terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividade sobre efeito estufa e aquecimento global- Tópico 20. Padrão de produção e consumo



Efeito estufa. A emissão de gases que intensificam o efeito estufa  tem contribuído para o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.
A intensificação do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.Um outro fator  é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.. O dióxido de carbono(gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são:  gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol, biomassa.
- Os automóveis regulados para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada,uso obrigatório de catalisador em escapamentos .
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Efeitos do Aquecimento Global no planeta
Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências:
Desertificação: com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amazônica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade
Derretimento das geleiras dos pólos do planeta: este efeito já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais.
Migrações em massa de pessoas: o alagamento de cidades e o aquecimento da temperatura em algumas regiões do mundo, podem provocar a migração de milhões de pessoas, provocando sérios problemas sociais nas regiões que receberão estes migrantes.
Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas na agricultura. Diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenças, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Pode também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, disseminando ainda mais estas doenças pelo mundo.
Desastres ambientais: o aumento da temperatura global pode aumentar a quantidade e força de furacões e tornados em várias regiões do planeta.
- A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
ATIVIDADES:
1.     Qual a principal conseqüência da emissão de gases que intensificam o efeito estufa?
2.     O que acontecerá se esse aumento da temperatura do planeta continuar?
3.     O que intensifica a ação do efeito estufa?
4.     Que exemplos de combustíveis fósseis aparece no texto?
5.     Qual seria a alternativa ao uso de combustíveis fósseis?
6.     Coloque V ou F:
(   ) As florestas regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões.
(   ) As florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
(   ) o lançamento de gases poluentes na atmosfera, como os que resultam da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono(CO²) bloqueia a dissipação do calor.
(   ) O gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio também contribuem para o aumento da temperatura do planeta
7-     Que soluções podem diminuir o Aquecimento Global? Assinale com um X
(   ) Diminuir o uso de combustíveis fósseis 
(   ) aumentar o uso de biocombustíveis, como alternativa aos combustíveis fósseis
(   ) Regular  automóveis para evitar a queima de combustíveis desnecessária
(   ) uso obrigatório de catalisador em escapamentos .
(   ) Alternar o uso do carro com bicicleta e transporte coletivo
(   ) Instalar de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
(   ) Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
8-     Encontre e colora soluções para diminuir o aquencimento global
- verde fontes limpas e renováveis de energia; 5
- azul os meios de transporte coletivo; 3
-latanja Alternativas ao uso do petróleo;3
-amarelo- Solução sustentável para o lixo;2
E
Q
W
Q
W
Q
W
Q
A
M
A
N
U
C
L
E
A
R
A
S
T
A
S
A
S
A
S
A
S
A
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
A
Z
X
Z
X
Z
X
Z
X
R
Z
X
Z
X
V
B
V
B
V
B
N
V
B
V
B
V
B
V
B
E
V
N
M
N
M
N
M
N
M
L
O
N
M
N
M
N
M
N
M
M
A
S
A
S
A
S
A
S
A
E
L
Z
X
Z
X
Z
X
Z
X
O
C
V
C
V
C
V
C
V
C
S
D
F
D
F
D
F
D
F
D
T
D
F
D
F
D
F
D
F
A
E
G
H
G
H
G
H
G
H
G
R
G
H
G
H
G
H
G
H
V
I
E
Ó
L
I
C
A
Y
U
Y
I
Y
U
Y
U
Y
U
Y
M
I
D
C
V
V
B
V
B
V
B
B
Z
A
S
A
S
S
A
S
S
T
O
R
T
R
T
R
T
R
T
R
T
R
Õ
N
I
B
U
S
R
E
I
U
I
U
I
U
I
O
I
O
I
O
I
O
I
O
I
O
K
L
B
M
E
T
R
Ô
L
K
L
K
L
K
L
L
K
L
K
L
K
E
K
B
N
B
N
B
N
B
N
B
N
B
T
R
Ê
M
B
B
B
S
B
N
N
N
N
N
N
N
N
R
E
C
I
C
L
A
G
E
M
A
I
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
T
Y
H
H
H
T
T
U
R
R
R
R
R
S
O
L
A
R
R
R
R
R
R
R
R
Y
E
I
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
U
T
L
U
J
K
J
J
K
J
K
J
K
B
I
O
M
A
S
S
A
Y
O
I
H
I
D
R
E
L
É
T
R
I
C
A
G
H
G
H
G
T
C
U

9-     Encontre no diagrama consequencias do aquecimento global 16
D
E
S
E
R
T
I
F
I
C
A
Ç
Ã
O
M
F
G
F
G
F
D
F
E
D
C
V
C
V
C
V
C
V
C
V
C
V
C
A
C
V
C
V
C
E
C
X
E
R
E
N
C
H
E
N
T
E
V
B
V
B
R
H
J
H
J
H
N
H
T
S
R
G
J
K
J
J
K
J
K
J
K
J
K
E
N
M
N
M
N
G
N
I
E
R
G
F
O
M
E
V
B
V
B
V
B
V
M
V
B
V
B
V
U
U
N
R
R
E
P
I
D
E
M
I
A
S
H
J
H
O
H
J
H
J
H
E
J
Ç
T
R
F
Q
R
Q
R
T
Y
T
Y
T
Y
T
T
H
J
H
J
H
J
U
Ã
O
R
G
B
N
B
N
B
N
B
N
B
N
B
O
B
N
N
B
N
B
J
O
S
R
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
D
F
J
D
F
U
R
A
C
Ã
O
T
X
C
X
M
I
G
R
A
Ç
Õ
E
S
X
H
E
F
R
G
E
R
R
R
U
A
U
M
E
N
T
O
C
A
L
O
R
L
J
A
F
R
H
R
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
H
N
F
R
G
R
F
F
F
Ã
F
F
A
L
A
G
A
M
E
N
T
O

J
I
F
R
H
T
Y
T
Y
O
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
T
Y
M
F
R
G
Y
U
Y
U
Y
U
M
A
L
Á
R
I
A
A
Y
U
Y
U
Y
A
F
R
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
H
G
G
G
I
D
E
R
R
E
T
I
M
E
N
T
O
D
A
S
G
E
L
E
I
R
A
S

10-  Coloque X, nas consequencias do aquecimento global
(   ) aumento da temperatura
(   ) florestas transformadas em desertos ou savanas.
(   ) aumento no nível das águas dos oceanos
(   ) alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
(   ) modificação do ciclo de vida da fauna nas montanhas, provocando extinção de animais
(   ) migrações em massa de pessoas pela fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
(   ) epidemias:  aumento da quantidade de mosquitos transmissores de doenças como a dengue e a malária.
(   ) desastres ambientais: aumento da quantidade e a força de furacões e tornados.
(   ) desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos

domingo, 20 de novembro de 2011

TÓPICO 35- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO


TÓPICO 35- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Ao longo da história o homem tem criado diversos meios para se comunicar, e melhorar seu padrão de vida. Se por um lado as suas criações lhe conferem um melhor modo de vida (como a criação de transportes, comunicações, etc.), são precisamente estas criações que o destroem (pois causam poluição, degradação, desemprego, etc.).
Sociedade da Informação surgiu no fim do Século XX, com origem na Globalização. Essa sociedade está em expansão, pois a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis pela nova ordem. Nessa nova sociedade o desenvolvimento social e econômico está firmado na informação, pois essa gera criação de conhecimento, produção de riqueza e contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. A Condição para a Sociedade da Informação progredir é a possibilidade de todos terem acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.
ADAPTAÇÃO DO HOMEM A UM NOVO PARADIGMA DE SOCIEDADE
Mas por outro lado, esta sociedade poderá ser a culpada por grandes diferenças sociais, levando em conta o seu grau de exigência. Visto que uma sociedade que tem como base as novas tecnologias poderá ser discriminatória. Até  pouco tempo, saber ler, interpretar  e calcular, era obrigatório para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, este cenário mudou e as necessidades de qualificações profissionais e acadêmicas aumentaram. Hoje se exige da escola pessoas com uma formação ampla, especializada, com um espírito empreendedor e criativo, com o domínio de uma ou várias línguas estrangeiras, com grandes capacidades para resolução de problemas e que dominem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
RELAÇÃO DOS JOVENS COM A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Os jovens adquirem vários conhecimentos fora da escola, pois eles estão auto-integrados neste novo paradigma de sociedade, preferindo por vezes o aconchegante lar, com todas as tecnologias à disposição, à escola enfadonha e obsoleta.
Diante dessa situação surgem alguns projetos como por exemplo, One Laptop Per Child, projeto da autoria de Nicholas Negroponte, cientista Americano, com grande reconhecimento no mundo da informática, que pretende assegurar a possibilidade de todos os estudantes terem o seu próprio portátil para melhorar o seu nível de educação e poder entrar na nova era do conhecimento. A ideia de Nicholas Negroponte é produzir um portátil de baixo custo que tenha distribuição maciça, e que seja capaz de se ligar à Internet sem utilizar cabos (e sim use pilhas ou gerador). Estes computadores não estarão disponíveis para a venda ao público, serão distribuídos nas escolas, pelo governo. Com essa  massificação da informatização a sociedade tenderá a ser cada vez mais competitiva, criando mais riquezas, melhorando a qualidade de vida, tornando-se numa sociedade mais livre, evitando a exclusão do cidadão. Mas para que isto seja possível e não se criem maiores dissimetrias sociais, as políticas educativas desempenham um papel primordial. A escola tem papel fundamental na Sociedade da Informação, o de dotar o homem de capacidade para competir com o avanço tecnológico, de maneira a que o avanço não seja autônomo, e possa ser controlado, de modo que o desenvolvimento tecnológico se molde ás nossas necessidades e não as nossas necessidades se moldem ao desenvolvimento tecnológico.
CONSEQUÊNCIAS - Os aspectos positivos são visíveis, tal como a melhoria da qualidade de vida. Por outro lado, a introdução de máquinas e robôs nas indústrias aumenta a taxa de desemprego.
Com o nascimento de um novo setor denominado de quaternário, cujo bem mais importante é a informação, assistimos a mudanças profundas na sociedade. A taxa de desemprego continua  aumentando com o desaparecimento de algumas profissões e a perda de postos de trabalho. Mas, surgem outras profissões que exigem mais capacitação e informatização.
ECONOMIA - A competitividade exige melhor desempenho profissional, flexibilidade apostando-se na qualidade do produto ou serviço final em detrimento do processo. A caneta e o papel são substituídos pelo teclado. Com a Internet existe a troca de fluxo vivo de informação. A economia é movida por este processo.

ATIVIDADES:
1-    O que são TICs?
2-    De acordo com o texto porque as criações que o homem fez para melhorar sua vida também destroi?
3-     Quando surgiu a sociedade da informação e qual sua origem?
4-    De acordo com o texto a sociedade contemporânea está firmada na informação. Que benefícios essa informatização trás?
5-     Que condição é apresentada no texto para que a sociedade da informação progrida?
6-    Até pouco tempo que conhecimentos eram necessários para se sair bem na sociedade?
7-    Hoje que formação se exige que as escolas transmitam?
8-    Hoje qual é a relação dos jovens com a sociedade da informação?
9-    O que é o One Laptop Per Child?
10- Qual é a ideia de Negroponte?
11- O que se pretende com a massificação da informatização?
12- O que é preciso para que a massificação da informatização não provoque mais exclusão ainda?
13- Coloque V ou F:
(   ) A informatização provoca melhorias da qualidade de vida.
(   ) A introdução de máquinas e robôs nas indústrias aumenta o desemprego.
(   ) Existiam três setores da economia, a informática, representa hoje o setor quaternário.
             (   ) Hoje surgem novas profissões que exigem mais capacitação e informatização.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog