sábado, 19 de novembro de 2011

TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE4


TÓPICO 17. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE
OP- 37 INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE- SEMINÁRIO DE TEXTOS
TEXTO 1-
As transformações que vêm acontecendo deste os anos 70 são por causa da revolução da tecnologia da Informação. Tais mudanças fazem parte do movimento global de reestruturação do capitalismo promovido pelas grandes corporações transnacionais associadas ao governo dos países que integram o G-7. O capitalismo se reestrutura e reorganiza a sociedade em torno de um novo tipo de produção, de comunicação, de gerenciamento e de vida, denominado informacionalismo. Ele está presente na indústria, agropecuária e nos serviços. Mas será em nível planetário ou essa “nova economia” vem criando espaços diferenciados?
            Leia o texto 1 e responda:
1- A partir de quando vem acontecendo essa revolução tecnológica da Informação? (3ª Revolução Industrial)
2- Essas mudanças estão associadas a que movimento?
3- Quem promove esse movimento de mudanças?
4- o que é informacionalismo?
5- Onde está presente o informacionalismo?
6- Você acha que essas mudanças acontecem em nível planetário ou cria espaços diferenciados? Explique.

TEXTO 2
No dia-a-dia convivemos com mudanças na esfera do consumo que nos dão impressão de que a ficção se embaralha com a realidade. São os produtos das novas indústrias de tecnologia da informação: computadores, copiadoras, impressoras, processadores (chips), internet sem fio (tecnologia WAP), page, telecomunicações, celulares, notebook, suprimentos, scanners, micros de bolso, automação bancária, máquinas digitais, softwares sob medida, soluções complexas para automação de empresas, provedores de serviços Internet... Que também geram novos mecanismos de inclusão e de exclusão social na nova dinâmica do capitalismo informacional/global. Essas mudanças repercutem na reestruturação dos espaços produtivos, na desregulamentação do Estado e dos mercados, na precarização do trabalho, na privatização de empresas estatais, sobretudo, aquelas de setores estratégicos e lucrativos, como as telecomunicações, energia, finanças e mídia como forma de provocar inovações tecnológicas, fusão e megafusão de empresas da nova economia com a da velha economia.
             Leia o texto 2 e responda:
1- Que mudanças na esfera do consumo nos dão a impressão de que a ficção se embaralha com a realidade?
2- Por que se diz que essas mudanças na nova dinâmica do capitalismo informacional/global geram inclusão e também exclusão social?
3- Essas mudanças diminuem a ação do Estado na economia, por isso empresas são privatizadas. Que empresas de setores estratégicos e lucrativos são privatizadas nessa situação?

TEXTO 3
A primeira revolução da tecnologia Informacional foi norte-americana, localizando-se, sobretudo, no Estado da Califórnia. O nascimento desse estado remonta ao século XIX e foi provocado pela Corrida do Ouro. Naquele tempo, para os americanos do Leste, aquele lugar, significava o Far West, isto é, o longínquo oeste.  Mais tarde, no século XX, a indústria do cinema de Hollywood celebrizou aqueles cenários áridos e semi-áridos com seus filmes de faroestes. Passados 100 anos, a alta tecnologia transformou aquela areia em ouro: os CHIPS de silício! Nas mesmas vizinhanças de San Francisco, na Califórnia, nascia o Vale do Silício (Silicon Valley) - símbolo internacional de conhecimento high tech (de alta tecnologia). A precursora desse movimento foi a Universidade de Stanford. Tudo começou no final da década de 1940, quando a Universidade propôs a criação de um parque industrial.  Ali, foi desenvolvido o circuito integrado que deu origem ao CHIP, ao microprocessador e ao microcomputador, entre outras tecnologias inovadoras. O Vale do Silício se tornou o modelo para os parques tecnológicos em todo o mundo, reformulando a relação entre universidade e empresas, essa inovação se deu devido ao fato inédito de atrair indústrias para junto da universidade; a maioria das empresas era de pequeno porte e da área de tecnologia eletrônica; a formação de uma mão-de-obra técnica e especializada de alta qualificação favoreceu o desenvolvimento das empresas.
• O pólo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, chamado de “Vale da Eletrônica” e um tecnopólo Mineiro, tem indústrias de alta tecnologia e a Universidade  oferece cursos técnico e de graduação.
                 Leia o texto 3 e responda:
1- Onde aconteceu a primeira revolução da tecnologia Informacional?
2- Como nasceu o Estado da Califórnia?
3- O que significava, naquele tempo,  essa região para os americanos do Leste?
4- O que aconteceu referente a essa região no século XX?
5- O que significa a frase “A alta tecnologia transformou aquela areia em ouro”?
6- O que é o Vale o Silício (Silicon Valley)?
7- Por que a Universidade de Stanford foi a precursora desse movimento high tech (de alta tecnologia)?
8- Que tecnologias inovadoras foram desenvolvidas na Universidade de Stanford: Vale de Silício?
9- Por que o Vale do Silício se tornou o modelo para os parques tecnológicos em todo o mundo?
10- Qual é e como é o tecnopólo  Mineiro?

TEXTO 4
SÃO PAULO é a maior geradora de empregos de tecnologia do Brasil, a nossa “capital do silício”. A cidade reúne o maior número de companhias de software, paga os melhores salários e nos últimos anos houve a atividade industrial foi trocada por serviços de ponta. Com isso, São Paulo passou a oferecer postos de trabalho altamente qualificados e bem pagos. Nas posições seguintes temos: RJ(centro de desenvolvimento de softwares); BH; PORTO ALEGRE, CURITIBA; BRASÍLIA; CAMPINAS, terceiro pólo industrial do país; FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU e JOINVILLE. O que mais pesou a favor dessas cidades foi a qualidade de suas universidades. Em SÃO CARLOS, estão alguns dos melhores cursos de Engenharia do país, fator que atrai empresas para a região. Por que essas cidades? Nelas situam grandes negócios de Internet, reúnem as maiores empresas de computação, investem em pólos de software e hardware. Fonte: INFOExame:As 10 melhores cidades brasileiras para trabalhar em tecnologia. Maio/2000
                   Leia o texto 4 e responda:
1-Que cidade brasileira é chamada de a nossa “capital do silício”? Por quê?
2- Que cidades junto com São Paulo, são os 10 principais centro tecnológicos do Brasil?
3- O que ajudou essas cidades a se tornarem centros tecnológicos?
4- Por que essas cidades atraem empresas para a região?
5- Que região é o maior centro tecnológico da América  e qual é o principal centro tecnológico do Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário