteria geográfica (1)
- Atividades de geografia (6)
- Atividades de Geografia CBC Desertificação (1)
- Atividades de geografia Paisagem (1)
- ATIVIDADES DE GEOGRAFIA PARA O PAV--Projeto Acelerar para Vencer cIENCIA gEOGRAFICA: (1)
- ATIVIDADES DE GEOGRAFIA PARA O PAV--Projeto Acelerar para Vencer: (1)
- Atividades de Geografia Recursos hídricos (1)
- Atividades de Geografia sobre Capitalismo (1)
- Atividades de geografia sobre o meio ambiente (1)
- Atividades de Geografia sobre o tópico 26 EM. Recursos Hídricos (1)
- Atividades de geografia sobre Sistemas técnicos (1)
- Atividades de Geografia:Seminário de textos (1)
- Atividades de Historia (2)
- Atividades de História 13 (1)
- Atividades de História Brasil Colônia e Império (1)
- Atividades de História Complementar V Astecas (1)
- Atividades de Historia para o PAV (1)
- Atividades de História sobre Ditadura Militar no Brasil (1)
- Atividades de História sobre o Tópico 3. Escravidão e liberdades (1)
- Atividades de História tópicos do CBC 1º ano (1)
- Atividades de história: Revisão (1)
- Atividades de História: seminário de textos sobre a 2ª Guerra Mundial (1)
- Atividades de História: Seminário de textos: XII. A redemocratização do Brasil XXIII. A cidadania no mundo atual XXV. O movimento negro no Brasil (1)
- Atividades de interpretação - Dia do Homem.. (1)
- Atividades de interpretaçao de charge sobre a copa do mundo 2018 (1)
- Atividades de interpretação de charges (1)
- Atividades de interpretação de texto - Aquecimento global (1)
- Atividades de interpretação de texto e imagens sobre aquecimento global e efeito estufa (1)
- Atividades de interpretação interdisciplinar... (1)
- Atividades de interpretação sobre as manifestações atuais no Brasil. (1)
- Atividades de localização com a rosa dos ventos (1)
- Atividades de migração com a música Asa Branca (1)
- Atividades de sociologia 2013/07 (1)
- Atividades dia da gentileza (1)
- Atividades diferença entre plebiscito e referendo (1)
- Atividades direitos da criança (1)
- Atividades Direitos sociais e cidadania (1)
- Atividades diversas (1)
- Atividades diversas de Historia (1)
- atividades do mapa : 1° ano - EM - tempo histórico e periodização (1)
- Atividades do tópico complementar XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 (1)
- Atividades Era Vargas (1)
- Atividades Gestão Ambiental (1)
- Atividades globo terrestre (1)
- Atividades Governo JK (1)
- Atividades Hipótese de Gaia (1)
- Atividades Independência do Brasil (1)
- Atividades interdisciplinar - Educação de qualidade (1)
- Atividades interdisciplinares Ciências e LP - Campanha agosto verde claro - prevenção de linfomas - Câncer (1)
- Atividades interdisciplinares: Historia (1)
- Atividades Interpretação Sustentabilidade (1)
- Atividades Mapa dos Continentes (1)
- Atividades massificação (1)
- Atividades Paisagem 2013 (1)
- ATIVIDADES PAÍSES BRIC (1)
- Atividades para estudar para o Enem... Atualidades (1)
- Atividades para o carnaval (1)
- Atividades para o dia da consciência Negra (1)
- Atividades para o dia do estudante (1)
- Atividades para o dia dos namorados (1)
- Atividades para o Dia Internacional da Mulher. (1)
- Atividades primeira guerra mundial (1)
- Atividades primeiro dia de aula - 7 modos de enfrentar a vida (1)
- Atividades primeiro dia de aula - A gente podia poder costurar o tempo (1)
- Atividades primeiro dia de aula - A lição da borboleta (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Acreditar (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Acredite (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Aprenda (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Deus tem uma resposta (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava a sua vida (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Mais um novo dia (1)
- Atividades primeiro dia de aula - O alpinista (2)
- Atividades primeiro dia de aula - O sábio e o pássaro (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Olhar para o alto (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Persistência é tudo (1)
- Atividades primeiro dia de aula - Seus sonhos se realizam com esforço (1)
- Atividades regiões do Brasil (1)
- Atividades República Velha Topico 16. Primeira República: “modernidade” (1)
- Atividades Revolução Industrial (1)
- Atividades Rio + 20 (1)
- Atividades sistemas técnicos (1)
- Atividades sobre Expansão econômica européia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI. Tópico 7 (1)
- Atividades sobre Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais (1)
- Atividades sobre a 2ª Guerra mundial - Características do Nazismo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 (2)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Continentes com maior participação (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Copa durante a ditadura Militar (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Geografia - Localização dos países participantes da copa (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - história da copa do mundo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - história da taça da copa do mundo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Localização da Rússia (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Mapa do mundo e da Rússia (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - Mascotes de todas as copas do mundo (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 - nacionalidades - história da copa (1)
- Atividades sobre a copa do mundo 2018 Mapa da Rússia - países participantes (1)
- Atividades sobre a copa do mundo de 2014 (1)
- Atividades sobre a Cultura Negra (1)
- Atividades sobre a Europa (1)
- Atividades sobre a história da copa do mundo 2018 (1)
- ATIVIDADES SOBRE A HISTÓRIA DE BOA ESPERANÇA (1)
- Atividades sobre a independência do Brasil com descritores de L. Portuguesa (1)
- Atividades sobre a primavera (1)
- Atividades sobre a Revolução Constitucionalista (1)
- Atividades sobre Agenda 21 (1)
- Atividades sobre agenda 21 Tópico 19 EF (1)
- Atividades sobre Agua (1)
- Atividades sobre as constituições Brasileiras (1)
- Atividades sobre Ásia (1)
- Atividades sobre cidadania (2)
- Atividades sobre clima e mudanças climáticas (1)
- Atividades sobre complementar VII Impactos Ambientais e sustentabilidade (1)
- Atividades sobre Consciência Negra (2)
- Atividades sobre Consciência Negra 2 (1)
- Atividades sobre desmatamento e desertificaçao (1)
- Atividades sobre Diferença entre campo e cidade (1)
- Atividades sobre direitos humanos (1)
- Atividades sobre Efeito estufa (1)
- Atividades sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global (1)
- Atividades sobre Eixo Temático III Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo Tópico 15. Fragmentação Tópico 13. Revolução técnico-científica (1)
- Atividades sobre eleições e política (1)
- Atividades sobre eleições e política 2014 (1)
- Atividades sobre folclore - interpretação (1)
- Atividades sobre folclore - Painel de arte (1)
- Atividades sobre folclore - regionalização (1)
- Atividades sobre fuso horário (1)
- Atividades sobre Getúlio Vargas (1)
- Atividades sobre governo (1)
- Atividades sobre imigrantes (1)
- Atividades sobre Ligas Camponesas (1)
- Atividades sobre Meio Ambiente 1 (1)
- Atividades sobre meio Ambiente 2 (1)
- Atividades sobre Nova Ordem Mundial (fragmentação (1)
- Atividades sobre novo corona vírus interdisciplinar - Geografia (1)
- Atividades sobre o Brasil (1)
- atividades sobre o carnaval (1)
- Atividades sobre o Dia de Ação de Graças e Black Friday (1)
- Atividades sobre o Dia dos Pais (1)
- atividades sobre o nordeste (1)
- Atividades sobre o Sul de Minas (1)
- Atividades sobre o tópico 13 Revolução tecno Científica (1)
- Atividades sobre o tópico 5 Geografia. Segregação espacial (1)
- Atividades sobre o Tópico 5. Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil (1)
- Atividades sobre o Tópico 7. Confrontos: fim da monarquia no Brasil e início da República (1)
- Atividades sobre o Tópico 9. Resistências e conflitos na Primeira República (1)
- Atividades sobre o tópico complementar XII. O muro de Bush e a nova “invasão bárbara” na Europa (1)
- Atividades sobre Oceania (1)
- atividades sobre os Benefícios da arborização (1)
- Atividades sobre os relatos dos navegantes (1)
- Atividades sobre Patrimônio e Preservação (3)
- Atividades sobre Período Pré Colonial no Brasil e Brasil pré colonial (1)
- Atividades sobre política e democracia (1)
- Atividades sobre Poluição da água (1)
- Atividades sobre populações tradicionais (1)
- atividades sobre problemas ambientais urbanos (1)
- Atividades sobre produção e consumo (1)
- Atividades sobre redes de comunicação (2)
- Atividades sobre Redes e Circulação / Redes tecnicas e comunicação /Redes de solidariedade (1)
- Atividades sobre Regimes Totalitários (1)
- Atividades sobre regiões geoeconômicas (1)
- Atividades sobre Relevo (1)
- Atividades sobre Resistências e Conflitos na Primeira República (1)
- Atividades sobre Revolução Russa (2)
- Atividades sobre Revolução Russa E Revolução Cubana (1)
- Atividades sobre sambaquis (1)
- Atividades sobre Sociedade colonial. (1)
- Atividades sobre Sociodiversidade (1)
- ATIVIDADES SOBRE SUSTENTABILIDADE (1)
- Atividades sobre território e territorialidade (1)
- Atividades sobre tipos de energia (1)
- Atividades sobre TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS. (1)
- Atividades sobre tópico 1 de geografia Território e territorialidade (1)
- Atividades sobre tópico 1 história: Novo Mundo (1)
- Atividades sobre Tópico 1 território e territorialidade. Geografia do cotidiano (1)
- Atividades sobre Tópico 6. Estrutura constitucional (1)
- Atividades sobre Tópico complementar VIII Frei Bartolomeu de Las Casas (1)
- Atividades sobre Tópico IV. Os jesuítas e as missões (1)
- Atividades sobre TÓPICO- 11. Revoluções liberais: industrial (1)
- ATIVIDADES SOBRE URBANIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA (1)
- Atividades sobre Valores (1)
- Atividades terceiro setor na sociedade (1)
- Atividades Tipos de Fronteira (1)
- Atividades tópico 10 cultura e natureza (1)
- Atividades tópico 10: cultura e natureza (1)
- ATIVIDADES TÓPICO 2 CIRCUÍTO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS (1)
- Atividades tópico 9 sociodiversidade (1)
- Atividades Vegetação (1)
- Atividades- legislação no mundo (1)
- Atividades: Mapa Mental (1)
- Atividades: Origem da festa junina (1)
- Atividades... Desenvolvimento econômico (1)
- ATUALIDADES PARA O ENEM (1)
- AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA 6º ano (1)
- Avaliação com charges sobre o atentado terrorista de 11 de setembro (1)
- Avaliação conceitos básicos da geografia (1)
- AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA (Revolução técnico-científica) (1)
- Avaliação de Geografia Tópico 5 . Fontes de Energia (1)
- Avaliação de geografia (5)
- Avaliação de geografia - Interpretação de textos e imagens (1)
- Avaliação de geografia - estilo saeb (1)
- Avaliação de Geografia 1 (1)
- Avaliação de Geografia 3 (1)
- Avaliação de Geografia 5 (1)
- Avaliação de Geografia 6 (1)
- Avaliação de Geografia 7 (1)
- Avaliação de Geografia 7 ano (1)
- Avaliação de geografia 9 ano (1)
- Avaliação de Geografia E.M (1)
- Avaliação de geografia Ensino Médio (1)
