sábado, 23 de janeiro de 2010

Avaliação de História 3º ano

Avaliação de História.
Escola Estadual Casimiro Silva.
Professora- Cláudia Rodrigues Costa dos Santos.
E.M
Aluno-
Foi numa segunda-feira, 15 de setembro de 2008, que ocorreu a morte simbólica de Wall Street, um dos mais importantes centros financeiros do mundo. A economia mundial se viu então diante um iminente colapso, sem precedentes desde o crack da bolsa de Nova York . Encolhidas pela crise econômica mundial, as "Três Grandes de Detroit" - GM, Ford e Chrysler -, antes sinônimos da indústria norte-americana no século 20, hoje mais parecem dinossauros diante da revolução dos carros "verdes" asiáticos, mais baratos e menos poluentes.

1-O texto acima refere-se :
(a) A crise econômica atual dos EUA.
(b) A crise econômica dos EUA de 1929
(c ) A crise econômica mundial atual,que teve início na Europa mas afetou principalmente os EUA.


Países emergentes, como China e Brasil, têm hoje um mercado promissor para investimentos estrangeiros. No mundo pós-crise, eles assumem uma posição de destaque no cenário da geopolítica mundial.Juntos, os países membros do G-20 representam 90% do PIB (Produto Interno Bruto) e 80% do comércio globais, bem como dois terços da população mundial.
2-As palavras em negrito podem ,no contexto acima serem substituídas respectivamente por:
(a)Ricos e em desenvolvimento/grupo dos países mais ricos do mundo.
(b)Pobres e em desenvolvimento/grupo dos países emergentes do mundo.
(c)Ricos e desenvolvidos/grupo dos países mais desenvolvidos do mundo.
Ela é vista como um dos mais importantes marcos do fim da ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Ela só foi aprovada devido à pressão popular e o clima de abertura e redemocratização do país. Depois de sancionada pelo governo, a lei permitiu que políticos, artistas e intelectuais exilados ou banidos voltassem ao país. Mas presos políticos acusados de atos terroristas, assaltos a banco e sequestros não foram soltos de imediato, pois a lei vetava a absolvição para tais crimes.
3- Diante dos conhecimentos passados pelo texto,podemos inferir que trata da
(a) Anistia       (b)Anarquia               (c)Lei Áurea                 


O Festival de Woodstock comemorou neste mês de agosto 40 anos. Durante três dias – de 15 a 18 de agosto de 1969 – quase meio milhão de jovens assistiram a shows dos principais artistas da época numa pequena propriedade rural no estado de Nova York. O clima pacífico de comemoração e a liberdade marcaram o ápice do movimento de contracultura dos anos de 1960.
4-Entre as principais características que marcaram o movimento hippie da época, estavam:Exceto:
(a) Os protestos pacíficos contra a Guerra do Vietnã                           (b) A revolução sexual                                           (c ) O uso de drogas psicodélicas         (d)Preocupação com doenças sexualmente transmissíveis.

Um acordo entre Colômbia e Estados Unidos – para ampliar as bases militares norte-americanas em território colombiano – gerou tensão na Venezuela e no Equador. A Colômbia alega que o plano é necessário para -------------------------------e lutar contra o grupo guerrilheiro comunista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

5-A alternativa que completa corretamente o espaço é:
(a)Melhorar a qualidade de vida da população         (b)combater o narcotráfico   

(c )Combater a entrada de imigrantes ilegais nos dois países.


Para se reeleger, Zelaya queria mudar a Constituição com um referendo popular.
Constituição de não permite a reeleição.
Congresso, Suprema Corte e Ministério Público se opuseram. Zelaya insistiu.
Diante do impasse, o Exército interveio, depondo Zelaya.

6-A sequência acima antecedeu que acontecimento histórico atual?
(a)golpe Militar em Honduras.        (b)Invasão do Afeganistão              (c) Ocupação do Kuait


Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade
José Renato Salatiel*
7-A frase acima foi usada para ilustra que acontecimento histórico?
(a)Uso da bomba atômica          (b)Ida do homem á lua   ( c) Invenção  do chip de computador

Trinta e quatro anos depois, novos fatos sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975) relevam detalhes sobre um dos períodos mais obscuros da história contemporânea do Brasil, além de contribuírem para pressionar autoridades pela abertura de arquivos até hoje mantidos em segredo.
8-A guerrilha foi o maior movimento armado contra a:
(a) ditadura militar  no Brasil    (b) segunda guerra Mundial      (c) Guerra Fria.
Há 20 anos, o exército da República Popular da China tomou a praça da Paz Celestial (Tiananmen) e sufocou o maior protesto pró-democracia do século 20 ocorrido no país, que tinha à frente estudantes universitários.Naquele dia 4 de junho de 1989 correu o mundo a imagem de um homem que, sozinho, tentava impedir o avanço de uma fileira de tanques de guerra. A identidade do homem nunca foi confirmada, nem seu paradeiro descoberto.
9-O protesto acima ficou conhecido mundialmente como:
(a)Massacre da paz celestial                (b)Massacre de Carajás              (c) Revolução Chinesa
Os recentes testes com lançamentos de mísseis nucleares fazem parte de uma perigosa estratégia que, no cenário pós-Guerra fria, transformou o uso de arsenais nucleares em instrumentos de chantagem internacional.
10-Que país tem realizado testes nucleares atualmente como desafio aos EUA?
(a)França                         (b)Rússia                       (c )Coréia do Norte
A Petrobrás iniciou no último dia 1º de maio, Dia do Trabalho, a exploração de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos, que abriga as maiores jazidas na camada pré-sal. O empreendimento vai colocar o Brasil entre os dez maiores produtores mundiais e o tornará uma das grandes potências energéticas, comparável ao Oriente Médio.
11-A dificuldade enfrentada pela Petrobras para extração do petróleo é...
(a)as jazidas estão muito profundas                    (b)Não tem apoio do governo.
(c )Não tem mão de obra qualificada para o trabalho.
A luta contra o terrorismo internacional ganhou um endereço fixo:------------------, nação pobre, devastada por 30 anos de ocupação estrangeira e que se tornou refúgio de Osama Bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo.O país também foi eleito o cenário da "guerra de Obama", desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, redirecionou esforços militares para a região, do mesmo modo que George W. Bush, seu antecessor na Casa Branca, fez com o Iraque.
12-O texto faz referência ...
(a)ao Afeganistão               (b)ao Kuait               (c ) ao Paquistão
A proposta do MST é pressionar o governo para fazer  ------------------------no país, por meio de ocupações de terras consideradas improdutivas. A questão agrária é antiga e fonte de conflitos violentos no campo.
13-Completa corretamente a lacuna a alternativa...
(a)uma justa distribuição de rendas.                               (b)a reforma agrária                                                                   (c )Um programa de emprego rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog