quinta-feira, 25 de março de 2010

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA PARA O PAV--Projeto Acelerar para Vencer:



ROTEIRO 2
- Conteúdo: O Homem e o Espaço
- Objetivo: Conhecer os elementos sociais, culturais e naturais, a integração entre eles e compreender o permanente processo de transformação do espaço geográfico.
            Identificar a construção do nosso “Eu” enquanto sujeitos que fazemos a História.
- Desenvolvimento:
O conteúdo será desenvolvido através de um projeto: “Eu” Construindo a Minha História no Espaço Geográfico.
 CONCEITUAR: homem e o espaço- cidades, estado, país, América do Sul-  mapa-múndi,
Espaço Geográfico- bairro, país, Planeta Terra,  lugar , Comunidade -Cidadão, consciente
- Conteúdo: O Homem e o Espaço







                Responda as questões com as imagens acima

1-De onde você veio, de onde vieram seus antepassados? Recorte e cole as misturas que deram origem a você.
2-Escreva 10 coisas que foram importantes para você desde o seu nascimento até hoje:
















3-Recorte e cole junto as três etnias que deram origem ao povo brasileiro.
3-ue etnia foi a primeira a povoar o Brasil?
4-Que etnia se disse descobridora do Brasil?
5-Qual dessas etnias  não veio para o Brasil porque quis mas foi trazida a força para cá?
6-Quais as trincipais etinias a trabalhar na lavoura de café depois da libertação dos escravos?
7-Que etnia foi a principal a povoar a região sul do Brasil?
8-Que etnia  se misturou e deu  origem aos  povos vizinhos do Brasil, como: Argentina, Bolivia, Colômbia etc.?






PAV 1.---cont..1
- Conteúdo: A Ciência Geográfica
- Objetivo: Reconhecer a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo.
A Ciência Geográfica
A palavra Geografia foi criada pelos antigos gregos e significava “descrição da Terra”.
Esta palavra incluía um grande número de assuntos que hoje são temas de estudo de diversas ciências.
O estudo da Terra como um astro que faz parte do Universo;
O estudo da formação da Terra e sua evolução através dos milhões de anos;
O estudo da distribuição dos seres vivos;
O estudo dos climas, das águas ...
A Geografia mostra como o homem pode modificar o aspecto natural de um lugar, construindo estradas, barragens, cidades, derrubando florestas...
Por isso se diz que os objetivos principais da Geografia são:
Localizar, descrever, explicar e comparar os diversos aspectos naturais que se observam na superfície terrestre;
Estudar as atividades dos homens sobre a Terra.
Podemos definir a Geografia da seguinte forma:
                        “Geografia é a ciência que descreve e interpreta os fenômenos físicos, biológicos e humanos da superfície da Terra”.Dito de outra forma, podemos dizer que a “Geografia é uma ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio em que vive”.

Muitas vezes o conceito de Paisagem é distorcido, pois muitas pessoas entendem que ela é somente aquilo natural, porém Paisagem nada mais é que o domínio do visível, tudo aquilo que possamos ver. Ela é formada não só por volumes, mas também por cores, odores, movimentos, sons. Em suma, é o conjunto daquilo que vemos e sentimos(Brasil Escola)
Uma paisagem é o mesmo que um espaço, é tudo que posso ver ao meu redor, isto é, tudo o que posso ver numa extensão ou espaço.
Paisagem natural é aquela que ainda não foi modificada pelo ser humano, ela encontra-se praticamente inexistente atualmente e quando existe, possui interesses políticos e/ou econômicos na frente de outros interesses considerados mais importantes (como de preservação, pesquisa, entre outros)
Paisagem cultural é uma paisagem onde os homens modificaram de  alguma maneira. Não é mais natureza intacta. Pode ser um campo cultivado,  um rio com curso alterado, uma floresta cortada ou plantada, uma ponte construída,um túnel aberto,qualquer coisa que os homens fazem para obter algo ou para só ordenar ou limpar ambientes .




                                                   1-Defina  Geografia.
                                    2-Numere as paisagens acima .
                                    (1)Para Paisagem Natural----
                                   (2) Para Paisagem Cultural.
                                

BOA ESPERANÇA                                                                                                                                                                            História
A história de Boa Esperança está ligada diretamente à história dos bandeirantes. E tudo começou no século XVIII, quando os bandeirantes portugueses desbravavam florestas atrás de ouro das Minas Gerais.
No século XVIII, faiscadores de ouro da região de São João Del Rey  aventurando-se na mineração, atingiram a região, João de Souza Pinto Bueno, parente do bandeirante Bartolomeu Bueno (neto do Anhanguera), que procurava  ouro, adentrou pelas matas e ao chegar às margens do Córrego de Ouro, montou acampamento, O Capitão-Mor de Milícias José Álvares de Figueiredo e seu amigo Constantino de Albuquerque, chegaram ao acampamento de João de Souza Pinto Bueno, no Córrego de Ouro, que abriu para eles o caminho pela floresta até o Ribeirão de São Pedro.  O Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo era português, se estabeleceu naquelas terras, adquirindo os terrenos que transpusera desde o córrego da Capitinga, bem como os que se avistavam ao longo da serra (Serra da Boa Esperança). A coroa concedeu a dita sesmaria ao Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo, de acordo com a legislação então vigente, para conseguir esta sesmaria, deveria já estar de posse da mesma há, pelo menos, dois anos completos, para só então, receber a terra.
Cronologia
1804 O Padre Cleto e algumas famílias chegaram ao povoado. Os proprietários de terras da região: Francisco José da Silva Serrote e José Meireles de Matos, proprietários do Serrote, dos Meireles, do Mombó, das Cardosas, do Leitão, e Manoel de Barros, proprietário do Barro, doaram terras para o patrimônio do povoado denominado Freguesia do Pântano e iniciaram a construção da Capela de N.S. das Dores.
1813 –  o povoado tornou-se Freguesia, tendo sido suprimido de seu nome a palavra Pântano, substituída por Boa Esperança, inspirada na Serra. Passou a chamar-se Dores da Boa Esperança.
1814 - Instalação da Freguesia de N.S. Dores, sendo nomeado  o 1º párocoPadre José Francisco Morato.
1822 – Morre o fundador da cidade, Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo.
1855 Os limites da cidade estão firmados entre o Córrego dos Pintos, do Caxambu, do Servo e o Rio Grande.
1868 - desmembrou-se do Distrito de Três Pontas, instalando-se a Vila de Dores de Boa Esperança.
1869 - 15 de outubro  que elevou a Vila à categoria de Cidade: Dores de Boa Esperança.
1907 -  Invasão de gafanhotos produzindo devastação./1911 - Canalização da água na cidade.
1918 - Epidemia da Gripe espanhola trazida pelo Circo Tak-Shawa. / Instalação do ponto de socorro.
1919 - Chega à cidade o primeiro automóvel ./1920 - Instalação de energia elétrica na cidade.
1937 - Construção do Cemitério Municipal /1939 - Mudança de nome: Dores de Boa Esperança para Boa Esperança.
1945 - Volta dos Soldados Dorenses que lutaram nos campos da Itália contra a Alemanha na 2ª Guerra Mundial.
1953 - Inauguração da Rodoviária. Parte do município é desmembrado com a emancipação de Ilicínea.
1999 – o  Papa João Paulo II, elevou a antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores a Basílica Menor,
2002 – Solene Instalação da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, 1º  Monsenhor Victor Vieira .
2007 -  Criação do Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, com 5.873,9960 hectares de área.
2010 -  Parque Estadual da Serra da Boa Esperança pega fogo. 500 hectares foram queimados.
Geografia -Altitude máxima: 1392 m (Serra da Boa Esperança) Altitude Média: 775 m (Beira Lago)
Temperatura Média Anual: 27°C / Clima: tropical de altitude/ RelevoOndulado e Montanhoso
Comunidades Rurais: Sapezinho, Rancharia, Barro Preto, Lagoinha, Córrego do Ouro, Felícias
Praças: Pça.Coronel Neves (Jardinzão);Pça. Drº Joaquim Vilela(Jardinzinho);Pça. da Cx. D'água; Pça.da Rodoviária
Distâncias – BH 283 km ,SP 390 km,  RJ 460 km Alfenas: 62 km- Lavras: 71 km- Santana da Vargem: 14 km- Três Pontas: 28 km
- Varginha: 56 km- Pouso Alegre: 165 km
Sistema viário - BR 369/ MG 167/  BR 381 (Rod.Fernão Dias)
Recursos Hídricos -Rios e córregos – Rib.São Pedro/Ribeirão das Três Pontas/Ribeirão Marimbondo/Ribeirão Maricota. Represa de Furnas -1ª Usina Hidrelétrica de Furnas Centrais Elétricas, na bacia do Rio Grande.
Bairros - Centro, Beira Lago, Nova Era, Belvedere, Alvorada, Vila Belém, Sinara,Jardim das Acácias,Maringá,Centenário,Jardim Progresso, São Sebastião, Alvorada,Santa Cruz, Magnólias,Geraldo Freire, Aguinha,Sagrado Coração de Jesus ou Vila do toco,Nova Esperança,Bela Vista, Novo Horizonte, Sol Nascente, Eldorado,Santa Rita,Cristo Rei ou Kardeck,Jardim Primavera, Marconi,Frederico Ozanan,Jardim Aeroporto,Vista Bonita,Jardim das Palmeiras, Santa Terezinha ou Vila Neusa.
Economia - agro-pastoril e centro produtor de café.Agricultura:  arroz, alho, batata-inglesa, feijão, milho, café, cana-de-açúcar, mandioca, soja, tomate e frutas, Pecuária: rebanho leiteiro e de corte, suinocultura e a avicultura
Fauna - diversas espécies de aves comoGarçaIrerêGavião-carijóSaracuraFrango-d'águaQuero-queroAsa-branca, AnuCoruja-do-matoJoão-de-barroBem-te-viTico-tico,  Pássaro-preto, Mamíferos silvestres como: lobo guará, capivara, paca, garça, macaco, irerê, biguá (pássaro), onça, tamanduá, pica pau, mico estrela, tucano, macaco mono-carvoeiro, seriema, tatu, veado, Vegetação:Flora: é abundante constituída de matas (sucupira, jacarandás, jatobás e outras), cerrados
Festas -Campeonato Brasileiro de Jet Sky – FINAL /Carnaval (carnaboa / carnaval na boa) / Festival Nacional da Canção (O Maior Festival de Música do Brasil) / Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores/ Aniversário da cidade.
Filhos ilustres - Newton Freire Maia - cientista e geneticista, Rubem Alves - educador
Nelson Freire – pianista, Dom Dimas Lara Barbosa - Bispo da CNBB
Localização:Sul de MG, na micro região do Baixo Sapucaí, as margens do Lago de Furnas. Área  620 Km2
Limites:- Ao norte: Guapé- Ao sul: Coqueiral, Campo do Meio, Campos Gerais, e Santana da Vargem/- A leste: Cristais e Aguanil- A oeste: Ilicínea e Carmo do Rio Claro.
Aspectos humanos:Etnia: o povo Esperancense tem sua etnia semelhante às demais regiões do país, entretanto a miscigenação de portugueses, Italianos, Africanos e Alemães formam características do povo de Boa Esperança
Nomes de Boa Esperança: Dores do Pântano – pela devoção do capitão José Alves de Figueiredo a N.S. das Dores, Padroeira da cidade, e pela característica pantanosa do terreno onde se fixaram as primeiras casas.
 Dores da Boa Esperança – religiosidade dos nossos antepassados e toda a esperança que depositaram nesta boa terra.
Finalmente, Boa Esperança – por razões práticas e também por se conservar a terra sempre boa e a esperança .



ATIVIDADES
1-    Qual é a Localização de Boa Esperança?
2-    Quando foi fundada e por quem?
3-    Qual a origem do nome.
4-    Quais as características principais das moradias.
5-    Quais os principais meios de transporte?
6-    Quais os principais meios de comunicação?
7-    Quais as áreas de lazer?
8-    Em sua cidade há bibliotecas, creches, universidades, postos de  saúde, hospitais, corpo de bombeiro?
9-    Como começou a História de Boa Esperança? Relacione com a História do Brasil.
10- Descreva a economia de Boa Esperança.
11-  Descreva a fauna e a flora de Boa Esperança.
12- Quais os rios de Boa Esperança?
13-  Quais as principais festas de Boa Esperança?
14- Como é a formação étnica do povo esperancense (formação humana)



                Conceitue as palavras em negrito colorindo os conceitos abaixo 
Cidade

rural
urbano
migração
Imigrante

emigrante
metrópole
rede urbana
região metropolitana

conurbação
população urbana
população rural
 Pessoa que emigra. Que sai do seu pais de origem.
cidade e núcleos de população.
Total de  habitantes de uma cidade.
Movimento espacial de um habitat para outro.
quem vem estabelecer-se num país estranho.Que entra lugar.
Toda sede de município, qualquer que seja a sua importância
A totalidade dos  habitantes do  campo.
Relativo ou pertencente a cidade. 
2Habitante da cidade

Relação de várias cidades e sua fusão em uma única área metropolitana.
Pertencente ao campo ou à vida agrícola;campestre.Agrícola, campesino, camponês, rústico.

fluxos, conexões entre cidades, por meio de produtos, idéias, pessoas, trabalho, cultura, informação, lazer, financeiro, transnacionais...
Centro de civilização ou comércio.  Cidade que, por sua importância, possui uma influência nacional e até internacional e exerce influência sobre toda uma rede de cidades menores


        Complete o quadro abaixo com exemplos  de sua cidade.

