domingo, 30 de setembro de 2012

Avaliação de História Período Joanino

                                                         E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA – 

PROFESSOR:
ALUNO (A): _______________________________Nº_______
DATA: _________________
1. A chegada da família real ao Brasil acarretou profundas modificações à vida da colônia. Analise as modificações a seguir e classifique como verdadeiras (V) as que realmente foram decorrentes da chegada da família real e como falsas (F) as que não foram.
(   ) O fim do monopólio colonial, com a abertura do comércio com a Inglaterra.
(   ) O deslocamento do eixo político da colônia do nordeste para o sudeste, depois que o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Império Lusitano e concentrou todas as funções políticas e administrativas da metrópole.
(   ) As mudanças na vida cultural do Rio de Janeiro, com a presença de artistas europeus e a implantação de bibliotecas, instituições científicas e colégios, além do desenvolvimento da imprensa.
(  ) A separação entre a Igreja e o Estado, quando o catolicismo deixou de ser a religião oficial e foi estabelecida a liberdade de culto para toda a colônia.
A seqüência correta de classificação é
A)  F, V, V, F.
B)  V, F, F, V.
C)  V, V, F, F.
D)  V, V, V, F.

2. Considerando a História do Brasil, a Inconfidência Mineira não foi única que se revoltou contra a Coroa. Ela se coloca ao lado da Conjuração Baiana, 1798.
a) ambas propunham a abolição do trabalho escravo nas atividades mais dinâmicas da economia.
b) impulsionaram  o desenvolvimento industrial urbano brasileiro, acarretando o aumento da demanda por produtos importados da Europa.
c) ambas tiveram o mesmo objetivo inspirado pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade o de tornar o Brasil independente de Portugal  
d) ambas foram  formadas pelas elites coloniais, alterando a ordem constitucional brasileira com a derrubada da monarquia constitucional e a proclamação da república jacobina.
3. Observe a imagem.
(FERREZ, G. Iconografia do Rio de Janeiro - 1530-1890. V. 2. RJ: Casa Jorge Editorial, 2001. p. 7.)
O desenho de Franz Josef Frunhbeck, feito entre 1817 e 1818, mostra o passeio público do Rio de Janeiro, construído sob um antigo mangue, conhecido como Lagoa do Boqueirão, e reformado por D. João VI.
Da análise da imagem, infere-se que a presença da família real portuguesa no Rio de Janeiro contribuiu para
a) distanciar a população do modelo de vida europeu.
b) fazer da cidade um espaço de preservação ambiental.
c) melhorar as condições de vida dos escravos urbanos.
d) modernizar a cidade em atendimento às necessidades da Corte.
  4.  A vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, marcou o início do processo que culminou, anos mais tarde, na Independência. Uma das medidas mais significativas tomadas pelo monarca português no Brasil foi a chamada “abertura dos portos”, que representava o rompimento de um dos principais vínculos coloniais, caracterizado
a) pelo pacto colonial que limitava a produção colonial no Brasil e na metrópole.
b) pelo pacto colonial que taxava os produtos coloniais acima dos produtos da metrópole.
c) pelo pacto colonial que representava o exclusivismo comercial que só permitia que o Brasil comercializasse com Portugal.
d) pelo pacto colonial que impedia a colônia de fornecer produtos para a metrópole.
5. Na América Portuguesa, no final do século XVIII, estouraram vários motins contestatórios à colonização. Embora lutassem contra o domínio colonial, esses movimentos se diferenciavam bastante, tanto em suas reivindicações, quanto em sua formação social. A defesa da abolição da escravidão e a participação de negros são características da
a) Conjuração Baiana.
b) Inconfidência Mineira.
c) Revolução Farroupilha.
d) Revolta Felipe dos Santos
6. A crise do sistema colonial foi marcada no Brasil por contestações diversas que comprovam as aspirações de liberdade do nosso povo. Entre as revoltas, podemos destacar as Conjurações Mineira e Baiana, que tiveram em comum a
a) influência das ideias iluministas e da Revolução Francesa.
b) liderança composta por membros da elite colonial.
c) proposta de abolição da escravidão.
d) revolta pela cobrança dos impostos atrasados.
7. [...] Toda pessoa, de qualquer condição, que levar para fora do Distrito da Minas ouro em pó ou em barra, que não seja fundido nas Casas Reais de Fundição e que não seja aprovado por guias, incorrerá na pena de perdimento de todo o ouro extraviado e de outro tanto mais. (DUARTE, G. D. Jornada para o nosso tempo. B. H: Editora Lê,1997,p.65.) Essa medida da coroa portuguesa levou os mineradores a se rebelarem, pressionando o governador das minas a suspender a execução das determinações da metrópole. O movimento contra as casas de fundição ficou conhecido com
a) Conjuração Baiana.                              
b) Guerra dos Emboabas.
c) Inconfidência Mineira.                            
d) Revolta Felipe dos Santos.
 8. Funcionário do governo saindo de sua casa, acompanhado por toda a família
Obra de Debret
(http://goo.gl/PrJSJ. Acesso 14/06/2011.)



Jean Baptiste Debret foi responsável pela organização da exposição de arte no Brasil em 1829. Ele documentou, por meio de sua arte, a sociedade brasileira do século XIX. Da análise da disposição das personagens na gravura feita pelo artista, infere-se que
a) a atividade desempenhada e a cor contribuíam para classificar os escravos uniformemente.
b) a busca da afirmação do poder masculino na chamada sociedade patriarcal se dava nas esferas do poder público e do privado.
c) a família de setores médios da sociedade era formada por um número reduzido de pessoas.
d) a participação das mulheres em assuntos domésticos era reduzida.

09. O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros fatores:
 a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
10.  Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
 a) declarar a libertação dos escravos;
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia.
11. No século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia: 
a)   a proibição dos países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
b)    o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na Europa.
c)    a ordem de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d)   o tratado entre a França e o restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.
12.  Em 1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolta do Porto
d- Revolta da chibata.

 Observe a charge:   


13. A charge se refere ao seguinte fato histórico

a)   União Ibérica
b)   Abertura dos Portos
c)   Independência do Brasil
d)   Recolonização do Brasil

14- O fato histórico a que a charge se refere tem como resultado

a)   o aumento da produção manufatureira no Brasil.
b)   o acordo entre Portugal e Inglaterra para derrotar Napoleão.
c)    o fim do monopólio português sobre o comércio brasileiro.
d)    a criação de industrias automobilísticas no Brasil.
15-Observe as imagens:


A presença da Corte Portuguesa no Brasil (1.808 a 1.820) gerou grandes transformações na vida econômica, política e sociocultural brasileira, tais como, EXCETO:

(a) Abertura do banco do Brasil e da Casa da Moeda
(b) Melhorias das condições financeiras para toda população.
(c) Criação  da Biblioteca Real e da escola de medicina.
(d) Inauguração do jardim Botânico e observatório astronômico.

12 comentários:

  1. Adorei todas as suas atividades e me foram muito úteis. Obrigada pela sua generosidade.
    Um grande abraço,

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  2. Como é que vc faz para fazer os quadrinhos na página? Tem como me ajudar? Meu email é zoraidesesana@bol.com.br

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  3. onde encontro o gabarito??

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  4. Preciso do gabarito, por favor. andguimaraes2@gmail.com

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  5. Preciso do gabarito, por favor .davizaogomes@hotmail.com

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  6. Boa noite. Me envie o gabarito por favor. E-mail: balbinoaguiar05@gmail.com
    Fico agradecido.

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  7. Boa tarde! Por favor enviar o gabarito

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  8. quero o gabarito por favor
    email: luciviana6@gmail.com

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  9. Preciso do gabarito por favor ftiman921@gmail.com

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