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E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA –
PROFESSOR:
ALUNO (A):
_______________________________Nº _____________2
DATA:
_________________
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01. Se
considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que
ele foi respectivamente.
a) industrial
com a Revolução industrial, financeiro com os bancos e juros e comercial com
o comércio colonial.
b) comercial com
o comércio colonial, industrial Revolução industrial e financeiro com os
bancos e juros
c) liberal com a
invasão das multinacionais, industrial Revolução industrial e comercial com o
comércio colonial.
d) financeiro
com os bancos e juros, imperialista com a invasão das multinacionais e
comercial com o comércio colonial.
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02.
Assinale (A) para América Anglo-Saxônica EUA e Canadá e (B) para América
Latina:
( ) localiza-se predominantemente na porção
sul do continente.
( ) caracteriza-se pela colonização de povoamento, pequena propriedade e mão de obra assalariada.. ( ) foi colonizado pelos povos ibéricos(Portugal e Espanha).
( ) colonização baseada na grande propriedade
rural e no escravismo.
( ) durante o período colonial acumulou bens que foram utilizados para o seu desenvolvimento.
( ) Caracteriza-se pela colônia de
exploração.
( ) Foi colonizado pela Inglaterra.
|
Marque
a alternativa que representa a resposta das questões acima
(a)
B – A – B – B – A – B – A
(b)
A – B – A – B – B – A – B
(c)
A – A – A – A – B – B – B
(d)
B – B – B – B – A – A – A
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03. O mapa ao lado mostra as
Treze Colônias Inglesas. Cada uma possuía características próprias e de um
modo geral podiam ser reunidas em três grupos bem definidos:
•
Colônias do Norte: New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e
Connecticut.
• Colônias do Centro: New York, New
Jersey, Pensilvânia e Delaware
• Colônias do Sul: Virgínia, Carolina
do Norte, Carolina do Sul, Geórgia e Maryland.
São características das Colônias do Norte, EXCETO:
a) economia independente
da metrópole Inglaterra;
b) pequena propriedade
familiar e diversificação da produção
c) utilização da
mão-de-obra escrava;
d) nela
foi introduzida a colônia de povoamento.
|
||||||
As Treze Colônias tinham uma liberdade econômica
que não era nem imaginada na América Espanhola e na América Portuguesa. Para
começar, havia liberdade de comércio e quase não havia monopólio colonial. As
colônias do Norte e do Centro desenvolveram um comércio triangular com outras
colônias, com a América Espanhola, a África e a Europa
|
|||||||
|
04. O mapa ao lado se refere a uma das rotas dos
triângulos comerciais.
O comércio triangular acabou
favorecendo, nas colônias do norte, EXCETO:
a) o desenvolvimento do sistema
de monocultura e exploração da mão de obra africana;
b) a acumulação de capital (riqueza);
c) a formação de uma classe média
comerciante;
d) o desenvolvimento das colônias
por causa do comércio.
|
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05. Nos países industrializados, a migração
campo-cidade tem como causa fundamental:
a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) substituição de mão de obra pela mecanização.
|
06. O primeiro país a se industrializar na Europa
foi:
a) a França
b) os Estados Unidos c) a Inglaterra d) a Bélgica |
||||||
O hibridismo cultural é um fenômeno
histórico-social que existe desde os primeiros deslocamentos humanos, quando
esses deslocamentos resultam em contatos permanentes entre grupos distintos.
O continente latino-americano é um lugar por excelência para a ocorrência do
hibridismo cultural, porque é um espaço de imigração e migração desde eras
remotas. Todo sujeito migrante é um sujeito híbrido, porque, quando deixa sua
terra, torna-se diferente, pois os outros homens que encontra na terra
estrangeira têm outros costumes e outras crenças; ouve outro tipo de música e
dança em outro ritmo. O ritmo que trouxe une ao que encontra e inicia o
processo de hibridismo cultural.
|
07. Que povos contribuíram para o processo de
hibridismo cultural no Brasil?
(a) portugueses, africanos, italianos, indígenas.
(b) portugueses, alemães, franceses, indianos.
(c) indianos,
negros e europeus.
(d)
africanos, portugueses, indianos.
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08. "O produto da atividade humana é
separado de seu produtor e esse produto é desfrutado por uma pequena minoria: a substância
humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao
homem."
A partir do texto, pode-se afirmar que a
Revolução Industrial:
a) fez acontecer a hegemonia do capitalista, na
figura do empresário, na produção social criando o proletariado.
b) tornou a indústria uma alternativa caso o artesanato manual não fosse suficiente para atender aos consumidores. c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção; d) tornou o homem mais importante que a máquina; |
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09. Podemos dizer que a
supremacia marítima e comercial da Inglaterra foi um dos fatores decisivos
para o processamento da Revolução Industrial porque:
a) assegurava o fornecimento de matéria-prima que
era levado da Inglaterra para os países das colônias;
b) permitia um maior desenvolvimento técnico, porque a Inglaterra importava tecnologia dos EUA; c) eliminava a concorrência francesa que não tinha acesso ao mar; d) assegurava o mercado para os produtos manufaturados porque facilitava o escoamento da produção. |
10. A Revolução Industrial foi possível por
uma série de fatores. Em relação a grande
quantidade de mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas podemos
afirmar que está relacionada:
a) ao processo de expulsão do povo dos campos provocado pelo cercamento da terra e criando o êxodo rural; b) a substituição dos grandes fazendas pelos pequenos produtores, cuja rentabilidade era maior; c) uma maior concentração de mão-de-obra agrícola para deter a migração para as cidades; d) foi um fenômeno exclusivo da Inglaterra, não aparecendo em nenhum outro país. |
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11. Identifique, entre
as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução
Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da
população rural e sensível êxodo urbano.
b) maior divisão do trabalho, utilização de
máquinas, êxodo rural e urbanização e
capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio do proletariado como classe na nova
estrutura social, valorização das manufaturas e aumento da redução rural.
d) formação, nos grandes centros de produção, das
associações de operários denominadas que promoveram a conciliação entre
patrões e empregados.
|
12. Sobre as condições dos trabalhadores nas
fábricas considere as afirmativas:
I – O ambiente de trabalho nas fábricas era péssimo
devido a pouca iluminação, sujeira e o abafamento.
II- O trabalho das mulheres e crianças era bem
remunerado, pois, os patrões tratavam-nos com respeito e dignidade.
III- Nas fábricas os empregados trabalhavam até
18h por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
IV- Os direitos trabalhistas eram garantidos
pelos sindicatos que atuavam de forma efetiva em favor dos operários.
São verdadeiras as afirmativas:
a) I,II,III b)
II, III, IV
c) Apenas I e III d) Apenas I e
IV
|
||||||
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13. As
imagens se referem.
(a) As fases da Revolução Industrial.
(b) A exploração da Revolução Industrial.
(c) Ao retrocesso da produção Revolução
Industrial.
(d) A pouca evolução do processo Industrial.
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14- Estados Unidos, Canadá, Japão, França,
Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais
potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse
grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco
países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e
Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.
|
15- Sobre o papel dos três grandes centros do
poder mundial na chamada ordem Multipolar - Estados Unidos, União Européia e
Japão - afirma-se, corretamente:
a) A maior potência nuclear do planeta continua sendo os Estados Unidos. b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos da Alemanha. c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia. d) A moeda única da UE (o Euro) tem cada vez menos valor como moeda de troca. |
||||||
16 - No mundo globalizado, as
regionalizações e a formação de acordos entre países tem marcado a nova
maneira de produzir o espaço. O BRIC é um grupo formado por Brasil, Rússia,
Índia e China, que são as maiores economias em desenvolvimento do planeta.
Como fórum regional, qual é a maior reivindicação que levou os países que
compõem o Bric a se organizar como um bloco?
A) Exigir maior poder de decisão e políticas
específicas para países em desenvolvimento, os denominados países
“emergentes”.
B) Mandar nas negociações e no diálogo
internacional, já que representam 90% do PIB mundial.
C) Reunir todos os países do mundo, objetivando a
cooperação internacional.
D) Fazer parte do G7, grupo dos países mais
industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo.
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17- O socialismo real e o capitalismo, dois modelos
societários alternativos e antagônicos, criaram uma ordem mundial que vigorou
de 1945 a 1989/91, chamada de ordem
a) multipolar.
b) monopolar.
c) bipolar.
d) molecular.
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domingo, 30 de setembro de 2012
Prova de História IX. Transnacionalização da economia e da cultura no início do mundo moderno X. Trabalho e indústria
Avaliação de História Período Joanino
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E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA –
PROFESSOR:
ALUNO (A):
_______________________________Nº_______
DATA:
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1. A chegada da família real ao Brasil acarretou
profundas modificações à vida da colônia. Analise as modificações a seguir e
classifique como verdadeiras (V) as que realmente foram decorrentes da
chegada da família real e como falsas (F) as que não foram.
( ) O fim do monopólio colonial, com a
abertura do comércio com a Inglaterra.
( )
O deslocamento do eixo político da colônia do nordeste para o sudeste, depois
que o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Império Lusitano e concentrou
todas as funções políticas e administrativas da metrópole.
( ) As mudanças na vida cultural do Rio de Janeiro, com a presença de artistas europeus e a implantação de bibliotecas, instituições científicas e colégios, além do desenvolvimento da imprensa. ( ) A separação entre a Igreja e o Estado, quando o catolicismo deixou de ser a religião oficial e foi estabelecida a liberdade de culto para toda a colônia. |
A seqüência correta de classificação é
A)
F, V, V, F.
B)
V, F, F, V.
C)
V, V, F, F.
D)
V, V, V, F.
|
|||||
2. Considerando a História do Brasil, a
Inconfidência Mineira não foi única que se revoltou contra a Coroa. Ela se
coloca ao lado da Conjuração Baiana, 1798.
a) ambas propunham a abolição do trabalho escravo
nas atividades mais dinâmicas da economia.
b) impulsionaram
o desenvolvimento industrial urbano brasileiro, acarretando o aumento
da demanda por produtos importados da Europa.
c) ambas tiveram o mesmo objetivo inspirado pelos
ideais de liberdade, igualdade e fraternidade o de tornar o Brasil
independente de Portugal
d) ambas foram
formadas pelas elites coloniais, alterando a ordem constitucional
brasileira com a derrubada da monarquia constitucional e a proclamação da
república jacobina.
|
||||||
3. Observe a imagem.
(FERREZ,
G. Iconografia do Rio de Janeiro - 1530-1890. V. 2. RJ: Casa
Jorge Editorial, 2001. p. 7.)
|
O desenho de Franz Josef Frunhbeck, feito entre
1817 e 1818, mostra o passeio público do Rio de Janeiro, construído sob um
antigo mangue, conhecido como Lagoa do Boqueirão, e reformado por D. João VI.
Da análise da imagem, infere-se que a presença da
família real portuguesa no Rio de Janeiro contribuiu para
a) distanciar a população do modelo de vida
europeu.
b) fazer da cidade um espaço de preservação
ambiental.
c) melhorar as condições de vida dos escravos
urbanos.
d) modernizar a cidade em atendimento às
necessidades da Corte.
|
|||||
4. A vinda da família real
portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, marcou o início do processo que
culminou, anos mais tarde, na Independência. Uma das medidas mais
significativas tomadas pelo monarca português no Brasil foi a chamada
“abertura dos portos”, que representava o rompimento de um dos principais
vínculos coloniais, caracterizado
a) pelo pacto colonial que limitava a produção
colonial no Brasil e na metrópole.
b) pelo pacto colonial que taxava os produtos
coloniais acima dos produtos da metrópole.
c) pelo pacto colonial que representava o
exclusivismo comercial que só permitia que o Brasil comercializasse com
Portugal.
d) pelo pacto colonial que impedia a colônia de
fornecer produtos para a metrópole.
|
5. Na América Portuguesa, no final do século
XVIII, estouraram vários motins contestatórios à colonização. Embora lutassem
contra o domínio colonial, esses movimentos se diferenciavam bastante, tanto
em suas reivindicações, quanto em sua formação social. A defesa da abolição
da escravidão e a participação de negros são características da
a) Conjuração Baiana.
b) Inconfidência Mineira.
c) Revolução Farroupilha.
d) Revolta Felipe dos Santos
|
|||||
6. A crise do sistema colonial foi marcada no
Brasil por contestações diversas que comprovam as aspirações de liberdade do
nosso povo. Entre as revoltas, podemos destacar as Conjurações Mineira e
Baiana, que tiveram em comum a
a) influência das ideias iluministas e da
Revolução Francesa.
b) liderança composta por membros da elite colonial.
c) proposta de abolição da escravidão.
d) revolta pela cobrança dos impostos atrasados.
|
7. [...] Toda pessoa, de qualquer condição, que
levar para fora do Distrito da Minas ouro em pó ou em barra, que não seja
fundido nas Casas Reais de Fundição e que não seja aprovado por guias,
incorrerá na pena de perdimento de todo o ouro extraviado e de outro tanto
mais. (DUARTE, G. D. Jornada para o nosso tempo. B. H: Editora
Lê,1997,p.65.) Essa medida da coroa portuguesa levou os mineradores a se
rebelarem, pressionando o governador das minas a suspender a execução das
determinações da metrópole. O movimento contra as casas de fundição ficou
conhecido com
a) Conjuração Baiana.
b) Guerra dos Emboabas.
c) Inconfidência Mineira.
d) Revolta Felipe dos Santos.
|
|||||
8. Funcionário do governo saindo de sua casa,
acompanhado por toda a família
(http://goo.gl/PrJSJ.
Acesso 14/06/2011.)
|
Jean Baptiste Debret foi responsável pela
organização da exposição de arte no Brasil em 1829. Ele documentou, por meio
de sua arte, a sociedade brasileira do século XIX. Da análise da disposição
das personagens na gravura feita pelo artista, infere-se que
a) a atividade desempenhada e a cor contribuíam
para classificar os escravos uniformemente.
b) a busca da afirmação do poder masculino na
chamada sociedade patriarcal se dava nas esferas do poder público e do
privado.
c) a família de setores médios da sociedade era
formada por um número reduzido de pessoas.
d) a participação das mulheres em assuntos
domésticos era reduzida.
|
|||||
09.