Classe social
Nome do Bairro
Características



















     
Saudosa Maloca
Adoniran Barbosa

Se o sinhô num tá lembrado
Dá licença de contá
Ali onde agora está
Aquele edíficio arto,
Era uma casa véia,
Um palacete assobradado.
Foi ali, seu moço
Que eu Mato Grosso e o Joca,
Contruímo a nossa maloca
Mas um dia, nóis nem pode se alembrá,
Veio os home cas ferramenta

E o dono mandô derrubá
Peguemo todas as nossas coisa
E fômu pru meio da rua,
Apreciá a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada tauba q caía,
Duía no coração
Mato Grosso quis grita
Mas em cima eu falei
“Os home tá ca razão
Nóis arranja otro lugá”
Só se conformemo

Quando Joca falo:
"Deus dá o frio,conforme o cobertô"
E hoje nóis pega paia
Nas grama do jardim
E pra esquecê
Nóis cantemos assim:
Saudosa maloca
Maloca querida,
Din din donde 
Nóis passemo
Os dia feliz
De nossas vida.


1)      Em qual trecho Adoniran relata um exemplo das transformações que ocorrem nas cidades?
2)      A letra da música fala das desigualdades existentes nos centros urbanos. Explique.
3)      Embora escrita há bastante tempo, a letra da música continua atual.Justifique essa afirmação.
4)      Na sua avaliação, como vivem as pessoas que, como os personagens da música, não possuem uma casa para morar? Converse com seus colegas sobre as dificuldades que existem na vida dessas pessoas. Quais seriam as possíveis soluções para esse problema em nosso país?
5)      Quanto vocês acha que custa os imóveis e os aluguéis nos bairros (no centro, na periferia, em áreas nobres) do espaço urbano de seu município. Relacione os preços às características das moradias pesquisadas (quantidade de cômodos, de metros quadrados, etc) e do bairro onde se localizam (se é bem servido por transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, escolas, infra-estrutura, etc). Depois, conclua: onde se localizam as residências mais valorizadas? Quais se localizam em bairros mais bem servidos por infra-estrutura e pela prestação de serviços?




ATIVIDADES DE GEOGRAFIA PARA O PAV--Projeto Acelerar para Vencer:

Roteiro 1 para o PAV--Projeto Acelerar para Vencer:

CONT—2.1--PAV
Certificado de Nascimento
         _______________________________________________________________
(Meu nome e sobrenome)
Eu nasci no dia ___de____________de 19______ às ___horas, em_______________________.  Fui registrado no dia _____ de ________________ de 19_____ Por _______________________                                                                                                 O nome do meu pai é ______________________________________________________                                             O nome da minha mãe é_____________________________________________________
Meus avós paternos são _____________________________________________________ ____
Meus aos maternos são _____________________________________________________ ___
Nome do cartório __________________________________________________________




CÉDULA DE IDENTIDADE
ESTADO DE MINAS GERAIS-SECRETARIA  DE SEGURANÇA PÚBLICA
NOME ___________________________________________
FILIAÇÃO _______________________________________ _________________________________________________
NATURALIDADE                                DATA DE NASCIMENTO
       ___________________________________
Assinatura do Portador
BELO HORIZONTE ____/____/____
__________________________________
DIRETOR
EU SOU---UM POUCO DE MIM;
Gosto →

Não gosto →

Me entristeço →

Me alegro →

Lembrança triste →

Lembrança alegre →

Divertimento →

Profissão desejada →

Pessoa de que mais gosto.Por quê? →

Pessoa que não gosto. Por quê →

O que espera deste ano →

Filme de que mais gosta →

Musica preferida →

Livro de que mais gosto →

Minha principal qualidade →

Meu principal defeito →

O que mais aprecio numa pessoa →

O que menos aprecio numa pessoa →

O que espera do seu futuro →

Principal problema dos jovens hoje→

Principal problema brasileiro →

Meu maior sonho →

Represente no espaço abaixo a sua família—Coloque os nomes


Relacione o que você GOSTA e NÃO gosta na sua família
GOSTO
NÃO GOSTO









Na minha escola encontro pessoas comprometidas com a minha formação, que tem uma grande preocupação que eu me torne um Cidadão, consciente e sujeito dos fatos históricos. Coloque  os nomes dos  seus colegas 

.Meus Professores.









Meus grupos sociais:                                                                                                        
                                                  
                                   ║                                                                                         ║
                                      
                                                                      Lazer ↑
                Família  ↑   
           Trabalho ↔     Amigos---
                                    Religião                              Escola
                        
EU OCUPO UM ESPAÇO NO PLANETA;
→ Minha casa ocupa um espaço no Planeta Terra. Este espaço chama-se lote, que se localiza no Bairro:
→ A minha cidade ocupa um espaço no estado de :
→ O meu estado ocupa um espaço no país que se chama:
→ O meu país ocupa um espaço no continente que se chama:
→ O Continente América do Sul ocupa um espaço no Planeta Terra, juntamente com os outros continente que são:






AUTOBIOGRAFIA...ENTREVISTA COM OS PAIS E PRODUÇÂO DE TEXTO.









Atividade sobre o novo mundo nos relatos dos navegantes, descobridores e cronistas

TÓPICOS 1. O Novo Mundo nos relatos de viagem dos navegantes, descobridores e cronistas: mitos e visões HABILIDADES 1.1. Ler e analisar fontes: relatos dos cronistas dos impérios coloniais (Pero Vaz Caminha), descobridores (Cristóvão Colombo) e viajantes em geral (Hans Staden, Jean de Lèry, Thevet), visando à construção de uma narrativa histórica1.2. Ler e analisar fontes iconográficas européias que evidenciem suas representações mentais sobre o Novo Mundo.
Leia os documentos a seguir:                                                                                                                                  
1-“Pardos, nus, sem cousa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos... Os cabelos deles são corredios.(...) Até agora não podemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal (...) Contudo a terra em si é de muitos bons ares, frescos e temperados (...) Em tal maneira é graciosa que, querendo a aproveitar-se há nela tudo, por causa das águas que tem! [...] Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.(...) Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!”
“(...) Parece-me gente de tanta inocência que se a gente os entendesse e eles a nós, que seriam logo cristãos, porque eles não têm nem atendem a nenhuma crença (...)
Por isso pareceu a todos que nenhuma idolatria nem adoração têm.
E eu bem creio que se Vossa Alteza aqui mandar quem mais devagar ande entre eles, que todos serão tornados ao desejo de Vossa Alteza. E, para isso, se alguém vier, não deixe de vir logo clérigo para os batizar, porque, então, já terão mais conhecimento de nossa fé
(...)”(Trecho extraído da Carta de Pero Vaz Caminha, 01 de maio de 1500).



2- "Por isso, quando a imagem desse Novo Mundo, que Deus me permitiu ver, se apresenta a meus olhos, quando revejo assim a bondade do ar, a abundância dos animais, a variedade das aves, a formosura das árvores e das plantas, a excelência das frutas em geral, as riquezas que embelezam essa terra do Brasil, logo me acode a exclamação do profeta do salmo 104: ‘Senhor Deus, como tuas obras diversas são maravilhosas em todo o universo! Como tudo fizeste com grande sabedoria! Em suma, a terra está cheia de tua magnificência’."(Trecho retirado do livro Viagem à Terra do Brasil, de Jean de Lèry, viajante francês que esteve na América portuguesa em 1557, na região do atual estado do Rio de Janeiro.)


3-“Devia de haver um protetor dos índios para os fazer castigar, quando houvesse mister, e defender dos agravos que lhes fizessem. Este deveria ser bem assalariado, escolhido pelos padres e aprovado pelo governador (...)A lei que eles hão de dar é defender-lhes de comer carne humana e guerrear sem licença do governador, fazer-lhes ter uma só mulher, vestirem-se, pois têm muito algodão, ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros, mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos; fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte, se não for para entre cristãos, tendo terras repartidas que lhes bastem e com esses padres da Companhia para os doutrinar“.(O texto data de 1558 e foi escrito pelo padre Manuel da Nóbrega, jesuíta e missionário, que morou no Brasil de 1549 a 1570.)
 Atividades:
1- Que escreveu cada texto?
2-No documento1, o que o autor esperava encontrar no Novo Mundo e qual deveria ser o papel dos europeus para com os “gentios” da terra.
3-Que semelhança teve a visão do Pero Vaz de Caminha e Jean de Lery em relação ao povo da terra  conquistada?
4-Estabeleça relação do texto três com a visão do pecado  da idade média.
No texto 1
5-Como Caminha descreveu os índios?
6-O que os portugueses esperavam encontrar na terra?
7-Como descreveu o clima e?
8-O que caminha disse que de melhor poderia ser feito na terra descoberta,já que não encontraram metais preciosos?
9-Caminha disse que o rei deveria mandar gente para a terra.Que tipo de gente em especial deveria mandar ?Para que?

