MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
GEOGRAFIA – 9º
ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E
SEUS DESCRITORES
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I – GEOGRAFIAS DO COTIDIANO
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D1
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Comparar paisagem urbana e rural a partir da
observação de imagens de diferentes tempos.
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D2
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Identificar nas paisagens urbanas e rurais suas
oportunidades de trabalho, lazer e cultura.
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D3
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Identificar os tipos de relações sociais
existentes no território considerando estratégias de segregação e exclusão
das populações marginalizadas.
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D4
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Reconhecer impactos ambientais produzidos pela
relação sociedade e natureza nos cotidianos urbano e rural.
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D5
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Identificar as redes que possibilitam a circulação
de informações, mercadorias e pessoas no mundo linhada a Revolução
tecno-científica.
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D6
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Identificar o IDH local e/ou regional considerando
o uso e a apropriação do espaço.
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II- A SOCIODIVERSIDADE DAS
PAISAGENS E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPAÇO-CULTURAIS
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D7
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Distinguir parâmetros de turismo sustentável e
insustentável.
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D8
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Reconhecer a dinâmica cultural moldada em
diferentes paisagens no Brasil e no mundo.
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D9
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Identificar o impacto das transformações culturais
nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
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D10
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Reconhecer e localizar o patrimônio histórico,
cultural e natural brasileiro.
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D11
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Compreender a dinâmica da população brasileira e
mundial.
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D12
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Identificar os elementos da natureza em seus
aspectos geológicos e geomorfológicos e hidrológicos.
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D13
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Reconhecer os aspectos principais dos diferentes
tipos de clima no Brasil e no mundo.
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III – GLOBALIZAÇÃO E
REGIONALIZAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
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D14
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Identificar as diferentes formas de regionalização
do especo mundial e brasileiro.
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D15
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Relacionar a “Antiga” e a Nova Ordem Mundial na
lógica da globalização e da fragmentação.
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D16
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Localizar conflitos mundiais, movimentos
separatistas, étnicos e religiosos.
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D17
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Identificar os avanços técnicos da Terceira
Revolução Industrial (técnico-científica).
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D18
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Identificar as formas de organização industrial
desde a Segunda Revolução Industrial até os dias atuais.
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D19
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Identificar as crises e conflitos de fronteiras,
relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o
processo de fragmentação mundial.
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D20
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Ler e interpretar documentos que discutem os
impactos da globalização no espaço geográfico.
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IV – MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
PLANETÁRIA
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D21
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Reconhecer e comparar os padrões culturais de
consumo estabelecidos pela globalização em detrimento às identidades
regionais.
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D22
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Reconhecer as diferentes técnicas de produção de
alimentos e seus impactos no espaço geográfico.
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D23
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Relacionar o consumo da natureza e a
sustentabilidade ambiental.
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D24
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Reconhecer na Agenda XXI a importância de suas
diretrizes na construção de sociedades sustentáveis.
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D25
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Compreender a relação entre padrão de consumo,
desequilíbrio dos ecossistemas e problemas ambientais contemporâneos.
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D26
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Reconhecer a importância da Conferência das Nações
Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na difusão da temática
ambiental em nível planetário.
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D27
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Identificar políticas públicas que compõem o
Programa Nacional da Biodiversidade.
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V- CARTOGRAFIA
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D28
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Identificar em diferentes tipos de mapa seus
elementos (legenda, escala, orientação, fonte, título).
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D29
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Localizar fenômenos naturais, socioeconômicos e
culturais em diferentes tipos de mapas.
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D30
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Reconhecer a ocorrência de um fenômeno no espaço à
partir dos mecanismos de orientação (rosa dos ventos, bússola, GPS,
coordenadas geográficas).
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D31
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Interpretar em gráficos e tabelas diferentes
fenômenos geográficos.
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quarta-feira, 9 de maio de 2012
Matriz de referência de Geografia..PIP II Descritores
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Atividades de fixação de Geografia- loteria geográfica
Loteria Geográfica.
Faça um (X) na coluna que você considera verdadeira.
Coluna 1
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Coluna 2
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Coluna 3
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1- Região do Brasil que tem a maioria da população negra
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Região Norte
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Região Nordeste
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Região Sul
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2- Região do Brasil que tem a maioria da população branca
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Região Norte
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Região Nordeste
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Região Sul
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3 – O clima equatorial é predominante...
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Na região sul
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Na região norte
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No pólo norte
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4 – A vegetação predominante no Brasil é...
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Caatinga
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Cerrado
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Floresta Amazônica
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5 – A Região mais fria do Brasil é
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Região Sul
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Região Sudeste
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Região Centro Oeste
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6 – O relevo predominante em Boa Esperança é...
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Planalto
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Vales
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Serras
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7 – O clima predominante em Boa Esperança é.
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Tropical de Altitude
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Temperado
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Subtropical
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9- Região do Brasil que tem a maioria da população indígena
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Região Norte
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Região Nordeste
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Região Sul
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9 – Estudo das águas doces e salgadas de uma região.
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Hidrografia
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Hidrologia
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Hidroestatística
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10- Regionalizar significa
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Separar de acordo com as características
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Dividir o Brasil em partes
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Estudo das regiões do mundo
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11-Criação de porcos
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porcocultura
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Suinocultura
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Bovinocultura
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12-Ato de plantar e colher
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Jardinagem
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Floricultura
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Agricultura
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13- Criação de animais
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Agropecuária
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Pecuária
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Agropastoril
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14-Clima predominante no Brasil
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Tropical
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Temperado
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Glacial
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15-Município é
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Zona Rural
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Zona Urbana
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O conjunto da cidade e do campo
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Atividade sobre origem do povo brasileiro
Observe a imagem e responda as questões abaixo
a) Qual a origem da povoação do Brasil.
a) Qual a origem da povoação do Brasil.
b) Que etnia resultou da mistura desses povos?
c) O que é miscigenação?
d) Em que região do Brasil cada etnia e predominante? E qual a origem de cada etnia nessas regiões?
e) O que foi a política do Branqueamento?
e) O que foi a política do Branqueamento?
Atividades Brasil divisão regional do IBGE
. Brasil divisão do IBGE
a) Observe o mapa atual com a divisão política e regional do Brasil, segundo o IBGE. Numere no mapa as 5 regiões brasileiras de acordo com a sua localização.
(1) Sudeste
(2) Nordeste (3) Sul
(4) Norte
(5) Centro-Oeste
b) – Coloque um (X) na região onde está localizado o estado de Minas Gerais.
c) – Coloque um (O) na região onde está localizado o maior estado brasileiro.
d) – Coloque um (#) na região onde fica a capital do Brasil.
e ) Coloque do lado LESTE o nome do oceano que banha o Brasil.
f) Numere os Estados de acordo com as regiões do Brasil e diga a que Estado se refere a sigla.
( ) SE_____________________( ) PE____________________
( ) AC_____________________( ) RR____________________ ( ) RO_____________________( ) MG____________________
( ) MT_____________________( ) SC_____________________
( ) RN_____________________( ) RS_____________________
( ) PA______________________( ) PB_____________________ |
Atividade Herança da Colonização na América
3. HERANÇA COLONIAL.Localize no mapa ao lado (com o número determinado)
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Atividade sobre paises desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes
Marque
(D) para países Desenvolvidos
(S) para países Subdesenvolvidos
(E) para países emergentes
A) ( ) Alto índice de submoradias
B) ( ) A maior parte da população pertence à classe baixa
C) ( ) Países de industrialização recente
D) ( ) Amplo acesso as necessidades básicas
E) ( ) Países ricos, população com baixa qualidade de vida
F) ( ) Maioria da população trabalhando no setor primário
G) ( ) Maioria da população trabalhando no setor terciário
H) ( ) São dominados na econômica e tecnológica
I ) ( ) Países Africanos.
J) ( ) Austrália
K) ( ) Baixo padrão de consumo
L) ( ) BRIC
M) ( ) Novos ricos
N) ( ) Países com baixo IDH
O) ( ) Brasil
P) ( ) Noruega
Q) ( ) Haiti
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quinta-feira, 26 de abril de 2012
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