sábado, 3 de setembro de 2011

Avaliação de Geografia


Avaliação de Estudos Autônomos de Geografia.
Escola
Professora-
série.
Aluno-
   
Ambientes da Terra - A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados, é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, Esses ambientes se interpenetram, e se, inter-relacionam, através da  superfície da Terra que é a camada   de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera  e Litosfera, dando origem a Biosfera.                                            
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.
A litosfera – ou crosta terrestre  a camada sólida mais externa da Terra, e seu interior é constituído de materiais em estado pastoso. Na dinâmica interna da Terra acontecem  as erupções vulcânicas e os terremotos.
Hidrosfera - A esfera das águas - rios, lagos e mares - Da hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais.
Atmosfera - Camada de gases que envolve um planeta. É formada por gases, principalmente o nitrogênio ,o oxigênio ,e o argônio .
Se não existisse a atmosfera, não haveria animais nem plantas. O oxigênio é indispensável para a existência da vida na Terra. Sem a atmosfera(ar), não haveria vento, nuvens ou chuva. Não existiria o fogo, pois toda combustão resulta da união do oxigênio com as substâncias que queimam. Não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano.  A atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas. À noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.                
               
  1)Associe:                                                                                                                                                                                                           (1 ) Biosfera.               (2  )   Atmosfera                    ( 3 ) Hidrosfera                     (4  ) Litosfera                                                                                                                                                         

(  )  esfera da vida       (  )crosta terrestre         (  ) camada sólida mais externa da Terra    .
(  ) No interior dela acontecem  as erupções vulcânicas e os terremotos.                                                                                         (  )esfera das águas . (  ) sem ela não haveria vento, nuvens ou chuva.                                                                                                                                                                                                   (  )compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas                                                   (  ) esfera de gases que envolve um planeta.                 (  ) é o ar na terra

2)Coloque V ou F   .
(     )A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados a Atmosfera, Hidrosfera  e Litosfera, dando origem a Biosfera.                                                                                              (    ) A Terra é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol  se fosse mais próxima assaria ,se fosse mais longe esfriaria.                                                                                                                                                                                               (    )Sem a  hidrosfera  não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano.                                                                                                                                                                               (     ) A litosfera   a  noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.                         

 3)Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente e também pode ser  resultado de acidentes naturais.Quanto a isso assinale   as opções  verdadeiras .                                                                                                                                                                          I a explosão de um vulcão, o choque de um meteoro, um raio.                                                                                                                                                                                                    II a devastação de florestas tropicais por queimadas para a introdução de pastagens.                                                      III. Poluição com agrotóxicos .                                                                                                                                                                       (a ) I. II.III                                   (  b)II.III                                        (c  )I .II

A emissão de gás carbônico como resultado da combustão das árvores vai colaborar para o aumento da concentração desse gás na atmosfera, agravando o _______________________ . Assim, os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo uma conseqüência também em escala global e essa é a principal causa do aquecimento global.
4)A alternativa que melhor completa a lacuna acima é...                                                                                                       ( a )Efeito Estufa               ( b  )Buraco na camada de Ozônio              ( c  )Erosão

1- ____________________________Destruição da biodiversidade;Genocídio e etnocídio das nações indígenas;  empobrecimento dos solos; Enchente e assoreamento dos rios;Diminuição dos índices pluviométricos;  Elevação das temperaturas;  Desertificação; Proliferação de pragas e doenças.                                                                                                                        2-_________________________________________ o plantio de uma única espécie em grandes extensões de terra  de determinada cultura tem causado desequilíbrios nas cadeias alimentares, favorecendo a proliferação de vários insetos, que se tornaram verdadeiras pragas com o desaparecimento de seus predadores naturais: pássaros, aranhas, cobras.Por outro lado, a maciça utilização de inseticidas , na tentativa de controlar tais insetos, tem levado, por seleção natural, à proliferação de insetos resistentes, forçando a aplicação de inseticidas cada vez mais potentes. Isso causa doenças nas pessoas que manipulam e aplicam esses venenos e naquelas que consomem os alimentos contaminados além disso, tem agravado a poluição dos solos  empobrecendo-o, ao impedir a proliferação de microorganismos fundamentais para a sua fertilidade.                                                                                                                                                                           3-  é causada pela agricultura principalmente na zona tropical do planeta. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o.Para conter ___________está sendo feito o  Terraceamento (cortes formando degraus - os terraços - nas encostas das montanhas), Curvas de nível e    Associação de culturas: plantar, entre uma fileira e outra, espécies leguminosas (feijão, por exemplo), que recobrem bem o terreno. Essa técnica, além de evitar ___________, garante o equilíbrio orgânico do solo.
5) A alternativa que completa as lacunas acima, corretamente e respectivamente é.                                                                                          ( a) desmatamento de florestas, erosão, poluição com agrotóxicos                                                                                        ( b)poluição com agrotóxicos,erosão,desmatamento de florestas                                                                                             (c )erosão,desmatamento de florestas poluição com agrotóxicos

 O efeito estufa tem que ser preservado porque a poluição vem impedindo que ele cumpra sua missão por isso está acontecendo um  aumento da temperatura  que pode causar o derretimento do gelo dos pólos e das montanhas e a conseqüente elevação do nível dos oceanos e inundação de centenas de cidades litorâneas..
6) De acordo com a definição acima pode-se dizer que: Efeito estufa é...
(a  )fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre  garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e a sobrevivência                                                                                                                                                                                             (b  )é um produto químico que está aumentando a temperatura do planeta e causando destruições como terremotos,erosão...
 ( c )desequilíbrio natural da atmosférica, provocado pela incapacidade de absorver calor, alternando a temperatura da terra em horas de muito calor e horas de muito frio.

A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas. As conseqüências dessa interferência humana são várias:    aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos que muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura;  assoreamento de rios e lagos, enchentes ,   extinção de nascentes: diminuição dos índices pluviométricos . Estima-se que metade das chuvas caídas são resultantes da evapotranspiração, ou seja, da troca de água com a atmosfera;    elevação das temperaturas locais e regionais, como conseqüência da maior irradiação de calor  para a atmosfera a partir do solo exposto. Boa parte da energia solar é absorvida. Sem ela quase toda essa energia é devolvida para a atmosfera em forma de calor, elevando as temperaturas médias;  agravamento dos processos de desertificação,       redução ou fim das atividades extrativas vegetais,.   proliferação de pragas e doenças, e aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera. É importante lembrar que esse gás é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
7)Observando o texto acima, percebemos claramente que se refere ao bioma de...         
 ( a )cerrados                      ( b)florestas                                ( c)caatinga

8)-Numere o que se relaciona ao impacto ambiental                                                                                                 
 (  1) Inversão térmica         
 (  2)    Ilhas de Calor               
 ( 3 ) Chuva ácida
  (   ) A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água é forma....
  ( ) As áreas centrais de uma cidade se concentram as construções,indústrias,asfalto,trânsito e outras  atividades emissoras de poluentes. A massa de ar quente carregada de material poluidor  que se forma sobre essas áreas tende a subir até se resfriar. Quando se resfria, retorna a superfície, dando origem a intensos nevoeiros apenas nessa área da cidade, .                                                                                                               (  )Esse é o fenômeno normal. Mas quando duas massas de ar diferentes, o ar quente passa sobre o ar frio, ficando assim acima dele. Por ser mais denso, o ar frio que ficou embaixo não sobe e o ar quente que ficou em cima do frio não desce, por ser menos denso. Na interseção do ar quente e frio, forma-se uma capa que não deixa que os gases poluentes e tóxicos passem

9)Sobre a chuva ácida assinale as questões verdadeiras                      
I- PREJUÍZOS PARA O HOMEM SAÚDE: A chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.                                                                                                     II-PRÉDIOS, CASAS, ARQUITETURA: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura, destruindo represas, turbinas hidrelétricas                                                 III- as substâncias que a compõe foram produzidas artificialmente em laboratório, principalmente para a fabricação de sabão                                                                                                                                          (a )I e II                                  (b) II e III                                                        ( c)I , II e III

Destruição da camada de ozônio
A destruição da Camada de Ozônio ainda que parcial, diminui a resistência natural que oferece à passagem dos raios solares nocivos à saúde de homens, animais e plantas, os chamados raios ultravioletas. As conseqüências mais citadas seriam o câncer de pele, problemas oculares, diminuição da capacidade imunológica, etc. O problema surgiu nos anos 30, quando algumas substâncias foram produzidas artificialmente em laboratório, principalmente para as aplicações em refrigeração. Descobriu-se que estas atacam a camada de ozônio, com a tendência de reduzi-la globalmente, e com um efeito devastador localmente na Antártica,  aumentando assim a penetração dos raios ultravioleta indesejáveis. Nos anos 80 iniciou-se. A Índia e a China são hoje ainda os maiores produtores e consumidores de CFCs

10)-Responda de acordo com o texto acima                                                                                                                                                       1)-Principal agente destruidor da camada de ozônio___________________                                          
 2)-países que mais prejudicam a camada de ozônio__________________ 
3)doenças causadas pelos raios ultra violetas________________________________                                                                              
4)é responsável pela corrosão
 de materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura___________________                                                                                                      5)As ilhas de calor são aquecimentos concentrados nos centros das 

Atividades sobre Complementar VII Impactos Ambientais e sustentabilidade




Avaliação de Geografia tòpico 10 - Cultura e natureza


Avaliação de geografia tópico 2 Paisagem do cotidiano


AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA.

Escola:
Professor:
Aluno
01. Quais alternativas estão corretas?
(1) As maiores e mais bem equipadas metrópoles das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul são, respectivamente, Manaus, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.
(2) Caxias (RS), Blumenau (SC), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Campos (RJ) e Feira de Santana (BA) são exemplos decapitais regionais.
(3) Dentre as características de uma metrópole, podemos citar a função de polarização e de organização de espaço ao seu redor.
(4) Comparando-se as redes urbanas das regiões Norte e Sudeste, podemos dizer que a primeira não apresenta uma nítida hierarquia urbana ao passo que a segunda é bem caracterizada hierarquicamente.
                                 
02. (PUC) Os “mocambos” e os “alagados” constituem áreas de habitações precárias que abrigam partes consideráveis das populações pobres das cidades de:
 a) São Paulo e Rio de Janeiro         b) Vitória e Salvador               d) Manaus e Rio de Janeiro
e) Recife e Salvador
 
 03. (FUVEST) Imaginando um percurso de São Luis à Curitiba, encontraremos, quanto ao uso do solo, a predominância das seguintes atividades:
 a) lavoura de subsistência, lavoura comercial e extrativa vegetal.
b) extrativa vegetal, agricultura comercial e lavoura de subsistência.
c) extrativa vegetal, pecuária e agricultura comercial.
d) extrativa mineral, pecuária intensiva e agropecuária comercial.
e) pecuária, lavoura comercial e extrativa vegetal.
  
04. (PUC) O conceito de “hábitat” em Geografia compreende:
 a) as formas de moradia nas diferentes regiões do globo.
b) as relações que se estabelecem entre as coletividades humanas e o meio natural.
c) os tipos de habitações nas faixas intertropicais.
d) as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
e) a organização do espaço urbano.
 
 05. (PUC) Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:
 a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) dificuldade de aquisição de terras.
e) liberação de mão-de-obra pela mecanização.
 
 06. (ULBRA) "O município está assentado sobre a borda da bacia sedimentar do Paraná, tendo como embasamento rochas antigas tais como xisto e gnaisses do Grupo Araxá (Pré-Cambriano)." 
Sociedade & Natureza, Uberlândia, dez./1989

O trecho acima define:
 a) o sítio urbano do município;
b) o sítio urbano e a situação urbana do município;
c) a situação urbana e a origem do município;
d) a posição geográfica do município;
e) a situação no contexto regional do município.
 
    
07. (VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):
 a) centros regionais
b) cidades-dormitórios
c) metrópoles nacionais
d) capitais regionais
e) metrópoles regionais
 
 08. Em relação às cidades, é correto afirmar:
 
a) A cidade de São Paulo corresponde a uma metrópole nacional, situada nas margens do Rio Paraíba do Sul.
b) A cidade de Washington corresponde a uma metrópole nacional.
c) O êxodo rural é um dos fatores que mais têm contribuído para o inchaço das metrópoles brasileiras.
d) No Brasil, verifica-se o predomínio de população rural.
e) A partir da década de 1980, o êxodo rural deixou de ocorrer devido ao assentamento dos sem-terra pelo Incra.
 
 09. (CEFET - PR) Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comuns, define a:
 a) metropolização                       b) área metropolitana                  c) rede urbana           d) megalópole 
 
10. Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que:
 a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade;
c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus;
d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural;
e) é mais intenso nos países desenvolvidos, devido ao desenvolvimento industrial
.


Atividades sobre o tópico 5 Geografia. Segregação espacial


Identificar as questões que envolvem a segregação espacial
Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
Reconhecer a cidade na sua territorialidade de bandos, gangues, tribos urbanas,  identificando as demarcações no seu espaço de vivência e relacionando-os com a singularidade ou generalidade de outros cotidianos.
Atividades:
Recorte os desenhos cole e explique as características de cada tribo urbana:
Punk, Hip Hop, Hippies, Skinheads, Emos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividades sobre TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS.


                                      TOP-2.CIRCUITO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS. 1º ANO EM-HISTÓRIA
Texto 1--“Antes deste nosso descobrimento da Índia, recebiam os mouros de Meca muito grande proveito com o trato da especiaria. E assim, o grão sultão, por amor dos grandes direitos que lhe pagavam. E assim ganhava muito a senhoria de Veneza com o mesmo trato, que mandava comprar a especiaria de Alexandria, e depois a mandava vender em toda a Europa”CASTANHEDA, Fernão Lopes
Texto 2—“A Europa Ocidental da Idade Média foi uma civilização carnívora. Grandes quantidades de gado eram abatidas no início do verão, quando as forragens acabavam no campo. A carne era armazenada e precariamente conservada pelo sal, pela defumação ou simplesmente pelo sol. Esses processos, usados também para conservar o peixe, deixavam os alimentos intragáveis, e a pimenta servia para disfarçar o que tinham de desagradáveis. Os condimentos representavam também um gosto alimentar da época, como o café, que bem mais tarde passou a ser consumido em grande escala em todo o mundo.”FAUSTO, Boris
                                 RESPONDA:
1-Quais eram as chamadas especiarias? Para que serviam?
2-De onde vinham os panos e porcelanas?
3-Quais as motivações que levaram os portugueses a se aventurarem na descoberta de um caminho para as Índias orientais fora da rota mediterrânica?
 Texto 1--O Mercantilismo se caracterizava por uma série de práticas econômicas cujo objetivo era o enriquecimento e o fortalecimento da metrópole. As diretrizes básicas eram:                 
  I – o acúmulo de metais preciosos--                 
  II – balança comercial favorável-
III – exploração colonial—                                   
IV – intervenção do Estado na economia
Texto 2--“Ouro e especiarias foram (...) bens sempre muito procurados nos séculos XV e XVI, mas havia outros, assim como peixe, a madeira, os corantes, as drogas medicinais e, pouco a pouco, um instrumento dotado de voz – os escravos africanos."FAUSTO, Boris. 
                                       RESPONDA:
1-Porque o tráfico de escravos se constituiu em um negócio?
2- O que foi o monopólio régio?
3-Qual a matéria mais cobiçada pelos portugueses quando da chegada de suas esquadras aos territórios que hoje constituem o Brasil?
4-O que foi o mercantilismo?—
5-O que foi o metalismo?
6-O que é balança comercial favorável?—
7-Qual o maior exemplo de migração forçada da História Mundial?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividades sobre Agenda 21 Tópico 19 EF




Colora a imagem e escreva 10 maneiras de se proteger a biodiversidade.





A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente,como as outras poluições,mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras,  transporte,etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas,como: Insônia;· Estresse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez . A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som).Nível de ruído:- torneira gotejando (20 db)- música baixa (40 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- restaurante com movimento (70 db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)- tiro de arma de fogo próximo (140 db). 7 de maio o Dia do Silêncio.- Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro.                                                                                                                                   Poluição das águasAs principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos. através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Por isso, os governos, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil.Problemas gerados pela poluição das águas :cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável,por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano, Como solução para os problemas dos recursos hídricos , foi realizado no Japão,2003, o III Fórum Mundial de Água.Foram aprovadas medidas  de preservação dos recursos hídricos.Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte , alguns desafios devem ser  superados: o atendimento das necessidades básicas da população,a proteção dos ecossistemas e mananciais,a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.                                              Poluição do ar: Começou com a  Revolução Industrial..As grandes cidades sofrem os efeitos dessa poluição São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel)  A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis  geram a energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil.Esta poluição tem gerado doenças respiratórias(a bronquite, rinite alérgicaalergias e asma) .E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado ,está aumentando a temperatura do planeta

Complete a cruzadinha abaixo de acordo com as informações acima 


 

 Ainda segundo o texto Diversos tipos de poluição, responda:
2- Marque
(1) para problemas da poluição sonora
(2) para problemas da poluição das águas 
(3) para problemas da poluição do ar
(   ) Dores de Cabeça  
(   )Pessoas não têm acesso à água potável 
(   ) alergias e asma                                                        
(   ) diarréia           
(   )aquecimento global                                              

(   ) Estresse        
(   ) Perda de atenção e concentração                     
(   ) hepatite e febre tifóide     
(   ) Cansaço 
(   ) chuva ácida 
3- Segundo o  Forum Mundial da Água,que desafios devem ser superados para que a água não falte?




O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes de a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização) e  criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente.
Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
Atividades:1)O que é ISO 14000?
2) O que significa a sigla ISO?
3) Para que foi criada a ISO14000?
4)O que uma empresa tem que fazer para receber o certificado ISO?
5)Por que esse certificado é importante?
6)Na sua opinião por que uma empresa com certificado ISO ganha a concorrência com produtos de uma empresa que não tenha o certificado?



Extinção de animais - Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres,muitas espécies de animais estão entrando em extinção.Milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos e, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para doenças.O relatório Planeta Vivo aponta uma grande diminuição de espécies entre 1970 a 1995. 35% dos animais de água doce e 44% das espécies marinhas foram extintos.Um quarto das espécies conhecidas ,hoje,estão ameaçadas de extinção. Entre estes:o panda gigante,o elefante, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, etc.Entre os vegetais, podem desaparecer as orquídeas,do México, e as bromélias da Am. e Áf.No Brasil: ararinha, arara-azul,Cachorro-vinagre,Cervo-do-Pantanal,jaguatirica,lobo-guará,mono-carvoeiro,mico-leão-douradoonça-pintada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, veado-campeiro,etc.As regiões que concentram o maior nºde animais em vias de extinção:são:as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro.
Atividades:
1)Quais as principais causas da extinção de animais?
2)Em que região estão a maioria dos animais ameaçados de extinção?
3)Quais são os animais brasileiros que estão ameaçados de  extinção?
4)Porque você acha que 35% dos animais de água doce e 40% dos animais marinhos foram extintos justamente no período de 1970 até 1995?

  
A água - O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. Aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
ATIVIDADES:
1-O que pode causar a escassez de água potável?
2- De acordo com o texto, quem mais sofre com a escassez de água potável?
3- Que lugares do globo mais sofrem com a falta de água potável?
4- Porque o consumo de água aumentou entre os anos de 1990 e 1995?
5-Quanto % da água do planeta é doce?
6- A que lugares o  texto se refere quando diz que a água doce é acessível.
7- Que lugares inacessíveis a água doce também pode ser encontrada?




Biodiersidade (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.
A biodiversidade pode ser subdividida em três níveis:
1º diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica);
2º diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais;
3º diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta.
- Em  2010 foi comomorado o Ano Internacional da Biodiversidade?
Atividades:
1-O que significa biodiversidade?
2- O que é a biodiversidade na genética?
3- O que é a biodiversidade específica?
4- O que é a Biodiversidade ecIossistémica?
Encontre no diagrama palavrRas referentes a destruição da Biodiversidade ( 9 PALAVRAS)


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Desequilíbrio Ecológico --
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Causas--A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.
Ex:Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies.

ATIVIDADES:
1-    Quando acontece o desequilíbrio ecológico?
2-    Quem  provoca o desequilíbrio ecológico?
3-    Que ações provocam o desequilíbrio ecológico?
4-    Sabemos que o desequilíbrio ecológico provoca reação em cadeia então, observe o exemplo de desequilíbrio ecológico dado no texto pesquise outro e copie aqui.





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