sábado, 3 de setembro de 2011
Avaliação de geografia tópico 2 Paisagem do cotidiano
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA. |
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01. Quais alternativas estão corretas? (1) As maiores e mais bem equipadas metrópoles das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul são, respectivamente, Manaus, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. (2) Caxias (RS), Blumenau (SC), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Campos (RJ) e Feira de Santana (BA) são exemplos decapitais regionais. (3) Dentre as características de uma metrópole, podemos citar a função de polarização e de organização de espaço ao seu redor. (4) Comparando-se as redes urbanas das regiões Norte e Sudeste, podemos dizer que a primeira não apresenta uma nítida hierarquia urbana ao passo que a segunda é bem caracterizada hierarquicamente. 02. (PUC) Os “mocambos” e os “alagados” constituem áreas de habitações precárias que abrigam partes consideráveis das populações pobres das cidades de: a) São Paulo e Rio de Janeiro b) Vitória e Salvador d) Manaus e Rio de Janeiro e) Recife e Salvador 03. (FUVEST) Imaginando um percurso de São Luis à Curitiba, encontraremos, quanto ao uso do solo, a predominância das seguintes atividades: a) lavoura de subsistência, lavoura comercial e extrativa vegetal. b) extrativa vegetal, agricultura comercial e lavoura de subsistência. c) extrativa vegetal, pecuária e agricultura comercial. d) extrativa mineral, pecuária intensiva e agropecuária comercial. e) pecuária, lavoura comercial e extrativa vegetal. 04. (PUC) O conceito de “hábitat” em Geografia compreende: a) as formas de moradia nas diferentes regiões do globo. b) as relações que se estabelecem entre as coletividades humanas e o meio natural. c) os tipos de habitações nas faixas intertropicais. d) as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. e) a organização do espaço urbano. 05. (PUC) Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental: a) carência de melhores condições sociais no campo. b) baixa produtividade agrícola. c) pressão demográfica no campo. d) dificuldade de aquisição de terras. e) liberação de mão-de-obra pela mecanização. 06. (ULBRA) "O município está assentado sobre a borda da bacia sedimentar do Paraná, tendo como embasamento rochas antigas tais como xisto e gnaisses do Grupo Araxá (Pré-Cambriano)." Sociedade & Natureza, Uberlândia, dez./1989 O trecho acima define: a) o sítio urbano do município; b) o sítio urbano e a situação urbana do município; c) a situação urbana e a origem do município; d) a posição geográfica do município; e) a situação no contexto regional do município. 07. (VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às): a) centros regionais b) cidades-dormitórios c) metrópoles nacionais d) capitais regionais e) metrópoles regionais 08. Em relação às cidades, é correto afirmar: a) A cidade de São Paulo corresponde a uma metrópole nacional, situada nas margens do Rio Paraíba do Sul. b) A cidade de Washington corresponde a uma metrópole nacional. c) O êxodo rural é um dos fatores que mais têm contribuído para o inchaço das metrópoles brasileiras. d) No Brasil, verifica-se o predomínio de população rural. e) A partir da década de 1980, o êxodo rural deixou de ocorrer devido ao assentamento dos sem-terra pelo Incra. 09. (CEFET - PR) Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comuns, define a: a) metropolização b) área metropolitana c) rede urbana d) megalópole 10. Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que: a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos; b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade; c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus; d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural; e) é mais intenso nos países desenvolvidos, devido ao desenvolvimento industrial. |
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Atividades sobre o tópico 5 Geografia. Segregação espacial
Identificar as questões que envolvem a segregação espacial Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas. Reconhecer a cidade na sua territorialidade de bandos, gangues, tribos urbanas, identificando as demarcações no seu espaço de vivência e relacionando-os com a singularidade ou generalidade de outros cotidianos. Atividades: Recorte os desenhos cole e explique as características de cada tribo urbana: Punk, Hip Hop, Hippies, Skinheads, Emos |
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Atividades sobre TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS.
TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS. 1º ANO EM-HISTÓRIA
Texto 1--“Antes deste nosso descobrimento da Índia, recebiam os mouros de Meca muito grande proveito com o trato da especiaria. E assim, o grão sultão, por amor dos grandes direitos que lhe pagavam. E assim ganhava muito a senhoria de Veneza com o mesmo trato, que mandava comprar a especiaria de Alexandria, e depois a mandava vender em toda a Europa”CASTANHEDA, Fernão Lopes |
Texto 2—“A Europa Ocidental da Idade Média foi uma civilização carnívora. Grandes quantidades de gado eram abatidas no início do verão, quando as forragens acabavam no campo. A carne era armazenada e precariamente conservada pelo sal, pela defumação ou simplesmente pelo sol. Esses processos, usados também para conservar o peixe, deixavam os alimentos intragáveis, e a pimenta servia para disfarçar o que tinham de desagradáveis. Os condimentos representavam também um gosto alimentar da época, como o café, que bem mais tarde passou a ser consumido em grande escala em todo o mundo.”FAUSTO, Boris |
RESPONDA:
1-Quais eram as chamadas especiarias? Para que serviam? 2-De onde vinham os panos e porcelanas? | 3-Quais as motivações que levaram os portugueses a se aventurarem na descoberta de um caminho para as Índias orientais fora da rota mediterrânica? |
Texto 1--O Mercantilismo se caracterizava por uma série de práticas econômicas cujo objetivo era o enriquecimento e o fortalecimento da metrópole. As diretrizes básicas eram: I – o acúmulo de metais preciosos-- II – balança comercial favorável- III – exploração colonial— IV – intervenção do Estado na economia | |
Texto 2--“Ouro e especiarias foram (...) bens sempre muito procurados nos séculos XV e XVI, mas havia outros, assim como peixe, a madeira, os corantes, as drogas medicinais e, pouco a pouco, um instrumento dotado de voz – os escravos africanos."FAUSTO, Boris. |
RESPONDA:
1-Porque o tráfico de escravos se constituiu em um negócio? 2- O que foi o monopólio régio? 3-Qual a matéria mais cobiçada pelos portugueses quando da chegada de suas esquadras aos territórios que hoje constituem o Brasil? | 4-O que foi o mercantilismo?— 5-O que foi o metalismo? 6-O que é balança comercial favorável?— 7-Qual o maior exemplo de migração forçada da História Mundial? |
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Atividades sobre Agenda 21 Tópico 19 EF
Colora a imagem e escreva 10 maneiras de se proteger a biodiversidade.
A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente,como as outras poluições,mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras, transporte,etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas,como: Insônia;· Estresse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez . A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som).Nível de ruído:- torneira gotejando (20 db)- música baixa (40 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- restaurante com movimento (70 db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)- tiro de arma de fogo próximo (140 db). 7 de maio o Dia do Silêncio.- Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro. Poluição das águas –As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos. através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Por isso, os governos, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil.Problemas gerados pela poluição das águas :cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável,por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano, Como solução para os problemas dos recursos hídricos , foi realizado no Japão,2003, o III Fórum Mundial de Água.Foram aprovadas medidas de preservação dos recursos hídricos.Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte , alguns desafios devem ser superados: o atendimento das necessidades básicas da população,a proteção dos ecossistemas e mananciais,a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos. Poluição do ar: Começou com a Revolução Industrial..As grandes cidades sofrem os efeitos dessa poluição São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel) A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis geram a energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil.Esta poluição tem gerado doenças respiratórias(a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma) .E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado ,está aumentando a temperatura do planeta |
2- Marque (1) para problemas da poluição sonora (2) para problemas da poluição das águas (3) para problemas da poluição do ar | ( ) Dores de Cabeça ( )Pessoas não têm acesso à água potável ( ) doenças respiratórias ( ) diarréia ( )aquecimento global | ( ) Estresse ( ) Perda de atenção e concentração ( ) hepatite e febre tifóide ( ) Cansaço ( ) chuva ácida |
3- Segundo o Forum Mundial da Água,que desafios devem ser superados para que a água não falte?
O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes de a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização) e criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente. Atividades:1)O que é ISO 14000? 2) O que significa a sigla ISO? 3) Para que foi criada a ISO14000? 4)O que uma empresa tem que fazer para receber o certificado ISO? 5)Por que esse certificado é importante? 6)Na sua opinião por que uma empresa com certificado ISO ganha a concorrência com produtos de uma empresa que não tenha o certificado? |
Extinção de animais - Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres,muitas espécies de animais estão entrando em extinção.Milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos e, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para doenças.O relatório Planeta Vivo aponta uma grande diminuição de espécies entre 1970 a 1995. 35% dos animais de água doce e 44% das espécies marinhas foram extintos.Um quarto das espécies conhecidas ,hoje,estão ameaçadas de extinção. Entre estes:o panda gigante,o elefante, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, etc.Entre os vegetais, podem desaparecer as orquídeas,do México, e as bromélias da Am. e Áf.No Brasil: ararinha, arara-azul,Cachorro-vinagre,Cervo-do-Pantanal,jaguatirica,lobo-guará,mono-carvoeiro,mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, veado-campeiro,etc.As regiões que concentram o maior nºde animais em vias de extinção:são:as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro. Atividades: 1)Quais as principais causas da extinção de animais? 2)Em que região estão a maioria dos animais ameaçados de extinção? 3)Quais são os animais brasileiros que estão ameaçados de extinção? 4)Porque você acha que 35% dos animais de água doce e 40% dos animais marinhos foram extintos justamente no período de 1970 até 1995? |
A água - O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. Aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano. |
ATIVIDADES: 1-O que pode causar a escassez de água potável? 2- De acordo com o texto, quem mais sofre com a escassez de água potável? 3- Que lugares do globo mais sofrem com a falta de água potável? 4- Porque o consumo de água aumentou entre os anos de 1990 e 1995? 5-Quanto % da água do planeta é doce? 6- A que lugares o texto se refere quando diz que a água doce é acessível. 7- Que lugares inacessíveis a água doce também pode ser encontrada? |
Biodiersidade (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta. A biodiversidade pode ser subdividida em três níveis: 1º diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica); 2º diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais; 3º diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta. - Em 2010 foi comomorado o Ano Internacional da Biodiversidade? Atividades: 1-O que significa biodiversidade? 2- O que é a biodiversidade na genética? 3- O que é a biodiversidade específica? 4- O que é a Biodiversidade ecIossistémica? |
Encontre no diagrama palavrRas referentes a destruição da Biodiversidade ( 9 PALAVRAS)
M | P | I | O | P | Q | W | E | R | D | Y | U | A | A | O | P | Q | U |
U | ´Q | O | W | E | R | T | Y | U | E | O | P | Q | I | I | O | U | R |
D | Q | W | L | E | R | T | Y | U | S | U | I | U | R | U | I | U | B |
A | Q | E | Z | U | K | J | G | D | M | S | X | E | A | Q | Q | O | A |
N | U | R | X | N | I | K | H | F | A | D | C | C | T | W | W | I | N |
Ç | E | E | Z | M | K | Ç | G | D | T | S | X | I | A | E | E | O | I |
A | I | R | X | N | L | J | Ã | F | A | D | C | M | R | R | R | L | Z |
S | M | E | Z | M | K | K | G | O | M | S | X | E | I | T | T | K | A |
C | A | R | X | N | L | J | H | D | E | D | C | N | P | Y | Y | J | Ç |
L | D | C | A | O | A | J | G | F | N | S | X | T | O | H | U | H | Ã |
I | A | E | Z | N | K | K | H | D | T | D | C | O | I | G | I | G | O |
M | S | R | X | M | L | J | G | F | O | S | X | G | B | D | O | A | A |
Á | C | A | Ç | A | I | L | E | G | A | L | C | L | X | A | P | S | S |
T | W | E | Z | N | K | J | G | D | A | S | X | O | C | S | O | D | D |
I | E | R | X | M | L | K | H | F | S | D | C | B | X | Z | I | F | A |
C | W | E | Z | N | K | J | G | D | A | S | X | A | C | X | Y | G | S |
A | E | E | X | M | L | K | H | F | S | D | C | L | X | C | T | H | D |
S | D | E | R | R | E | T | I | M | E | N | T | O | P | O | L | A | R |
Desequilíbrio Ecológico -- A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. Causas--A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas. Ex:Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies. |
ATIVIDADES: 1- Quando acontece o desequilíbrio ecológico? 2- Quem provoca o desequilíbrio ecológico? 3- Que ações provocam o desequilíbrio ecológico? 4- Sabemos que o desequilíbrio ecológico provoca reação em cadeia então, observe o exemplo de desequilíbrio ecológico dado no texto pesquise outro e copie aqui. |
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