O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros
fatores:
a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII; b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto; c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial; d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico. |
10. Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da
invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
a) declarar a libertação dos escravos; b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas; c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas; d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia. |
|
11.
No
século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na
França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a
Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão
Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia:
a) a proibição dos países europeus
de comercializarem com a Inglaterra.
b)
o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na
Europa.
c)
a ordem
de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d) o tratado entre a França e o
restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.
|
12. Em
1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado
movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolta do Porto
d- Revolta da chibata.
|
|
Observe a charge:
|
13. A
charge se refere ao seguinte fato histórico
a) União Ibérica
b) Abertura dos Portos
c) Independência do Brasil
d) Recolonização do Brasil
14- O
fato histórico a que a charge se refere tem como resultado
a) o aumento da produção
manufatureira no Brasil.
b) o acordo entre Portugal e
Inglaterra para derrotar Napoleão.
c) o
fim do monopólio
português sobre o comércio brasileiro.
d)
a
criação de industrias automobilísticas no Brasil.
|
15-Observe
as imagens:
|
A
presença da Corte Portuguesa no Brasil (1.808 a 1.820) gerou grandes
transformações na vida econômica, política e sociocultural brasileira, tais
como, EXCETO:
(a)
Abertura do banco do Brasil e da Casa da Moeda
(b)
Melhorias das condições financeiras para toda população.
(c)
Criação da Biblioteca Real e da escola
de medicina.
(d)
Inauguração do jardim Botânico e observatório astronômico.
|
Bandeiras dos Estados Brasileiros
Colora as Bandeiras das cores corretas e pesquise a história de cada bandeira.



























Prova de História Chegada dos Portugueses
ESCOLA ESTADUAL “DR JOAQUIM VILELA “
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 6º ANO
Aluno: ______________________________ n°: __ Turma: _____ Data: __
Professor: _______________________________
Valor:__________
Nota: __________
1)Entre as opções abaixo assinale a opção que representa parte da cultura indígena
a) andar bem vestido com roupas de peles de animais.
b) alimentavam de massas , doces , sucos e enlatados.
c) acreditavam em muitos deuses , eram politeístas.
d) usavam armas potentes como as usadas nas guerras atuais.
2) Entre os indígenas era comum a prática da poligamia,isto quer dizer que eles
a) comiam carne humana em rituais antropofágicos.
b) casavam com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
c) dançavam e cantavam nos rituais funerários.
d) escolhiam o chefe da tribo pela coragem.
3) Sobre os índios brasileiros marque a opção correta.
a) Falavam várias línguas , escreviam e liam corretamente.
b) Habitavam todo o território brasileiro.
c) Viviam somente no interior do Brasil.
d) Viviam da caça, da pesca, da coleta e do comércio.
4) Relacione as colunas .
1- comer carne humana ( ) arco e flecha.
2- personagem religioso ( ) politeísta.
3- religião ( )união matrimonial com mais de uma pessoa
4- casamento ( ) milho ,mandioca ,guaraná ,cacau
5- principais alimentos ( ) antropofagia.
6- armas ( ) pajé.
5) Os tupis – guaranis chamavam os outros índios que não falavam sua língua
( tupi-guarani) e que moravam no interior do Brasil de
a) cacique .
b) pajé.
c) tapuia.
d) tupi.
6 ) Complete as frases para que fiquem corretas.
Os nativos foram chamados de ________porque os europeus pensaram ter chegado ás Índias.
Atualmente existe _________índios no território do Brasil.
As principais causas do extermínio dos índios foram ____________, ______________e guerras.
Os índios preferem viver nas____________ para estarem em contato com a natureza.
Quando os ________________chegaram ao Brasil, o território já estava ocupado pelos___________.
7- Observe os desenhos e responda
Quais foram os três grandes grupos étnicos que formaram a sociedade brasileira?
___________________, ____________________e ________________________.
8—Observe os desenho abaixo e produza um pequeno texto observando a sequência.
9-Sobre a sociedade indígena, relacione:
1-tipo de moradia ( ) tupi guarani
2- Chefe indígena ( ) curumim
3- Índio criança ( ) pajé
4- Raiz que servia de alimento ( ) oca
5- Curandeiro ( ) mandioca
6- Língua falada ( ) cacique
10- Relacione as colunas de acordo com as datas comemorativas do mês de Abril:
( )19 de Abril ( )comemoramos o dia do Brasil
( )21 de Abril ( ) comemoramos o dia Índio
( )22 de Abril ( ) comemoramos o dia de Tiradentes.
11 -Encontre no caça-palavras as palavras de origem africana e indígena:

Boa Sorte!
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
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