Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

domingo, 31 de maio de 2009

sociedade mineradora no Brasil-Atividades.

MINERAÇÂO - ECONOMIA MINERADORA – NO BRASIL REGIÃO MIRERADORA- MINAS GERAIS,GOIÁS e MATO GROSSO ( sec XVIII)

Relacione:

(a) Casa de fundição. (b) Lavra (c ) Quinto (d) Intendências nas minas (e)Ouro de aluvião (f) Derrama (g) Mão de obra utilizada na exploração do ouro (h) Meio de transporte utilizado para levar o ouro para a capital e trazer alimento para a região. (i)Dono das jazidas de ouro(pela lei de Portugal) (j) Era preso pelo Crime de lesa-majestade

( ) Rei. ( )tropas de mulas. ( )Quem contrabandeava ou roubava de alguma maneira o ouro. ( )escravos africanos. ( )Principal imposto sobre o ouro. ( )Órgão responsável pela administração mineradora. ( )Ouro encontrado na superfície. ( )Cobrança violenta dos impostos atrasados. ( )Forma de exploração do ouro em grandes jazidas. ( ) Com a sua criação,Portugal procurava evitar o contrabando do ouro

Coloque Verdadeiro ou Falso para as frases abaixo.

_____________Na sociedade mineradora havia mobilidade social,isso é quem encontrasse ouro poderia ficar rico. _____________Portugal para evitar o contrabando de ouro criou as casas de fundição,proibiu a circulação de ouro em pó e essas medidas fizeram com que acontecesse a revolta de Vila Rica,chefiada por Felipe dos Santos. _____________Os escravos africanos também podiam ficar ricos nas minas já que eram bem tratados e podiam ficar com o ouro que encontrassem. _____________A maioria das jazidas de ouro do Brasil eram de aluvião,isto é ,encontrado na superfície.Por isso essa economia entrou rapidamente em decadência. ______________A inconfidência Mineira assim como a Conjuração Baiana atingiram seu objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal. ______________A libertação dos escravos era o principal objetivo da inconfidência Mineira.

3)-NUMERE (1)INCONFIDÊNCIA MINEIRA (2)CONJURAÇÃO BAIANA OU REVOLTA DOS ALFAIATES. (3) REFERE-SE AOS DOIS MOVIMENTOS ( ) Aconteceria na cidade de Vila Rica ,hoje Ouro Preto. ( ) Pregava a separação de Portugal por isso é chamada de movimento de libertação nacional. ( )teve como participantes gente pobre. ( )Sofreu inspiração da Revolução Francesa. ( )Os principais líderes foram condenados á forca ( ) Os brasileiros que iam estudar na Europa trouxeram os ideais de liberdade.Joaquim José da Silva Xavier era um dos principais líderes. ( ) Os principais representantes do movimento foram João de Deus e Cipriano Barata. ( )tinha o objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal e proclamar a república. ( )Um membro foi enforcado. ( ) Queria abolir a escravidão. ( ) Quatro membros foram enforcados. ( ) A revolta deveria começar em Vila Rica ,no dia em que fosse instituído a Derrama. ( )Um dos principais representantes exercia a atividade de dentista. ( )Queria a suspensão da cobrança do quinto(% de ouro mandada para a metrópole). ( )21 de abril,seu líder foi executado.

A VINDA DA FAMÌLIA REAL

A Revolução Francesa pôs fim ao regime monárquico e aboliu os privilégios da nobreza na França.O único país que podia ameaçar sua supremacia era a Inglaterra,então a França decretou sobre ela o Bloqueio Continental.Isso proibia que todos os países comerciassem com a Inglaterra. A Inglaterra tinha interesse em manter o comércio com Portugal e suas colônias .Portugal ficou em situação difícil pois sua economia era praticamente dominada pela Inglaterra,por isso ele desrespeitou o bloqueio e foi invadido pela França(Napoleão Bonaparte).

4-A principal conseqüência dos acontecimentos descritos no texto acima foi: (a) A fuga da família real para o Brasil . (b) O domínio de Portugal e assassinado do rei. (c ) Acordo entre Portugal,frança e Inglaterra e fim do conflito. 5-Logo que chegou ao Brasil,Dom João tomou uma importante medida: (a)Facilitou a de produtos franceses no Brasil. (b)Decretou a abertura dos portos brasileiros ás nações amigas. ( c)Proibiu a entrada de navios ingleses nos portos.

6-Identifique com X os estabelecimentos criados por Dom João aqui no Brasil : ( )casa da moeda ( ) Cristo Redentor ( )Brasília ( )Biblioteca Real ( )Escolas de Medicina ( )jardim Botânico ( )banco do Brasil ( )Mineirão ( )Museu Nacional ( )Biblioteca Real

A mudança da corte para o Brasil trouxe consequências para Portugal que perdeu o monopólio sobre o comércio com o Brasil e o deixou totalmente dependente da Inglaterra .Em Portugal os alimentos tornaram-se escassos,o comércio enfraqueceu ,e o governo passou praticamente a ser exercido pela Inglaterra.Então em 1820 estourou uma revolução em Portugal ,na cidade do Porto.Os revoltosos exigiam a volta de D João.


7-Com base no texto acima o que não é verdade afirmar: (a )D João voltou para Portugal levando todo o tesouro do governo. ( b ) D João voltou para Portugal e deixou seu filho D Pedro com regente do Brasil. ( c )D João desobedeceu a ordem para que retornasse a Portugal e proclamou a independência do Brasil.

8- A situação econômica do Brasil ficou ruim depois que a família real voltou para Portugal porque: ( a )D João levou grande quantidade de dinheiro dos cofres brasileiros. ( b) D Pedro I ainda era criança. ( c )D Pedro II era mau administrador

Nenhum comentário:

Postar um comentário