- Avaliação de Geografia Meio Ambiente (1)
- Avaliação de geografia PIP CBC (1)
- Avaliação de Geografia sociodiversidade das paisagens (1)
- Avaliação de Geografia tòpico 10 - Cultura e natureza (1)
- Avaliação de Geografia Tópico 14 Redes Técnicas (1)
- Avaliação de geografia tópico 2 Paisagem do cotidiano (1)
- Avaliação de Geografia tópicos 7 (1)
- Avaliação de geografia: Cultura e natureza (1)
- Avaliação de geografia. (1)
- Avaliação de História (2)
- Avaliaçao de História 3 (1)
- Avaliação de História 3 (1)
- Avaliação de História 4 (1)
- Avaliação de História 5 (1)
- Avaliação de História 6 (1)
- Avaliação de História 6º ano Ensino Fundamental (1)
- Avaliação de História 7 (1)
- Avaliação de História complementar XV e XVIII (1)
- AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA EF (1)
- Avaliação de História EM (3)
- Avaliação de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria 2 (1)
- Avaliação de História Mercantilismo (1)
- Avaliação de História Período Joanino (1)
- Avaliação de História Revolução Russa (1)
- Avaliação de História sobre jesuítas (1)
- Avaliação de História Sociedade Mineradora (1)
- Avaliação de Sociologia - Desigualdades Sociais (1)
- Avaliação de Sociologia 1- Tópico Industria Cultural (1)
- Avaliação de Sociologia 2 - Tópico: Indústria Cultural. (1)
- Avaliação de Sociologia 3. Tópico Indústria Cultural (1)
- Avaliação diagnostica de Geografia (1)
- Avaliação Diagnostica de Geografia 6 ano (Modelo Campo Belo) (1)
- Avaliação Diagnostica de geografia 7 ano com matriz de referencia (1)
- Avaliação diagnostica de geografia 8 ano...com matriz de referência (1)
- Avaliação Diagnostica de história 6 ano () Modelo SRE Campo Belo (1)
- Avaliação Diagnostica de Historia 7 ano (1)
- Avaliação diagnostica de Historia 8 ano - Modelo SRE Campo Belo (1)
- Avaliação diagnostica de historia 9 ano Modelo SRE Campo Belo (1)
- AVALIAÇÃO SOBRE ATUALIDADES (1)
- Avaliação sobre Revoluçao Russa e Primeira Guerra Mundial (1)
- Avaliação Território e territorialidade (1)
- Avaliações de Historia (1)
- Bandeiras dos Estados Brasileiros (1)
- biologia (2)
- Bipolarização (1)
- Bric (1)
- caça geografia (1)
- Capinhas para os cadernos. (1)
- Características dos países (2)
- características regionais do Brasil. (1)
- Charge Rio de Janeiro (1)
- CHARGES (3)
- Charges para interpretação (1)
- cidadania (2)
- Cidadania e direitos sociais (3)
- Cidades sustentáveis (3)
- ciências (6)
- ciencias e portugues- A felicidade e a quimica (1)
- ciencias e portugues- Quimica do Chocolate (1)
- com Descritores e de acordo com CBC. (1)
- Como elaborar questões de acordo com a proposta do SIMAVE (1)
- Comp.VIII VIII. Visões de frei Bartolomeo de Las Casas (1)
- complementar XV. Diversidade cultural (1)
- Complementar VI Visões de Montezuma (1)
- Complementar XXV. O movimento negro no Brasil (Consciência Negra) (1)
- Complementar: XVIII. Políticas públicas e meio ambiente no Brasil OP- 38 (1)
- COMPLEMENTAR:XIX. A invasão do Iraque (1)
- Conflitos atuais) (1)
- conforme distribuição de prioridades (1)
- constituição (PAV) Revolução Francesa (1)
- consumismo (1)
- CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 2º ANO ENSINO MÉDIO. 3º BIMESTRE. EIXO TEMÁTICO VI TEMA 6 : AS NOVAS TERRITORIALIDADES NO CAMPO. (1)
- Conteúdo para ser trabalhado no 3º ano--Ensino Médio História-- (1)
- CONTEXTUALIZAR A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM. (1)
- Continente Africano - África (1)
- coronelismo e federalismo (1)
- Cronograma de intervenção pedagógica (PIP) Historia 7 ano (1)
- Cronograma e atividades para o Plano de Intervenção pedagógica (PIP) de História 1 ano E.M (1)
- Cronograma e atividades para o Plano de Intervenção pedagógica (PIP) de História 2 ano E.M (1)
- Cronograma e atividades para o Plano de Intervenção pedagógica (PIP) de História 6 ano E.F II (1)
- Cronograma para o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) - 3 ano História (1)
- Cruzadinha de Geografia - Professor Raul.. (1)
- Cruzadinha e caça palavras sobre a região sudeste (1)
- Cruzadinha expansão maritima (1)
- cruzadinha região norte (1)
- Cruzadinhas América do norte e América Central (1)
- cultura e natureza (2)
- CULTURA INDÍGENA: TÓPICO COMPLEMENTAR 1 TAPUIAS E TUPIS-GUARANIS (2)
- Cultura Negra (1)
- Cultura Negra CBC Plano de Intervenção Pedagógica (1)
- Da posse de João Goulart ao Impeachment de Collor (1)
- de acordo com CBC e descritores (2)
- Declaração Universal do Direito à água - Atividade interdisciplinar de geografia (1)
- descobridores e cronistas: mitos e visões (1)
- Descritores de Língua Portuguesa (1)
- Descritores de Língua Portuguesa em Geografia e História (1)
- Desenvolvimento Sustentável (1)
- Dia da árvore e início da primavera (1)
- Dia do estudante (1)
- Dia do trabalho atividade interdisciplinar portugues (1)
- Dia nacional da alfabetização (1)
- Diferença entre limite (1)
- Diferentes formas de regionalizar o Brasil (1)
- Dinâmica (1)
- Direitos Humanos (1)
- Direitos Sociais e Cidadania (1)
- DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO (1)
- do ar e do solo (1)
- domínios morfoclimáticos (1)
- e fronteira (1)
- e mudanças climáticas (1)
- economia (1)
- efeito estufa (1)
- Eixo Temático II Cultura e Política na Construção do Estado Nacional Brasileiro (1822-1930)Tópico 10 . O Brasil no quadro do capitalismo ocidental no início do século XX –OP 10— (1)
- Eleições (1)
- Eleições sociologia (1)
- enchentes (1)
- Encontro para estudo do CBC (1)
- Ensino Médio (1)
- ENSINO RELIGIOSO (6)
- Ensino Religioso - Dia Internacional da Mulher 2 (1)
- Ensino Religioso - Droga (1)
- Ensino Religioso - Origem do circo (1)
- Espacialidade (1)
- espacialidade urbana e sociedade moderna (1)
- ESTRUTURA CONSTITUCIONAL (1)
- EXEMPLOS DE QUESTÕES DO ENEM 2009 (1)
- Exercícios de Geografia (1)
- Exercícios de geografia Tópico 1. Território e territorialidade e 2. Paisagens do cotidiano (1)
- F (1)
- filosofia (2)
- Folclore (1)
- Fontes de energia (1)
- forças sociais e simbologia do poder (2)
- forças sociais e simbologia do Poder. (1)
- Forma e Sistema de Governo (1)
- Fragmentação. (PIP) (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 1 (2)
- Fraternidade e superação da violência atividade 2 (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 3 (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 4 (1)
- Fraternidade e superação da violência atividade 6 (2)
- Fronteiras do Brasil- (1)
- Fundamentalismo e diversidade Cultural (1)
- G (1)
- G20 (1)
- G7 (1)
- Gabarito (1)
- Geografia (4)
- Geografia: Campo e Cidade (1)
- Getúlio Vargas e Três Jotas (1)
- globalização (1)
- Globalização e revolução técnico científica (1)
- Globalização. (PIP) (1)
- grande propriedade (1)
- guerra de vietna (1)
- Guerra Fria (3)
- Guerra Guaranítica (1)
- Hino nacional ilustrado (1)
- historia (1)
- História (1)
- historia - História do dia do Indio (1)
- História do dia do índio (1)
- http://profclaugeohist.blogspot.com/ (1)
- http://www.youtube.com/watch?v=rYwd1hwfB_Y (1)
- IMAGENS (1)
- IMAGENS DE HISTÓRIA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO (1)
- imagens etc... para interpretação e reflexão (1)
- Imagens segregação (1)
- Incas e Maias (1)
- Índices sociais do Brasil (1)
- Indústria e Meio Ambiente (1)
- Industrialização (1)
- Interpretação - Infográfico do pau brasil (1)
- Interpretação - movimentos de contestação atual (1)
- Interpretação da musica Aquarela Brasileira (1)
- Interpretação de texto - História da higiene no Brasil.. (1)
- Interpretação de texto: Mundo em redes (1)
- Interpretação de tirinhas (1)
- Interpretação interdisciplinar (H (1)
- Interpretação sobre a alimentação no mundo e desigualdades (1)
- Interpretação: Evolução (1)
- IX. SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS-- OP—15 7º ano (1)
- Jean Jacques Rousseau e o Bom Selvagem (1)
- Junho Vermelho - Campanha doe sangue doe vida _ Atividade interdisciplinar Ciências (1)
- Junho Violeta - Proteção e segurança aos idosos _ Atividade interdisciplinar Ciências (1)
- Junho Violeta combate ao ceratocone _ Atividade interdisciplinar Ciências (1)
- lano de aula Língua Portuguesa (EF69LP01) Habilidade BNCC CRMG (1)
- Lingua Portuguesa (1)
- língua portuguesa (3)
- Língua Portuguesa - Invenção do telefone (1)
- Língua Portuguesa - O menino que descobriu o vento (1)
- língua Portuguesa e sociologia (2)
- Linha do tempo de Historia (1)
- Mapa da America (1)
- Mapa da Asia. (1)
- mapa mundi (1)
- Mapa Múndi vazado.. (1)
- mapas (1)
- Mapas do clima (1)
- Marques de Pombal (1)
- Matéria Lecionada -2º ano EM-Geografia-1º Bim. (1)
- Matéria Lecionada 9ºano-Ensino Fundamental-Geografia_1º-Bim (1)
- Matéria lecionada no 6º ano do Ensino Fundamental (Geografia) (1)
- Matéria Lecionada no 7º ano Ensino Fundamental. geografia (1)
- Matéria Lecionada- 8º ano EF 1º Bim-Geografia (1)
- Matéria para ser lecionada em Geografia (Se você seguir esse roteiro pode copiar assim no diário) (1)
- Matéria para ser lecionada no 1º ano do Ensino Médio.--3º e 4º bimestres. (1)
- Matriz de referência de geografia Descritores 9 ano (1)
- Matriz de Referência de Geografia EF (1)
- Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores (1)
- Matriz de referência de História...PIP II Descritores (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - A escolha é sua (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - A idade de ser feliz (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - conjugando o verbo amar (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - Mais um novo dia (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - malabarismo (1)
- Mensagem para o primeiro dia de aula - Sua vida é uma empresa (1)
- Mensagens (1)
- MENSAGENS 2 (1)
- Mensagens que podem ser usadas no primeiro dia de aula (1)
- Modelo de Plano de Aula (1)
- Morfologia das paisagens/clima e solo (1)
- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (1)
- MUNDO CONTEMPORÂNEO (1)
- município (1)
- música descobrimento do Brasil (1)
- Música história do Brasil (1)
- na 3ª série do ensino médio* (1)
- Nova ordem mundial (1)
- OMC (1)
- Os parâmetros curriculares para o Ensino Médio --Matriz de Referência: Eixos (1)
- P (1)
- Padrão de Produção e Consumo (1)
- Padrão de produção e consumo.. (1)
- Padrão de Produção e consumo/ Sítio Arqueológico (1)
- Paisagem do cotidiano (1)
- Países que falam português no mundo (1)
- papel do Historiador. (1)
- patrimônio e preservação. (1)
- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro (1)
- peas.. (1)
- PIP de historia 9 ano (1)
- Planejamento de Ensino 7 ano geografia (1)
- Planejamento de Geografia 8 ano de acordo com CBC e descritores (1)
- Planejamento de Geografia 9 ano (1)
- Planejamento de História (1)
- Planejamento de História Ensino Fundamental (1)
- Planejamento de História Ensino Medio de acordo com CBC e descritores (1)
- Planejamento de Inglês (1)
- Planejamento de sociologia de acordo com cbc (1)
- Plano de aula BNCC - Atividades para o dia da mulher - Interdisciplinar - Português (1)
- Plano de aula interdisciplinar língua portuguesa (1)
- Plano de aula sobre o LAGO DE FURNAS (1)
- Plano de Aula Sociologia (1)
- PLANO DE ENSINO 1º ano EM Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 6º ano Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 7º ano Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 8º ano Geografia (1)
- PLANO DE ENSINO 9º ano Geografia (1)
- Plano de Ensino- Biologia (1)
- Plano de intervenção Pedagógica Geografia 8 ano (1)
- Políticas públicas e direitos humanos (1)
- políticos e sociais) na república brasileira: demandas sociais e legislação (1)
- população e etnias (1)
- Populações tradicionais (1)
- Porque gritamos (1)
- Português (5)
- Primeira Guerra (1)
- Primeira Guerra Mundial (1)
- Primeira república (1)
- Primeiro e Segundo Reinado no Brasil (1)
- Problemas Ambientais no campo (1)
- Proclamação da República no Brasil (1)
- Proclamação da república no Brasil - (1)
- Proclamação da república no Brasil - Por que o 15 de novembro é feriado? (1)
- Produção de texto: Paisagem Modificada (1)
- Produção e consumo (1)
- Projeto ...Amor não tem cor... (1)
- Projeto Consciência Negra (1)
- Projeto de vida (1)
- Prova - tópico 11..Regionalização e mercados (1)
- Prova de geografia (2)
- Prova de geografia - Agenda 21 (1)
- Prova de Geografia - Cultura e natureza (1)
- Prova de Geografia - Diversas maneiras de regionalizar o Brasil (1)
- Prova de Geografia - Novo Rural (1)
- Prova de Geografia - Redes (1)
- Prova de geografia - Sociodiversidade (1)
- Prova de Geografia 7 ano. Turismo (1)
- Prova de Geografia Situação fundiária. (1)
- Prova de Geografia Tópico 13. Revolução técnico-científica Tópico 14. Redes técnicas das telecomunicações Tópico 15. Fragmentação (1)
- Prova de Geografia Tópico 9. Sociodiversidade - Tópico 11. Regionalização e mercados - Tópico 12. Nova Ordem Mundial - Complementar: XIV. Globalização (1)
- Prova de Geografia TÓPICO7- TURISMO (1)
- Prova de geografia- Industria e meio ambiente (1)
- Prova de história - Contestações politico culturais na decada de 60 e industria cultural (1)
- Prova de História - Revolução Industrial< Inglesa e Americana (1)
- Prova de História - Revolução Russa (1)
- Prova de Historia - Tópico 8 O sistema colonial e a realidade politica metropolitana versus diversificação econômica e interesses locais (1)
- Prova de História : Chegada dos Portugueses. (1)
- Prova de historia 1 ano de acordo com o PET volume 3 - EM (1)
- Prova de História 2 guerra (1)
- Prova de Historia 8 PIP (1)
- Prova de Historia Antiga e Pre Historia (1)
- Prova de História Colonização do Brasil. Civilização maia (1)
- Prova de História com interpretação de texto E.M (1)
- Prova de Historia Conflitos na Primeira Republica (1)
- Prova de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria (1)
- Prova de Historia Redemocratização no Brasil e Cidadania no Mundo Atual (1)
- PROVA DE HISTÓRIA XVI. Guerra Fria e mundo bipolar XVII. A queda do Muro de Berlim XX. Contestações políticoculturais na década de 1960 XXI. Indústria cultural x identidades culturais (1)
- Prova de História2 (1)
- Prova de regionalização brasileira.. (1)
- Prova Introduçao a Geografia (1)
- Prova Introdução a História (1)
- Prova Tópico 6 Redes e circulação e tópico 14 Redes técnicas das telecomunicações (1)
- Quebra cabeça mapa do Brasil (1)
- Quebra cabeça mapa do Brasil e mapa dos continentes (1)
- Questões de geografia com descritores (1)
- Questões de geografia com descritores (1)
- Questões de geografia com os tópicos do CBC. Ensino Médio com descritores de LP (1)
- Questões de Geografia sobre paisagem EM (1)
- Questões Estrutura fundiária e outras (1)
- Questões Sustentabilidade (1)
- R (1)
- redes (1)
- redes de transporte e redes de solidariedade (1)
- redes de solidariedade (1)
- Reforma protestante (1)
- Regime (1)
- Regiões brasileiras para montar (1)
- Regiões Hidro conflitivas (1)
- regionalização (1)
- Regionalização e mercados (1)
- religiosos e ambientalistas: o choque entre o multiculturalismo e a intolerância (1)
- República do café com Leite (1)
- REPÚBLICA E MODERNIDADE CIDADANIA E DEMOCRACIA DE 1930 AOS DIAS ATUAIS (1)
- República velha (1)
- RESISTÊNCIA POLÍTICA E PRODUÇÃO CULTURAL NO BRASIL (1)
- Resumo... Principais ações dos presidentes da Ditadura Militar (1)
- revolução cubana (1)
- Revolução técnico Científica (1)
- Roteiro de Geografia Ensino Fundamenrtal.. Textos e orientações pedagógicas de acordo com o CBC (1)
- S) (1)
- Segregação (2)
- Segunda Guerra (1)
- Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria (1)
- Segunda Revolução Industrial (1)
- sindicatos e a consolidação da democracia brasileira: do peleguismo ao novo sindicalismo urbano (2)
- Sitio Arqueológico e Patrimônio e preservação (1)
- Sítio Arqueológico e Patrimônio e preservação (1)
- sobre o Dia Mundial da Água (1)
- sobre o Dia Mundial da Água - Direito à Água (1)
- sociodiversidade (2)
- Sociologia (10)
- sociologia e ensino religioso bncc campanha da fraternidade (1)
- Sociologia. (1)
- subdesenvolvidos e emergentes (1)
- Temas e Descritores Geografia e História (1)
- Texto de interpretação: Tópico Ordem ambiental internacional (1)
- Texto Populações tradicionais (1)
- tirinhas e imagens sobre folclore (1)
- TOP 5 SEGREGAÇÃO ESPACIAL (1)
- Tópico 1 Geografia: Paisagem do Cotidiano - (1)
- Tópico 1 primeiro ano- atividade Ensino Médio (1)
- Topico 1 Território e territorialidade (1)
- TÓPICO 10 . O BRASIL NO QUADRO DO CAPITALISMO OCIDENTAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX –OP 10 (1)
- Tópico 10: O brasil no quadro do capitalismo Ocidental (1)
- Tópico 11 história EF. Revoluções Liberais (1)
- Topico 12 Estrutura Constitucional (1)
- Tópico 14 Redes técnicas das telecomunicações (1)
- TÓPICO 17 INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE (1)
- TÓPICO 17 INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE INDÚSTRIAS VERDES : (1)
- TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE 2 (1)
- TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE 3 (1)
- TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE4 (1)
- TÓPICO 18. CIDADES SUSTENTÁVEIS (1)
- TÓPICO 18. CIDADES SUSTENTÁVEIS 2 (1)
- Tópico 21 Partidos Políticos (1)
- TÓPICO 21. REPRESSÃO (1)
- TÓPICO 35- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (2)
- Tópico 5 - Os povos indígenas: Diversidade e migração (1)
- Tópico 6: Redes e circulação (1)
- Tópico 7 turismo (1)
- TÓPICO 7 TURISMO 2 (1)
- Tópico 7 Turismo: Aspectos positivos e negativos do turismo (1)
- Tópico 7- turismo (1)
- Tópico 7. Turismo Tópico 8. Cultura e natureza Tópico 9. Sociodiversidade Complementar: VIII. Paisagem cultural (1)
- Tópico 8 Cultura e natureza (1)
- TÓPICO 8. CULTURA E NATUREZA (1)
- TÓPICO 9 – SOCIODIVERSIDADE - Complementar:VII. Sistemas técnicos (1)
- TÓPICO XVI. GUERRA FRIA E MUNDO BIPOLAR - • SITUAR A REVOLUÇÃO CHINESA NO MUNDO BIPOLAR (1)
- TÓPICO--34. FRONTEIRAS (1)
- TÓPICO--34. FRONTEIRAS 2 (1)
- TÓPICOS 1. O Novo Mundo nos relatos de viagem dos navegantes (1)
- TÓPICOS--31. TERCEIRO SETOR - OP—30-- TERCEIRO SETOR. R.A—3CONTEÚDO COMPLEMENTAR DE GEOGRAFIA 3º ANO ENSINO MÉDIO. 3º BIM EIXO TEMÁTICO VII Os Cenários da Globalização e Fragmentação (1)
- Trabalho de História sobre Periodização (1)
- TRABALHO DE HISTÓRIA- INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO (1)
- Trabalho interdisciplinar com ensino religioso PIP (1)
- Trabalho: Espaço Urbano (1)
- TUPIS-GUARANIS (1)
- TURISMO (2)
- Urbanização e densidade demográfica (1)
- Vegetação e Clima (1)
- vegetaçao e população brasileira (1)
- VII. Comp.VII Visões de Cortez (1)
- visão de cortez (1)
- XXIII. A cidadania no mundo atual XXIV. O movimento ambientalista XXV. O movimento negro no Brasil (1)