|
E.E “CASIMIRO SILVA”
PROVA BIMESTRAL – HISTÓRIA –
PROFESSOR:
ALUNO (A):
_______________________________Nº_______
DATA:
_________________
|
|||||
1. A chegada da família real ao Brasil acarretou
profundas modificações à vida da colônia. Analise as modificações a seguir e
classifique como verdadeiras (V) as que realmente foram decorrentes da
chegada da família real e como falsas (F) as que não foram.
( ) O fim do monopólio colonial, com a
abertura do comércio com a Inglaterra.
( )
O deslocamento do eixo político da colônia do nordeste para o sudeste, depois
que o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Império Lusitano e concentrou
todas as funções políticas e administrativas da metrópole.
( ) As mudanças na vida cultural do Rio de Janeiro, com a presença de artistas europeus e a implantação de bibliotecas, instituições científicas e colégios, além do desenvolvimento da imprensa. ( ) A separação entre a Igreja e o Estado, quando o catolicismo deixou de ser a religião oficial e foi estabelecida a liberdade de culto para toda a colônia. |
A seqüência correta de classificação é
A)
F, V, V, F.
B)
V, F, F, V.
C)
V, V, F, F.
D)
V, V, V, F.
|
|||||
2. Considerando a História do Brasil, a
Inconfidência Mineira não foi única que se revoltou contra a Coroa. Ela se
coloca ao lado da Conjuração Baiana, 1798.
a) ambas propunham a abolição do trabalho escravo
nas atividades mais dinâmicas da economia.
b) impulsionaram
o desenvolvimento industrial urbano brasileiro, acarretando o aumento
da demanda por produtos importados da Europa.
c) ambas tiveram o mesmo objetivo inspirado pelos
ideais de liberdade, igualdade e fraternidade o de tornar o Brasil
independente de Portugal
d) ambas foram
formadas pelas elites coloniais, alterando a ordem constitucional
brasileira com a derrubada da monarquia constitucional e a proclamação da
república jacobina.
|
||||||
3. Observe a imagem.
(FERREZ,
G. Iconografia do Rio de Janeiro - 1530-1890. V. 2. RJ: Casa
Jorge Editorial, 2001. p. 7.)
|
O desenho de Franz Josef Frunhbeck, feito entre
1817 e 1818, mostra o passeio público do Rio de Janeiro, construído sob um
antigo mangue, conhecido como Lagoa do Boqueirão, e reformado por D. João VI.
Da análise da imagem, infere-se que a presença da
família real portuguesa no Rio de Janeiro contribuiu para
a) distanciar a população do modelo de vida
europeu.
b) fazer da cidade um espaço de preservação
ambiental.
c) melhorar as condições de vida dos escravos
urbanos.
d) modernizar a cidade em atendimento às
necessidades da Corte.
|
|||||
4. A vinda da família real
portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, marcou o início do processo que
culminou, anos mais tarde, na Independência. Uma das medidas mais
significativas tomadas pelo monarca português no Brasil foi a chamada
“abertura dos portos”, que representava o rompimento de um dos principais
vínculos coloniais, caracterizado
a) pelo pacto colonial que limitava a produção
colonial no Brasil e na metrópole.
b) pelo pacto colonial que taxava os produtos
coloniais acima dos produtos da metrópole.
c) pelo pacto colonial que representava o
exclusivismo comercial que só permitia que o Brasil comercializasse com
Portugal.
d) pelo pacto colonial que impedia a colônia de
fornecer produtos para a metrópole.
|
5. Na América Portuguesa, no final do século
XVIII, estouraram vários motins contestatórios à colonização. Embora lutassem
contra o domínio colonial, esses movimentos se diferenciavam bastante, tanto
em suas reivindicações, quanto em sua formação social. A defesa da abolição
da escravidão e a participação de negros são características da
a) Conjuração Baiana.
b) Inconfidência Mineira.
c) Revolução Farroupilha.
d) Revolta Felipe dos Santos
|
|||||
6. A crise do sistema colonial foi marcada no
Brasil por contestações diversas que comprovam as aspirações de liberdade do
nosso povo. Entre as revoltas, podemos destacar as Conjurações Mineira e
Baiana, que tiveram em comum a
a) influência das ideias iluministas e da
Revolução Francesa.
b) liderança composta por membros da elite colonial.
c) proposta de abolição da escravidão.
d) revolta pela cobrança dos impostos atrasados.
