Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ATIVIDADES SOBRE URBANIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA

URBANIZAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA
As áreas de maior concentração demográfica localizam-se no Hemisfério Norte da Zona Temperada, na Eurásia (3/4 da população mundial), sendo os países mais populosos do Mundo: a China, Índia e EUA. Os países mais povoados do mundo são: Bangladesh, Holanda, Bélgica, Formosa, Porto Rico. Existem fatores condicionais para esta concentração que são: Clima favorável, presença de recursos naturais, riqueza em minérios para indústrias e riqueza em solos para agricultura. E apesar de existirem desde a Antigüidade, as cidades passam a ocupar o centro da economia e populacional somente a partir da Revolução Industrial. O processo de urbanização começa interligado à industria. A cidade atrai a população do campo devido a presença da indústria e a necessidade de mão de obra e mercado consumidor. A urbanização pode ser considerada a marca registrada do século XX. E, em decorrência dela, surgem vários problemas como, por exemplo, os ambientais. Como o ritmo de expansão da cidade é mais acelerado do que a ampliação da sua infra-estrutura, esses problemas tendem a agravar-se com o tempo, principalmente nas regiões mais pobres porque se somam a miséria, a falta de saneamento básico e a ocupação desordenada dos espaços urbanos. A perda da cobertura vegetal, provocada pela ocupação humana e industrial e pela instalação de vias de circulação, diminui a infiltração da água no solo, aumenta a impermeabilização do solo, acentua as chamadas "ilhas de calor afeta a fauna, reduz a umidade atmosférica, aumenta a erosão, acaba com os mananciais. Com isso, a cidade passa a conviver com o assoreamento de canais, rios e represas, a falta d’água, os deslizamentos de morros e as inundações constantes. A poluição do ar, causada pelas indústrias e, principalmente, pela fumaça lançada pêlos veículos, provoca doenças e intensifica o efeito estufa. O lixo doméstico e os resíduos industriais são outro problema: o lixo, além de poluição é fonte de doenças, e desperdício de matérias-primas. O lixo orgânico tem três destinos: incinerado, o que polui o ar; transformado em adubo nas usinas de compostagem; depositado em aterros sanitários, o que produz um líquido altamente tóxico, conhecido como "chorume", e o gás metano, boa fonte energética. O lixo não-orgânico pode ser reciclado por meio de coleta seletiva, e a reciclagem é uma fonte de renda, diminui o desperdício de matérias-primas e reduz a poluição. Para assegurar a melhoria da qualidade de vida em uma cidade e de sua população é necessário um desafio que não só adote uma prática político-administrativa que contemple os aspectos diretamente ligados ao meio ambiente, como efeito estufa, poluição do ar, deslizamento de morros, desmatamento, destino do lixo, falta d’água, contaminação de água e outras no mesmo sentido, mas também que se invista muito em infra-estrutura e em estratégias de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - De acordo com o texto responda:
1- Onde se localizam as áreas de maior concentração demográfica do mundo?
2- Qual é a diferença entre populoso e povoado?
3- Quais são os países mais populosos do mundo?
4- Quais são os países mais povoados do mundo?
5- O que facilita a concentração populacional?
6- Quando as cidades passaram a ser centro econômico e populacional?
7- Porque a população deixou o campo em direção as cidades?
8- Quais são os problemas causados pela urbanização?
9- Quais são os problemas causados pela perda da cobertura vegetal, provocada pela ocupação humana e industrial e pela instalação de vias de circulação?
10- O que causa a poluição do ar?
11- Quais são os problemas causados ela poluição do ar?
12- Quais são os destinos dados ao lixo?
13- O que é necessário para assegurar a melhoria na qualidade de vida?

Distribuição da População Rural e Urbana. Brasil  1940 / 1991
Ano
Urbana %
Rural %
1940
31,23
68,77
1950
36,16
63,84
1960
44,67
55,33
1970
55,92
44,08
1980
67,60
32,40
1991
75,47
24,53
Fonte: IBGE / 1991
14- De acordo com a tabela ao lado quando a população urbana ultrapassou a rural?

15- Assinale a alternativa que explica a tabela ao lado:
a) Devido à grande industrialização nas cidades, o período de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da população urbana.
b) O intenso processo de modernização do campo explica o acentuado esvaziamento da população rural entre 1950 e 1960.
c) A forte industrialização registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da população urbana e rural entres 1950 e 1960.
d) Após 1950, o processo de industrialização gerou forte migração da população do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuição no final dos anos 80.

16-  Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto
afirmar que:
a) o setor terciário apresenta-se em expansão principalmente nos países em desenvolvimento e desenvolvidos.
b) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
c) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
d) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores terciário e secundário reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.
17- A população do Brasil é:
a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o negro e etariamente o velho;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível educacional e com predominância étnica do negro;
c) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
d) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com  predominância étnica de brancos e negros.
  
Taxas de Crescimento da População Brasileira
Ano
%
1950/1960
3,17
1960/1970
2,76
1970/1980
2,48
1980/1991
1,89
1995
1,32
Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela ao lado (diminuição do crescimento da população) , como resultado da:

a) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar;
b) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil;
c) queda do índice de fertilidade das mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de mortalidade  infantil.
c) diminuição da entrada de imigrantes associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.

5 comentários:

  1. Nem sei como agradecer ... acabei usando suas atividades para minhas turmas de ensino fundamental ... Prof Regis .Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. Fique á vontade professor... O objetivo é mesmo compartilhar...abraço...

    ResponderExcluir
  3. SABE DE NADA INOCENTE!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!!! você enriquece o meu conhecimento. Muitas graças em sua vida .

    ResponderExcluir