quinta-feira, 25 de julho de 2013
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Atividade sobre GEE
O Alto Custo (em Gases do Efeito Estufa) da Carne
Emissões de CO2 -
equivalentes oriundas da produção de meio quilo desses alimentos, são iguais ás
de dirigir...
Sobre o gráfico pode-se
afirmar que
a) A produção mundial de
carne suína emite mais gases do efeito estufa que todas as formas de transporte
ou processos industriais do globo.
b) A produção mundial de
carne bovina emite mais gases do efeito estufa que todas as formas de
transporte ou processos industriais do globo.
c) A produção mundial de
carne de frango emite mais gases do efeito estufa que todas as formas de
transporte ou processos industriais do globo.
d) A produção mundial de batatas
emite mais gases do efeito estufa que todas as formas de transporte ou
processos industriais do globo.Cientistas medem metano produzido por vacas
Fonte: FAO, 2006
Sobre o gráfico pode-se
inferir que
a) apenas a produção de
energia gera mais GEE do que a pecuária.
b) a indústria é a principal
responsável pela geração de GEE.
c) a flatulência das vacas é
o que mais gera GEE
d) a agricultura é a principal responsável pela
geração de GEE.
20.
A charge acima mostra uma das principais causas do aumento do efeito
estufa. Identifique-a.
21. O desenho acima mostra a principal
consequência do aumento do efeito estufa. Identifique-a.
Sobre as informações acima responda
1) Que gás é emitido pelo gado?
2) Que gás é emitido pela indústria?
3) Como os animais emitem gás que pode aumentar a temperatura do
planeta?
4) Por que a criação de gado é tão prejudicial para o efeito
estufa?
• Semiárido (Nordeste): clima mais seco devido à savanização da Amazônia.
• Zona Costeira: aumento de 40 cm do nível do mar no século 20. Sistemas de esgoto em colapso. Construções à beira-mar e portos afetados.
• Sudeste: tendência de aumento de chuvas.
• Região Sul: aumento de chuvas e de temperatura.
• Agricultura: culturas perenes migrarão para o Sul.
• Recursos hídricos: diminuição da vazão dos rios devido à evaporação, exceto no Sul.
• Grandes cidades: mais chuvas e inundações.
• Saúde: doenças infecciosas transmissíveis, como dengue, tendem a se alastrar.
A queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural), o desenvolvimento da industrialização, as queimadas, a decomposição de matéria orgânica presente no lixo, dentre outros fatores, alteraram o efeito estufa, originando o fenômeno climático denominado aquecimento global.
Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil
• Amazônia: savanização da floresta. Cobertura florestal cairá de 85% em 2005 para 53% em 2050.• Semiárido (Nordeste): clima mais seco devido à savanização da Amazônia.
• Zona Costeira: aumento de 40 cm do nível do mar no século 20. Sistemas de esgoto em colapso. Construções à beira-mar e portos afetados.
• Sudeste: tendência de aumento de chuvas.
• Região Sul: aumento de chuvas e de temperatura.
• Agricultura: culturas perenes migrarão para o Sul.
• Recursos hídricos: diminuição da vazão dos rios devido à evaporação, exceto no Sul.
• Grandes cidades: mais chuvas e inundações.
• Saúde: doenças infecciosas transmissíveis, como dengue, tendem a se alastrar.
Leia as informações sobre Impactos das Mudanças climáticas no Brasil e complete as lacunas abaixo e responda as questões.
1. Os impactos relacionados são consequência do ______________________
2. O aumento da temperatura no planeta é consequência do __________________________
3. Além das mudanças no clima, algumas doenças se alastrarão por causa do ___________ e da _____________.
4. Por que os rios da Região Sul não serão muito afetados pelo aumento da temperatura?
5. Como as construções á beira mar poderão ser afetadas?
A contribuição do Brasil às emissões de gases de efeito estufa acontece principalmente na Amazônia. A queima de combustíveis fósseis (principal fonte das emissões) é pequena no país, as emissões do desmatamento da Amazônia são três vezes maiores.
: Emissões brasileiras de dióxido de carbono
27. De acordo com as informações acima, responda.
1) No Brasil, que atividade emite mais CO2 para a atmosfera?
2) Que atividade é a maior fonte de emissora de CO2 para a atmosfera no mundo?
Contribuição dos gases do “efeito estufa” para o aquecimento global em 2000
De acordo com as informações acima, responda.
1. Quais são os combustíveis fósseis?
2. Quais são as causas do aumento do efeito estufa?
3. Qual é a consequência do aumento do efeito estufa?
4. Coloque em ordem decrescente as atividades que contribuem para o aumento do efeito estufa.
5. Qual a sua conclusão sobre o gráfico?
terça-feira, 16 de julho de 2013
GEOGRAFIA NA TELA: PASSA TEMPO
GEOGRAFIA NA TELA: PASSA TEMPO: ATIVIDADE 01 CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR IMPRIMA UMA CÓPIA (DIVIDA EM DUAS) COLE UMA NO CADERNO RECORTE A PARTE SUPERIOR DO RELEV...
imagem
Muito legal esse Blog!!!
imagem
Muito legal esse Blog!!!
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Aula Consciência Negra
descendentes para a história . ( Maiko Rafael Spiess)
Ao final da discussão, para ampliar a compreensão da turma sobre as razões históricas do Dia da Consciência Negra, apresente o vídeo "Zumbi dos Palmares" produzido pela TV Câmara. Com subsídio do vídeo - que traz uma biografia de Zumbi -, você pode provocar a classe a fornecer respostas ainda mais completas sobre a importância de Zumbi como símbolo da consciência negra.
2º etapaInforme à turma que, para aprofundar o assunto e fazer uma conexão do passado com os dias de hoje, você propõe a organização de um painel sobre o tema. Organize os alunos em grupos e peça que façam uma pesquisa sobre um dos tópicos abaixo. A sugestão é que pesquisem na biblioteca da escola, em revistas e livros que você trouxer ou na internet.
1. Aspectos econômicos e sociais da escravidão no Brasil;
2. O movimento abolicionista;
3. Importância da cultura negra no Brasil atual;
4. Personalidades negras ou mestiças na História do Brasil;
5. Populações descendentes dos quilombos (quilombolas)
Conforme a realidade da sua comunidade, proponha outros temas que julgue interessantes ou adequados. Apenas lembre-se que o objetivo principal é entender tanto as dificuldades históricas impostas pelo período escravagista no Brasil, quanto as contribuições dos povos afrodescendentes para a riqueza cultural do país.
3º etapa
Finalizada a pesquisa, peça que os adolescentes exponham o que encontraram - vale indagar quais elementos mais chamaram a atenção durante a investigação. Registre no quadro as informações mais relevantes, de modo a compor uma síntese. Aproveite que os estudantes estão familiarizados com o assunto para introduzir a análise das consequências da escravidão (e da resistência a ela) no nosso presente. Inicie debatendo as dificuldades impostas aos negros no Brasil. Algumas perguntas possíveis:
2º etapaInforme à turma que, para aprofundar o assunto e fazer uma conexão do passado com os dias de hoje, você propõe a organização de um painel sobre o tema. Organize os alunos em grupos e peça que façam uma pesquisa sobre um dos tópicos abaixo. A sugestão é que pesquisem na biblioteca da escola, em revistas e livros que você trouxer ou na internet.
1. Aspectos econômicos e sociais da escravidão no Brasil;
2. O movimento abolicionista;
3. Importância da cultura negra no Brasil atual;
4. Personalidades negras ou mestiças na História do Brasil;
5. Populações descendentes dos quilombos (quilombolas)
Conforme a realidade da sua comunidade, proponha outros temas que julgue interessantes ou adequados. Apenas lembre-se que o objetivo principal é entender tanto as dificuldades históricas impostas pelo período escravagista no Brasil, quanto as contribuições dos povos afrodescendentes para a riqueza cultural do país.
3º etapa
Finalizada a pesquisa, peça que os adolescentes exponham o que encontraram - vale indagar quais elementos mais chamaram a atenção durante a investigação. Registre no quadro as informações mais relevantes, de modo a compor uma síntese. Aproveite que os estudantes estão familiarizados com o assunto para introduzir a análise das consequências da escravidão (e da resistência a ela) no nosso presente. Inicie debatendo as dificuldades impostas aos negros no Brasil. Algumas perguntas possíveis:
- Negros e brancos têm as mesmas oportunidades de educação e trabalho?
- Em geral, negros são mais atingidos por mazelas sociais como pobreza e violência?
- Qual é a relação entre os povos negros e mestiços e o restante da sociedade brasileira?
- Existe racismo no Brasil? É possível apontar situações em que ele ocorre?
- Há relações entre a escravidão e as desigualdades de hoje? Quais?
Em seguida, encaminhe a discussão para situações que apontam transformações nesse panorama, como a visibilidade do ministro Joaquim Barbosa, o primeiro negro a se tornar presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, e a recente aprovação das cotas raciais para o ingresso nas universidades públicas - medida defendida pelo movimento negro como uma forma de reparar o desequilíbrio social e histórico em relação ao acesso às oportunidades educacionais no Brasil. Pergunte à turma como essas mudanças se tornaram possíveis. Para se aprofundar na questão, você pode consultar o plano de aula Para entender as cotas nas universidades e o artigo da seção Educação em Debate, Cotas em universidades: um tema polêmico. Ressalte que a importância das lutas dos movimentos sociais para tornar efetiva a adoção desse tipo de medida.
- Em geral, negros são mais atingidos por mazelas sociais como pobreza e violência?
- Qual é a relação entre os povos negros e mestiços e o restante da sociedade brasileira?
- Existe racismo no Brasil? É possível apontar situações em que ele ocorre?
- Há relações entre a escravidão e as desigualdades de hoje? Quais?
Em seguida, encaminhe a discussão para situações que apontam transformações nesse panorama, como a visibilidade do ministro Joaquim Barbosa, o primeiro negro a se tornar presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, e a recente aprovação das cotas raciais para o ingresso nas universidades públicas - medida defendida pelo movimento negro como uma forma de reparar o desequilíbrio social e histórico em relação ao acesso às oportunidades educacionais no Brasil. Pergunte à turma como essas mudanças se tornaram possíveis. Para se aprofundar na questão, você pode consultar o plano de aula Para entender as cotas nas universidades e o artigo da seção Educação em Debate, Cotas em universidades: um tema polêmico. Ressalte que a importância das lutas dos movimentos sociais para tornar efetiva a adoção desse tipo de medida.
Para complementar a conversa, leia com os estudantes o texto abaixo:
Condições atuais do negro no Brasil
De acordo com o IBGE, no ano de 2010"o Brasil contava com uma população de quase 191 milhões de habitantes, dos quais cerca de 15 milhões se declararam como pretos (7,6% do total) e 82 milhões como pardos (43,1% do total)". Somadas, essas duas parcelas da população representam aproximadamente metade do total dos brasileiros. Ou seja, não é exagero afirmar que metade dos habitantes do Brasil são, em alguma medida, descendentes de etnias africanas e possivelmente de antigos escravos.No entanto, a necessidade atual de cotas raciais e outras ações afirmativas pode indicar que os melhores empregos, cargos públicos e oportunidades de formação ainda não são distribuídas de forma proporcional entre a população branca e negra. Por exemplo, ainda de acordo com dados do Censo 2010, os brancos dominam o mercado de trabalho qualificado e o acesso ao ensino superior: aproximadamente 31% da população branca frequentava a universidade; para pardos e negros, os percentuais são de apenas 13,4% e 12,8%, respectivamente.
De certa forma, ainda que a escravidão já tenha sido abolida há muito tempo, seus reflexos ainda podem ser percebidos pelas diferenças sociais significativas em um país absolutamente miscigenado. (Maiko Rafael Spiess)
Assinar:
Postagens (Atom)