quarta-feira, 9 de maio de 2012

Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
GEOGRAFIA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – GEOGRAFIAS DO COTIDIANO
D1
Comparar paisagem urbana e rural a partir da observação de imagens de diferentes tempos.
D2
Identificar nas paisagens urbanas e rurais suas oportunidades de trabalho, lazer e cultura.
D3
Identificar os tipos de relações sociais existentes no território considerando estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
D4
Reconhecer impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbano e rural.
D5
Identificar as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas no mundo linhada a Revolução tecno-científica.
D6
Identificar o IDH local e/ou regional considerando o uso e a apropriação do espaço.
II- A SOCIODIVERSIDADE DAS PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO-CULTURAIS
D7
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável.
D8
Reconhecer a dinâmica cultural moldada em diferentes paisagens no Brasil e no mundo.
D9
Identificar o impacto das transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
D10
Reconhecer e localizar o patrimônio histórico, cultural e natural brasileiro.
D11
Compreender a dinâmica da população brasileira e mundial.
D12
Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos e geomorfológicos e hidrológicos.
D13
Reconhecer os aspectos principais dos diferentes tipos de clima no Brasil e no mundo.
III – GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
D14
Identificar as diferentes formas de regionalização do especo mundial e brasileiro.
D15
Relacionar a “Antiga” e a Nova Ordem Mundial na lógica da globalização e da fragmentação.
D16
Localizar conflitos mundiais, movimentos separatistas, étnicos e religiosos.
D17
Identificar os avanços técnicos da Terceira Revolução Industrial (técnico-científica).
D18
Identificar as formas de organização industrial desde a Segunda Revolução Industrial até os dias atuais.
D19
Identificar as crises e conflitos de fronteiras, relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o processo de fragmentação mundial.
D20
Ler e interpretar documentos que discutem os impactos da globalização no espaço geográfico.
IV – MEIO AMBIENTE E CIDADANIA PLANETÁRIA
D21
Reconhecer e comparar os padrões culturais de consumo estabelecidos pela globalização em detrimento às identidades regionais.
D22
Reconhecer as diferentes técnicas de produção de alimentos e seus impactos no espaço geográfico.
D23
Relacionar o consumo da natureza e a sustentabilidade ambiental.
D24
Reconhecer na Agenda XXI a importância de suas diretrizes na construção de sociedades sustentáveis.
D25
Compreender a relação entre padrão de consumo, desequilíbrio dos ecossistemas e problemas ambientais contemporâneos.
D26
Reconhecer a importância da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na difusão da temática ambiental em nível planetário.
D27
Identificar políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.
V- CARTOGRAFIA
D28
Identificar em diferentes tipos de mapa seus elementos (legenda, escala, orientação, fonte, título).
D29
Localizar fenômenos naturais, socioeconômicos e culturais em diferentes tipos de mapas.
D30
Reconhecer a ocorrência de um fenômeno no espaço à partir dos mecanismos de orientação (rosa dos ventos, bússola, GPS, coordenadas geográficas).
D31
Interpretar em gráficos e tabelas diferentes fenômenos geográficos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atividades de fixação de Geografia- loteria geográfica


Loteria Geográfica.

Faça um (X) na coluna que você considera verdadeira.
Coluna 1
Coluna 2
Coluna 3
1- Região do Brasil que tem a maioria da população negra
Região Norte
Região Nordeste 
Região Sul
2- Região do Brasil que tem a maioria da população branca
Região Norte
Região Nordeste
Região Sul
3 – O clima equatorial é predominante...
Na região sul
Na região norte
No pólo norte
4 – A vegetação predominante no Brasil é...
Caatinga
Cerrado
Floresta Amazônica
5 – A Região mais fria do Brasil é
Região Sul
Região Sudeste
Região Centro Oeste
6 – O relevo predominante em Boa Esperança é...
Planalto
Vales
Serras
7 – O clima predominante em Boa Esperança é.
Tropical de Altitude
Temperado
Subtropical
9- Região do Brasil que tem a maioria da população indígena
Região Norte
Região Nordeste
Região Sul
9 – Estudo das águas doces e salgadas de uma região.
Hidrografia
Hidrologia
Hidroestatística
10- Regionalizar significa
Separar de acordo com as características
Dividir o Brasil em partes
 Estudo das regiões do mundo
11-Criação de porcos
porcocultura
Suinocultura
Bovinocultura
12-Ato de plantar e colher
Jardinagem
Floricultura
Agricultura
13- Criação de animais
Agropecuária
Pecuária
Agropastoril
14-Clima predominante no Brasil
Tropical
Temperado
Glacial
15-Município é
Zona Rural
Zona Urbana
O conjunto da cidade e do campo

Atividade sobre origem do povo brasileiro

Observe a imagem e responda as questões abaixo

a) Qual a origem da povoação do Brasil.

b) Que etnia resultou da mistura desses povos?
c) O que é miscigenação?
d) Em que região do Brasil cada etnia e predominante? E qual a origem de cada etnia nessas regiões?
e) O que foi a política do Branqueamento?

Atividades Brasil divisão regional do IBGE


.   Brasil divisão do IBGE
     a) Observe o mapa atual com a divisão política e regional do Brasil, segundo o IBGE. Numere no mapa as 5 regiões brasileiras de acordo com a      sua localização.
  (1) Sudeste                   
  (2) Nordeste                      
  (3) Sul
  (4) Norte                         
  (5) Centro-Oeste

   b) – Coloque um (X) na região onde está localizado o estado de Minas                  Gerais.

   c) – Coloque um (O) na região onde está localizado o maior estado brasileiro.

   d) – Coloque um (#) na região onde fica a capital do Brasil.

   e ) Coloque do lado LESTE  o nome do oceano que banha o Brasil.

   f) Numere os Estados de acordo com as regiões do Brasil e diga a que Estado se refere a sigla.
   (   ) SE_____________________(   ) PE____________________
   (   ) AC_____________________(   ) RR____________________
   (   ) RO_____________________(   ) MG____________________




   (   ) MT_____________________(   ) SC_____________________
   (   ) RN_____________________(   ) RS_____________________
   (   ) PA______________________(   ) PB_____________________















Atividade Herança da Colonização na América


3. HERANÇA COLONIAL.Localize no mapa ao lado (com o número determinado)


1- Um país que teve colônia  de povoamento


2- Um país emergente


3- Um país subdesenvolvido


4- Um país que sofreu colônia de exploração


5- um país católico


6- Um país protestante


7- Um país desenvolvido


8- Um país que fala inglês


9- Um país que fala português


10- Um país que fala espanhol.


11-Um pais da América Latina.

Atividade sobre paises desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes


Marque 
   (D) para países Desenvolvidos
   (S) para países Subdesenvolvidos
  (E) para países emergentes




  

   A)   (    )  Alto índice de submoradias
   B)   (    )  A maior parte da população pertence à classe baixa  
   C)   (    )  Países de industrialização recente  
   D)   (    )  Amplo acesso as necessidades básicas
   E)   (    )  Países ricos, população com baixa qualidade de vida
   F)   (    ) Maioria da população trabalhando no setor primário
   G)  (    )  Maioria da população trabalhando no setor terciário
   H)  (    )  São dominados na  econômica e tecnológica
   I )    (    ) Países Africanos.

   J) (    ) Austrália
  K) (    ) Baixo padrão de consumo
   L) (    ) BRIC
   M) (    )  Novos ricos
   N)  (    )  Países com baixo IDH
  O)  (    ) Brasil
  P)   (    ) Noruega
  Q)   (    ) Haiti

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