sexta-feira, 12 de outubro de 2012

atividades sobre problemas ambientais urbanos

ÁREA URBANA E PROBLEMAS AMBIENTAIS
  Os principais problemas ambientais em áreas urbanas são a poluição atmosférica provocada pelo excesso de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) capazes de colocar em risco a biosfera.
  Os principais responsáveis pela poluição do ar são: transportes, instalações industriais, centrais termoelétricas, queimadas, incineração de lixos.
  Os principais poluentes são: monóxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio, chumbo, dióxido de carbono e outros, que provocam desde sérios problemas respiratórios até as chuvas ácidas.
  Inversão térmica: concentração de ar frio junto ao solo impedindo a dispersão de poluentes eventualmente aí lançados; ocorre no inverno em centros urbanos.
  Ilhas de calor: aumento da temperatura nos centros urbanos devido à concentração excessiva de cimento, asfalto, recobrindo o solo e refletindo o calor solar, e à falta de circulação atmosférica.
  Chuvas ácidas: precipitação em que o pH se apresenta abaixo de 5,0; trata-se de associação da água da precipitação com elementos (principalmente enxofre) lançados na atmosfera por fábricas, refinarias, automóveis.
  Destruição da camada de ozônio: gás instável (O3) que se encontra distribuído principalmente na estratosfera e que impede a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida. Seu desaparecimento ou diminuição pode vir a provocar câncer de pele. Detectou-se a presença de um "buraco" sobre a Antártida que estaria aumentando. São duas hipóteses para sua formação: natural ou provocada pela emissão de CFC (clorofluorcarbonetos).
  A dispersão de gás carbônico na atmosfera, devido ao uso de combustáveis por parte dos automóveis e industrias, além das queimadas, aumentam o Efeito estufa, que provoca uma retenção das radiações infravermelhas na camada atmosférica, podendo acarretar um aumento da temperatura do planeta e trazendo como consequências o derretimento de gelo nos pólos e o aumento do nível oceânico e de vapor d'água na atmosfera.

1








P










2








R










3








O



















B










6








L










7








E



















M










9








A










12








S










5



















8








A










15








M



















B










16








I










14








E










10








N



















T










4








A










13








I










11








S










Complete as lacunas e preencha a cruzadinha.
1- O principal problema ambiental em áreas urbanas é a ______
2- Os principais responsáveis pela poluição do ar são: ___________, industriais, termoelétricas, queimadas e incineração de lixos.
3-  Monóxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de nitrogênio, chumbo, dióxido de carbono e outros são os principais _______do ar.
4- A poluição do ar pode causar problemas respiratórios e __________
5-  É a concentração de ar frio junto ao solo impedindo a dispersão de poluentes ocorre no inverno em centros urbanos.
6-  Ilhas de calor é o aumento da temperatura nos centros urbanos devido à concentração excessiva de cimento e ________ que recobre o solo e reflete o calor e a falta de circulação de ar.
7- Chuva ácida é a ____________que associa água com elementos poluentes lançados na atmosfera por fábricas, refinarias, automóveis.
8- A destruição da camada de ozônio pode provocar _________de pele.
9- A __________________é uma barreira de gás instável que se encontra na estratosfera e que impede a penetração de raios ultravioletas nocivos à vida.
10- Detectou-se um"buraco" na camada de ozônio sobre a __________que pode ter causa natural ou ser provocada pela emissão de CFC
11- Os clorofluorcarbonetos são os _______que mais contribuem para o aumento do buraco na camada de ozônio.
12-  O gás que mais intensifica o efeito estufa é o ____________
13- Os principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa são  as indústrias, os automóveis e a _______
14- A principal conseqüência do aumento do efeito estufa é o________
15- O aumento da temperatura do planeta pode causar
o ____________de gelo nos pólos e o aumento do nível oceânico e de vapor d'água na atmosfera.
16- Os principais problemas ambientais são sentidos nas grandes____



Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog