Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Avaliação de História 2º ano EM

Avaliação De Estudos Autônomos
- Disciplina:                                                                        Série ou ano-         
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:__Cláudia Rodrigues_______________________________________________
(...) E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem; porém, o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar; e que ali não houvesse mais que ter aqui esta pousada para esta navegação de Calicut, bastaria quanto mais disposição para nela se cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé. (Caminha, Pero Vaz. Carta ao Rei Dom Manuel. [13: 19-30]. Belo Horizonte: Crisálida, 2002, p. 69)

1-O autor do fragmento acima  indica na carta a Dom Manuel três usos potenciais que a terra pode ter. Identifique-os:
(I) Tudo que se plantasse nasceria pois a terra é propícia à produção
(II) poderia ser usada para repouso e abastecimento das naus que demandavam as especiarias das Índias .
(III) Conversão ao catolicismo das gentes da terra,Portugal poderia usar a colonização para cristianizar os índios.
(IV)Poderia usar a terra para domesticar os inúmeros animais existentes.
De acordo com o texto são verdadeiras :
(a)apenas I.e II                 (b)apenas I. II e III   (c)apenas II e III  (d) I, II,III e IV
Usina PAGRISA 
Acontece em julho outro caso de  trabalho escravo no Brasil, ficais do Ministério do Trabalho libertaram 1108 trabalhadores que faziam a colheita da cana para a usina Pagrisa, que produz etanol no município de Ulianópolis (Pará).  Esta operação, a maior realizada até hoje, gerou forte reação contra o Grupo Móvel por parte de senadores ligados à bancada ruralista.  De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE, a visita dos senadores, que atacaram a fiscalização, instalou um clima de insegurança que colocou em risco a continuidade das operações.  O Ministério Público ajuizou ação penal por trabalho escravo contra Murilo Vilella Zancaner, Fernão Villela Zancaner e Marcos Villela Zancaner, proprietários da Pagrisa.  Eles são acusados de frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho (artigo 203 do Código Penal), expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente (artigo 132) e reduzir alguém a condição análoga à de escravo (artigo 149).  De acordo com a assessoria do MPF, a gravidade dos crimes cometidos pelos irmãos Zancaner justifica a aplicação da pena máxima de 15 anos de prisão.  
2-O texto acima fez intensificar as lutas sociais (por melhores condições agrárias)de qual grupo?
(a)MST                                            (b)ambientalistas                               (c )Movimento dos sem Teto

Texto-1Péssimas condições de trabalho/- salários baixos e castigos físicos/- trabalho infantil e feminino- carga horária elevada e ausência de direitos/- barulho e poluição .
Texto-2- nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novosmateriais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção desemicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
3-Os textos acima referem se respectivamente :
(a)A primeira Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial                                                            (b)A segunda Revolução Industrial    e   Terceira Revolução Industrial                 
 (c)A Primeira Revolução Industrial e Segunda Revolução Industrial                  

A Revolução Industrial proporcionou:
 a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial;
 a mecanização da indústria e da agricultura;
 o desenvolvimento do sistema fabril;
 o desenvolvimento dos transportes e comunicações;
 a expansão do capitalismo. 
4--Diante do que foi propiciado pela Revolução Industrial podemos inferir que ela influenciou também:
(a)A pobreza  generalizada                                 (b)A urbanização                  (c )A ruralização
 
O êxodo rural na época da ditadura
Já na década de sessenta, logo após ao golpe militar de 1964, houve novamente um grande movimento de massa populacional devido à propaganda institucional, que propalava o crescimento do Brasil, e a erradicação da pobreza. A partir dos grandes centros, com urbanização acelerada e a construção civil, oferecendo oportunidades de emprego cada vez maiores à mão de obra não especializada e analfabeta, os migrantes tiveram melhoras salariais e de condições de vida. Em função desta melhora, começaram a mandar dinheiro para as regiões de onde vieram, chamando a atenção dos parentes, amigos e vizinhos, que se encontravam ainda vivendo em condições precárias nas áreas rurais. Isto ocasionou uma aceleração do êxodo rural, causando ainda mais inchaço nos grandes centros, aumentando ainda mais os problemas ocasionados pela miséria na periferia das grandes cidades.
5-Sobre o êxodo rural no Brasil podemos inferir que:
(a) intensificou o processo de favelização das grandes  metrópoles.
(b) Melhorou a qualidade de vida nas grandes cidades.
(c )As pessoas saíram de suas terras em busca de melhores condições de vida e encontraram  nas cidades.
 Reclamações contra as máquinas inventadas após a revolução para poupar a mão-de-obra já eram normais. Mas foi em 1811 que o estopim estourou e surgiu-----------------------------, uma forma mais radical de protesto. O nome deriva de Ned Ludd, um dos líderes do movimento. Os adebtos do movimento  chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo eles, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, duras horas de jornada de trabalho. Os manifestantes sofreram uma violenta repressão, foram condenados à prisão, à deportação e até à forca. Eles ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".Anos depois os operários ingleses mais experientes adotaram métodos mais eficientes de luta, como a greve e o movimento sindical.
6-O que completa corretamente a lacuna é:
(a)Movimento operário. (b) o movimento ludista (c )Movimento dos desempregados.

Os empregados das fábricas formaram associações denominadas trade unions, que tiveram uma evolução lenta em suas reivindicações. Na segunda metade do século XIX, as trade unions evoluíram para os sindicatos, forma de organização dos trabalhadores com um considerável nível de ideologização e organização, pois o século XIX foi um período muito fértil na produção de idéias antiliberais que serviram à luta da classe operária, seja para obtenção de conquistas na relação com o capitalismo, seja na organização do movimento revolucionário cuja meta era construir o socialismo objetivando o comunismo.
7-O mais eficiente e principal instrumento de luta das trade unions era :
(a) a luta armada      (b) a greve.        (c ) A rebelião ,sequestro e assassinato dos patrões.


As melhores especulações das fontes mais autorizadas nacionais e internacionais concordam que haverá uma redução da economia global dos 5% registrados em 2007 para algo em torno de 2,2% em 2009, número do Fundo Monetário Internacional - FMI. As razões estão no crédito mais curto, nas reduções das demandas nacional e internacional e na queda dos preços de commodities.
Os reflexos sobre o PIB brasileiro são inevitáveis, como mostram suas relações com as crises dos últimos 20 anos, segundo dados do IBGE.Além desse inevitável reflexo, as múltiplas análises do cenário 2009 concordam que tanto países como setores da economia sofrerão impactos diferentes. O G8, grupo dos países mais ricos, será mais afetado, enquanto predomina a idéia de que o grupo dos BRICs, Brasil, Rússia, Índia e China, sofrerá impactos menores e crescerá em 2009 acima da média global. Um número corrente nessas análises mostra crescimento em torno dos 3% para esses países.
8-Sobre o texto acima podemos marcar como verdadeiras:
(I) O G8-grupo dos países mais ricos do mundo terão crescimento menor que os países emergentes(BRIC),em 2009.
(II) Os países emergentes(BRIC)terão em 2009 um crescimento no PIB superior ao crescimento do G8.
(III ) O FMI aumentou o crédito para empréstimos internacionais facilitando o crescimento de países pobres.
(a)Estão certas I e II   (b) Estão certas I .II e III  (c )todas estão erradas.
A decisão de se manter e até aumentar os investimentos na infra-estrutura previstos no Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, incluindo aí os projetos do petróleo no pré-sal, deve ajudar o País a superar as dificuldades . E o crescimento de 3%, previsto por organismos internacionais, que em outras circunstâncias poderia ser considerado medíocre, aparece como excelente desempenho dentro da conjuntura global.
9-Podemos inferir ,depois de ler o texto acima , que:
(a) O crescimento de 3% para o Brasil é considerado excelente ,visto que o crescimento econômico na mundo está desacelerado.
(b) Mesmo em tempos de crise 3% é um crescimento medíocre para o Brasil,um país com tantas potencialidades.
(c )O Pré –sal é irrelevante na economia brasileira.

O muro de Bush e a nova “invasão bárbara” na Europa
10- O enunciado acima faz referência:
(a) A política antiimigrante estabelecida por EUA e Europa.
(b) A política de incentivo  á migração para EUA  e Europa.
(c )A política de integração entre os povos da Europa e dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário