terça-feira, 12 de abril de 2011

A expansão capitalista e o imperialismo


Complementar: XIII. A expansão capitalista e o imperialismo : Sobre as fases do capitalismo relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) 1ª Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo- Séc. XV
(2) 2ª Fase: Capitalismo Industrial Séc. XVIII
(3) 3ª Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro séc. XX
(   ) Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias
(   ) A burguesia e a nobreza começam a buscar riquezas, procuram ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas na Europa.
(   ) Os comerciantes burgueses, financiados por reis e nobres, chegam à América e começam a exploração com objetivo de o enriquecimento e acúmulo de capital
(   ) teve com característica a busca do lucro, uso de mão-de-obra escrava, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e   desigualdades sociais.
(   ) Teve início com a  Revolução Industrial, na Inglaterra.
(   ) Nesse período aconteceu a colonização e exploração da América.
(   ) Fortalece o capitalismo, modifica o sistema de produção (coloca a máquina para fazer o trabalho dos artesãos). O dono da fábrica aumenta seu lucro, pois a produção é mais rápida.
(   ) Trouxe benefícios como queda no preço das mercadorias, mas trouxe malefícios como desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas.
(   ) Nesse período aconteceu a neocolonização na África e Ásia,  a matéria prima e a riqueza foram exploradas, a população foi dominada, forçada a trabalhar em jazidas minerais e a consumir produtos industrializados da Europa.
(   ) Acontece até hoje com o sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado.
(   ) A globalização permite às grandes corporações multinacionais produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, reduzir os custos e dentro de uma economia de mercado, vender seus produtos para vários países.
(   ) Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo real.
(   ) Apesar das indústrias e do comércio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são os que mais lucram e acumulam capitais.
Complementar: XIII. A expansão capitalista e o imperialismo: História do Imperialismo e Neocolonialismo. Coloque V ou F no que se refere ao neocolonialismo:
(   ) Já em 1850, Inglaterra, FrançaAlemanhaBélgicaItália e EUA, eram grandes potências industriais.
(   ) Com o objetivo de aumentarem seu lucro,  estes países imperialistas dominaram e exploraram a  África, Ásia e Oceania.
(   ) O colonialismo na América, séculos XV e XVI, utilizou como desculpa para a exploração a divulgação do cristianismo; e o o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo. 
(   ) Os países europeus dividiram entre si o território africano e asiático,  foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia, pois queriam o reconhecimento industrial internacional.
(   ) Os colonizadores lutaram entre si para se sobressaírem comercialmente, conseguindo maior território.
(   ) Os EUA lutaram com a Espanha por Cuba. Vencida a Espanha teve que ceder as Filipinas aos EUA. 
(   ) Com a derrota dos chineses durante a Guerra do Ópio. A China teve que assinar o Tratado de Nanquim, que favorecia os ingleses. A dominação britânica foi marcada de crueldade e só teve fim com a  da revolução comunista na China. 
(   ) Outros conflitos imperialistas acabaram levando a 2ª Guerra Mundial.
(   ) Os colonialistas só se interessavam pelo lucro das colônias. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus  países marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades políticas.

2 comentários: