quarta-feira, 6 de junho de 2012

TOP 5 SEGREGAÇÃO ESPACIAL











GALERAS – movimentos culturais que têm a dança , a música, o esporte,  ou as artes gráficas como campo de manifestação, mais marcante.
Gangues – grupos que se expressam de forma mais restrita, através de práticas coletivas de violência.

FUNK – inicia com turma de jovens que encenam dramaturgias diversas nos vários agitos da cidade. A partir de 1980 eles se tornam mais visíveis  e os bailes funk ganham destaque nos clubes de periferia  da cidade. Os bailes funk  motivaram a formação de turma de jovens , autodenominados galeras, que dentro dos agitos dos bailes faziam transbordar a violência , represada e fragmentada nos vários espaços da cidade. Os músicos negros norte-americanos costumavam encorajar outros a “apimentar” mais as músicas (colocar palavrões nas músicas), dizendo:algo como “coloque mais ‘funk’ nisso!”.  Devido à conotação sexual original, a palavra funk era considerada indecente, indelicada e inapropriada para uso em conversas educadas.



 SKINHEADS – Conhecidos como neonazistas. Possuem um comportamento marcial, uma música agressiva e um consumo excessivo de álcool são as manifestações mais características de seu comportamento". As músicas de uma centena de grupos, cujas letras são impregnadas de ódio, desempenham um papel ativo na difusão de suas idéias, beneficiando com freqüência cada vez maior dos recursos oferecidos pela Internet. Em inglês significa Cabeça raspada. É uma subcultura originária dos jovens da classe operária no Reino Unido no final dos anos 60. Agressão nazista: os imigrantes, os homossexuais (gays e lésbicas), negros.

MOVIMENTO HIP HOP - surge nos EUA na década de 70 sob a influência da cultura negra  e caribenha. Quer dizer saltar( hip) mexendo os quadris (hop). Este movimento inspira o surgimento de grupos no Brasil, especialmente nas grandes metrópoles, cujo eixo central é a manifestação cultural e apenas torna-se movimento quando unifica  três matrizes  de manifestação cultural: a dança, a música e o grafite.

A subcultura gótica (chamada de Dark) teve no Reino Unido, derivado do  punk. A música se volta para temas que glamorizam a decadência,  o hedonismo(prazer em primeiro lugar sem se preocupar com as conseqüências) e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, Gótico é aplicado como sinônimo de medieval, sombrio, macabro e sobrenatural.

SERTANEJO- Primeiro gênero de massa produzido e consumido no Brasil. Surgiu cantando temáticas do cotidiano.  O termo caipira é nome de origem tupi que designa, desde os tempos coloniais, o morador da roça, os mestiços de branco e índia, que no século XVIII eram recenseados como "bastardos". A chamada "cultura caipira" é fortemente caracterizada pelo catolicismo   
O PAGODE surgiu no Rio de Janeiro,  é uma variação do samba.  Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. Depois passou a ser associado a festas dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares  e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.
EMO - Influencia a moda de adolescentes caracterizada pela música, comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual: trajes pretos e listrados, (sapatos parecidos com All- Stars),cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos. Característica suicida, melancólica. Símbolo coraçãozinho

HIPPIES - Foi marcado pela célebre frase "Paz e Amor"  , a qual criticava o uso de armas nucleares. As questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual  e o uso da “erva” eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.Adotavam um modo de vida comunitário, chamada sociedade alternativa. Negavam a Guerra do Vietnã,o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais

O rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.No começo o novo estilo rock sofreu várias críticas negativas e algumas positivas,mas sempre atrapalhando seus trabalhos.Muitos diziam que o novo rock,incentivava o satanismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário