sábado, 23 de janeiro de 2010

Avaliação de História 3º ano

Avaliação de História.
Escola Estadual Casimiro Silva.
Professora- Cláudia Rodrigues Costa dos Santos.
E.M
Aluno-
Foi numa segunda-feira, 15 de setembro de 2008, que ocorreu a morte simbólica de Wall Street, um dos mais importantes centros financeiros do mundo. A economia mundial se viu então diante um iminente colapso, sem precedentes desde o crack da bolsa de Nova York . Encolhidas pela crise econômica mundial, as "Três Grandes de Detroit" - GM, Ford e Chrysler -, antes sinônimos da indústria norte-americana no século 20, hoje mais parecem dinossauros diante da revolução dos carros "verdes" asiáticos, mais baratos e menos poluentes.

1-O texto acima refere-se :
(a) A crise econômica atual dos EUA.
(b) A crise econômica dos EUA de 1929
(c ) A crise econômica mundial atual,que teve início na Europa mas afetou principalmente os EUA.


Países emergentes, como China e Brasil, têm hoje um mercado promissor para investimentos estrangeiros. No mundo pós-crise, eles assumem uma posição de destaque no cenário da geopolítica mundial.Juntos, os países membros do G-20 representam 90% do PIB (Produto Interno Bruto) e 80% do comércio globais, bem como dois terços da população mundial.
2-As palavras em negrito podem ,no contexto acima serem substituídas respectivamente por:
(a)Ricos e em desenvolvimento/grupo dos países mais ricos do mundo.
(b)Pobres e em desenvolvimento/grupo dos países emergentes do mundo.
(c)Ricos e desenvolvidos/grupo dos países mais desenvolvidos do mundo.
Ela é vista como um dos mais importantes marcos do fim da ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Ela só foi aprovada devido à pressão popular e o clima de abertura e redemocratização do país. Depois de sancionada pelo governo, a lei permitiu que políticos, artistas e intelectuais exilados ou banidos voltassem ao país. Mas presos políticos acusados de atos terroristas, assaltos a banco e sequestros não foram soltos de imediato, pois a lei vetava a absolvição para tais crimes.
3- Diante dos conhecimentos passados pelo texto,podemos inferir que trata da
(a) Anistia       (b)Anarquia               (c)Lei Áurea                 


O Festival de Woodstock comemorou neste mês de agosto 40 anos. Durante três dias – de 15 a 18 de agosto de 1969 – quase meio milhão de jovens assistiram a shows dos principais artistas da época numa pequena propriedade rural no estado de Nova York. O clima pacífico de comemoração e a liberdade marcaram o ápice do movimento de contracultura dos anos de 1960.
4-Entre as principais características que marcaram o movimento hippie da época, estavam:Exceto:
(a) Os protestos pacíficos contra a Guerra do Vietnã                           (b) A revolução sexual                                           (c ) O uso de drogas psicodélicas         (d)Preocupação com doenças sexualmente transmissíveis.

Um acordo entre Colômbia e Estados Unidos – para ampliar as bases militares norte-americanas em território colombiano – gerou tensão na Venezuela e no Equador. A Colômbia alega que o plano é necessário para -------------------------------e lutar contra o grupo guerrilheiro comunista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

5-A alternativa que completa corretamente o espaço é:
(a)Melhorar a qualidade de vida da população         (b)combater o narcotráfico   

(c )Combater a entrada de imigrantes ilegais nos dois países.


Para se reeleger, Zelaya queria mudar a Constituição com um referendo popular.
Constituição de não permite a reeleição.
Congresso, Suprema Corte e Ministério Público se opuseram. Zelaya insistiu.
Diante do impasse, o Exército interveio, depondo Zelaya.

6-A sequência acima antecedeu que acontecimento histórico atual?
(a)golpe Militar em Honduras.        (b)Invasão do Afeganistão              (c) Ocupação do Kuait


Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade
José Renato Salatiel*
7-A frase acima foi usada para ilustra que acontecimento histórico?
(a)Uso da bomba atômica          (b)Ida do homem á lua   ( c) Invenção  do chip de computador

Trinta e quatro anos depois, novos fatos sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975) relevam detalhes sobre um dos períodos mais obscuros da história contemporânea do Brasil, além de contribuírem para pressionar autoridades pela abertura de arquivos até hoje mantidos em segredo.
8-A guerrilha foi o maior movimento armado contra a:
(a) ditadura militar  no Brasil    (b) segunda guerra Mundial      (c) Guerra Fria.
Há 20 anos, o exército da República Popular da China tomou a praça da Paz Celestial (Tiananmen) e sufocou o maior protesto pró-democracia do século 20 ocorrido no país, que tinha à frente estudantes universitários.Naquele dia 4 de junho de 1989 correu o mundo a imagem de um homem que, sozinho, tentava impedir o avanço de uma fileira de tanques de guerra. A identidade do homem nunca foi confirmada, nem seu paradeiro descoberto.
9-O protesto acima ficou conhecido mundialmente como:
(a)Massacre da paz celestial                (b)Massacre de Carajás              (c) Revolução Chinesa
Os recentes testes com lançamentos de mísseis nucleares fazem parte de uma perigosa estratégia que, no cenário pós-Guerra fria, transformou o uso de arsenais nucleares em instrumentos de chantagem internacional.
10-Que país tem realizado testes nucleares atualmente como desafio aos EUA?
(a)França                         (b)Rússia                       (c )Coréia do Norte
A Petrobrás iniciou no último dia 1º de maio, Dia do Trabalho, a exploração de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos, que abriga as maiores jazidas na camada pré-sal. O empreendimento vai colocar o Brasil entre os dez maiores produtores mundiais e o tornará uma das grandes potências energéticas, comparável ao Oriente Médio.
11-A dificuldade enfrentada pela Petrobras para extração do petróleo é...
(a)as jazidas estão muito profundas                    (b)Não tem apoio do governo.
(c )Não tem mão de obra qualificada para o trabalho.
A luta contra o terrorismo internacional ganhou um endereço fixo:------------------, nação pobre, devastada por 30 anos de ocupação estrangeira e que se tornou refúgio de Osama Bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo.O país também foi eleito o cenário da "guerra de Obama", desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, redirecionou esforços militares para a região, do mesmo modo que George W. Bush, seu antecessor na Casa Branca, fez com o Iraque.
12-O texto faz referência ...
(a)ao Afeganistão               (b)ao Kuait               (c ) ao Paquistão
A proposta do MST é pressionar o governo para fazer  ------------------------no país, por meio de ocupações de terras consideradas improdutivas. A questão agrária é antiga e fonte de conflitos violentos no campo.
13-Completa corretamente a lacuna a alternativa...
(a)uma justa distribuição de rendas.                               (b)a reforma agrária                                                                   (c )Um programa de emprego rural.

Avaliação de História 1º ano EM

Avaliação De Estudos Autônomos
- Disciplina:                                                                        Série ou ano-         
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:_________________________________________________


Pereira Passos, o prefeito demolidor[1].
O engenheiro Francisco Pereira Passos se tornou prefeito do R J em 1903, nomeado pelo Presidente Rodrigues Alves. A cidade era chama de pocilga e pútrida, por conta do crescimento desordenado da população, das constantes epidemias de febre amarela e a falta de higiene que cercava tanto os numerosos cortiços como as tortuosas ruas centrais da cidade. O governo classificou como prioridades o melhoramento do porto, a implantação de campanhas higienistas lideradas por Osvaldo Cruz e a reurbanização do centro do Rio.Pereira Passos ,então ordenou uma campanha de demolição sem precedentes, que, em nove meses, botou abaixo 614 prédios, de cortiços habitados pelas camadas mais pobres da sociedade a igrejas de valor arquitetônico inestimável. (...) Apesar de muitas dessas medidas serem necessárias ao saneamento da cidade, o autoritarismo do prefeito provocou um grande descontentamento popular.
1-As ações autoritárias do governo republicano para resolver os problemas de saúde pública e de consolidação do processo civilizatório já empreendidos desde os tempos do Império e as  campanhas higienistas lideradas por Osvaldo Cruz deram início também no Rio de Janeiro a:
(a)Revolta da Vacina                                              (b)Revolução do Porto                                                           (c )Revolta da Marinha                                           (d)Revolta dos farrapos.
 (...)Quando a influência do movimento de Antônio Conselheiro atingia seu auge, o Brasil havia proclamado a República. Conselheiro, tradicionalista como era, recusou-se a aceitar o novo regime, alegando ser a República um instrumento do anti-Cristo, uma ordem estabelecida por Satanás, que teve a audácia de separar a Igreja do Estado, além de instituir o casamento civil, usurpando da Igreja o poder oficial e exclusivo de celebrar matrimônios. No dia 05 de outubro de 1897, após um ano de incensáveis lutas e uma feroz, o arraial chamado Belmonte, fundado por Antônio Conselheiro, no Nordeste da Bahia, foi arrasado.                                                                                                                                                               
2-Em oposição ao caráter laico e cientificista da República, vários movimentos ocorreram nesse período, de norte a sul do país. Citamos como exemplo a guerra dos Canudos e o Contestado.Esses movimentos foram chamados de:                                                                                                                                                                                 (a) Movimentos messiânicos                                            (b) Movimentos dos trabalhadores                                                             (c ) Movimentos satânicos                                                (d) Movimentos do libertadores.
Marinheiros e a Revolta da Chibata João Bonturi - Especial para a Folha de S.Paulo
Em 22/11/1910, o R.J amanheceu sob a ameaça dos encouraçados São Paulo e Minas Gerais, pertencentes à Marinha brasileira.Os marinheiros revoltaram-se, assassinaram o comandante e prenderam os oficiais. Para surpresa geral, eles não pretendiam derrubar o governo. "Não queremos a volta da chibata. Isso pedimos ao presidente da República e ao ministro da Marinha. Queremos a resposta já e já. Caso não a tenhamos, bombardearemos as cidades e os navios que não se revoltarem."A situação chegou a esse ponto porque os marinheiros eram quase todos negros ou mulatos, comandados por uma oficialidade branca; o uso de castigos físicos era semelhante aos maus-tratos da escravidão, abolida em 1888. A Marinha atacou os revoltosos com dois navios menores. Além de revidar, os marinheiros bombardearam a ilha das Cobras, exigiram o aumento dos ordenados e a diminuição das horas de trabalho.O governo cedeu, mas, para não evidenciar a derrota, exigiu uma declaração de arrependimento dos revoltosos.
3-A principal exigência dessa revolta era:
(a)O fim dos maus tratos                        (b)O fim do governo autoritário                                                            ( c) O fim de ordenados baixos.               (d)O fim da ilha das Cobras.
(...) Os operários, sem conforto e mal-alimentados, trabalham em lugares onde o ar é irrespirável devido ao pó do algodão, para ganharem 350 réis por hora os solteiros e os casados $750 e no fim de semana terem de limpar os porões das máquinas. Que coisa horrível! Debaixo das máquinas tragando pó e vomitando lama, tendo por escárnio um litro de pinga dado pelo patrão! É raro o operário que não fica tuberculoso, sem meios de tratar-se porque o salário não dá para o sustento. In: POLY. A vida das fábricas. A Peble. 8 de abril de 1933.
4- O trecho acima retrata mais fielmente que período do história?
(a) Primeira Revolução Industrial            (b) Segunda Revolução Industrial
(c ) Terceira Revolução Industrial           (d) Todos os períodos da Revolução Industrial
Trabalhadores!Agora que os vossos companheiros abrem resolutamente o caminho das reivindicações, imitai o forte exemplo, procurai melhorar a vossa situação – menos horas de fadiga, mais descanso, isto é, menos necessidade de álcool para chicotear os nervos num trabalho brutal, mais alegria no lar, mais pão para a boca, mais instrução para vós, mais bem-estar e educação para os filhos! (...)Trabalhadores!A união dá a confiança mútua e a coragem: associai-vos e agi!Viva a solidariedade operária!São Paulo, 24 de maio de 1907.A Terra Livre. São Paulo, 25 de maio de 1907

5-O trecho acima refere-se a formação de:
(a)Sindicatos dos trabalhadores.                       (b)Movimentos dos trabalhadores rurais.                            (c )Guerras trabalhistas.                         (d) Revoltas de patrões que se unem ás causas trabalhistas.
Em apenas três anos após a crise de 1929, a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade. A falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. As mercadorias que não tinham compradores eram literalmente destruídas, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passavam fome. Em 1933 o país contava com 17 milhões de desempregados. Diante de tal realidade o governo presidido por H. Hoover, a quem os trabalhadores apelidaram de "presidente da fome",procurou auxiliar as grandes empresas capitalistas, representadas por industriais e banqueiros, nada fazendo contudo, para reduzir o grau de miséria das camadas populares.Nos primeiros anos da década de 30, a crise se refletia por todo mundo capitalista, contribuindo para o fortalecimento do nazifascismo europeu.Nos Estados Unidos em 1932 era eleito pelo Partido Democrático o presidente Franklin Roosevelt, um hábil e flexível político que anunciou um "novo curso”na administração do país, o chamado New Deal. Fonte: http://www.historianet.com. br/conteudo/default.aspx?
6-No contexto acima  o New Deal representou:
(a) Um plano de reestruturação  da economia dos EUA.                                                                                  (b) Um plano para acabar com a fome no EUA.                                                                                                 (c ) Um plano para restabelecer o emprego aos trabalhadores.                                                                 (d) Um plano para destruir as mercadorias excedentes.
Prevendo a corrida armamentista, Albert Einstein declarou em 1945:"O poder incontrolado do átomo mudou tudo, exceto nossa forma de pensar e, por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
7-A frase de Albert Einstein tem tom de pesar.Por que?
(a)Porque a bomba atômica  tinha muito poder e podia matar milhões de pessoas e ele não queria que ela fosse usada.
(b)Porque o homem não tinha deixado de querer a guerra mesmo depois da destruição provocada pela bomba atômica .
(c)Porque o homem queria usar a bomba atômica pela primeira vez,mesmo sabendo do poder de destruição da arma.
(d)  Porque ele achava que a quantidade de bomba atômica que existia já era suficiente para destruir muita coisa mas,mesmo assim os países queriam construir mais bombas. 
O neoliberalismo foi uma reação teórica e política veemente contra o Estado intervencionista e de bem-estar. Esse modelo econômico prioriza a estabilidade monetária, a contenção do orçamento, o abandono do pleno emprego e o estabelecimento de concessões fiscais para os detentores de capital. Com a adoção deste modelo, a inflação foi contida, porém as taxas de desemprego e o grau de desigualdade aumentaram .O neoliberalismo defende a idéia de que o mercado, e não o Estado, deve ser o único detentor de salários e capital. Defende a derrubada das barreiras comerciais e a livre circulação de bens, de trabalho e de capital. Visa a  privatizações em massa, a redução de impostos e tributos sobre o capital e o desmanche do chamado Estado de bem-estar social.” Balanço do neoliberalismo” de Perry Anderson.
8)  Sobre esse  modelo de  economia é verdade afirmar:
(I)  Os  empresários que são donos dos meios de produção e comandam a economia do país.
(II) O Estado é o  dono dos meios de produção e comanda a economia da país.
(III) A privatização é uma das características do neoliberalismo.
(IV) O neoliberalismo adota o estado interventor e de bem-estar social
(a)  Apenas I,II e III                                                        (b) Apenas I e III
(c ) Apenas II e IV                                                          (d) I,II,III,IV

Atividade 4--leia o texto abaixo:
Na Constituição do Império, em 1824, podiam votar apenas os que tivessem mais de 25 anos e ganhassem mais de 100 mil réis por ano; os analfabetos votavam, mas as mulheres não. Em 1846 a renda anual exigida subiu para 200 mil réis. A partir de 1882, os novos eleitores analfabetos não podiam ser votados. Com a proclamação da República, em 1889, a idade mínima do eleitor passou a ser de 21 anos, acabando-se a exigência de renda mínima, porém continuando proibido o voto feminino. Em 1891 todos os analfabetos perdem o direito de voto. Em 1932 foi instituído o voto feminino no Brasil e em 1934 a idade mínima baixou para 18 anos, ampliando-se consideravelmente o número de eleitores. A cidadania ativa dos analfabetos foi restituída por emenda constitucional em 1985, continuando proibida a eleição dos mesmos para o exercício de mandatos eletivos. Por fim, a Constituição de 1988 instituiu o voto facultativo para os menores entre 16 e 18 anos e para os maiores de 70 anos, consagrando o voto feminino e dos analfabetos.
9-Sobre a história das constituições no Brasil é verdade afirmar:
(I) Os analfabetos nunca puderam votar.
(II)Na constituição do império só votava que tinha a quantidade de dinheiro estabelecida.Os pobres ficavam de fora.
(III)A mulher só pode votar a partir de 1932.
(IV)Na constituição de hoje os menores de 18 anos e maiores de 70 só votam se quiserem,não são obrigados.
(a)  Apenas I,II e III                                                        (b) Apenas I e III
(c ) Apenas II ,III e IV                                                          (d) I,II,III,IV

 Fundamentalismo não é uma doutrina (...) Fundamentalismo representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista. Sendo assim, imediatamente surge grave conseqüência: quem se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar outra verdade, e seu destino é a intolerância. E a intolerância gera o desprezo do outro, e o desprezo, a agressividade, e a agressividade, a guerra contra o erro a ser combatido e exterminado. Irrompem conflitos com incontáveis vítimas”. BOFF, Leonardo. In: Fundamentalismo a globalização e o futuro da humanidade, Rio de Janeiro: ed. Sextante, 2002.
10_Atualmente vem acontecendo  fatos na História do mundo que ilustram muito bem o fundamentalismo.Que alternativa abaixo contém exemplos disso?
(a)Guerra entre Israel e Palestina e ataque as Torres Gêmeas.
(b)Tsuname e Terremoto em Tóquio.
(c)Massacre da Candelária e tráfico no Rio de Janeiro.
(d)Briga pela audiência das tevês abertas e desvio de verbas pelo poder público. 

Avaliação de Geografia

Avaliação De Estudos Autônomos
- Disciplina: Geografia                                                                Série ou ano- 9º        
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:_________________________________________________


A globalização está sendo dirigida principalmente pelo ocidente e, aqueles que estão sob sua esfera de influência, como o Japão e alguns países do sudeste asiático. Assim, fica claro que novas patentes e avanços tecnológicos, juntamente com uma imensa riqueza e capital, não estão no mundo em desenvolvimento ou no mundo islâmico; eles estão  nos EUA da América, Japão, Europa e Canadá. Se examinarmos 40.000 empresas multinacionais, descobriremos que mais de 90% delas estão sediadas nos países acima citados. Essas companhias são aquelas que estão planejando a globalização e implementando os projetos  idealizados. Muitos pesquisadores pensam que o que é conhecido como "globalização" deve, na verdade, ser chamado de "------------------------", porque o estado que tem o controle sobre as decisões das organizações políticas, econômicas e sociais internacionais são os EUA. Sua voz é a mais forte; a cultura popular  é a mais forte e é a que mais rapidamente se espalha pelo mundo.
1-A expressão que completa corretamente a lacuna ,por causa da influencia planetária é:
(a)americanização
(b)europeização
(c) niponização (Japão)

As guerras pelos recursos naturais-- Por Vandana Shiva*
O petróleo, a água e a terra estão no centro de conflitos em todo o mundo. Guerras pelo petróleo, guerras pela água, guerras por terras, guerras atmosféricas: este é o verdadeiro rosto da globalização econômica, cujo apetite por recursos naturais supera os limites da sustentabilidade e da Justiça. Onde há petróleo há conflitos. Não importa em que medida a aparência de uma guerra de culturas apareça vinculada às invasões do Afeganistão e Iraque (e a ameaça de uma ação semelhante no Irã), porque a realidade era, e é, que se trata de guerras pelo petróleo. Cada rio da Índia é motivo de importantes e insolúveis problemas a respeito da propriedade da água e sua distribuição. No continente americano, o conflito entre Estados Unidos e México pela água do Rio Colorado se intensificou em anos recentes. As águas dos rios Tigre e Eufrates, que sustentaram a agricultura durante milhares de anos na Turquia, Síria e Iraque, foi a causa de vários importantes choques entre esses países. A guerra entre israelenses e palestinos é por causa da terra e é também, em certa medida, uma guerra pela água. O motivo é o Rio Jordão, usado por Israel, Jordânia, Síria, Líbano e Cisjordânia.
2-De acordo com o contexto acima são verdadeiras as alternativas :
(I)As guerras pelos recursos naturais são cada vez mais constantes.
(II)Os países fazem guerra  apenas para mostrar sua influência e poder no planeta.
(III)A água tem sido motivo de disputas não só nos países do Oriente Médio.
(VI)O Petróleo atualmente tem sido motivo de grandes conflitos .
(a)apenas- I,II e III            (b)apenas -I,III e IV            (c) I,II,III e IV

“...Nenhuma outra atividade econômica alimenta tantas pessoas, sustenta tantas famílias, é tão crucial para o desenvolvimento de tantas nações e apresenta mais impacto sobre o nosso meio ambiente. A produção de arroz alimenta quase a metade do planeta todos os dias, fornece a maior parte da renda principal para milhões de habitações rurais pobres, pode derrubar governos e cobre 11% da terra arável do planeta  Aproximadamente 90% de todo o arroz do mundo é cultivado e consumido na Ásia . A América Latina ocupa o segundo lugar em produção e o terceiro em consumo ." (Ronald Cantrell, 2002).
3-De acordo com o texto e seus conhecimentos podemos inferir que os países maiores consumidores de arroz em geral são:
(a)Os países desenvolvidos que tem mais dinheiro para adquirir o produto.
(b) Os países em desenvolvimento que também são os maiores produtores.
(c) Os países miseráveis que  só consomem o produto pelo baixo custo .

Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam aTerceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais.
Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção.Os avanços da robótica e da engenharia genética são incorporados ao processo produtivo, que depende cada vez menos da mão-de-obra e cada vez mais de alta tecnologia, pautada por um princípio básico: a produção deve combinar novas técnicas com máquinas cada vez mais sofisticadas, a fim de produzir mais com menos recursos e menos mão-de-obra.

4-Essa terceira Revolução Industrial também é chamada de :
(a)Revolução tecnocientífica
(b)Revolução das máquinas
(c )Revolução automobilística.

Investimento em ciência e tecnologia deve aumentar ainda mais IDH-Publicada em 28 de novembro de 2007 às 15h40--São Paulo - 'Com mais educação, ciência e tecnologia, Índice de Desenvolvimento Humano do País crescerá ainda mais', diz ministro da CT.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, está satisfeito em ver o País ultrapassar a marca simbólica de 0,8 do índice de desenvolvimento humano (IDH), anunciada nesta terça-feira (27/11). “É positivo também o reconhecimento das Nações Unidas em relação ao esforço do governo e da sociedade para que esses índices se tornem cada vez mais elevados”.
Rezende acredita na importância da ciência e tecnologia para esse desenvolvimento, O documento revela que, pela primeira vez em sua história, o Brasil entra no grupo de países classificados na categoria Alto Desenvolvimento Humano, ainda que continue distante do patamar de outras nações em desenvolvimento, como Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, Cuba e México.

5- De acordo com o artigo a principal causa do Brasil ter entrado para o grupo dos países com alto IDH é:
(a)O investimento na ciência e tecnologia.
(b) A criação de novos postos de serviço.
(c) A implantação de programas sociais pelo governo.

Conflito de uso da água: corresponde ao o cenário  de escassez provocado pela degradação e pela distribuição irregular da água , somado ao aumento da demanda  em várias atividades que dependem dela e geram conflito no território, dentro do país e fora dele. O Brasil  gasta sua água em agricultura( 65%), uso doméstico(18%), a indústria e a pecuária para a dessedentação dos animais. Desde 1934, no Código das Águas,  o Brasil controla os conflitos, em regiões, onde a pressão da demanda é grande para a indústria, navegação, irrigação, pesca, abastecimento, geração de energia. Em 1997 foi decretada a Lei da Águas  que instituiu  a Política Nacional de Recursos Hídricos  e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos resolvendo o problema dessas áreas que se tornam prioritárias. Os recursos financeiros arrecadados  em bacias são aplicados em regiões de conflitos e escassez no chamado polígono das secas.
6- De acordo com o texto e seus conhecimentos entende-se por regiões de conflito e escassez de água no Brasil...
(a)Sertão Nordestino e Norte de Minas.
(b)Zona da Mata e Sul de Minas.
(c) Sertão Nordestino e Várzea Amazônica.

 


Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH  ( Lei Federal nº 9. 433/97)
     “ Tem como objetivo criar uma base legislativa única  para a gestão da água no país. Dentre as grandes inovações, está a adoção da bacia hidrográfica como unidade  de gestão dos recursos hídricos, o que aprimorou imensamente  sua gestão, já que a água não conhece as fronteiras politico administrativas  e, portanto, a poluição causada em um município vai afetar necessariamente  outros que são abastecidos pelo mesmo corpo d’água. Segundo a lei, Política Nacional de Recursos Hídricos deverá ser regida de acordo com os seguintes fundamentos:
 a)A água deve ser percebida  como um bem de domínio público, cuja gestão pelo poder público deve sempre proporcionar  o uso múltiplo e que, em situações de escassez, deve ser usado prioritariamente  para consumo humano  e dessedentação de animais;
b)A gestão dos recursos hídricos  deve ser descentralizada, contando com a participação  do Poder Público, dos usuários e das comunidades;
c) A unidade territorial  de gestão dos recursos hídricos  deve sempre ser a bacia hidrográfica;
d) A água é um recurso natural limitado, imprescindível ao bem estar humano e ao desenvolvimento econômico, e portanto dotado de valor econômico.
     Um dos grandes instrumentos trazidos pela lei é a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, instrumento que permite aos comitês  de bacia cobrar uma taxa daqueles que se utilizam dos recursos hídricos como parte de seu processo produtivo, como empresas de saneamento, fábricas, agricultura etc. Infelizmente, até hoje em poucos lugares  esse instrumento foi implementado.” VALLE, Raul S. Telles.Legislação Brasileira: Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos.IN:Almanaque Brasil Socioambiental. SP: ISA, 2005, p.394.
7- Sobre a LEI da Política Nacional de Recursos Hídricos ,são verdadeiras as afirmativas:
(I)A PNRH tem o objetivo de criar uma lei para a gestão da água no Brasil .,                                                (II)Em situação de escassez a água deve ser usada prioritariamente para abastecer a indústria para que a economia não seja prejudicada.
(III)A água não deve ser cobrada nem para consumo humano nem para uso na agricultura.
(IV)A água é de domínio público,mas deve ter gestão pelo poder público.
(a)apenas- I e IV            (b)apenas -I,III e IV            (c) I,II,III e IV

 Biossegurança no Brasil está formatada legalmente para os processos envolvendo organismos geneticamente modificados e questões relativas a pesquisas científicas com células-tronco embrionárias, de acordo com a Lei de Biossegurança - N.11.105 de 24 de Março de 2005.
O foco de atenção dessa Lei são os riscos relativos as técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados. O órgão regulador dessa Lei
é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), integrada por profissionais de diversos ministérios e indústrias biotecnológicas. Exemplo típico de discussão legal da biossegurança são os alimentos transgênicos, produtos da engenharia genética.
Por outro lado, a palavra biossegurança, também aparece em ambientes onde a moderna biotecnologia não está presente, como, indústrias, hospitais, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc., no sentido da prevenção dos riscos gerados pelos agentes químicos, físicos e ergonômicos, envolvidos em processos onde o risco biológico se faz presente ou não. (Costa & Costa, 2002; Costa, 1999; 1998).

8-O artigo tem como objetivo:
(a)Informar sobre os transgênicos r sobre pesquisas científicas com células-tronco embrionárias
(b)Informar sobre a biossegurança, tanto a nível da moderna biotecnologia, quanto a relacionada aos agentes tradicionais de riscos, em ambientes da saúde, ensino e indústrias.
(c) Informar sobre como se 
prevenir  dos riscos gerados pelos agentes químicos,  envolvidos em processos onde o risco biológico.



Qual a relação direta entre desenvolvimento sustentável e prosperidade (qualidade de vida)?
A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes na Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente urbano, realizada em Estocolmo, em Junho de 1972. Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico e social. Portanto uma sociedade sustentável, significa rever padrões de produção e consumo para que as necessidades presentes não comprometam as gerações futuras. Com o consumo, cresce o uso de recursos, a geração de resíduos e a produção de CO2. Enquanto isso ocorrem tempestades, grandes inundações, secas prolongadas e alterações climáticas sem precedentes. Segundo um grupo de especialistas em meio ambiente, a sociedade poderia multiplicar por quatro sua produtividade sem consumir mais recursos. Esta idéia se baseia na crença de que através de tecnologias mais eficientes, com um maior uso de reciclagem e uma melhor gestão, a sociedade poderia crescer sem causar mais danos ecológicos.

9-De acordo com o texto acima ,são verdadeiras as alternativas:
(I)  Começou-se a falar sobre desenvolvimento sustentável ,na Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente urbano, realizada em Estocolmo, em Junho de 1972
(II) Uma sociedade é sustentável, quando revê  padrões de produção e consumo para que as necessidades presentes não comprometam as gerações futuras
 (III)Junto com a sustentabilidade tem que haver uma conscientização da população ,já que o consumismo contribui para que a sociedade não seja sustentável.
(IV)Para ser sustentável a sociedade deve se desenvolver ser causar danos á natureza,usando uma tecnologia mais eficiente,com um maior uso da reciclagem .
 (a)apenas- I e IV            (b)apenas -I,III e IV            (c) I,II,III e IV

O que é seqüestro de carbono?Texto Rafael Tonon
É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de seqüestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera: cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono.É por essas e outras que o plantio de árvores é uma das prioridades para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre.
10-Diante da explicação acima e sabendo que o CO2 l age no aquecimento global podemos inferir que:
(a)A recuperação de áreas plantadas, que foram degradadas, é uma das possibilidades mais efetivas para ajudar a combater o aquecimento global”.
(b)O CO2 é um elemento que ajuda no crescimento das plantas e auxilia a respiração do ser humano.
(c) O gás carbônico tem influência negativa no planeta porque onde tem muitas florestas ele é retirado da atmosfera o que provoca o aquecimento dessa região de florestas. 

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Atividade de História 3º ano Ensino Médio

Tópico--XXV. O movimento negro no Brasil e branqueamento.



• Identificar as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
• Analisar e problematizar a idéia da existência de uma democracia racial no Brasil.
O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 30, com a Frente Negra Brasileira. Mas somente em 1978 nasceu o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisa e várias organizações não-governamentais.
Lei contra preconceito
A Lei Afonso Arinos (1951) considerava o preconceito racial uma contravenção e não um crime. Ou seja, ofender um negro não resultava em punição. Em 1989 a comunidade negra de São Paulo fez um enterro simbólico dessa lei e, no mesmo ano, foi aprovada a Lei Caó, que transformou o preconceito em crime. Hoje o Congresso Nacional está estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afro-descendentes (MPR), que propõe que o governo brasileiro indenize todos os 70 milhões de afro-descendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais. Comissões de direitos humanos e ONGs avaliam formas de obrigar o governo a investir esse dinheiro nas chamadas ações afirmativas, como cotas para negros em universidades, no mercado de trabalho e nos meios de comunicação.
Democracia Racial é um termo usado por alguns para descrever as relações raciais no Brasil. O termo denota a crença de que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial vista em outros países, mais especificamente, como nos Estados Unidos. Pesquisadores notam que a maioria dos brasileiros não se veem pelas lentes da discriminação racial, e não prejudicam ou promovem pessoas baseadas na raça. Graças a isso, enquanto a mobilidade social dos brasileiros pode ser reduzida por vários fatores, como sexo e classe social, a discriminação racial é considerada irrelevante.
O mito da democracia racial no Brasil
Pierson concluiu que praticamente não havia problemas raciais no Brasil. Harris, embora não comungasse da idéia de um "paraíso tropical", classificou a discriminação existente como de classe e não de raça. Assim, nessa visão, o indivíduo negro ocupava as posições mais baixas na estratificação social, não porque sofresse discriminação de raça, mas sim pela condição de pobreza de seus ancestrais.
Assim, segundo o autor, "só acidentalmente, e sem nenhuma relevância, existiria o fato de que o negro e o mulato concentram-se nas classes proletárias ou mais pobres do campo e da cidade, da pequena e da grande aglomeração urbana."
O ideal do embranquecimento, relata Hasenbalg , criou raízes profundas na sociedade brasileira, levando o próprio negro a sua autonegação. Expõe que a hierarquização das pessoas em termos de sua proximidade a uma aparência branca, ajudou a fazer com que indivíduos de pigmentação escura desprezassem a sua origem africana, cedendo assim a forte pressão do branqueamento, levando-os a fazer o melhor possível para parecerem mais brancos.
Clóvis Moura, apresentando uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no recenseamento de 1980, verificou que os não brancos, ao serem inquiridos sobre qual seria a sua cor, tiveram dificuldade em assumir sua condição de negros ou mestiços, surgindo nas respostas um total de cento e trinta e seis cores diferentes. Para Moura, tal resultado indica que o brasileiro foge da sua realidade étnica, procurando, através de simbolismos de fuga, situar-se o mais próximo do modelo tido como superior e levanta o seguinte questionamento: O que significa isto em um país que se diz uma democracia racial? Significa que, por mecanismos alienadores, a ideologia da elite dominadora introjetou em vastas camadas de não-brancos os seus valores fundamentais. Significa, também, que a nossa realidade étnica, ao contrário do que se diz, não iguala pela miscigenação, mas, pelo contrário, diferencia, hierarquiza e inferioriza socialmente de tal maneira que esses não-brancos procuram criar uma realidade simbólica onde se refugiam, tentando escapar da inferiorização que a sua cor expressa nesse tipo de sociedade..
Fatos alegados pelos críticos
Não é necessário grandes estudos para perceber quão desigual é a distribuição de oportunidades no Brasil, entretanto, quando se pretende uma análise científica sobre as questões sociais brasileiras, torna-se imprescindível que tal afirmação tenha respaldo em dados concretos.
No rol das desigualdades, os cidadãos da raça negra parecem estar entre os grandes prejudicados.Segundo dados do Censo de 2000 , promovido pelo IBGE, o Brasil possui 169,8 milhões de habitantes, dentre os quais 76,4 milhões são pessoas negras (pardos e pretos), o que corresponde a 45% dos habitantes, o que tem levado à afirmação de que o Brasil seria a segunda maior nação negra do mundo fora do Continente africano, como informa Jaccoud e Beghin, o que tem sido contestado pelo movimento mestiço que entende esta idéia despreza as populações mestiças (pardas) de regiões como a Amazônia, onde os caboclos formam a absoluta maioria dos pardos, e também a auto-identificação dos mestiços afrodescendentes.Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), constante na obra de Ricardo Henriques, um de seus pesquisadores, revelam que o Brasil possui um contigente de 53 milhões de pobres e 22 milhões de indigentes. Verificou-se que os negros em 1999 representavam 64% da população pobre e 69% da população indigente. Os brancos por sua vez, sendo 54% da população total brasileira, representavam somente 36% dos pobres e 31% dos indigentes.
Sistema de cotas entende-se como uma medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para determinados segmentos sociais. É considerada uma forma de ação afirmativa, segundo conceito surgido nos Estados Unidos na década de 1960. A elaboração do conceito.A superação das desigualdades socioecônomicas impõe-se como uma das metas de qualquer sociedade que aspira a uma maior equidade social. Em face aos problemas sociais, algumas alternativas são propostas para atenuação de desigualdades que mantém em condições díspares cidadãos de estratos distintos. Uma das alternativas propostas é o sistema de cotas que visaria a acelerar um processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.
O conceito de cotização de vagas aplica-se a populações específicas, geralmente por tempo determinado. Estas populações podem ser grupos étnicos ou "raciais", classes sociais, imigrantes, deficientes físicos, mulheres, idosos, dentre outros.A justificativa para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade.

Atividades:
1- Identifique as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
2- Existe realmente uma democracia racial no Brasil?
3- O que é a teoria do branqueamento?
4- O que é o sistema de cotas?
5- Onde existe o maior contingente de negros fará da África?
6-Qual é a porcentagem de negros no Brasil?
7-O que foi a lei Afonso Arinos?
8-O que foi a lei Caó?
9-O que seria uma democracia racial?
10- Quais são os principais problemas enfrentados pelo população negra no Brasil?
11-O que é o sistema de costa e que parcelas da população pode beneficiar?:

Atividade de História 2º ano Ensino Médio

Complementar 10—trabalho e indústria—2º ano E.Médio


1)Sobre a Revolução técnico científica ou 3ª Revolução industrial ,marque V ou F :
( )iniciou-se ligo após a II guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( )ocorreu na segunda metade do séc XX
( )aumenta o processo de produção nas indústrias provocando um enorme desemprego
( )desenvolveu-se a tecnologia de ponta e a robótica.
( )substituição da mão de obra)e aumentando o lucro dos donos dos meios de produção e das grandes empresas.
( )Uma das conseqüências dessa revolução é que a mão de obra migrou para o setor terciário,que requer mais estudo e conhecimento.
( )É caracterizada pelas indústrias avançadas, associadas a centros de pesquisa, formada pelos chamados "cérebros" (cientistas)- e marcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".-

2) Numere:
( 1 ) 1ª fase da R.Industrial.
( 2 ) 2ª fase da R.Industrial.
( 3 ) 3ª fase da R.Industrial.
( ) desenvolvimento da eletrônica: microeletrônica, computadores e telecomunicações
( ) tear mecânico; máquina a vapor; fundição do ferro; progressos na agricultura.
( ) dínamo; petróleo; motor de combustão interna; máquinas automáticas.

Marque x na resposta certa:
3-Sabendo que sistema técnico é o conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico.podemos dizer que todos os itens abaixo foram sistemas técnicos no Brasil e que o mais antigo meio de transformação do espaço foi:
( )pecuária ( ) cotonicultura ( ) extrativismo do pau- brasil ( ) agroindústria ( ) turismo.

4- Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução industrial, baseada no recurso energético:-------------------------; a segunda baseada no -------------------- fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a -----------------------------baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação.
Respectivamente ,foram as bases das fases das 3 revoluções Industriais:
(a) carvão,petróleo e informatização(computadores)
(b) carvão, informatização(computadores) e petróleo
(c)petróleo ,carvão e informatização(computadores)

5-)Cruzadinha
3 R 
4 E
1 V
8 O
11 L
9 U
12 Ç
16 Ã
14 O

6  I
5  N
20 D
10 U
13 S
18 T
19 R
15 I
7   A - 
17  L

1- Na 1ª Revolução Industrial,---------------------e trens a vapor (facilitou o transporte de pessoas e cargas)
2- péssimas condições de trabalho- salários baixos e castigos físicos- caracterizavam o trabalho ------------
3-No Neocolonialismo ,os europeus dividem a -------------------------- entre si- Inicia-se uma época de violência e exploração em busca de matérias-primas e recursos vegetais.
4-A -----------------------------------chegou na frente e foi o 1º país a se industrializar.
O processo da industrialização exigiu:
5- desenvolvimento técnico e -------------------------------------
6- investimento de grandes --------------------------------.
7- fornecimento de--------------------------------------------
8- ----------------------------------------------------para os produtos transformados
A Revolução Industrial proporcionou:
9- a passagem da sociedade rural para a sociedade ---------------------------------
10- a mecanização da indústria e da --------------------------------------------
11- o desenvolvimento do sistema ------------------------------
12- o desenvolvimento dos transportes e -----------------------------------------------
13- a expansão do ----------------------------------------
Situação nas fábricas:
14-carga ----------------------------------- elevada.
15- ausência de ------------------------------------.
16- barulho e -----------------------------------
As reações dos trabalhadores foram:
17-O ------------------------------- -- os trabalhadores quebraram as máquinas.
18- Criaram as trade unions ,o que deu origem aos --------------------------(luta por direitos)-
19- Foi seguido o ------------------------------que dava direitos políticos para os trabalhadores .
20-A Revolução Industrial surgiu da necessidade de ----------------cada vez mais e mais rápido.

Poluição—ludismo----Capitalismo----Navios-—científico----infantil/feminino-—direitos----capitais-fabrli---África / Ásia---matéria prima---consumidores—Inglaterra---comunicações.---industrial---agricultura—horária---sindicatos—cartismo—produzir.

Meio técnico-científico –é a interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo.Esse meio é marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, tercerização e urbanização
6) De acordo com o texto acima podemos considerar como verdadeiras quais das alternativas abaixo?
(I) com a industrialização aumentou a urbanização.
(II ) com a industrialização diminuiu a necessidade de pessoas nas fabricas que robotizaram o trabalho.
(III ) a terceirização do trabalho é uma das conseqüências da Ver.Industrial
(IV)A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.
(v) Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
(VI) A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas da Revolução Industrial.
São verdadeiras:
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I),(II) , (III) e(IV)
(c) Apenas (I),(II) , (III) e(V) (d ) ( I),(II) , (III) ,(IV),(V) e (VI)
Cercamentos das terras comunais, também chamados de Enclosures, na Inglaterra. Tal medida foi o cercamento de terras pertencentes aos camponeses, em prol da nobreza inglesa, que passou a, predominantemente, criar ovelhas. Isso foi duplamente importante para o avanço industrial inglês: primeiramente, oferecia a matéria prima necessária: a lã; Alem disso, deixou muitos camponeses desempregados, que então passaram a migrar para o meio urbano, onde constituiriam o proletariado do crescente número de fábricas.
7)De acordo com o texto é certo afirmar:
(I)Os cercamentos provocaram o êxodo rural porque expulsaram os camponeses da terra.
(II)Os cercamentos aumentaram a população urbana e favoreceram o crescimento das cidades.
(III) Os cercamentos favoreceram o surgimento de uma nova parcela da população _o proletariado_trabalhadores urbanos pobres -os operários.
(IV)Os cercamentos não tiveram muita importância no processo de industrialização.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)
O capitalismo industrial é uma nova fase do capitalismo, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial. A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas (aqueles que têm o capital, ou seja, o dinheiro para adquirir esses meios). Já a maior parte das outras pessoas da sociedade, que não tinham esses recursos, viam-se forçados a se empregar nas fábricas, vendendo seu trabalho em troca de um salário. Através do trabalho, os operários (também chamados de proletários) geram riqueza para os capitalistas. Estes, além de cobrir seus custos com a produção, também conseguem obter lucros. O capitalismo industrial, firmando-se como novo modo de vida, fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado. O homem passou, assim, a comprar o trabalho de outro homem por meio de salário. A Revolução Industrial tornou mais intensa a competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender seus produtos no mundo, fazendo surgir um novo colonialismo no século XIX – o imperialismo.
8)Sobre o capitalismo Industrial podemos afirmar como verdadeiras:
( I) A maior fonte de riqueza era a propriedade dos meios de produção (fábricas e equipamentos) pelos capitalistas.
(II) Os trabalhadores passaram a vender sua força de trabalho em troca de um salário.E o trabalho assalariado ultrapassou o trabalho escravo por causa da necessidade de consumidores.
(III) A competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender fez surgir o imperialismo._dominação econômica de um país pelo outro.
(IV) O capitalismo mercantil foi baseado na exploração comercial de outros países e o industrial ajudou os outros países a se industrializar para que tivessem concorrência para seus produtos.
(a)Apenas (I),(II) e (III) (b)Apenas (I) e(II) (c) Apenas (I),(II) e(IV) (d ) ( I),(II) , (III) e(IV)

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