|
7. [...] Toda pessoa, de qualquer condição, que
levar para fora do Distrito da Minas ouro em pó ou em barra, que não seja
fundido nas Casas Reais de Fundição e que não seja aprovado por guias,
incorrerá na pena de perdimento de todo o ouro extraviado e de outro tanto
mais. (DUARTE, G. D. Jornada para o nosso tempo. B. H: Editora
Lê,1997,p.65.) Essa medida da coroa portuguesa levou os mineradores a se
rebelarem, pressionando o governador das minas a suspender a execução das
determinações da metrópole. O movimento contra as casas de fundição ficou
conhecido com
a) Conjuração Baiana.
b) Guerra dos Emboabas.
c) Inconfidência Mineira.
d) Revolta Felipe dos Santos.
|
|||||
8. Funcionário do governo saindo de sua casa,
acompanhado por toda a família
(http://goo.gl/PrJSJ.
Acesso 14/06/2011.)
|
Jean Baptiste Debret foi responsável pela
organização da exposição de arte no Brasil em 1829. Ele documentou, por meio
de sua arte, a sociedade brasileira do século XIX. Da análise da disposição
das personagens na gravura feita pelo artista, infere-se que
a) a atividade desempenhada e a cor contribuíam
para classificar os escravos uniformemente.
b) a busca da afirmação do poder masculino na
chamada sociedade patriarcal se dava nas esferas do poder público e do
privado.
c) a família de setores médios da sociedade era
formada por um número reduzido de pessoas.
d) a participação das mulheres em assuntos
domésticos era reduzida.
|
|||||
09.
O motivo da vinda da Família Real para o Brasil decorreu, entre outros
fatores:
a) da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII; b) da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto; c) da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial; d) do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico. |
10. Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da
invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
a) declarar a libertação dos escravos; b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas; c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas; d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia. |
|
11.
No
século XIX, a Revolução Industrial alcançou outros países europeus. Na
França, teve impulso na época de Napoleão Bonaparte que passou a ter a
Inglaterra como grande rival. No contexto dessa rivalidade, Napoleão
Bonaparte, em 1806, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL que estabelecia:
a) a proibição dos países europeus
de comercializarem com a Inglaterra.
b)
o acordo entre a França e Alemanha para destruir o sólido comércio inglês na
Europa.
c)
a ordem
de invadir a Inglaterra e tomar posse de suas poderosas indústrias.
d) o tratado entre a França e o
restante da Europa para impedir o avanço industrial na Inglaterra.
|
12. Em
1.821, D. João VI, tem que voltar a Portugal, em função de um conturbado
movimento que por lá acontecia, que ficou conhecido como:
a-Revolta dos alfaiates
b- revolução de Avis
c-Revolta do Porto
d- Revolta da chibata.
|
|
Observe a charge:
|
13. A
charge se refere ao seguinte fato histórico
a) União Ibérica
b) Abertura dos Portos
c) Independência do Brasil
d) Recolonização do Brasil
14- O
fato histórico a que a charge se refere tem como resultado
a) o aumento da produção
manufatureira no Brasil.
b) o acordo entre Portugal e
Inglaterra para derrotar Napoleão.
c) o
fim do monopólio
português sobre o comércio brasileiro.
d)
a
criação de industrias automobilísticas no Brasil.
|
15-Observe
as imagens:
|
A
presença da Corte Portuguesa no Brasil (1.808 a 1.820) gerou grandes
transformações na vida econômica, política e sociocultural brasileira, tais
como, EXCETO:
(a)
Abertura do banco do Brasil e da Casa da Moeda
(b)
Melhorias das condições financeiras para toda população.
(c)
Criação da Biblioteca Real e da escola
de medicina.
(d)
Inauguração do jardim Botânico e observatório astronômico.
|
Adorei todas as suas atividades e me foram muito úteis. Obrigada pela sua generosidade.
ResponderExcluirUm grande abraço,
Quero a respontas
ExcluirComo é que vc faz para fazer os quadrinhos na página? Tem como me ajudar? Meu email é zoraidesesana@bol.com.br
ResponderExcluironde encontro o gabarito??
ResponderExcluirOnde encontra o gabarito
Excluirgabarito??
ResponderExcluirPreciso do gabarito, por favor. andguimaraes2@gmail.com
ResponderExcluirPreciso do gabarito, por favor .davizaogomes@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite. Me envie o gabarito por favor. E-mail: balbinoaguiar05@gmail.com
ResponderExcluirFico agradecido.
Boa tarde! Por favor enviar o gabarito
ResponderExcluirquero o gabarito por favor
ResponderExcluiremail: luciviana6@gmail.com
Preciso do gabarito por favor ftiman921@gmail.com
ResponderExcluir