Só isso!!!Beijo.

Atividade sobre o meio ambiente


VOCÊ SABIA QUE...
- Mais de um bilhão de pessoas no mundo vive com menos de um dólar por dia;
- Cada dia, morrem, por causa da fome, 24 mil pessoas. 10% das crianças, em países em desenvolvimento, morrem antes de completar cinco anos...
- um terço da população é mal alimentado e outro terço está faminto.
- Que a cada dia 275 mil pessoas começam a passar fome ao redor do mundo. O Brasil é o 9º pais com o maior número de pessoas com fome...
- Atualmente, cerca de 1,2 bilhão de pessoas se encontra no estado de alta pobreza devido às condições climáticas de suas regiões.
Você Sabia?
- Mais de um bilhão de crianças, a metade dos menores do mundo, é castigado pela pobreza, as guerras e a Aids;
- Todos os dias, o HIV/AIDS mata 6.000 pessoas e infecta outras 8.200 .
- Todos os anos, seis milhões de crianças morrem de má nutrição antes de completar cinco anos.
- Cerca de 90 mil crianças e adolescentes são órfãos  no Brasil, à espera de uma adoção.
- a escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em 20 anos...
Você Sabia?
- Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
- No Brasil, são 33,9 milhões de pessoas sem casa. Só nas áreas urbanas, são 24 milhões que não possuem habitação adequada ou não têm onde morar.
- Que vinte e cinco milhões de pessoas são dependentes de drogas no mundo;
- Que os indígenas continuam a ser vítimas de assassinatos, violência, discriminação, expulsões forçadas e outras violações de direitos humanos.
Você Sabia?
- Mais de 2,6 bilhões de pessoas não têm saneamento básico e mais de um bilhão continua a usar fontes de água imprópria para o consumo.
- Cinco milhões de pessoas, na sua maioria crianças, morrem todos os anos de doenças relacionadas à qualidade da água.
- No mundo inteiro, 114 milhões de crianças não recebem instrução sequer ao nível básico e 584 milhões de mulheres são analfabetas.
Você Sabia?
- Que  é gasto 40 vezes mais dinheiro com cosméticos do que com doações...
- é gasto 10 vezes mais dinheiro com armas do que com educação básica;
- O Brasil é campeão mundial de desmatamento. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2.
- O país perdeu um campo de futebol a cada dez minutos na Amazônia, nos últimos 20 anos.
 ...Agora você já sabe.
E vai ficar aí parado?  Tome uma atitude.
Milhões de Pessoas em Pobreza Extrema Precisam da sua Ajuda!

"O que fazemos por nós mesmos morre conosco, o que fazemos pelos outros permanece e é eterno."
Atividades:
Com base nas informações acima produza texto, poesia ou paródia e depois apresente para a turma.

música descobrimento do Brasil

Amigos professores...essa música a minha avó cantava prá mim quando eu era pequena,e hoje eu uso em sala de aula...os alunos escolhem um ritmo e cantam...Fica lindo em funk,rap, sertanejo...kkkk

Descobrimento do Brasil

Manuel o Venturoso era o rei de Portugal
mandou que fosse as Índias
Pedro Álvares Cabral
Navegou até que um dia
Novas terras avistou
E num porto de alegria
Bem seguro ele ancorou

Ai ai ai,era 22 de abril
Pedro Álvares Cabral
Descobriu o meu Brasil

Frei Henrique de Coimbra
Duas missas celebrou
E Pero Vaz de Caminha
Duas cartas ao rei mandou
Pra falar das novas terras
descobertas por Cabral
Assim ele tomou posse
para o rei de Portugal

ai ai ai,lindas terras tão gentil
Vera Cruz e Santa Cruz
Tem o nome de Brasil

Fale comigo - Cláudia

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